O Benefício Das Fibras Na Prevenção De Doenças

Publicado em: 11/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,750 |

As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

A elevada capacidade de reter água junto ao seu baixo poder energético, contribuem na diminuição da densidade calórica da dieta, e por ser necessária o aumento da mastigação, consequentemente aumenta o tempo da ingestão dos alimentos, estimulando a secreção salivar e de suco gástrico, aumentando a plenitude.

As fibras são consideradas alimentos funcionais, por prevenirem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite e as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

São classificadas como insolúveis, que auxiliam principalmente o trânsito intestinal, (grãos inteiros, tais como o trigo, a cevada, as cascas de frutas e verduras, o arroz integral, sementes, cenoura, pepino, tomate, abobrinha, feijões secos e lentilhas), e as solúveis que, além da propriedade de melhorar a constipação, são capazes de formar géis que desaceleram a passagem do alimento pelo tratogastrointestinal, estando ligadas à saciedade, atrasando a absorção de fatores dietéticos (aveia, algumas nozes e sementes, leguminosas, maçãs, peras, morangos, entre outras) (KRAUSE, 1998).


Os alimentos ricos em fibras são as frutas, vegetais, nozes, legumes,farelos e alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, eles possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta valores entre 20 g de fibras alimentares totais/dia para adultos, sendo que, desse total, 5 a 10 g devem ser fibras do tipo solúvel, como medida complementar para a diminuição do colesterol sangüíneo. Para diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda de 21 a 30 g/dia de fibras totais para adultos. Em revisão da Associação Americana de Diabetes, em conjunto com outras instituições, a recomendação é de que a ingestão de fibras a 30 seja de 25 a 50 g/dia para que os diabéticos mantenham níveis de glicemia e colesterol baixos, além de peso desejável.

Estudos científicos demonstram que o risco de adoecimento por doenças crônicas diminui com o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras(FLV), (cerca de 400g) e que a proteção é maior quanto maior for o consumo desses alimentos. Pesquisa recentemente realizada pelo IBGE mostra que o consumo médio de FLV no Brasil, é 1/3 do mínimo necessário, reforçando estudos internacionais que demonstram que, na maioria dos países do mundo, o consumo de FLV é insuficiente.

Em 1991 foi iniciado um programa nos Estados unidos que se chama programa “5 ao Dia” com o objetivo de promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação.
Este programa surgiu a partir de uma ampla aliança entre instituições de saúde e de agricultura, é hoje uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de frutas, legumes e verduras mais reconhecida no mundo.

No Brasil, o programa “5 ao Dia” tem sido difundido pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar (IBRA), uma organização sem fins lucrativos, que vem buscando parcerias para esta iniciativa.

No link www.5aodia.com.br/upload/cartilha1.pdf, você encontrará mais detalhes e dicas de como consumir as 5 porções diárias de FVL indicadas.

É muito importante o acompanhamento de um profissional especializado para elaborar um cardápio rico nesses alimentos, porém nas quantidades específicas de acordo com a individualidade do paciente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/o-beneficio-das-fibras-na-prevencao-de-doencas-1222027.html

    Palavras-chave do artigo:

    fibras

    ,

    nutricao

    ,

    intestino

    Comentar sobre o artigo

    Sayonara e Jefferson Souza

    Os benefícios das fibras para o intestino são bem conhecidos. Também sabemos que nos protege das doenças cardiovasculares e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Mesmo sem fornecer nutrientes, elas são essenciais na nossa alimentação. Podemos dividir as fibras em solúveis e insolúveis...

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/02/2010 lAcessos: 738
    Bruno Azevedo

    As fibras representam compostos alimentares com função primordial na sua alimentação. Estamos a todo tempo consumindo-as, porém sem saber o motivo. Saiba qual a importância de uma dieta rica em fibras.

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/03/2013 lAcessos: 14

    O estado nutricional no idoso reflecte-se directamente na sua saúde e na qualidade de vida. Apesar de raramente serem observados sinais óbvios de deficiências nutricionais no idoso, a baixa ingestão de alimentos, tão comum nesta faixa etária, pode levar à perda de peso não intencional e deficiências em micro nutrientes (vitaminas e minerais) com consequente impacto na saúde geral.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/08/2010 lAcessos: 3,271
    Emerson Rocha

    Um dos maiores erros ,das pessoas é achar que academia vai fazer ela perder barriga . Se você fizer exercício abdominal ,vai conseguir deixar o músculo do abdome definido ,mas não vai queimar gorduras e nem perder barriga.

    Por: Emerson Rochal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/03/2011 lAcessos: 428

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,772 lComentário: 1

    Os cereais têm importância fundamental no desenvolvimento do ser humano. Suas propriedades nutritivas são: vitaminas, enzimas, oligoelementos, sais minerais, fortificantes e energéticos.

    Por: comarl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2011 lAcessos: 162
    Pura Qualidade de Vida

    O abacaxi é uma fruta tropical reverenciada na cozinha diária e nas mais diversas dietas. Nosso país possui clima e regiões propícias para o florescimento do abacaxizeiro e assim, encontramos a frutas com facilidade. A parte comestível da fruta é a polpa, suculenta e com grande quantidade de água e fibras. O abacaxi também possui as vitaminas C, B1 e A. O suco e casca do abacaxi são ótimos para a produção de sucos, licores, sorvetes, cremes, geleias, doces e outros alimentos

    Por: Pura Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/03/2014 lAcessos: 173
    Meio News RJ

    Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2012 lAcessos: 63

    Se você vive a sentir dores de cabeça ou no corpo, nunca está contente com sua forma física ou sente-se cansado ao menor esforço físico, prepare-se: está na hora de mudar todos os seus hábitos alimentares e estilo de vida e correr atrás de uma vida mais saudável. E o que é uma vida, mais saudável, você pode estar a se perguntar.

    Por: Christiano Lima Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2011 lAcessos: 128
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Thaís Navarro Caldeira

    A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado. Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos ,sanduíches, sopas prontas , tudo muito prático, mas e a saúde como fica nessa?

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 459
    Thaís Navarro Caldeira

    Após uma alimentação desregrada, nos sentimos inchados, estufados, neste momento é necessário uma alimentação desintoxicante, composta por alimentos que ajudam a eliminar as toxinas que ficam em nosso organismo, causando este mal estar. Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 7,831 lComentário: 1
    Thaís Navarro Caldeira

    A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos "chocólatras" de plantão. O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 129
    Thaís Navarro Caldeira

    Alguns pacientes chegam ao consultório, relatando que vivem de dieta durante muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta, com passar fome.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 1,245
    Thaís Navarro Caldeira

    Agora a novidade da moda é a famosa ração humana, uma mistura composta por várias fibras que promete emagrecer. Minha a sugestão é que não seja utilizada como substituto das refeições e sim como um complemento de fibras na alimentação conciliada a uma alimentação balanceada e equilibrada pelo seu nutricionista de confiança

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/03/2010 lAcessos: 633
    Thaís Navarro Caldeira

    O café da manhã é a primeira refeição do dia sendo por esse motivo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 2,530
    Thaís Navarro Caldeira

    A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como gripes, resfriados e pneumonia

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 19,826 lComentário: 6
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast