Dieta cariogênica

Publicado em: 18/01/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 5,169 |

Dieta = conjunto de alimentos sólidos e líquidos

Cariogênica = é a dieta que propicia o aparecimento das cáries dentárias.

A  dieta  rica em carboidratos fermentáveis, principalmente a sacarose, é usada pelas bactérias para a formação de ácidos que agem sobre os dentes provocando o aparecimento das cáries dentárias.

Os alimentos têm características que determinam se são cariogênicos, ou não, e quanto o são. Estas características são:

1 – o tipo de açúcar presente em cada alimento

Em primeiro lugar está a sacarose (açúcar refinado), em seguida a frutose (açúcar presente nas frutas) e depois a glicose (açúcar encontrado principalmente nas massas e nos pães.) e o amido (polímero de glicose e maltose) que é menos cariogênico.

2 – a consistência

Quanto mais pastoso mais cariogênico porque gruda mais nos dentes

Exemplo: uva-passa, figo seco, balas de goma, batatas fritas, cereais de aveia, bolachas recheadas, etc. são muito grudentos.

Bolos e pães são moderadamente grudentos.

Bananas, sorvetes e barras de chocolate são menos grudentos

3 – a resistência

Os alimentos mais duros, como vegetais crus ou certas frutas estimulam a salivação e diminuem a incidência de caries.

No entanto existem alimentos líquidos que são altamente cariogênicos como os sucos e também os molhos industrializados que contêm açúcar na sua composição.

O mel e o açúcar mascavo também são metabolizados pelas bactérias para formação de ácidos que agridem as estruturas dentárias

Mas, que todas estas informações não nos deixem com a idéia de que não podemos mais comer. Podemos contornar tudo isto com um pouco de disciplina e cuidado:

1 – controlar a ingestão destes alimentos, procurar ingeri-los durante as refeições e fazer a higiene bucal em seguida

2 - limpar os dentes após as refeições e antes de dormir, usando cuidadosamente o fio dental, em cada superfície dos dentes, removendo, assim, os resíduos alimentares de onde a escova não alcança, e, então, com uma escova macia e um creme dental de boa qualidade terminar a higiene limpando outras áreas dos dentes e da boca, gengivas e língua.

3 – visitar o Cirurgião- dentista, periodicamente, para  avaliação da qualidade das restaurações antigas, do estado geral da boca, e para receber orientações quanto á higiene e prevenção e, ainda uma limpeza e polimento dentário  que é sempre muito agradável e benéfico.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/dieta-cariogenica-4062509.html

    Palavras-chave do artigo:

    dieta

    ,

    carboidratos

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    Emagrecer com Dietas

    Sempre que buscamos alternativas para emagrecer encontramos muitas! No entanto, a maior parte estão entre as dicas radicais para resultados a curto prazo. O que não é o ideal… E para que você não fique mais preocupado (a), seguem 10(dez) dicas bem interessantes:

    Por: Emagrecer com Dietasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/04/2013 lAcessos: 32
    Ricardo

    Quer Emagrecer Rápido Se Alimentando Bem Sem Remédios Sem Passar Fome? Os Alimentos Da Dieta Da Protiena Funciona Rápido Com Um Vasto Cardápio. Saiba Mais Sobre Os Alimentos E como Fazer A Dieta. Comece Rápido.

    Por: Ricardol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/01/2012 lAcessos: 1,109

    Veja como dietas com menos carboidratos ajudam com maior eficácia a perder peso. Isso é comprovado depois de inúmeras pesquisas sobre a questão de emagrecer com saúde.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/05/2014 lAcessos: 40
    Quero Entrar em Forma

    Ás vezes, durante a dieta, bate uma vontade de comer ou beber algo gostoso e diferente, não é? Felizmente é possível fazer isso sem sair da dieta. Trouxemos aqui, 3 receitas deliciosas sem carboidrato ou gorduras, que podem ser incluídas em praticamente todos os tipos de dietas.

    Por: Quero Entrar em Formal Culinária> Receitasl 26/07/2014 lAcessos: 102
    Alessandro Neves de Araujo

    Isto posto, este estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento e utilização de carboidrato por corredores de elite de provas de fundo. Fizeram parte desta pesquisa 89 atletas de elite ( 59 homens e 30 mulheres), participantes da Corrida Internacional São Silvestre realizada em 31 de Dezembro de 2005 na cidade de São Paulo – SP. Com resultado, verificamos que a maioria destes atletas de elite não possui acompanhamento nutricional por profissional da área.

    Por: Alessandro Neves de Araujol Esportel 28/06/2011 lAcessos: 686
    Emagrecer Para Sempre

    Ao procurar uma dieta concentra-se em desenvolver um estilo de vida saudável. Veja neste artigo como escolher a melhor dieta para emagrecer rapidamente sem prejudicar sua saúde, além de dicas imprescindíveis que você precisa saber antes de escolher qual plano de dieta seguir.

    Por: Emagrecer Para Semprel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/11/2013 lAcessos: 63

    Alimentos não processados e dieta Atkins quando você começa na sua primeira dieta, você pode ser tentado a tirar proveito de muitos dos produtos de baixo carboidrato que existem no mercado.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/06/2014 lAcessos: 34

    Os carboidratos engordam? Faz décadas que ouvimos falar que as dietas pobres em carboidratos fazem perder peso rapidamente. Mas será que isto é verdade ou não passa de uma crença popular sem fundamento?

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/01/2013 lAcessos: 40
    Robson Luís

    Tudo sobre as dietas mais populares da atualidade e as conseqüências dessas dietas a saúde.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/10/2013 lAcessos: 60

    A saúde bucal é uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde, que divulgou novas diretrizes sobre a ingestão de açúcar. O ideal é reduzir o consumo de açúcar em todas as suas formas para menos de 10% de todas as calorias diárias ingeridas. Em um passo adiante, reduzindo ainda mais esse consumo para 5% – seis colheres de chá por dia –, o ganho será maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/04/2015

    Quem sofre de mau hálito normalmente não percebe o problema, só quando é avisado por amigos ou conhecidos com quem lida diariamente. Isto porque não se trata daquele gosto amargo na boca que as pessoas geralmente sentem ao acordar ou passar muito tempo sem se alimentar. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito é percebido através de um odor ofensivo no ar expirado

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/03/2015 lAcessos: 20

    Se existe algo que nos remete ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, é o sorriso de quem conquistou muita coisa ao longo dos anos e ainda continua em busca de seus ideais. Por isso, vários especialistas da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) reuniram dicas úteis para mulheres de zero a cem anos conquistar uma boca saudável.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2015 lAcessos: 18

    Quando se trata de ir ao dentista deve levar em conta muitas variáveis. A primeira coisa que você costuma ver o paciente é o profissionalismo do dentista. Veja algumas coisa que deve ter em conta para contratar um bom dentista

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/02/2015 lAcessos: 19

    Alguns aspectos relevantes da interface entre o cirurgião-dentista e o otorrinolaringologista – médico especializado em ‘ouvido, nariz e garganta' – não costumam ser divulgados, mas sabe-se que é grande o número de pacientes que, por recorrerem com mais frequência a tratamentos odontológicos, acabam descobrindo problemas que nada têm a ver com os dentes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/02/2015 lAcessos: 20

    Usados para afinar o sangue e prevenir a trombose de artérias e veias, os anticoagulantes são fundamentais na rotina dos portadores de arritmias (principalmente a fibrilação atrial), doenças valvares e doenças hereditárias como a trombofilia (propensão a desenvolver trombose). No pós-operatório da cirurgia de quadril e de joelho, o uso dessa classe de medicamento também é uma prática comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/02/2015 lAcessos: 15

    Em www.fisicomedico.com.br é possível obter um bom texto sobre o assunto: Serviços de radiologia odontológica precisam de cálculo de blindagem? Há uma verdadeira confusão sobre essa necessidade e este se faz esclarecedor.

    Por: rafaell Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/02/2015 lAcessos: 11

    Senso comum, 2015 não será um ano fácil para a Economia nacional, a exemplo do aumento dos juros, impostos, combustíveis, água e luz. Ainda assim, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defende que as ações assumidas pela Presidente Dilma Rousseff devem reforçar o investimento e assegurar que seja mais fácil fazer negócios no Brasil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2015 lAcessos: 13
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes de leite são muito importantes para as crianças: são eles que realizam toda a mastigação desde que começam a nascer aos seis meses idade até mais ou menos os seis anos quando já começam a nascer alguns dentes permanentes. O primeiro molar permanente nasce por volta desta idade (seis anos), atrás dos dentes de leite, sem que haja queda ou troca de nenhum dente. Muitas mães e pais não percebem o seu nascimento ou o confundem com um dente de leite.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/02/2011 lAcessos: 206
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Com um leve sorriso cumprimentamos as pessoas e as fazemos sentir-se à vontade. Com uma boa risada acionamos diretamente 28 músculos e relaxamos todo o nosso corpo. Quando gargalhamos provocamos contrações curtas e fortes no diafragma e nos músculos abdominais que massageiam os órgãos internos deixando-os mais irrigados e, portanto, mais saudáveis.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2011 lAcessos: 292
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,374
    Marlene Rodrigues Ferreira

    A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos – frequentemente provenientes dos alimentos – que enfraquecem a superfície do esmalte. Intimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 13/05/2010 lAcessos: 853
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Existem dois fatores determinantes para o aparecimento da cárie dentária: a dieta cariogênica e a higiene bucal deficiente. A cárie dentária pode ser prevenida e totalmente erradicada. O Cirurgião - dentista é o profissional competente para auxiliar as pessoas em relação às doenças da boca.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 09/05/2010 lAcessos: 2,756 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    CLAUDIA 08/11/2011
    ADOREI A MATERIA ESTOU FAZENDO O CURSO DE THD E PRECISO APRESENTAR UM TRB SONRE CARIE,IMPORTANCIA DO FLUOR ,DIETA CARIOGENICA E NAO CARIOGENICA,TECNICAS DE ESCOVAÇAO ,USO DO FIO DENTAL E RASPADOR DE LINGUA ALGUEM TERIA UM RESUMO DE TD ISSO QUE POSSA MIM ENVIA
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast