Quais os benefícios da cenoura

Publicado em: 27/04/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 42 |

É muito conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, essencial para os olhos, no entanto, ela tem muitas outras propriedades. Mas então, quais os benefícios da cenoura?

Na realidade a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional por também proporcionar benefícios para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

Quais os benefícios da cenouraAlém da vitamina A, a cenoura ainda contém vitamina B, que beneficia o sistema nervoso, vitamina C, que estimula nossas defesas contra as doenças, e betacaroteno, um importante antioxidante.

Também contém sais minerais de importância primordial para nossa saúde,como o cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo.

Quais os benefícios da cenoura?

Conheça a continuação os 15 principais benefícios da cenoura:

1- Previne doenças dos olhos: vitaliza e fortalece a retina. A falta de vitamina A, pode provocar cegueira noturna, ressecamento nos olhos, espessamento de conjuntiva, disfunção dos canais lacrimais, opacificação da córnea, infecção e cegueira irreversível;

2- Ajuda na saúde da pele e dos cabelos. Evita eczema, ressecamento da pele, erupções, acne, má formação das unhas, foliculites, cabelos quebradiços e ásperos;

3- Protege contra infecções pulmonares, brônquios,seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina, etc.;

4- Favorece o crescimento e desenvolvimento dos ossos;

5- Fortalece o sistema imunológico. Previne a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, as deficiências do sistema imunológico humoral e celular.

6- É tônica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigênio) e contribui para o equilíbrio ácido-básico do organismo.

7- Aumenta a secreção do leite materno e tem ação sobre o crescimento.

8- Previne e combate a anemia.

9- Previne úlceras gastroduodenais, hemorragias gastrointestinais, regula a função intestinal tanto nas diarréias como na prisão de ventre, fortalece o fígado e as vias biliares;

10- É excelente para artrite, reumatismo, gota, icterícia, escorbuto, tumores em geral, deficiências ganglionares de natureza tuberculosa e debilidade geral.

11- O suco de cenoura é recomendado para a cura da úlcera gastroduodenal, podendo ainda misturar com espinafre, beterraba, pepino, alface ou aipo.

12- O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, cura a afonia e a tosse, combate os catarros, limpa as vias respiratórias e alivia ataques de asma.

13- Cataplasmas de cenoura acalmam as dores em caso panarício, inflamações e queimaduras nos dedos. Nas queimaduras, ralar uma cenoura crua e aplicar sobre a parte queimada.

14- Ainda pode ser usada para furúnculos, dermatoses e até para rugas. Pode ser usada ralada em cataplasmas ou como suco.

15- As folhas da cenoura são ricas em sais minerais, excelentes para fazer suco ou comer crua nas saladas. Pode-se fazer loções de folhas frescas moídas, para a pele.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre quais os benefícios da cenoura.

Recomendamos que conheça um suplemento com 23 antioxidantes e minerais e um shake com vitaminas, sais minerais, proteínas e outros nutrientes.

Deixe-nos seus comentários logo abaixo.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/quais-os-beneficios-da-cenoura-6570580.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimento funcional

    ,

    alimentos funcionais

    ,

    alimentos que previnem doencas

    Comentar sobre o artigo

    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Deus, após ter criado a Terra e tê-la preenchida com indescritível beleza e fartura, entregou-a ao Homem. Entretanto, uma simplória serpente fez o Homem perder os encantos paradisíacos do Éden, concebidos pelo Senhor Deus, para o seu uso e sustento eternos. Curiosamente foi um réptil a causa de todo o infortúnio dos seres humanos. Assim, todos nós passamos a conhecer o sofrimento, a dor, a violência e a finitude, com a morte.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 24/08/2010 lAcessos: 717
    Rafael Vendramini

    Pode-se considerar alimento funcional todo aquele que apresenta uma ou mais substâncias com funções fisiológicas e bioquímicas benéficas á saúde do homen. (Neumann et al, 2000). A associação dietética americana elaborou um glossário contendo as principais definições básicas do grupo de alimentos funcionais:

    Por: Rafael Vendraminil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/06/2011 lAcessos: 133
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014

    Se tem algo que caracteriza os refrigerantes é o poder da sua imagem e, em contrapartida, suas carências nutricionais. Como é que um produto, sendo tão ruim, com tantos malefícios, pode parecer tão bom...? (Pensou no cigarro...? Acertou!). Historicamente, os refrigerantes têm aparentado brindar soluções que infelizmente representam problemas para a saúde.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 47

    É fundamental conhecer a verdadeira importância dos sais minerais e as vitaminas, pois eles desempenham um papel essencial no metabolismo e são necessários para o crescimento e bom funcionamento de todas as células do corpo humano. Cada tipo de vitamina e sal mineral possui funções específicas sobre a boa saúde e, como eles não são produzidos pelo próprio organismo, devem estar presentes na alimentação diária para evitar deficiências.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 29

    Você sabe quais alimentos contêm cálcio? A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o organismo necessita. Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor cálcio, como se esta fosse a única fonte existente na natureza...

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 36

    A aveia é um cereal integral muito nutritivo; dentre a sua composição encontramos ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras insolúveis. Neste artigo, lhe revelamos quais os benefícios da aveia, um alimento funcional.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 28

    Talvez você goste deste incrível alimento, mas você sabe quais são os benefícios do brócolis? Quase tudo é aproveitado: suas folhas, flores e pedúnculos florais podem ser consumidos. O brócolis é rico em minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio), vitaminas (A, C, B1, B2, B6, K, folato), proteínas, fibras alimentares (5 gr por xícara) e outros nutrientes.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 47

    Fizemos uma lista com os 6 principais alimentos que podem ajudar você a emagrecer. Eles não fazem milagres, mas podem ser ótimos aliados numa dieta de emagrecimento. Eles são chamados de "alimentos termogênicos", pois, certas substâncias que contêm, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/04/2013 lAcessos: 25

    Existem alimentos que nos dão energia e disposição. Veja a continuação quais alimentos são estes. Os cereais integrais, a carne de peru, o guaraná e o café merecem destaque entre os alimentos que garantem energia física e mental. Os cereais integrais, grupo de alimentos composto por grãos como o arroz, o trigo, o milho, o centeio e a aveia, contém carboidratos e fibras, dupla que garante níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando sintomas de fraqueza e picos de fome.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2013 lAcessos: 35

    Conhecido popularmente como hibisco, hibiscus ou cardadé, é um arbusto com cerca de 2 m de altura, bastante ramificado na base, talos arroxeados e robustos e flores grandes. Mas você sabe quais os benefícios do hibisco? Entre seus componentes ativos tem: mucilagem, antocianinas (hibiscina, cianidina, delfinina), pigmentos flavônicos, ácido tartárico, málico cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2013 lAcessos: 26
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast