Maltodextrina ou Dextrose: qual a melhor?

Publicado em: 16/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 1,319 |

musculation.jpg

Os hidratos de carbono servem de combustível para o corpo, permitindo que ele corra, salte, levante pesos, etc. Eles são armazenados nos músculos sob a forma de glicogénio. Os nossos músculos funcionam como armazéns de glicogénio. Depois de treinarmos, eles ficam vazios. Sendo assim, há que repô-los para os músculos estarem prontos para o treino seguinte.A maltodextrina e a dextrose são dois ingredientes muito utilizados por desportistas e praticantes de musculação para este efeito. Mas o que são a dextrose e a maltodextrina?

O que é a dextrose? A dextrose é um hidrato de carbono simples de alto índice glicémico. Isto faz com que a sua ingestão provoque um pico de insulina que ajuda o corpo a recuperar rapidamente pois os nutrientes são entregues às células de forma mais célere.

O que é a maltodextrina? A maltodextrina é um hidrato de carbono complexo de elevado índice glicémico. Provém do amido do milho, do arroz ou da fécula da batata e provoca um pico de insulina semelhante ao provocado pela dextrose.

Qual a diferença entre a dextrose e a maltodextrina? As diferenças entre uma e outra são mínimas. Ambas cumprem eficazmente a tarefa de repor o glicogénio que foi perdido durante o treino. Pode experimentar tomar uma e outra em alturas diferentes e testar qual dos dois tipos de hidratos o faz recuperar mais rapidamente. Uma outra alternativa muito popular é combinar dextrose e maltodextrina num rácio de 50/50. Esta abordagem acaba por fazer algum sentido, uma vez que a dextrose tem os seus pontos fracos a nível do esvaziamento gástrico (o processo de digestão e esvaziamento da comida no estômago). Os estudos mostram que o ritmo do esvaziamento gástrico é reduzido quando a osmolaridade aumenta [*1], ou seja, quando aumenta a concentração de partículas dissolvidas numa solução. Sendo constituída por uma única molécula de açúcar, a dextrose tenderá a aumentar a osmolaridade, o que por consequência reduzirá o ritmo do esvaziamento gástrico (digestão mais demorada). Combinar dextrose com maltodextrina (um polímero de glucose) eliminará este risco [*2]. A combinação destes dois hidratos de carbono optimizará a reposição de glicogénio, a hidratação e a performance. ___________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS: [*1] - Duchman, S. et. al., Upper limit for intestinal absorption of a dilute glucose solution in men at rest, Medicine & Science in Sports & Exercise 29(4):482-8, Abril 1997 (LINK) [*2] - Seiple, R. et. al., Gastric-emptying characteristics of two glucose polymer-electrolyte solutions, Medicine & Science in Sports & Exercise 15(5):366-9, 1983 (LINK)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/maltodextrina-ou-dextrose-qual-a-melhor-5829727.html

    Palavras-chave do artigo:

    beneficios dextrose

    ,

    beneficios maltodextrina

    ,

    dextrose

    Comentar sobre o artigo

    Devemos sempre procurar melhorar nos nossos costumes para atingir o nosso objetivo desejado, dando sempre o nosso máximo. Veja agora, dez dicas para ajudar na construção de braços grandes e densos.

    Por: Tarsis Cruz de Almeidal Esportel 19/04/2010 lAcessos: 681

    Embora a maior parte da população queira emagrecer, existem algumas pessoas que desejam engordar e não conseguem. A fim de ganhar peso, é normal recorrer aos suplementos com o objetivo de complementar a dieta. Mas, a escolha deve ser feita com cuidado para não prejudicar a saúde.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/04/2013 lAcessos: 14
    Nature Center - Suplementos

    Hipercalóricos são uma mistura de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas, vitaminas e minerais. É um alimento altamente compensador para pessoas que praticam academia, proporcionando resultados excelentes para pessoas que desejam possuir um corpo bem definido.

    Por: Nature Center - Suplementosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/06/2011 lAcessos: 636
    Nayara Leticia

    Conheça dicas importantes sobre alimentos para incluir na sua dieta, que ajudam a limpar e desintoxicar seu organismo depois de ingerir alimentos tóxicos que podem causar sintomas indesejáveis.

    Por: Nayara Leticial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014

    Descubra o quanto vale a pena adquirir o Goji Actives e quais são os seus benefícios.

    Por: Melo Sitesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014
    Eduardo Sobrinho

    Como emagrecer com saúde - Doutores estão surpreendidos com essa novidade! Descubra como emagrecer com saúde e prevenir doenças..

    Por: Eduardo Sobrinhol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014 lAcessos: 19
    Afonso Cavaleiro

    O suco verde vem sendo cada vez mais incluído nos cardápio de pessoas que desejam perder peso de forma saudável, mas além d emagrecimento essa bebida apresenta benefícios para quem tem prisão de ventre, ou mesmo para aqueles que sentem o corpo inchado após as festas exagerar um pouquinho na comida.

    Por: Afonso Cavaleirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Lincoln da Silva

    Os alimentos podem ajudar e muito a sua saúde mental e seus neurônios.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Pekool

    A batata doce é um dos alimentos fonte de hidratos de carbono preferidos pelos praticantes de musculação, tendo particular relevância para a fase de pré-treino.

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/04/2012 lAcessos: 590
    Pekool

    A creatina tornou-se rapidamente o mais popular entre os suplementos que os culturistas consomem. Este suplemento aumenta o desempenho físico e a massa magra, maximizando assim o desempenho atlético.

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/04/2012 lAcessos: 1,943
    Pekool

    Entre as várias técnicas avançadas de musculação utilizadas pelos frequentadores do ginásio, os drop sets são das melhores para hipertrofia muscular. É uma técnica intensa direccionada para o ganho de massa muscular.

    Por: Pekooll Esporte> Esportes Radicaisl 16/04/2012 lAcessos: 209
    Pekool

    A carnitina é um nutriente muito conhecido por ajudar o corpo a transformar gordura em energia. A carnitina mobiliza a gordura armazenada no corpo e queima-a durante o exercício físico. Por que razão é importante os atletas e praticantes de musculação consumirem este suplemento?

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/06/2011 lAcessos: 884
    Pekool

    Apresentamos-lhe os ingredientes mais procurados no mercado dietético para adelgaçar, perder peso e melhorar a definição corporal. Naturais e sem efeitos secundários.

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/06/2011 lAcessos: 439
    Pekool

    Você pode ter os maiores gomos abdominais ou uma barriga dura, mas se eles estão cobertas por uma camada de gordura corporal, de que adianta? De forma a livrar-se da gordura extra que insiste em esconder os seus músculos abdominais, é preciso incorporar sessões de cardio eficazes no seu plano de treino.

    Por: Pekooll Esportel 20/06/2011 lAcessos: 585
    Pekool

    O colesterol é uma gordura produzida pelo organismo, sobretudo pelo fígado (70%), e que é essencial na formação de membranas celulares (presentes no coração, músculo, esqueleto, intestinos ou sistema nervoso) e produção de hormonas, logo, indispensável para as nossas funções vitais. Apenas 30% do colesterol é que provém de fontes alimentares, nomeadamente, das gorduras saturadas (exemplo: charcutaria, laticínios gordos e carnes vermelhas).

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/06/2011 lAcessos: 299
    Pekool

    Os Lipo 6 são produtos termogénicos. Os termogénicos fazem com que o metabolismo do corpo aumente, aumentando também a produção de calor, o que faz com que a gordura em excesso do nosso corpo seja queimada. Qual dos Lipo 6 será o melhor para o meu objectivo?

    Por: Pekooll Esportel 20/06/2011 lAcessos: 8,470
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast