Quais os benefícios da cenoura

Publicado em: 27/04/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 35 |

É muito conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, essencial para os olhos, no entanto, ela tem muitas outras propriedades. Mas então, quais os benefícios da cenoura?

Na realidade a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional por também proporcionar benefícios para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

Quais os benefícios da cenouraAlém da vitamina A, a cenoura ainda contém vitamina B, que beneficia o sistema nervoso, vitamina C, que estimula nossas defesas contra as doenças, e betacaroteno, um importante antioxidante.

Também contém sais minerais de importância primordial para nossa saúde,como o cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo.

Quais os benefícios da cenoura?

Conheça a continuação os 15 principais benefícios da cenoura:

1- Previne doenças dos olhos: vitaliza e fortalece a retina. A falta de vitamina A, pode provocar cegueira noturna, ressecamento nos olhos, espessamento de conjuntiva, disfunção dos canais lacrimais, opacificação da córnea, infecção e cegueira irreversível;

2- Ajuda na saúde da pele e dos cabelos. Evita eczema, ressecamento da pele, erupções, acne, má formação das unhas, foliculites, cabelos quebradiços e ásperos;

3- Protege contra infecções pulmonares, brônquios,seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina, etc.;

4- Favorece o crescimento e desenvolvimento dos ossos;

5- Fortalece o sistema imunológico. Previne a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, as deficiências do sistema imunológico humoral e celular.

6- É tônica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigênio) e contribui para o equilíbrio ácido-básico do organismo.

7- Aumenta a secreção do leite materno e tem ação sobre o crescimento.

8- Previne e combate a anemia.

9- Previne úlceras gastroduodenais, hemorragias gastrointestinais, regula a função intestinal tanto nas diarréias como na prisão de ventre, fortalece o fígado e as vias biliares;

10- É excelente para artrite, reumatismo, gota, icterícia, escorbuto, tumores em geral, deficiências ganglionares de natureza tuberculosa e debilidade geral.

11- O suco de cenoura é recomendado para a cura da úlcera gastroduodenal, podendo ainda misturar com espinafre, beterraba, pepino, alface ou aipo.

12- O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, cura a afonia e a tosse, combate os catarros, limpa as vias respiratórias e alivia ataques de asma.

13- Cataplasmas de cenoura acalmam as dores em caso panarício, inflamações e queimaduras nos dedos. Nas queimaduras, ralar uma cenoura crua e aplicar sobre a parte queimada.

14- Ainda pode ser usada para furúnculos, dermatoses e até para rugas. Pode ser usada ralada em cataplasmas ou como suco.

15- As folhas da cenoura são ricas em sais minerais, excelentes para fazer suco ou comer crua nas saladas. Pode-se fazer loções de folhas frescas moídas, para a pele.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre quais os benefícios da cenoura.

Recomendamos que conheça um suplemento com 23 antioxidantes e minerais e um shake com vitaminas, sais minerais, proteínas e outros nutrientes.

Deixe-nos seus comentários logo abaixo.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/quais-os-beneficios-da-cenoura-6570580.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimento funcional

    ,

    alimentos funcionais

    ,

    alimentos que previnem doencas

    Comentar sobre o artigo

    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Deus, após ter criado a Terra e tê-la preenchida com indescritível beleza e fartura, entregou-a ao Homem. Entretanto, uma simplória serpente fez o Homem perder os encantos paradisíacos do Éden, concebidos pelo Senhor Deus, para o seu uso e sustento eternos. Curiosamente foi um réptil a causa de todo o infortúnio dos seres humanos. Assim, todos nós passamos a conhecer o sofrimento, a dor, a violência e a finitude, com a morte.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 24/08/2010 lAcessos: 704
    Rafael Vendramini

    Pode-se considerar alimento funcional todo aquele que apresenta uma ou mais substâncias com funções fisiológicas e bioquímicas benéficas á saúde do homen. (Neumann et al, 2000). A associação dietética americana elaborou um glossário contendo as principais definições básicas do grupo de alimentos funcionais:

    Por: Rafael Vendraminil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/06/2011 lAcessos: 126
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014 lAcessos: 12
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014

    Se tem algo que caracteriza os refrigerantes é o poder da sua imagem e, em contrapartida, suas carências nutricionais. Como é que um produto, sendo tão ruim, com tantos malefícios, pode parecer tão bom...? (Pensou no cigarro...? Acertou!). Historicamente, os refrigerantes têm aparentado brindar soluções que infelizmente representam problemas para a saúde.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 38

    É fundamental conhecer a verdadeira importância dos sais minerais e as vitaminas, pois eles desempenham um papel essencial no metabolismo e são necessários para o crescimento e bom funcionamento de todas as células do corpo humano. Cada tipo de vitamina e sal mineral possui funções específicas sobre a boa saúde e, como eles não são produzidos pelo próprio organismo, devem estar presentes na alimentação diária para evitar deficiências.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 25

    Você sabe quais alimentos contêm cálcio? A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o organismo necessita. Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor cálcio, como se esta fosse a única fonte existente na natureza...

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 29

    A aveia é um cereal integral muito nutritivo; dentre a sua composição encontramos ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras insolúveis. Neste artigo, lhe revelamos quais os benefícios da aveia, um alimento funcional.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 27

    Talvez você goste deste incrível alimento, mas você sabe quais são os benefícios do brócolis? Quase tudo é aproveitado: suas folhas, flores e pedúnculos florais podem ser consumidos. O brócolis é rico em minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio), vitaminas (A, C, B1, B2, B6, K, folato), proteínas, fibras alimentares (5 gr por xícara) e outros nutrientes.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 36

    Fizemos uma lista com os 6 principais alimentos que podem ajudar você a emagrecer. Eles não fazem milagres, mas podem ser ótimos aliados numa dieta de emagrecimento. Eles são chamados de "alimentos termogênicos", pois, certas substâncias que contêm, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/04/2013 lAcessos: 20

    Existem alimentos que nos dão energia e disposição. Veja a continuação quais alimentos são estes. Os cereais integrais, a carne de peru, o guaraná e o café merecem destaque entre os alimentos que garantem energia física e mental. Os cereais integrais, grupo de alimentos composto por grãos como o arroz, o trigo, o milho, o centeio e a aveia, contém carboidratos e fibras, dupla que garante níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando sintomas de fraqueza e picos de fome.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2013 lAcessos: 27

    Conhecido popularmente como hibisco, hibiscus ou cardadé, é um arbusto com cerca de 2 m de altura, bastante ramificado na base, talos arroxeados e robustos e flores grandes. Mas você sabe quais os benefícios do hibisco? Entre seus componentes ativos tem: mucilagem, antocianinas (hibiscina, cianidina, delfinina), pigmentos flavônicos, ácido tartárico, málico cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2013 lAcessos: 20
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast