Por Que O Café Da Manhã É A Principal Refeição Do Dia?

10/09/2009 • Por • 2,615 Acessos

O café da manhã é a primeira refeição do dia sendo por esse motivo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Após uma noite de sono e um jejum de aproximadamente 8 a 12 horas, necessitamos de reposição de energia para que possamos realizar as atividades cotidianas, esta refeição representa de 15 a 35% das necessidades calóricas diárias.

O ideal é seguir uma alimentação balanceada, composta por um alimento do grupo dos carboidratos presente no pão, biscoito, torradas, para nos fornecer energia, um alimento do grupo do leite, como o próprio leite, o iogurte e queijos que são alimentos ricos em proteína, cálcio e nutrientes, importantes para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, e um alimento do grupo das frutas, como a própria fruta ou suco natural, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, importantes para um bom funcionamento orgânico.

Muitas pessoas pulam esta refeição com a explicação de que não tem apetite ou tempo para se alimentar, e esta falta de energia, provoca hipoglicemia, que é a queda do açúcar do sangue que nos leva ao cansaço físico ao longo do dia, dores de cabeça, e até fraqueza e desmaios e fome excessiva.


A fome, mesmo que seja por um curto período de tempo, pode diminuir a atenção e a capacidade de concentração, afetando um bom desempenho nas funções diárias.

As pessoas que não se alimentam, ou que se alimentam inadequadamente no café da manhã acabam excedendo no restante do dia, ocasionando hiperglicemia que é o aumento do açúcar do sangue, acarretando em ganho excessivo de peso, diabetes e doenças cardiovasculares.

Realizando um café da manhã apropriado às nossas necessidades específicas, conseguimos melhorar o hábito alimentar, mantendo o peso, melhorando automaticamente o desempenho das atividades diárias, garantindo assim uma boa qualidade de vida.

Procure um profissional especializado para balancear seu cardápio de acordo com suas atividades e necessidades diárias, inicie seu dia com um bom e saboroso café da manhã!

Perfil do Autor

Thaís Navarro Caldeira

Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável. E-mail: nutricionista@cidadesaudavel.com.br