Para que serve a creatina e quais seus efeitos?

Publicado em: 06/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 5,843 |

A Creatina é um aminoácido (os aminoácidos são a base de formação das proteínas) produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais. A Creatina (creatina mono-hidratada) é uma substância incolor, cristalina e usada pelo tecido muscular para a produção de fosfocreatina, um factor muito importante na formação de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de energia para a contracção muscular e tantas outras funções no nosso corpo.

Como actua a creatina no nosso corpo?

No nosso corpo, a creatina é alterada para uma molécula chamada "Fosfocreatina" a qual actua como reservatório de armazenamento para a energia rápida. A Fosfocreatina é sobretudo importante em tecidos como os músculos voluntários e para o sistema nervoso, os quais requerem periodicamente grandes quantidades de energia.

Porque é que os atletas consomem a Creatina?

Estudos demonstraram que a creatina pode melhorar a performance dos atletas em actividades que requerem explosões rápidas de energia, tal como na corrida para os Sprints, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente dessas mesmas explosões.
A Creatina é, no entanto, mais adequada para os culturistas, pois ajuda ao aumento da massa muscular em vez da resistência muscular, sendo, por isso, menos apropriada para atletas que participem em actividades desportivas de resistência. No entanto, o aumento da massa muscular pode dever-se à retenção de líquidos e não ao aumento do tecido.

Porque se fala tanto sobre a Creatina e doenças neuro-musculares?

Dois estudos científicos indicaram que a creatina pode ser benéfica nas doenças do foro neuro-muscular.
Um estudo levado a cabo pelo investigador financiado pelo MDA, Sr. Flint Beal do Centro Médico da Universidade de Cornell, demonstrou que a Creatina era duas vezes mais efectiva do que o medicamento de prescrição médica Riluzole, no prolongamento da vida dos ratos portadores da doença neuro-degenerativa "esclerose lateral amniotrópica" (ALS, ou doença de Lou Gehrig).
Um outro estudo efectuado pelos canadianos Tarnopolsky e Joan Martin do Centro Médico da Universidade McMaster em Ontário, concluiu que a creatina pode levar a pequenas melhorias de força em pessoas com vários tipos de desordens do foro neuro-muscular.
O trabalho de Beal foi publicado na edição de Março de 1999 na revista cientifica "Nature Neuroscience" e o segundo foi publicado na edição de Março dedicada à Neurologia.

Eu quero começar a tomar Creatina – é seguro?

Na sua grande maioria, os altetas não observaram qualquer tipo de efeito secundário provocado pelo consumo de creatina. No entanto, foram reportados alguns casos de danos renais ligados ao uso da creatina. Não foi registada toxicidade consistente em estudos levados a cabo relativamente à suplementação com creatina. Foi no entanto relatado a desidratação como um problema a considerar aquando do consumo da creatina.
Os atletas ingerem normalmente "uma dose pesada" de 20 gramas de creatina por dia, durante cinco ou seis dias, e depois continuam com uma dose de manutenção "de 2 a 5 gramas" de creatina por dia.

Quais são os efeitos secundários?

Ainda não se conhece muito sobre os efeitos da creatina tomada por longos períodos de tempo, mas os relatórios de toxicidade efectuados na suplementação com creatina, não são consistentes.
Num dos estudos sobre os efeitos secundários da creatina concluiu-se que a diarreia era um dos efeitos secundários mais frequentes, seguido pelas cãibras musculares.
Noutros 18 relatórios ficou demonstrado que nem rins, nem fígado ou mesmo as funções da corrente sanguínea eram afectados pela toma de grandes quantidades de creatina por curtos períodos de tempo, ou pequenas quantidades por períodos longos, em jovens adultos saudáveis.
Num estudo menos extenso com pessoas a tomarem doses de 5-30 gramas de creatina por dia, não foram detectadas alterações na função renal após 5 anos de toma do suplemento.
As cãibras musculares decorrentes da ingestão do suplemento de creatina foram relatadas de forma anedótica em alguns dos estudos.

Benefícios da creatina:
- melhora a performance atlética
- aumenta a massa muscular
- benéfico para doenças do foro muscular

 

Você pode saber mais sobre a creatina no sítio Creatinas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/para-que-serve-a-creatina-e-quais-seus-efeitos-5193689.html

    Palavras-chave do artigo:

    creatina

    ,

    suplementos

    ,

    suplementacao

    Comentar sobre o artigo

    Estudos demonstraram que a creatina pode melhorar a performance dos atletas em actividades que requerem explosões rápidas de energia, tal como na corrida para os Sprints, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente dessas mesmas explosões.

    Por: proteina.creatinal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/09/2011 lAcessos: 243
    Nature Center - Suplementos

    Imagine uma substância natural que faça você ganhar de 4 a 7 kg de massa muscular dentro de 1 a 2 semanas de uso regular e que não cause efeitos colaterais. Você acredita nisso? Você tomaria ? Descrubra como.

    Por: Nature Center - Suplementosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/07/2011 lAcessos: 642
    Creatina.net.br

    A creatina pode ser usada junto com qualquer suplemento alimentar. Veja como tomar creatina corretamente

    Por: Creatina.net.brl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/11/2011 lAcessos: 748
    Nature Center - Suplementos

    A creatina é, originalmente, sintetizada no fígado e no pâncreas, por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Ela também é encontrada em baixas proporções na carne vermelha e branca.A creatina ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes volume. Os músculos ficam como que inchados e este processo ajuda na síntese de proteína.

    Por: Nature Center - Suplementosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/06/2011 lAcessos: 624
    Jacaré Suplementos

    Aprenda neste artigo a importância da suplementação ser controlada e avaliada por um nutricionista esportivo. A Fast Suplementos ensina para você como se faz!

    Por: Jacaré Suplementosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/05/2014 lAcessos: 37
    Pekool

    A creatina tornou-se rapidamente o mais popular entre os suplementos que os culturistas consomem. Este suplemento aumenta o desempenho físico e a massa magra, maximizando assim o desempenho atlético.

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/04/2012 lAcessos: 1,967

    Desde que foi demonstrado que a suplementação de creatina promove aumento de 20% nas concentrações de creatina muscular, diversos estudos investigaram o efeito da suplementação no rendimento esportivo, com isso, pode ser observado aumento na procura por esse suplemento e seu uso indiscriminado, dessa forma deve ser redobrada a atenção do profissional farmacêutico, orientando corretamente os usuários de creatina visando uma terapia racional e segura.

    Por: Polyana Pradol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 31/10/2012 lAcessos: 160

    Informações sobre a creatina, seus benefícios e ameaças ao organismo humano. Será que vale a pena usar creatina?

    Por: Koindexterl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/05/2010 lAcessos: 5,641 lComentário: 2

    Se você deseja ganhar massa muscular, confira os suplementos essenciais para a busca de um corpo perfeito. Comprar Herbalife, irá ajudar na suplementação para sua saúde, tornando sua dieta muito mais fácil.

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/10/2012 lAcessos: 155
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014

    Estudos demonstraram que a creatina pode melhorar a performance dos atletas em actividades que requerem explosões rápidas de energia, tal como na corrida para os Sprints, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente dessas mesmas explosões.

    Por: proteina.creatinal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/09/2011 lAcessos: 243
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast