O poder da cebola na prevenção do câncer

Publicado em: 15/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 243 |



As cebolas são ricas em uma variedade de sulfetos que fornecem proteção contra o crescimento de tumores. Estudos na Grécia têm demonstrado que o consumo elevado de cebola e alho atua como protetores contra o câncer de estômago.

As cebolas são uma boa fonte de fibras alimentares, manganês, molibdênio, vitamina B6, ácido fólico, potássio, fósforo e cobre. É uma fonte muito rica de fruto-oligossacarídeos, são caracterizadas por seu conteúdo rico em tiosulfinatos, sulfetos, sulfóxidos e outros compostos odoríferos de enxofre. Os sulfóxidos de cisteína são os principais responsáveis pelo sabor da cebola e pela irritação que causa nos olhos que induzem ao lacrimejamento. Os tiosulfinatos apresentam propriedades antimicrobianas.

É eficaz contra muitas bactérias, incluindo Bacillus subtilis, Salmonella e E. coli. As cebolas contêm sulfureto de alilo propilo, além disso, as cebolas são muito ricas em cromo, um mineral que ajuda as células a responderem à insulina, além de vitamina C, numerosos flavonóides e mais notavelmente, quercetina.


Cebolas podem ser usadas para tratar constipações, tosse e asma e para repelir insetos. Na medicina chinesa, têm sido utilizadas para tratar a angina do peito, infecções bacterianas e problemas respiratórios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o uso de cebola para o tratamento da falta de apetite e para prevenir a aterosclerose. Além disso, os extratos de cebola são reconhecidos pela OMS como ajuda no tratamento de tosses e resfriados, asma e bronquite. Também ajudam na diminuição de espasmos brônquicos. O extrato de cebola é usado para diminuir a alergia induzida pela constrição brônquica em pacientes asmáticos.

Os oligômeros presentes estimulam o crescimento de bifidobactérias saudáveis e suprimem o crescimento de bactérias potencialmente nocivas ao cólon, podendo reduzir o risco de tumores no cólon. Evidências experimentais e clínicas sugerem que o dissulfureto de alilo propilo é responsável pelo efeito de reduzir os níveis de diabetes.

O consumo regular de cebolas reduz os níveis elevados de colesterol e pressão arterial alta, o que ajuda a prevenir a aterosclerose e doenças cardíacas em diabéticos e reduz o risco de derrame. Mulheres cujas dietas, são ricas em cebolas tiveram uma redução de 40% no risco de câncer de ovário. Cebolas também ajudam a manter os ossos saudáveis. Podem ser especialmente benéfica para mulheres que estão em maior risco de ter a osteoporose quando estão na menopausa.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/o-poder-da-cebola-na-prevencao-do-cancer-4413439.html

    Palavras-chave do artigo:

    allium

    ,

    cepa

    ,

    cebola

    Comentar sobre o artigo

    Elisiane

    As folhas da Urtiga (Urtiga dióica L.) são usadas para fins terapêuticos por possuírem uma forte ação diurética, antiinflamatória, remineralizante e depuradora do sangue. Este estudo objetivou avaliar o potencial efeito tóxico da infusão de Urtiga sobre o crescimento das raízes de cebola (Allium cepa).

    Por: Elisianel Ciências> Biologial 15/04/2012 lAcessos: 583

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 961

    A diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo Um estudo recentemente divulgado pela OMS revela que em 2030, o diabetes mellitus será a segunda causa de morte na América Latina.Sabendo que a má alimentação é um dos fatores de risco para o diabetes, os cuidados com a alimentação tornam-se imprescindíveis.Considerado o pai da medicina, já apregoava: "Faz da comida o teu remédio".

    Por: Heloísa Moraisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/07/2010 lAcessos: 2,949
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014

    benefícios, saúde, sementes, mamão, rins, insuficiência, renal, câncer, leucemia, papaína, carica, papaya, parasitas

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/07/2012 lAcessos: 5,666

    A educação especial é a educação de alunos com necessidades especiais de uma forma que aborda as diferenças dos alunos e necessidades individuais.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 425

    A síndrome de Down é um conjunto de sintomas físicos e mentais que resultam de ter uma cópia extra do cromossomo 21.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 389

    A Ecoterapia tem como principio trazer melhorias à saúde através do contato com a natureza e ambientes naturais.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/04/2012 lAcessos: 1,741

    Autismo faz com que as crianças experimentem o mundo de forma diferente da maioria das outras crianças. É difícil para as crianças com autismo falar com outras pessoas e se expressar usando palavras. Crianças com autismo geralmente mantêm-se isolados em seu proprio mundo e muitos não podem se comunicar sem ajuda especial.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 309

    Uma dieta rica em frutas e vegetais tem muitos benefícios á saúde. Quando são incorporados em nossa dieta diária, podem ajudar a reduzir o risco de problemas associados a pressão arterial elevada.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2012 lAcessos: 6,376

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 961

    Uma das doenças mais comuns em todo o mundo a depressão é capaz de causar a debilitação do organismo da pessoa e até levar a morte por suicídio ou até mesmo pela falta de vontade de viver. Os sintomas clássicos são tristeza profunda, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de concentração, perturbação do sono, alteração nos hábitos alimentares e intestinais, e uma incapacidade de se sentir bem nas atividades normalmente prazerosas. As causas são as mais diversas e podem estar relacionado

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 357
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast