13 Dicas para o alivio da Dor de Dentes

16/06/2010 • Por • 2,154 Acessos

Quem teve dores de dentes, sabe que é um dos tipos de dores mais difíceis de suportar.
Até consultarmos um estomatologista, ou dentista como é mais vulgarmente conhecido, podemos acalmar ou até cessar a dor de dentes com algumas dicas.

Quando temos dores de dentes, parece que qualquer acção que tomemos, agrava a dor de dentes – quando rimos, comemos, bebemos; quando movimentamos a cabeça e até quando inspiramos e fazemos com que o ar frio vá para o dente.
A dor de dentes pode ser causada pela polpa do dente ou pela gengiva infectada, por estar com cáries, por um pedaço de comida entre dois dentes ou até uma dor causada por uma sinusite.

De seguida, descrevo algumas dicas que qualquer pessoa pode experimentar para tentar se livrar da dor de dentes, sem nunca esquecer de consultar um dentista posteriormente:

Lavar os dentes:

 

Uma lavagem vigorosa dos dentes, com a água à mesma temperatura do nosso corpo, pode eliminar a dor de dentes, se esta for causada por um pedaço de comida que esteja alojada entre os mesmos.

Usar fio dentífrico:

 

Passar suavemente um fio dentífrico entre todos os dentes, especialmente naqueles que estiverem com dor pode resolver o problema, caso existam restos de alimentos entre os dentes. Ter atenção de não usar demasiada força para evitar o ferir das gengivas.

Lavar com água salgada:

 

Quanto a mim, é uma das melhores dicas. Num copo de água morna, juntar uma colher de sopa de sal grosso. De seguida, fazer sucessivos bochechos, depois de todas as refeições e em especial, antes de deitar.

Adormecer as dores:

 

Bochechar a boca com um pouco de uísque irá adormecer a dor nos dentes. Bochechar durante algum tempo e no final da operação, deitar fora o bochecho.

Massajar a zona dorida e passar gelo:

 

Fazer uma pequena massagem na zona dorida faz passar a dor de dentes na maior parte dos casos.
Pegue num cubo de gelo e faça-o deslizar sobre a zona do dentes, durante 4 ou 5 minutos.

Não usar o dente para mastigar:

 

Evitar usar o dente dorido para comer, é algo a ter em conta.

Aplicar óleo de cravinho:

 

Este antigo remédio pode fornecer um rápido alívio na dor de dentes. Colocar uma gota sobre o dente que tem dor, ou então colocar um pouco deste óleo sobre uma cotonete e fazer passar sobre o dente. O óleo de cravinho é vendido em qualquer farmácia.

Tentar não abrir a boca:

 

Se sentir que o ar frio agrava a dor de dentes, tente manter a boca fechada.

Tomar aspirina:

 

Tomar um comprimido de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, conforme a gravidade da dor. NUNCA colocar a aspirina sobre o dente, como algumas pessoas poderão aconselhar, já que esta poderá provocar uma queimadura por aspirina.

Manter a parte de fora da boca fresca:

 

Além dos bochechos que poderá fazer com água morna, na parte de fora da boca aconselha-se que esteja o mais fresca possível. Colocar gelo enrolado num pano, sobre a parte de fora da boca, na zona da dor nos dentes, pode causar alívio imediato.

Se sente dor no dente, apenas quando faz aproximar calor ou frio junto do mesmo, tratar-se de um problema de sensibilidade. Isto sucede quando a dentina fica exposta sob o esmalte do dente, normalmente na orla da gengiva. Este problema pode ser causado pela idade, por cirurgias recentes, por escovar os dentes com demasiada pressão ou até por pastas dentífricas de pouca qualidade.

  • Recomenda-se o uso de pastas de dentes indicadas para a sensibilidade dentária, como a Sensodyne por exemplo.
  • A escova de dentes deve ser macia e é imprescindível o uso de fio dentário para a limpeza regular entre os dentes.
  • Consultar de 6 em 6 ou no máximo de 12 em 12 meses um médico dentista.

Esta e outras dicas disponíveis em Dicas Caseiras

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...