O poder da cebola na prevenção do câncer

Publicado em: 15/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 257 |



As cebolas são ricas em uma variedade de sulfetos que fornecem proteção contra o crescimento de tumores. Estudos na Grécia têm demonstrado que o consumo elevado de cebola e alho atua como protetores contra o câncer de estômago.

As cebolas são uma boa fonte de fibras alimentares, manganês, molibdênio, vitamina B6, ácido fólico, potássio, fósforo e cobre. É uma fonte muito rica de fruto-oligossacarídeos, são caracterizadas por seu conteúdo rico em tiosulfinatos, sulfetos, sulfóxidos e outros compostos odoríferos de enxofre. Os sulfóxidos de cisteína são os principais responsáveis pelo sabor da cebola e pela irritação que causa nos olhos que induzem ao lacrimejamento. Os tiosulfinatos apresentam propriedades antimicrobianas.

É eficaz contra muitas bactérias, incluindo Bacillus subtilis, Salmonella e E. coli. As cebolas contêm sulfureto de alilo propilo, além disso, as cebolas são muito ricas em cromo, um mineral que ajuda as células a responderem à insulina, além de vitamina C, numerosos flavonóides e mais notavelmente, quercetina.


Cebolas podem ser usadas para tratar constipações, tosse e asma e para repelir insetos. Na medicina chinesa, têm sido utilizadas para tratar a angina do peito, infecções bacterianas e problemas respiratórios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o uso de cebola para o tratamento da falta de apetite e para prevenir a aterosclerose. Além disso, os extratos de cebola são reconhecidos pela OMS como ajuda no tratamento de tosses e resfriados, asma e bronquite. Também ajudam na diminuição de espasmos brônquicos. O extrato de cebola é usado para diminuir a alergia induzida pela constrição brônquica em pacientes asmáticos.

Os oligômeros presentes estimulam o crescimento de bifidobactérias saudáveis e suprimem o crescimento de bactérias potencialmente nocivas ao cólon, podendo reduzir o risco de tumores no cólon. Evidências experimentais e clínicas sugerem que o dissulfureto de alilo propilo é responsável pelo efeito de reduzir os níveis de diabetes.

O consumo regular de cebolas reduz os níveis elevados de colesterol e pressão arterial alta, o que ajuda a prevenir a aterosclerose e doenças cardíacas em diabéticos e reduz o risco de derrame. Mulheres cujas dietas, são ricas em cebolas tiveram uma redução de 40% no risco de câncer de ovário. Cebolas também ajudam a manter os ossos saudáveis. Podem ser especialmente benéfica para mulheres que estão em maior risco de ter a osteoporose quando estão na menopausa.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/o-poder-da-cebola-na-prevencao-do-cancer-4413439.html

    Palavras-chave do artigo:

    allium

    ,

    cepa

    ,

    cebola

    Comentar sobre o artigo

    Elisiane

    As folhas da Urtiga (Urtiga dióica L.) são usadas para fins terapêuticos por possuírem uma forte ação diurética, antiinflamatória, remineralizante e depuradora do sangue. Este estudo objetivou avaliar o potencial efeito tóxico da infusão de Urtiga sobre o crescimento das raízes de cebola (Allium cepa).

    Por: Elisianel Ciências> Biologial 15/04/2012 lAcessos: 650

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 1,079

    A diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo Um estudo recentemente divulgado pela OMS revela que em 2030, o diabetes mellitus será a segunda causa de morte na América Latina.Sabendo que a má alimentação é um dos fatores de risco para o diabetes, os cuidados com a alimentação tornam-se imprescindíveis.Considerado o pai da medicina, já apregoava: "Faz da comida o teu remédio".

    Por: Heloísa Moraisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/07/2010 lAcessos: 3,034

    Por que uma dieta para emagrecer é tão difícil de ser seguida? Neste artigo você vai entender a razão pela qual iniciamos uma dieta para perder peso e abandonamos rapidinho. E quando você entender a razão, vai ficar muito mais fácil manter um programa de emagrecimento até o fim e posteriormente, manter o peso para sempre. Conhecendo a raiz desse nosso comportamento, que está prejudicando nosso organismo e nossa saúde física e emocional, estaremos prontos para seguir em frente e mudar isso.

    Por: Ivone Alexandrinol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/03/2015 lAcessos: 13

    A maioria das pessoas que desejam perder peso sempre buscam uma forma eficaz para chegar ao resultado desejado. Mas, além de escolher um método que dê resultado, não podemos esquecer da saúde

    Por: Renato Menezesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/03/2015 lAcessos: 13
    Bruno Henrique

    Descubra por que a proteína é um dos princípais alimentos para ganhar massa muscular. Clique aqui e descubra toda verdade!

    Por: Bruno Henriquel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/03/2015 lAcessos: 12
    Janaina Spilla

    Regimes e Dietas o que são em nossas vidas? Para mim foi tudo no início e como a grande maioria das pessoas já tive varias fases na minha vida relacionadas à mudanças. Muitas vezes no modo de pensar e agir, na aparência mudando o cabelo a forma de se maquiar(no caso da mulheres) e talvez o que mais tentei que foram diversos regimes e dietas dentre elas o Famoso Regime de Segunda-Feira

    Por: Janaina Spillal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/03/2015

    Dieta Dukan, mas conhecida como a dieta dos famosos, está na preferência de várias pessoas que desejam emagrecer. É uma dieta dividida em fases e criada pelo Dr. Pierre Dukan.

    Por: Ronaldo Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2015 lAcessos: 19

    Jamais diremos a você para tomar suplementos de perda de peso ou tentar algo do tipo da dieta de espartilho. Em geral, fazer pequenas mudanças de estilo de vida sustentável é o melhor caminho para a perda de peso. Mas temos que fazer algo rápido e fácil, é mais atraente, portanto falamos só com os maiores especialistas de perda de peso para descobrir quais truques de ajuste rápido na verdade irão ajudar a emagrecer (e que também sejam totalmente, 100% seguro).

    Por: Rita Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/02/2015 lAcessos: 18

    Eu sempre estive um pouco acima do peso em toda a minha vida. Venho de uma família de pessoas pesadas, e quando eu estava crescendo todos os nossos encontros familiares foram baseados em alimentos. Não importava se era um encontro feliz ou triste, as pessoas estavam oferecendo sempre um ao outro algo para comer (e você não quer insultar alguém por não comer, faz parte da minha cultura cubana).

    Por: Rita Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/02/2015 lAcessos: 21
    Adriano

    Se há um alimento que sabemos que faz bem para todas as áreas do corpo, esse é o Goji Berry. Além de ser o queridinho das pessoas que querem emagrecer, ele é conhecido por ser uma super fruta, dotada de diversos benefícios para a saúde.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/02/2015 lAcessos: 26

    benefícios, saúde, sementes, mamão, rins, insuficiência, renal, câncer, leucemia, papaína, carica, papaya, parasitas

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/07/2012 lAcessos: 8,032

    A educação especial é a educação de alunos com necessidades especiais de uma forma que aborda as diferenças dos alunos e necessidades individuais.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 466

    A síndrome de Down é um conjunto de sintomas físicos e mentais que resultam de ter uma cópia extra do cromossomo 21.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 437

    A Ecoterapia tem como principio trazer melhorias à saúde através do contato com a natureza e ambientes naturais.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/04/2012 lAcessos: 1,915

    Autismo faz com que as crianças experimentem o mundo de forma diferente da maioria das outras crianças. É difícil para as crianças com autismo falar com outras pessoas e se expressar usando palavras. Crianças com autismo geralmente mantêm-se isolados em seu proprio mundo e muitos não podem se comunicar sem ajuda especial.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 330

    Uma dieta rica em frutas e vegetais tem muitos benefícios á saúde. Quando são incorporados em nossa dieta diária, podem ajudar a reduzir o risco de problemas associados a pressão arterial elevada.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2012 lAcessos: 7,826

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 1,079

    Uma das doenças mais comuns em todo o mundo a depressão é capaz de causar a debilitação do organismo da pessoa e até levar a morte por suicídio ou até mesmo pela falta de vontade de viver. Os sintomas clássicos são tristeza profunda, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de concentração, perturbação do sono, alteração nos hábitos alimentares e intestinais, e uma incapacidade de se sentir bem nas atividades normalmente prazerosas. As causas são as mais diversas e podem estar relacionado

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 391
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast