O Benefício Das Fibras Na Prevenção De Doenças

11/09/2009 • Por • 4,603 Acessos

As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

A elevada capacidade de reter água junto ao seu baixo poder energético, contribuem na diminuição da densidade calórica da dieta, e por ser necessária o aumento da mastigação, consequentemente aumenta o tempo da ingestão dos alimentos, estimulando a secreção salivar e de suco gástrico, aumentando a plenitude.

As fibras são consideradas alimentos funcionais, por prevenirem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite e as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

São classificadas como insolúveis, que auxiliam principalmente o trânsito intestinal, (grãos inteiros, tais como o trigo, a cevada, as cascas de frutas e verduras, o arroz integral, sementes, cenoura, pepino, tomate, abobrinha, feijões secos e lentilhas), e as solúveis que, além da propriedade de melhorar a constipação, são capazes de formar géis que desaceleram a passagem do alimento pelo tratogastrointestinal, estando ligadas à saciedade, atrasando a absorção de fatores dietéticos (aveia, algumas nozes e sementes, leguminosas, maçãs, peras, morangos, entre outras) (KRAUSE, 1998).

Os alimentos ricos em fibras são as frutas, vegetais, nozes, legumes,farelos e alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, eles possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta valores entre 20 g de fibras alimentares totais/dia para adultos, sendo que, desse total, 5 a 10 g devem ser fibras do tipo solúvel, como medida complementar para a diminuição do colesterol sangüíneo. Para diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda de 21 a 30 g/dia de fibras totais para adultos. Em revisão da Associação Americana de Diabetes, em conjunto com outras instituições, a recomendação é de que a ingestão de fibras a 30 seja de 25 a 50 g/dia para que os diabéticos mantenham níveis de glicemia e colesterol baixos, além de peso desejável.

Estudos científicos demonstram que o risco de adoecimento por doenças crônicas diminui com o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras(FLV), (cerca de 400g) e que a proteção é maior quanto maior for o consumo desses alimentos. Pesquisa recentemente realizada pelo IBGE mostra que o consumo médio de FLV no Brasil, é 1/3 do mínimo necessário, reforçando estudos internacionais que demonstram que, na maioria dos países do mundo, o consumo de FLV é insuficiente.

Em 1991 foi iniciado um programa nos Estados unidos que se chama programa “5 ao Dia” com o objetivo de promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação.
Este programa surgiu a partir de uma ampla aliança entre instituições de saúde e de agricultura, é hoje uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de frutas, legumes e verduras mais reconhecida no mundo.

No Brasil, o programa “5 ao Dia” tem sido difundido pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar (IBRA), uma organização sem fins lucrativos, que vem buscando parcerias para esta iniciativa.

No link www.5aodia.com.br/upload/cartilha1.pdf, você encontrará mais detalhes e dicas de como consumir as 5 porções diárias de FVL indicadas.

É muito importante o acompanhamento de um profissional especializado para elaborar um cardápio rico nesses alimentos, porém nas quantidades específicas de acordo com a individualidade do paciente.

Perfil do Autor

Thaís Navarro Caldeira

Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de...