Insuficiência Renal E Alimentação

Publicado em: 21/09/2009 |Comentário: 11 | Acessos: 17,901 |

INSUFICIÊNCIA RENAL E ALIMENTAÇÃO

 

            Uma a cada 5.000 pessoas sofre algum tipo de doença renal por diversos motivos.A insuficiência renal é uma doença que altera e muito a vida do portador, seja pela atenção a alimentação, quanto até mesmo a alteração do estado emocional em relação a aceitação da doença e sua limitações.

             

SOBRE O RIM

O rim é um órgão duplo e extremamente vascularizado, situado na parte posterior do abdômen. Recebe a quarta parte de todo o sangue que sai do coração. O sangue que passa pelos rins é filtrado, por este processo de filtração renal se retira as impurezas. Assim, o rim é um órgão depurador de substâncias indesejáveis ou que estejam em excesso no nosso organismo e, por isso, precisam ser eliminadas.

A urina produzida diariamente tem um volume de 700 a 1500 mililitros, contém sais (sódio, potássio, cálcio, fósforo, amônia) e outras substâncias, como uréia, creatinina e ácido úrico. O volume de urina aumenta ou diminui conforme a necessidade de eliminar água, evitando que falte ou se acumule no organismo. Além de eliminar as impurezas e controlar o volume dos líquidos do organismo.

 

SOBRE A INSUFICIENCIA RENAL

A insuficiência renal é caracterizada como sendo uma alteração na função dos rins capaz de fazer com que estes órgãos percam em algum grau a capacidade de excretar as substâncias tóxicas do nosso organismo. Quando não excretadas adequadamente, estas substâncias se acumulam fazendo mal ao organismo. Há ainda retenção de líquido o que gera edema (inchaço).

           

ATENÇÃO A NUTRIÇÃO

Evite alimentos ricos em sódio (sal): embutidos em geral (salsicha, salames, mortadelas) ou até mesmo carnes processadas.

Substitua o sal como tempero por azeite, suco de limão, vinagre ou ervas.

Consulte o médico a respeito do limite de água. No caso de precisar limitar o consumo, evite os alimentos líquidos.

Cuidado com os alimentos ricos em potássio como: banana, mamão, tomate, abóbora, acelga, carne, batata, feijão. Na Insuficiência renal, em muitos casos, o excesso de potássio pode não ser eliminado e levar a complicações sérias.

Consuma de forma moderada os alimentos ricos em cálcio e fósforo como derivados do leite, carnes, ovos, legumes e a casca dos cereais . Na insuficiência renal, assim como o potássio citado acima , o fósforo pode também não ser eliminado na urina, ficando então acumulado no organismo;

As proteínas são importantes mas neste caso são também perigosas, ao consumir dê preferência a ovos, peixes, soja, pois a sobrecarga glomerular é menor quando comparada as outras carnes;

Evite o consumo de chá preto, chá mate e refrigerantes a base de cola.

Caro leitor, portador de alguma patologia ou não, cuide de sua alimentação. É ela uma das principais responsáveis pela sua qualidade de vida! Boa semana!

 

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/insuficiencia-renal-e-alimentacao-1252027.html

    Palavras-chave do artigo:

    insuficiencia renal

    ,

    saude

    ,

    saudavel

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO O presente estudo faz uma abordagem do Índice de Massa Corporal – IMC e um levantamento da porcentagem de alunos subnutridos e com peso saudável em escolas públicas e particulares do município de Farias Brito tendo como objetivo comparar as prevalências de subnutridos e peso saudável entre crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de ambas as instituições. O presente artigo justifica-se pela necessidade de conhecimento da temática em voga.

    Por: Antonio Kleber de Limal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/07/2010 lAcessos: 599

    O envelhecimento como um processo irreversível a que todos estamos sujeitos deve ser melhor compreendido principalmente numa época, em que nosso país arca com um crescente número da população de idosos, e que junto a isto possui uma sociedade despreparada praticamente em todas as suas esferas para lidar com esta realidade. De acordo com o Ministerio da Saúde o envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos.

    Por: Aldina Maria Fernandesl Saúde e Bem Estarl 30/10/2011 lAcessos: 764

    Você já se sentiu inchada? Com retenção de líquido? Junto com o inchaço vem o mal-estar e a indisposição.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/04/2009 lAcessos: 3,184 lComentário: 3
    Thalyta Guimarães Silva

    A hipertensão é um problema de saúde pública que acomete grande parte da população brasileira, caracterizada por um aumento permanente da pressão arterial. Dentre os fatores que conduzem a hipertensão, destaca-se a hereditariedade e alguns agravantes referentes ao estilo de vida como stress, sobrepeso, consumo de álcool, alto consumo de sódio, tabagismo e sedentarismo.. O serviço de nutrição e dietética tem por finalidade utilizar os alimentos de maneira segura e adequada com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos indivíduos, podendo ser empregado no tratamento preventivo da hipertensão.

    Por: Thalyta Guimarães Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2009 lAcessos: 11,002 lComentário: 10

    A tuberculose é hoje um dos grandes problemas de saúde pública. Por mais avanços ocorridos no controle desta epidemia, ela continua desafiando os sistemas de saúde, através dos grandes índices de morbidade e mortalidade devido à deterioração dos serviços de saúde, bem como das precárias condições de vida (miséria e pobreza) ainda crescentes na sociedade, além da associação com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Neste sentido, o aparecimento de cepas multirresistentes às drogas tem

    Por: Dr. Enfº Flávio Dias Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2008 lAcessos: 20,902 lComentário: 13

    Os rins são importantes reguladores do equilíbrio hidroeletrolitico (eliminação das impurezas do sangue, bem como retenção de nutrientes, como a albumina), e também são importantes no controle da pressão arterial

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/03/2014 lAcessos: 12

    A diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo Um estudo recentemente divulgado pela OMS revela que em 2030, o diabetes mellitus será a segunda causa de morte na América Latina.Sabendo que a má alimentação é um dos fatores de risco para o diabetes, os cuidados com a alimentação tornam-se imprescindíveis.Considerado o pai da medicina, já apregoava: "Faz da comida o teu remédio".

    Por: Heloísa Moraisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/07/2010 lAcessos: 2,972

    Uma dieta rica em frutas e vegetais tem muitos benefícios á saúde. Quando são incorporados em nossa dieta diária, podem ajudar a reduzir o risco de problemas associados a pressão arterial elevada.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2012 lAcessos: 6,734
    SUZYMAIRE RODOVAL SUSANA

    Este estudo apresenta a descriminalização do aborto com enfoque no Projeto de Lei que tem como escopo legalizar o aborto no Brasil. Discuti-se o aborto legal apreciando a visão social, religiosa, bem como, a visão do legislador. A legalização do aborto voltou a ser discutida, devido existência de práticas ilegais, que tem provocado a morte de mulheres de todos os níveis sociais e idades. Restou demonstrado que o aborto é um desejo social, portanto, devem ser revistas as proposições do Projeto.

    Por: SUZYMAIRE RODOVAL SUSANAl Direitol 02/08/2010 lAcessos: 3,092 lComentário: 2

    A Aloe Vera é uma planta de beneficios incriveis para a nossa saúde. comprovadissima um suplemento alimentar, depurativo com propriedades antioxidantes

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/10/2014

    Até as pessoas que desejam engordar, precisam ingerir alimentos saudáveis. A carne vermelha tem diversos benefícios e deve estar presente na dieta para ganhar peso.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014

    A insônia é um problema que aflige grande quantidade de pessoas. Para ajudar a combater o problema, alguns hábitos alimentares podem ser mudados. Este artigo fala sobre como algumas mudanças na alimentação pré sono pode ajudar a amenizar o problema.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014
    Alexandre delacaze

    A riqueza da diversidade da Amazônia, disponibiliza também uma grande variedades de frutos, que são coloridos, saborosos e muitos benefícios trazem para nossa saúde.

    Por: Alexandre delacazel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014

    Apesar de não parecer, existem milhares de pessoas que desejam engordar, mas não conseguem. Essas pessoas buscam formas para ganhar peso e acabam ingerindo alimentos ricos em gordura, acreditando que não existem alimentos calóricos e saudáveis ao mesmo tempo. Este artigo mostra que é possível ganhar peso sem perder a saúde.

    Por: Magra Onlinel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/10/2014
    Adriano

    Quer ter uma alimentação equilibrada e saudável e não sabe por onde começar? Que tal trocar os cereais refinados de seu cardápio pelos cereais integrais?

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014

    Artesanal dá dicas de bem-estar para prolongar os anos de vida e ensina receitas de drinques nutricionais para ajudar na saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 81

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 171

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,764 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 638 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,873

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 364

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 710

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    28
    Elenici 12/08/2011
    Boa tarde.
    A minha creatinina esta em 5.6 . Que dieta eu posso seguir para baixar esta taxa. existe algum chá ou remédio para ajudar?
    Q!ue tipo de alimentação e necessaria.
    17
    Marcia 22/07/2011
    Gostaria de saber se existe algum livro ou revista especializado em alimentacao para problemas renais, um cardapio , por exemplo.
    17
    aderson 30/10/2010
    A minha creatinina que já esteve em 4.6 vem caindo mais parece se estabilizar em 2.1 a uréiia 74. Que dieta eu posso seguir para baixar estas taxas. existe algum chá ou remédio para ajudar?
    26
    PATRICIA LACANNA 27/10/2010
    GOSTARIA DE SABER UMA CULINARIA PARA O MEU PAI QUE TEM RIM CRONICO COM
    7 DE CRIATININA E 186 DE UREIA , MEU FONE 29479200
    3
    valeria 25/09/2010
    a criatinina do meu espozo esta 6.5 e a emogrobina esta23.2 av esta5.6 tgp esta32 alb esta 4.5 eque devo mecher na alimentacao para abaixar a criatinina por favor me responda o mais rapido posivel estou ja desesperada em saber que ele pode valtar a fazer dialize ele etransprantado a 9 anos o medico quer que ele ja faça a fistola por favor me orienta
    15
    rosana jardim 21/08/2010
    o meu marido e diabetico, e hipertenso, e esta com problema renal ( neofropatia)preciso saber o que posso fazer para que ele deixe de enchar as pernas e mãos,começou a enchar essa semana.
    por favor me de uma orientação agradeço desde de já
    abraços aguardo a sua resposta
    13
    Modesto Netto 12/03/2010
    Sou Renal cronico, e tenho constante o Potacio, Fusfofo, e ureia e etc... sempre altissimo, gostaria de conseguir administrar uma tipo dieta Ração Humana, pois ja tenho feito de varias maneira, e nao consigo melhorar minhas enzimas, gostarias de umas receita pra alimentação constante e diaria pra renal cronico.
    De ja agradeço, por essa gentileza.

    Modesto Netto.
    14
    rosangela fidelis 16/01/2010
    meu marido está com as taxas de ureia ,creatinina e potassio altas. a nutricionista fez um cardapio mas as taxas continuam altas. Neste caso que alimentos são mais recomendaveis? Estou sem saber, ele está com duplo j bilateral, com metastese pulmonar, passamos por varias dietas e não abaixa.
    17
    edinalva 13/11/2009
    qual a alimentação correta para quem esta com
    problemas no rin.
    7
    Izaara Alvarenga 22/10/2009
    Gerriane, boa noite! Favor entrar em contato comigo pelo meu e-mail pessoal: izaara.nutri@gmail.com, que te passo mais orientação e convrsaremos melhor, ok?
    Abçs
    Izaara
    38
    gerriane 10/10/2009
    preciso urgente de um cardápio para meu pai que sofre de insuficiência renal crônica
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast