O Ovo E Seus Benefícios Para A Saúde

Publicado em: 03/11/2008 |Comentário: 3 | Acessos: 48,225 |

O OVO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE



            O consumo de ovos no Brasil é relativamente baixo, 129 ovos/ano, quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida está o Japão e China com 330 e 300 ovos/ano, respectivamente.


Entre as décadas de 80 e 90 o consumo de ovos foi banido dos ditos “cardápios saudáveis”, devido à disseminação de notícias que afirmavam que seu consumo teria uma forte relação com o aumento das chances de desenvolvimento de doenças isquêmicas do coração.


Deve-se, no entanto, ressaltar que as doenças do coração não estão relacionadas somente aos hábitos alimentares, mas também ao sedentarismo, hábito de fumar, história familiar, diabete, obesidade e hipertensão.


  Muito se fala a respeito das possíveis conseqüências em relação à ingestão de ovos, dentre elas está o aumento do colesterol sanguíneo.


 No entanto, em estudo realizado por nutricionistas da Universidade Estadual do Kansas, ficou comprovado que um fosfolipídio do ovo interfere na absorção do colesterol, reduzindo notadamente sua captação pelo intestino.


Mesmo que uma grande quantidade de colesterol seja consumida quando um ovo é ingerido, muito desse colesterol se torna "indisponível para absorção" na presença do fosfolipídio. A inibição não é de 100%, mas a quantidade absorvida é significativamente reduzida.


Bom, bonito e barato, o ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo, possui vitaminas A, D, E, e do grupo B e minerais,  entre os quais predominam o ferro, fósforo, zinco e selênio, que ajudam na homeostase do organismo. Por ser uma proteína de origem animal, fornece aminoácidos essenciais, os quais nosso corpo é incapaz de sintetizar.



PREVININDO A SALMONELA



Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa, respeitando a data de validade;
Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação;
Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados;
Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo;
Não deixe os alimentos que contenham ovo mais de duas horas a temperatura ambiente;


Conserve os ovos dentro da geladeira e não na porta.



            É importante reafirmar que tudo em excesso faz mal, por isso o consumo deste alimento também deve ser moderado. Dê preferência para as preparações que não utilizem o óleo.


Boa saúde e qualidade de vida se conquistam associando alimentação saudável com a prática de atividade física. Cuide-se e seja feliz todos os dias. Boa semana.



            Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/o-ovo-e-seus-beneficios-para-a-saude-626605.html

    Palavras-chave do artigo:

    ovo

    ,

    beneficios

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    benefícios, saúde, sementes, mamão, rins, insuficiência, renal, câncer, leucemia, papaína, carica, papaya, parasitas

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/07/2012 lAcessos: 5,676

    Aqueles que tem pressão alta sabem o mal que uma omelete pode provocar no controle do colesterol... Agora, o ovo foi liberado, de bandido passou a herói. Cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriram que comer ovos não é mais um desacato às autoridades clínicas. Pelo contrário, faz bem para a memória, previne a flacidez, emagrece, satisfaz a fome e a vontade de comer, revigorando qualquer um em qualquer situação. Leia...

    Por: Welington Almeida Pintol Literatura> Crônicasl 28/02/2009 lAcessos: 1,533

    As plantas medicinais são utilizadas há bastante tempo com propósitos diversos, mas principalmente com fins medicinais, para a promoção da saúde. Este estudo bibliográfico teve como objetivo analisar se o repasse de informações relativo ao uso das plantas medicinais pode modificar e melhorar a saúde.

    Por: Ana Cláudia Oliveira Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/01/2011 lAcessos: 1,842
    Portais Imobiliarios

    Para ser bem sucedido em uma profissão, temos que priorizar nossa saúde e não é diferente na profissão de corretor de imóveis, que é uma carreira instável, sem salário fixo, não podemos nos arriscar e para de nos cuidarmos para ganharmos mais dinheiro, no fim acabaremos perdendo mais.

    Por: Portais Imobiliariosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/02/2014 lAcessos: 16
    Hélcio

    Ovos Ovos foram um referencial na dieta de fisiculturistas desde o início do esporte, por isso é natural que os suplementos de proteína do ovo tenham um lugar especial nas prateleiras ao lado de alternativas mais intensamente promovidas como whey, caseína e soja.

    Por: Hélciol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/02/2012 lAcessos: 254
    Robson Luís

    A força da dieta de alimentos crus é o consumo deles inteiros sendo à base de plantas, alimentos, de preferência orgânicos. Um mínimo de três quartos da dieta da pessoa deve consistir de alimentos crus, pois quanto maior a proporção deles na nossa dieta, mais saudáveis os indivíduos ​​serão.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 26/09/2013 lAcessos: 15

    Para ganhar peso com saúde, o ideal é combinar uma rotina de exercícios fisicos com uma dieta equilibrada. Nesse caso, a ingestão de proteínas é indispensável para um bom resultado. Este artigo aborda os principais benefícios da proteína para quem deseja ganhar peso através do aumento de massa muscular.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/04/2013 lAcessos: 12

    Mosquito que recebe aplicação de inseticida correto não cria resistência, morre! Mas aplicações aleatórias, sem obedecer intervalos, dosagens ou insumo correto jamais irá funcionar, ainda mais utilizando produto inadequado...

    Por: Beatriz Antonieta Lopesl Saúde e Bem Estarl 18/02/2011 lAcessos: 166
    Luiz Jafér

    Este trabalho tem como objetivo estabelecer as principais relações envolvidas na prática sistemática de exercícios físicos (em especial a ginástica aeróbica) com a Síndrome Pré Menstrual (SPM). Muitas mulheres do mundo inteiro todos os meses deparam-se com uma série de sintomas vindos antes da menstruação que acabam afetando sua saúde e seu bem-estar, ás vezes de forma significativa.

    Por: Luiz Jaférl Saúde e Bem Estarl 28/05/2012 lAcessos: 592
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014 lAcessos: 12
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 81

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 171

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,759 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 635 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,870

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 364

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 698

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    4
    Margareth 26/10/2010
    Bom Dia!!!! Minha mãe tem 80 anos, e sempre moeu as cascas de ovo da galinha do quintal p/ fazer uma farinha e come-las com a comidinha dela. Fiquei sabendo q/ quando come todos os dias ou quase todos os dia a farinha da casca do ovo traz problemas de rins. Isto procede????
    Favor nos enviar regras p/ o uso da casca do ovo.
    Att Margareth Matheus.
    2
    lucas 10/03/2009
    detalhe mas as coisas.
    (explique expisificamente)
    5
    Osvaldo Facundo de Castro Junior 01/03/2009
    gostária de saber se a casca do ovo moida, faz bem para problemas articularese osteoporose?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast