Por Que O Café Da Manhã É A Principal Refeição Do Dia?

Publicado em: 10/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,530 |

O café da manhã é a primeira refeição do dia sendo por esse motivo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Após uma noite de sono e um jejum de aproximadamente 8 a 12 horas, necessitamos de reposição de energia para que possamos realizar as atividades cotidianas, esta refeição representa de 15 a 35% das necessidades calóricas diárias.

O ideal é seguir uma alimentação balanceada, composta por um alimento do grupo dos carboidratos presente no pão, biscoito, torradas, para nos fornecer energia, um alimento do grupo do leite, como o próprio leite, o iogurte e queijos que são alimentos ricos em proteína, cálcio e nutrientes, importantes para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, e um alimento do grupo das frutas, como a própria fruta ou suco natural, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, importantes para um bom funcionamento orgânico.


Muitas pessoas pulam esta refeição com a explicação de que não tem apetite ou tempo para se alimentar, e esta falta de energia, provoca hipoglicemia, que é a queda do açúcar do sangue que nos leva ao cansaço físico ao longo do dia, dores de cabeça, e até fraqueza e desmaios e fome excessiva.

A fome, mesmo que seja por um curto período de tempo, pode diminuir a atenção e a capacidade de concentração, afetando um bom desempenho nas funções diárias.

As pessoas que não se alimentam, ou que se alimentam inadequadamente no café da manhã acabam excedendo no restante do dia, ocasionando hiperglicemia que é o aumento do açúcar do sangue, acarretando em ganho excessivo de peso, diabetes e doenças cardiovasculares.

Realizando um café da manhã apropriado às nossas necessidades específicas, conseguimos melhorar o hábito alimentar, mantendo o peso, melhorando automaticamente o desempenho das atividades diárias, garantindo assim uma boa qualidade de vida.

Procure um profissional especializado para balancear seu cardápio de acordo com suas atividades e necessidades diárias, inicie seu dia com um bom e saboroso café da manhã!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/por-que-o-cafe-da-manha-e-a-principal-refeicao-do-dia-1218226.html

    Palavras-chave do artigo:

    nutricao

    ,

    dieta

    ,

    emagrecimento

    Comentar sobre o artigo

    O CLA têm sido bastante utilizado como suplemento alimentar por atletas devido ao seu suposto efeito em aumentar a utilização de gordura pelo organismo e, desta forma, promover o emagrecimento e aumento de massa magra.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 207
    Pekool

    Esta dieta tornou-se muito popular porque não há contagem de calorias envolvida e é permitido o consumo de muitos alimentos que as pessoas gostam. Além disso, esta dieta é rica em proteína, o que significa que a perda de peso durante esta dieta não resultará em perda de massa muscular, uma vez que a proteína é o nutriente essencial para manter os músculos saudáveis.

    Por: Pekooll Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 08/10/2008 lAcessos: 96,084 lComentário: 5
    Viviani Farah

    A Terapia Floral é um tratamento feito à base de essências de flores.São gotinhas para serem tomadas todos os dias até o térmiino do tratamento. Não possui contra-indicação, nem efeito colateral por isso é recomendado para o emagrecimento de crianças, idosos, atletas e gestantes. Segundo a OMS é recomedavél e complementar à medicina tradicional. Os florais acalmam, equilibram e tiram a ansiedade. Tenha uma vida mais saudável!

    Por: Viviani Farahl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/01/2010 lAcessos: 135
    Bruno Azevedo

    Saiba tudo sobre a Dieta da Linhaça, se ela realmente funciona para emagrecer, ou é apenas uma jogada de marketing das industrias atuais...

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2013 lAcessos: 29

    Algumas dicas de como ficar com uns quilinhos a menos... Como se dá o emagrecimento?

    Por: SOLANGEl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/04/2011 lAcessos: 155
    Paulo Guees

    Uso de hCG para o tratamento da obesidade e sobrepeso. O que é hCG? hCG éuma sigla em inglês para Gonadotrofina Coriônica humana, uma substância produzida em grandes quantidades pela placenta durante a gravidez.

    Por: Paulo Gueesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/06/2013 lAcessos: 84

    E antes de entrarmos em fundamentações teóricas, vamos passar pelo que é do senso comum. Ao passar próximo onde rapazes ou maduros estão conversando poderemos ouvir algo como "gostosa, delicia, muito boa". Claro que podem estar falando da feijoada ou do churrasco a ser degustado, mas com certeza já ouvimos essas e outras palavras com conotação sexual.

    Por: Augusto Mendesl Relacionamentos> Sexualidadel 04/03/2012 lAcessos: 69
    Magda

    Conheça a famosa dieta que vem conquistando cada vez mais fãs por todo mundo. Apoiada por mais de 30 anos de pesquisas científicas e elogiada por ajudar a perder peso rapidamente, de forma saudável e com energia e disposição, essa dieta tem sido adotada no mundo todo com muito sucesso.

    Por: Magdal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/12/2012 lAcessos: 126
    Thaís Navarro Caldeira

    Alguns pacientes chegam ao consultório, relatando que vivem de dieta durante muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta, com passar fome.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 1,245
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014 lAcessos: 16
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Thaís Navarro Caldeira

    A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado. Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos ,sanduíches, sopas prontas , tudo muito prático, mas e a saúde como fica nessa?

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 460
    Thaís Navarro Caldeira

    Após uma alimentação desregrada, nos sentimos inchados, estufados, neste momento é necessário uma alimentação desintoxicante, composta por alimentos que ajudam a eliminar as toxinas que ficam em nosso organismo, causando este mal estar. Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 7,831 lComentário: 1
    Thaís Navarro Caldeira

    A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos "chocólatras" de plantão. O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 129
    Thaís Navarro Caldeira

    Alguns pacientes chegam ao consultório, relatando que vivem de dieta durante muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta, com passar fome.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 1,245
    Thaís Navarro Caldeira

    Agora a novidade da moda é a famosa ração humana, uma mistura composta por várias fibras que promete emagrecer. Minha a sugestão é que não seja utilizada como substituto das refeições e sim como um complemento de fibras na alimentação conciliada a uma alimentação balanceada e equilibrada pelo seu nutricionista de confiança

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/03/2010 lAcessos: 633
    Thaís Navarro Caldeira

    As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2009 lAcessos: 1,751
    Thaís Navarro Caldeira

    A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como gripes, resfriados e pneumonia

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 19,827 lComentário: 6
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast