Ração Humana Emagrece?

Publicado em: 01/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 612 |

Agora a novidade da moda é a famosa ração humana, uma mistura composta por várias fibras que promete emagrecer.

 

Ela não é exatamente uma dieta emagrecedora, mas auxilia no bom funcionamento intestinal, promovendo automaticamente na desintoxicação do organismo e em alguns casos auxilia no emagrecimento.

 

A ração é composta por alimentos ricos em fibras e funcionais, dentre os compostos da ração encontramos a linhaça que é uma semente que possui ótimo valor nutritivo; contém uma grande quantidade de mucilagem e pectina que lhe conferem propriedades laxativas, ácido graxo essencial responsável pelo controle dos níveis de colesterol , açúcar sangüíneo, redução das inflamações e promoção da renovação celular e as isoflavonas que contribuem para a reposição hormonal.

 

A quinoa real é um grão originário da Bolívia que possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E), além de ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração.

 

A aveia em flocos é um cereal integral muito nutritivo, dentre a sua composição encontramos ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras insolúveis, reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Quando entram em contato com a água formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas, auxiliando na redução de peso.

 

Encontramos além desses 3 alimentos, a fibra de trigo, o leite de soja em pó, o açúcar mascavo, a farinha de arroz integral, o gergelim com casca, o gérmen de trigo, a gelatina sem sabor, o guaraná em pó, o levedo de cerveja e o cacau em pó.

 

Podemos perceber que dentre os ingredientes, alguns que são calóricos e devem ser evitados por pessoas diabéticas.

 

Em média 50 gramas (4 colheres de sopa) da ração contém 170 calorias, se a ingestão não for orientada por um profissional especializado o consumo excessivo pode vir a causar um aumento de peso ao contrário do que  se espera.

 

Pelo motivo de ser proibido o uso da ração por diabéticos e pessoas que procuram o emagrecimento, foi criada a versão light da ração que não contêm açúcar mascavo e nem cacau em sua composição.

 

Dentre as recomendações importantes, é que precisamos ingerir muita água no decorrer do dia para evitar que ocorra o endurecimento das fezes.

 

Na minha opinião de nutricionista, chamar de ração humana é um exageiro, afinal só ela, não supre todas as necessidades nutricionais que um ser humano precisa para sobreviver.

 

Minha a sugestão é que não seja utilizada como substituto das refeições e sim como um complemento de fibras na alimentação conciliada a uma alimentação balanceada e equilibrada pelo seu nutricionista de confiança.

 

O ideal seria retirar o cacau e o açúcar mascavo da composição e utilizar apenas 2 colheres de sopa ao dia como complemento em sucos,no leite, nas refeições, a menos que o paciente não possa ingerir alguns ingredientes da composição.

 

Para um melhor resultado o mais indicado seria comprar os ingredientes em separado, a granel e preparar a mistura em casa, sempre com a orientação de um profissional especializado que irá verificar quais ingredientes o paciente pode ingerir ou não de acordo com as suas particularidades.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/racao-humana-emagrece-1923756.html

    Palavras-chave do artigo:

    racao humana

    ,

    emagrecimento

    ,

    fibras

    Comentar sobre o artigo

    A ração humana é um suplemento alimentar composto de diferentes cereais, todos os ingredientes são ricos em fibras. Sobre as fibras alimentares já sabemos que possuem excelentes propriedades digestivas e que auxiliam em dietas de perda de peso. Logo, a ração humana é uma porção de alimento completa capaz de prover o que se precisa, dando uma sensação de saciedade. Assim, juntos os ingredientes ricos em fibras que compõe a ração humana ajudam a emagrecer. Leia mais: http://migre.me/QboN

    Por: Natural na Redel Saúde> Nutriçãol 18/06/2010 lAcessos: 860

    Conjunto de grãos benéficos à saúde. Complemento às refeições. Se substiuí-las, é uma poderosa forma de emagrecimento.

    Por: Everton Sant Annal Saúde> Nutriçãol 07/05/2010 lAcessos: 277

    Algumas frutas antioxidantes brasileiras podem ter mais conteúdo antioxidante em comparação com outras frutas. Outros podem ter nutrientes com propriedades antioxidantes, outros podem ter apenas vitaminas.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 07/04/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014

    Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana não será fácil achar os produtos que seja nos super mercados.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 31/03/2014

    O chá tem sido cultivado há séculos, começando na Índia e na China. Hoje, o chá é a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Milhões de pessoas bebem chá verde, e estudos mostram que o chá verde (Camellia sinesis), em especial, tem muitos benefícios para a saúde.

    Por: Marcelol Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ozana Herrera

    Há pessoas que resistem em fazer dieta porque pensam que ao consumir alimentos com menos gordura, sal, açúcar ou cortar calorias para perder peso, também se perde o sabor dos alimentos. Isso não é verdade, é possível reduzir o consumo desses vilões afetam nossa saúde, sem perder os prazeres da boa mesa. Leia esse artigo e descubra como!

    Por: Ozana Herreral Saúde> Nutriçãol 26/03/2014
    isaias martins de souza

    Comer uma dieta adequada que suporta níveis de exercício e dá ao corpo os materiais necessários para se reconstruir, é uma componente chave para a aptidão física. Ter a quantidade certa de proteína irá permitir o crescimento muscular. Fornecer bastantes hidratos de carbono vai dar o combustível do corpo para o dia. A dieta certa faz uma grande diferença

    Por: isaias martins de souzal Saúde> Nutriçãol 26/03/2014

    Muitas pessoas pensam que os vegetarianos como um grupo homogêneo que apenas não come carne. Existem categorias diferentes de vegetarianos.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 26/03/2014
    Thaís Navarro Caldeira

    A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado. Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos ,sanduíches, sopas prontas , tudo muito prático, mas e a saúde como fica nessa?

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 426
    Thaís Navarro Caldeira

    Após uma alimentação desregrada, nos sentimos inchados, estufados, neste momento é necessário uma alimentação desintoxicante, composta por alimentos que ajudam a eliminar as toxinas que ficam em nosso organismo, causando este mal estar. Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 7,729 lComentário: 1
    Thaís Navarro Caldeira

    A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos "chocólatras" de plantão. O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 109
    Thaís Navarro Caldeira

    Alguns pacientes chegam ao consultório, relatando que vivem de dieta durante muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta, com passar fome.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 1,206
    Thaís Navarro Caldeira

    As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 11/09/2009 lAcessos: 1,707
    Thaís Navarro Caldeira

    O café da manhã é a primeira refeição do dia sendo por esse motivo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 2,441
    Thaís Navarro Caldeira

    A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como gripes, resfriados e pneumonia

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 19,506 lComentário: 6
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast