13 Dicas para o alivio da Dor de Dentes

Publicado em: 16/06/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,039 |

Quem teve dores de dentes, sabe que é um dos tipos de dores mais difíceis de suportar.
Até consultarmos um estomatologista, ou dentista como é mais vulgarmente conhecido, podemos acalmar ou até cessar a dor de dentes com algumas dicas.

Quando temos dores de dentes, parece que qualquer acção que tomemos, agrava a dor de dentes – quando rimos, comemos, bebemos; quando movimentamos a cabeça e até quando inspiramos e fazemos com que o ar frio vá para o dente.
A dor de dentes pode ser causada pela polpa do dente ou pela gengiva infectada, por estar com cáries, por um pedaço de comida entre dois dentes ou até uma dor causada por uma sinusite.

De seguida, descrevo algumas dicas que qualquer pessoa pode experimentar para tentar se livrar da dor de dentes, sem nunca esquecer de consultar um dentista posteriormente:

Lavar os dentes:

 

Uma lavagem vigorosa dos dentes, com a água à mesma temperatura do nosso corpo, pode eliminar a dor de dentes, se esta for causada por um pedaço de comida que esteja alojada entre os mesmos.

Usar fio dentífrico:

 

Passar suavemente um fio dentífrico entre todos os dentes, especialmente naqueles que estiverem com dor pode resolver o problema, caso existam restos de alimentos entre os dentes. Ter atenção de não usar demasiada força para evitar o ferir das gengivas.

Lavar com água salgada:

 

Quanto a mim, é uma das melhores dicas. Num copo de água morna, juntar uma colher de sopa de sal grosso. De seguida, fazer sucessivos bochechos, depois de todas as refeições e em especial, antes de deitar.

Adormecer as dores:

 

Bochechar a boca com um pouco de uísque irá adormecer a dor nos dentes. Bochechar durante algum tempo e no final da operação, deitar fora o bochecho.

Massajar a zona dorida e passar gelo:

 

Fazer uma pequena massagem na zona dorida faz passar a dor de dentes na maior parte dos casos.
Pegue num cubo de gelo e faça-o deslizar sobre a zona do dentes, durante 4 ou 5 minutos.

Não usar o dente para mastigar:

 

Evitar usar o dente dorido para comer, é algo a ter em conta.

Aplicar óleo de cravinho:

 

Este antigo remédio pode fornecer um rápido alívio na dor de dentes. Colocar uma gota sobre o dente que tem dor, ou então colocar um pouco deste óleo sobre uma cotonete e fazer passar sobre o dente. O óleo de cravinho é vendido em qualquer farmácia.

Tentar não abrir a boca:

 

Se sentir que o ar frio agrava a dor de dentes, tente manter a boca fechada.

Tomar aspirina:

 

Tomar um comprimido de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, conforme a gravidade da dor. NUNCA colocar a aspirina sobre o dente, como algumas pessoas poderão aconselhar, já que esta poderá provocar uma queimadura por aspirina.

Manter a parte de fora da boca fresca:

 

Além dos bochechos que poderá fazer com água morna, na parte de fora da boca aconselha-se que esteja o mais fresca possível. Colocar gelo enrolado num pano, sobre a parte de fora da boca, na zona da dor nos dentes, pode causar alívio imediato.

Se sente dor no dente, apenas quando faz aproximar calor ou frio junto do mesmo, tratar-se de um problema de sensibilidade. Isto sucede quando a dentina fica exposta sob o esmalte do dente, normalmente na orla da gengiva. Este problema pode ser causado pela idade, por cirurgias recentes, por escovar os dentes com demasiada pressão ou até por pastas dentífricas de pouca qualidade.

  • Recomenda-se o uso de pastas de dentes indicadas para a sensibilidade dentária, como a Sensodyne por exemplo.
  • A escova de dentes deve ser macia e é imprescindível o uso de fio dentário para a limpeza regular entre os dentes.
  • Consultar de 6 em 6 ou no máximo de 12 em 12 meses um médico dentista.

Esta e outras dicas disponíveis em Dicas Caseiras

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/13-dicas-para-o-alivio-da-dor-de-dentes-2647994.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor de dente

    ,

    dores nos dentes

    ,

    dores dentes

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Os dentes são um dos principais elementos que chamam a atenção em alguém, pelo seu bom ou mau estado. Numa situação profissional é muito importante ter uma boa aparência e os dentes influenciam imenso este parâmetro. O Dicas Caseiras vai ajudá-lo(a) a manter uma boa higiene oral, indicar algumas formas de branquear os dentes em casa e ainda falar sobre algumas doenças dentárias.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Odontologial 20/02/2012 lAcessos: 128

    A dor crônica é uma doença debilitante com conseqüências nefastas para a condição física, psicológica e o comportamento. Cerca de um terço da população apresenta algum tipo de dor crônica durante a vida. Na medida em que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na coluna, articulações, doenças reumáticas, câncer, degenerações nos órgãos internos e outros problemas que podem provocar dores crônicas.

    Por: Elda Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 06/05/2013 lAcessos: 18

    Dente do Siso, por que extrair? O Dente do siso ou "dente do juízo", que aparece por volta dos 18 aos 23 anos, por vezes é sinônimo de dor de cabeça e fortes dores na arcada dentária. Basta a gengiva começar a inchar e cresce a vontade de ir ao dentista para colocar fim ao incômodo. Porém, extrair o dente siso nem sempre é necessário, por isso o acompanhamento de um dentista é essencial para avaliar a necessidade da extração dentária.

    Por: Gabriel Chevyl Saúde> Odontologial 01/08/2011 lAcessos: 1,067
    Ricardo Miguel

    Quase todos nós já tivemos uma dor de cabeça. Existem dores de cabeça de várias intensidades e durações, sendo algumas inofensivas e outras podem levar à morte. Saiba algumas dicas para combater as dores de cabeça ou até diagnosticar a sua origem ou sinais de dores de cabeça perigosas.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 17/06/2010 lAcessos: 4,775 lComentário: 2

    Dor de dente, Fratura Dentária, Aftas, Intrusão e Cortes, são alguns temas que tratei de indicar soluções para os pais enquanto a consulta com o odontopediatra não chega.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 198

    Milhares de pessoas sofrem desse problema, e quando não encontram um solução, encontram um nome: "enxaqueca". Algumas dores de cabeça são tensionais, vão aumentando a cada dia, e sua frequência pode se tornar diária, e em alguns momentos analgésicos não funcionam mais. O sono é conturbado ou impossível!!! e acometem mais o sexo feminino.

    Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 23/05/2011 lAcessos: 428
    Soélis Sanches

    A dor da alma somente a curamos com a fé Naquele que é verdadeiramente o maior de todos os médicos.

    Por: Soélis Sanchesl Literatural 18/07/2009 lAcessos: 3,393 lComentário: 2
    Adilson Jorge Elias

    "Vitima De Dor De Dente Crônica Descobre Uma Maneira Natural E Cientificamente Comprovada Para Ficar Livre Da Dor Dente Em Menos De 12 Horas E Finalmente Revela Como É Super Fácil Para Você Aliviar Sua Dor E Evitar Que Ela Volte"

    Por: Adilson Jorge Eliasl Saúde> Medicina Alternatival 23/02/2010 lAcessos: 1,504
    Silvia Siqueira

    Muitas pessoas têm dor de cabeça, porém não sabem as causas. Há mais de 300 tipos de diagnóstico, e poucos especialistas disponíveis para auxiliar no tratamento desse tipo de condição.

    Por: Silvia Siqueiral Saúde> Odontologial 10/12/2012 lAcessos: 61

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde> Odontologial 13/08/2014

    Mais de 4 milhões de brasileiros idosos necessitam de prótese dentária, segundo dados do Ministério da Saúde. A esse número somam-se ainda milhões de brasileiros mais jovens que vivem com a ausência de um ou mais dentes. Mas o que esses dados significam na prática? Quais as consequências da perda de dentes para o organismo como um todo?

    Por: Marcelol Saúde> Odontologial 13/08/2014

    O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico bastante adotado na Odontologia. A técnica é utilizada em casos de pacientes que precisam recorrer a implante dentário, mas não possuem osso com quantidade ou qualidade suficiente para a implantação.

    Por: Marcelol Saúde> Odontologial 13/08/2014

    O Clareamento Dental é um tratamento cosmético que possibilita a melhoria da estética do sorriso. Este tratamento pode ser feito em casa ou no consultório dentário por um Cirurgião-Dentista. O Clareamento Dental pode trazer benefícios para a auto-estima, tornando o paciente que o fez mais confiante para sorrir. Existem algumas diferenças entre os tipos de clareamento dental disponíveis no mercado. Alguns produtos clareadores podem até ser encontrados em farmácias e supermercados.

    Por: Ronald Pinhol Saúde> Odontologial 04/08/2014

    O Brasil é um dos países com maior número de cirurgiões-dentistas, de faculdades de Odontologia, e de indústrias de material e equipamentos odontológicos. Ainda assim, muita gente só procura o cirurgião-dentista quando sente dor. A saúde bucal costuma ser dada como certa, mas, sendo parte essencial para nossa vida – podendo ser porta de entrada para muitas outras doenças graves –, merece mais atenção.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 28/07/2014 lAcessos: 16

    Dentes desempenham um papel extremamente importante na saúde do corpo humano. Foi descoberto recentemente que a cárie dentária pode realmente levar a problemas cardíacos e até a morte se o material infectado encontra o seu caminho para a corrente sanguínea. É por esta razão que a assistência médica e odontológica são fundamentais.

    Por: mijarelal Saúde> Odontologial 28/07/2014 lAcessos: 27

    Anualmente, surgem pelo menos dez mil novos casos de câncer de boca no Brasil. Quando o diagnóstico é realizado precocemente, a cura pode ser total. Mas, o grande problema é que a maioria das pessoas só recorre a um cirurgião-dentista quando a lesão está em estágio avançado. Dentro desse contexto, a APCD está lançando a 2ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca – que acontece entre os dias 4 e 8 de agosto, das 9h às 12h.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Odontologial 07/07/2014

    VIVER BEM LEGAL é ter um belo sorriso e quando você tiver algum problema de saúde, procure resolver com métodos, técnicas simples e até sabedoria popular. A saúde começa pela boca ,ai temos que pensar em Odontologia Preventiva e Nutrição.

    Por: Alexandre Senal Saúde> Odontologial 07/07/2014 lAcessos: 14
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 30
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 32
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 22
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 29
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 21

    Comments on this article

    0
    carla 30/10/2010
    pois não é que presta mesmo obrigado
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast