13 Dicas para o alivio da Dor de Dentes

Publicado em: 16/06/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 1,975 |

Quem teve dores de dentes, sabe que é um dos tipos de dores mais difíceis de suportar.
Até consultarmos um estomatologista, ou dentista como é mais vulgarmente conhecido, podemos acalmar ou até cessar a dor de dentes com algumas dicas.

Quando temos dores de dentes, parece que qualquer acção que tomemos, agrava a dor de dentes – quando rimos, comemos, bebemos; quando movimentamos a cabeça e até quando inspiramos e fazemos com que o ar frio vá para o dente.
A dor de dentes pode ser causada pela polpa do dente ou pela gengiva infectada, por estar com cáries, por um pedaço de comida entre dois dentes ou até uma dor causada por uma sinusite.

De seguida, descrevo algumas dicas que qualquer pessoa pode experimentar para tentar se livrar da dor de dentes, sem nunca esquecer de consultar um dentista posteriormente:

Lavar os dentes:

 

Uma lavagem vigorosa dos dentes, com a água à mesma temperatura do nosso corpo, pode eliminar a dor de dentes, se esta for causada por um pedaço de comida que esteja alojada entre os mesmos.

Usar fio dentífrico:

 

Passar suavemente um fio dentífrico entre todos os dentes, especialmente naqueles que estiverem com dor pode resolver o problema, caso existam restos de alimentos entre os dentes. Ter atenção de não usar demasiada força para evitar o ferir das gengivas.

Lavar com água salgada:

 

Quanto a mim, é uma das melhores dicas. Num copo de água morna, juntar uma colher de sopa de sal grosso. De seguida, fazer sucessivos bochechos, depois de todas as refeições e em especial, antes de deitar.

Adormecer as dores:

 

Bochechar a boca com um pouco de uísque irá adormecer a dor nos dentes. Bochechar durante algum tempo e no final da operação, deitar fora o bochecho.

Massajar a zona dorida e passar gelo:

 

Fazer uma pequena massagem na zona dorida faz passar a dor de dentes na maior parte dos casos.
Pegue num cubo de gelo e faça-o deslizar sobre a zona do dentes, durante 4 ou 5 minutos.

Não usar o dente para mastigar:

 

Evitar usar o dente dorido para comer, é algo a ter em conta.

Aplicar óleo de cravinho:

 

Este antigo remédio pode fornecer um rápido alívio na dor de dentes. Colocar uma gota sobre o dente que tem dor, ou então colocar um pouco deste óleo sobre uma cotonete e fazer passar sobre o dente. O óleo de cravinho é vendido em qualquer farmácia.

Tentar não abrir a boca:

 

Se sentir que o ar frio agrava a dor de dentes, tente manter a boca fechada.

Tomar aspirina:

 

Tomar um comprimido de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, conforme a gravidade da dor. NUNCA colocar a aspirina sobre o dente, como algumas pessoas poderão aconselhar, já que esta poderá provocar uma queimadura por aspirina.

Manter a parte de fora da boca fresca:

 

Além dos bochechos que poderá fazer com água morna, na parte de fora da boca aconselha-se que esteja o mais fresca possível. Colocar gelo enrolado num pano, sobre a parte de fora da boca, na zona da dor nos dentes, pode causar alívio imediato.

Se sente dor no dente, apenas quando faz aproximar calor ou frio junto do mesmo, tratar-se de um problema de sensibilidade. Isto sucede quando a dentina fica exposta sob o esmalte do dente, normalmente na orla da gengiva. Este problema pode ser causado pela idade, por cirurgias recentes, por escovar os dentes com demasiada pressão ou até por pastas dentífricas de pouca qualidade.

  • Recomenda-se o uso de pastas de dentes indicadas para a sensibilidade dentária, como a Sensodyne por exemplo.
  • A escova de dentes deve ser macia e é imprescindível o uso de fio dentário para a limpeza regular entre os dentes.
  • Consultar de 6 em 6 ou no máximo de 12 em 12 meses um médico dentista.

Esta e outras dicas disponíveis em Dicas Caseiras

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/13-dicas-para-o-alivio-da-dor-de-dentes-2647994.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor de dente

    ,

    dores nos dentes

    ,

    dores dentes

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Os dentes são um dos principais elementos que chamam a atenção em alguém, pelo seu bom ou mau estado. Numa situação profissional é muito importante ter uma boa aparência e os dentes influenciam imenso este parâmetro. O Dicas Caseiras vai ajudá-lo(a) a manter uma boa higiene oral, indicar algumas formas de branquear os dentes em casa e ainda falar sobre algumas doenças dentárias.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Odontologial 20/02/2012 lAcessos: 115
    Ricardo Miguel

    Quase todos nós já tivemos uma dor de cabeça. Existem dores de cabeça de várias intensidades e durações, sendo algumas inofensivas e outras podem levar à morte. Saiba algumas dicas para combater as dores de cabeça ou até diagnosticar a sua origem ou sinais de dores de cabeça perigosas.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 17/06/2010 lAcessos: 4,596 lComentário: 2

    A dor crônica é uma doença debilitante com conseqüências nefastas para a condição física, psicológica e o comportamento. Cerca de um terço da população apresenta algum tipo de dor crônica durante a vida. Na medida em que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na coluna, articulações, doenças reumáticas, câncer, degenerações nos órgãos internos e outros problemas que podem provocar dores crônicas.

    Por: Elda Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 06/05/2013 lAcessos: 16

    Dente do Siso, por que extrair? O Dente do siso ou "dente do juízo", que aparece por volta dos 18 aos 23 anos, por vezes é sinônimo de dor de cabeça e fortes dores na arcada dentária. Basta a gengiva começar a inchar e cresce a vontade de ir ao dentista para colocar fim ao incômodo. Porém, extrair o dente siso nem sempre é necessário, por isso o acompanhamento de um dentista é essencial para avaliar a necessidade da extração dentária.

    Por: Gabriel Chevyl Saúde> Odontologial 01/08/2011 lAcessos: 973
    Soélis Sanches

    A dor da alma somente a curamos com a fé Naquele que é verdadeiramente o maior de todos os médicos.

    Por: Soélis Sanchesl Literatural 18/07/2009 lAcessos: 3,378 lComentário: 2

    Dor de dente, Fratura Dentária, Aftas, Intrusão e Cortes, são alguns temas que tratei de indicar soluções para os pais enquanto a consulta com o odontopediatra não chega.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 180

    Milhares de pessoas sofrem desse problema, e quando não encontram um solução, encontram um nome: "enxaqueca". Algumas dores de cabeça são tensionais, vão aumentando a cada dia, e sua frequência pode se tornar diária, e em alguns momentos analgésicos não funcionam mais. O sono é conturbado ou impossível!!! e acometem mais o sexo feminino.

    Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 23/05/2011 lAcessos: 405
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,301
    Adilson Jorge Elias

    "Vitima De Dor De Dente Crônica Descobre Uma Maneira Natural E Cientificamente Comprovada Para Ficar Livre Da Dor Dente Em Menos De 12 Horas E Finalmente Revela Como É Super Fácil Para Você Aliviar Sua Dor E Evitar Que Ela Volte"

    Por: Adilson Jorge Eliasl Saúde> Medicina Alternatival 23/02/2010 lAcessos: 1,454

    O sonho de muita gente é ter um sorriso branquíssimo, coisa de cinema. Por isso, de uns anos para cá, o clareamento dental é um dos procedimentos mais realizados nas clínicas odontológicas de todo o país. Mas, com a divulgação de produtos disponíveis nas drogarias que estimulam o ‘faça você mesmo' e um sem-fim de receitas caseiras de fácil acesso na internet, vem aumentando também os problemas decorrentes dessas tentativas malsucedidas.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 07/04/2014 lAcessos: 11

    A Odontologia Restauradora Estética tem alcançado grandes avanços nas últimas décadas. O desenvolvimento de novas técnicas, a melhoria dos materiais cerâmicos, assim como novas tecnologias de adesão, têm proporcionado excelentes vantagens, aliando estética à preservação dos dentes naturais. Dentre as opções estéticas para o sorriso estão os laminados de porcelana, que apresentam características muito semelhantes a dos dentes naturais, como brilho, cor, translucidez, resistência e longevidade.

    Por: Marcelol Saúde> Odontologial 04/04/2014

    Desde 1954, quando a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) surgiu – fruto da iniciativa visionária do então presidente da entidade, Francisco Py – a comunidade vem sendo beneficiada tanto com profissionais cirurgiões-dentistas muito mais bem preparados, quanto com serviços que estão à disposição das camadas sociais desassistidas.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 31/03/2014

    O transplante ósseo vem sendo utilizado pela Medicina há quase 50 anos, principalmente na área da Ortopedia. Já na Odontologia, há cerca de dez anos tem representado uma alternativa segura para pacientes com perdas ósseas provocadas por tumores, trocas de próteses e outros problemas odontológicos. Vale ressaltar que os ossos de um único doador podem beneficiar 50 pacientes, em média.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 13/03/2014

    Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais. O problema é que até 90% das crianças em idade escolar, dependendo da região, sofrem de cárie. Por causa de sua proporção epidêmica, inclusive, entidades do mundo todo que representam a Odontologia – encabeçadas pela FDI (Federação Dentária Internacional) – se uniram para criar o Dia Mundial da Saúde Bucal.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 05/03/2014

    Três grandes opções de clareamento dental estão disponíveis na atualidade. Todas dependem de soluções que contém o peróxido como agente clareador, em concentrações diferentes, que variam na velocidade do tratamento e da obtenção de resultados.

    Por: Gustavol Saúde> Odontologial 21/02/2014

    Assim como aconteceu com piercing e tatuagem, os aparelhos ortodônticos estão virando moda entre os jovens. Diferentemente do que deveria acontecer, que é a indicação e o acompanhamento de um cirurgião-dentista especializado em Ortodontia, esse modismo está fortemente embasado na prática criminosa da pirataria. Nos centros de compras mais populares, há vendedores informais que inclusive colam os ‘ferrinhos' nos dentes de seus clientes e instalam os elásticos coloridos no meio da rua.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 19/02/2014 lAcessos: 24

    A recessão gengival é promovida pela placa bacteriana associada a fatores de risco como o trauma de oclusão. O tratamento consiste na eliminação ou controle de todos os fatores etiológicos e a sequela da atividade da doença pode ser tratada através de cirurgia mucogengival.

    Por: Jose Ricardo Kinal Saúde> Odontologial 14/02/2014 lAcessos: 11
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 14/03/2014
    Ricardo Miguel

    O mecanismo que limpa os vidros dos automóveis pode ter os dias contados! Conheça este novo dispositivo, em estudo pela McLaren, que pretende eliminar as escovas limpa pára-brisas.

    Por: Ricardo Miguell Automóveis> Indústria automotival 13/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça todas as vantagens e benefícios de uma alimentação baseada em vegetais e alimentos crus. Conheça tudo aquilo que podem fazer de bom para o seu corpo.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 12/03/2014

    Comments on this article

    0
    carla 30/10/2010
    pois não é que presta mesmo obrigado
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast