Dieta cariogênica

Publicado em: 18/01/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 4,842 |

Dieta = conjunto de alimentos sólidos e líquidos

Cariogênica = é a dieta que propicia o aparecimento das cáries dentárias.

A  dieta  rica em carboidratos fermentáveis, principalmente a sacarose, é usada pelas bactérias para a formação de ácidos que agem sobre os dentes provocando o aparecimento das cáries dentárias.

Os alimentos têm características que determinam se são cariogênicos, ou não, e quanto o são. Estas características são:

1 – o tipo de açúcar presente em cada alimento

Em primeiro lugar está a sacarose (açúcar refinado), em seguida a frutose (açúcar presente nas frutas) e depois a glicose (açúcar encontrado principalmente nas massas e nos pães.) e o amido (polímero de glicose e maltose) que é menos cariogênico.

2 – a consistência

Quanto mais pastoso mais cariogênico porque gruda mais nos dentes

Exemplo: uva-passa, figo seco, balas de goma, batatas fritas, cereais de aveia, bolachas recheadas, etc. são muito grudentos.

Bolos e pães são moderadamente grudentos.

Bananas, sorvetes e barras de chocolate são menos grudentos

3 – a resistência

Os alimentos mais duros, como vegetais crus ou certas frutas estimulam a salivação e diminuem a incidência de caries.

No entanto existem alimentos líquidos que são altamente cariogênicos como os sucos e também os molhos industrializados que contêm açúcar na sua composição.

O mel e o açúcar mascavo também são metabolizados pelas bactérias para formação de ácidos que agridem as estruturas dentárias

Mas, que todas estas informações não nos deixem com a idéia de que não podemos mais comer. Podemos contornar tudo isto com um pouco de disciplina e cuidado:

1 – controlar a ingestão destes alimentos, procurar ingeri-los durante as refeições e fazer a higiene bucal em seguida

2 - limpar os dentes após as refeições e antes de dormir, usando cuidadosamente o fio dental, em cada superfície dos dentes, removendo, assim, os resíduos alimentares de onde a escova não alcança, e, então, com uma escova macia e um creme dental de boa qualidade terminar a higiene limpando outras áreas dos dentes e da boca, gengivas e língua.

3 – visitar o Cirurgião- dentista, periodicamente, para  avaliação da qualidade das restaurações antigas, do estado geral da boca, e para receber orientações quanto á higiene e prevenção e, ainda uma limpeza e polimento dentário  que é sempre muito agradável e benéfico.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/dieta-cariogenica-4062509.html

    Palavras-chave do artigo:

    dieta

    ,

    carboidratos

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    Emagrecer com Dietas

    Sempre que buscamos alternativas para emagrecer encontramos muitas! No entanto, a maior parte estão entre as dicas radicais para resultados a curto prazo. O que não é o ideal… E para que você não fique mais preocupado (a), seguem 10(dez) dicas bem interessantes:

    Por: Emagrecer com Dietasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/04/2013 lAcessos: 20
    Ricardo

    Quer Emagrecer Rápido Se Alimentando Bem Sem Remédios Sem Passar Fome? Os Alimentos Da Dieta Da Protiena Funciona Rápido Com Um Vasto Cardápio. Saiba Mais Sobre Os Alimentos E como Fazer A Dieta. Comece Rápido.

    Por: Ricardol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/01/2012 lAcessos: 1,074

    Veja como dietas com menos carboidratos ajudam com maior eficácia a perder peso. Isso é comprovado depois de inúmeras pesquisas sobre a questão de emagrecer com saúde.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/05/2014 lAcessos: 31
    Quero Entrar em Forma

    Ás vezes, durante a dieta, bate uma vontade de comer ou beber algo gostoso e diferente, não é? Felizmente é possível fazer isso sem sair da dieta. Trouxemos aqui, 3 receitas deliciosas sem carboidrato ou gorduras, que podem ser incluídas em praticamente todos os tipos de dietas.

    Por: Quero Entrar em Formal Culinária> Receitasl 26/07/2014 lAcessos: 34
    Alessandro Neves de Araujo

    Isto posto, este estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento e utilização de carboidrato por corredores de elite de provas de fundo. Fizeram parte desta pesquisa 89 atletas de elite ( 59 homens e 30 mulheres), participantes da Corrida Internacional São Silvestre realizada em 31 de Dezembro de 2005 na cidade de São Paulo – SP. Com resultado, verificamos que a maioria destes atletas de elite não possui acompanhamento nutricional por profissional da área.

    Por: Alessandro Neves de Araujol Esportel 28/06/2011 lAcessos: 630
    Emagrecer Para Sempre

    Ao procurar uma dieta concentra-se em desenvolver um estilo de vida saudável. Veja neste artigo como escolher a melhor dieta para emagrecer rapidamente sem prejudicar sua saúde, além de dicas imprescindíveis que você precisa saber antes de escolher qual plano de dieta seguir.

    Por: Emagrecer Para Semprel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/11/2013 lAcessos: 46

    Alimentos não processados e dieta Atkins quando você começa na sua primeira dieta, você pode ser tentado a tirar proveito de muitos dos produtos de baixo carboidrato que existem no mercado.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/06/2014 lAcessos: 17

    Os carboidratos engordam? Faz décadas que ouvimos falar que as dietas pobres em carboidratos fazem perder peso rapidamente. Mas será que isto é verdade ou não passa de uma crença popular sem fundamento?

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/01/2013 lAcessos: 33
    Robson Luís

    Tudo sobre as dietas mais populares da atualidade e as conseqüências dessas dietas a saúde.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/10/2013 lAcessos: 44

    Neste artigo vou informar os vários defeitos possíveis referente ao refletor odontológico apagando e acendendo quando movimentado o cabeçote e a articulação ou apenas oscilando a luminosidade sem o dentista se quer estar mexendo, vou informar como solucionar os problemas e resolver de imediato.

    Por: Luiz R.D.Paesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/10/2014

    Mulheres são as principais vítimas de dor na articulação temporomandibular. Em permanente estado de ansiedade, já que tendem a acumular responsabilidades, muitas continuam sem saber se a causa do mal-estar está relacionada à tensão pré-menstrual, à enxaqueca, ou a um problema de ATM. Principalmente entre 30 e 45 anos, muitas convivem com uma dor de cabeça crônica sem imaginar que sofrem de bruxismo – que é o apertar e ranger de dentes durante o sono.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 14/10/2014

    Existem mitos e verdades acerca de muitas coisas. E os implantes dentários não são exceção. Se tem implantes ou se está à procura de informação para tomar a decisão, juntamente com o seu dentista, se os deve e pode colocar, então leia este artigo e, logo ficará mais esclarecido.

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2014
    willian soares

    Ninguém quer um sorriso amarelo, mas se você prestou atenção ao longo dos últimos anos, os sorrisos ficaram mais brancos e mais brancos. Não é totalmente incomum nos dias de hoje ver uma celebridade, apresentador, ou outra pessoa excessivamente preocupado com a aparência, para ter dentes tão brancos é completamente perturbador.

    Por: willian soaresl Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/09/2014 lAcessos: 11

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014 lAcessos: 21

    Mais de 4 milhões de brasileiros idosos necessitam de prótese dentária, segundo dados do Ministério da Saúde. A esse número somam-se ainda milhões de brasileiros mais jovens que vivem com a ausência de um ou mais dentes. Mas o que esses dados significam na prática? Quais as consequências da perda de dentes para o organismo como um todo?

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014

    O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico bastante adotado na Odontologia. A técnica é utilizada em casos de pacientes que precisam recorrer a implante dentário, mas não possuem osso com quantidade ou qualidade suficiente para a implantação.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014 lAcessos: 25

    O Clareamento Dental é um tratamento cosmético que possibilita a melhoria da estética do sorriso. Este tratamento pode ser feito em casa ou no consultório dentário por um Cirurgião-Dentista. O Clareamento Dental pode trazer benefícios para a auto-estima, tornando o paciente que o fez mais confiante para sorrir. Existem algumas diferenças entre os tipos de clareamento dental disponíveis no mercado. Alguns produtos clareadores podem até ser encontrados em farmácias e supermercados.

    Por: Ronald Pinhol Saúde e Bem Estar> Odontologial 04/08/2014 lAcessos: 17
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes de leite são muito importantes para as crianças: são eles que realizam toda a mastigação desde que começam a nascer aos seis meses idade até mais ou menos os seis anos quando já começam a nascer alguns dentes permanentes. O primeiro molar permanente nasce por volta desta idade (seis anos), atrás dos dentes de leite, sem que haja queda ou troca de nenhum dente. Muitas mães e pais não percebem o seu nascimento ou o confundem com um dente de leite.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/02/2011 lAcessos: 189
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Com um leve sorriso cumprimentamos as pessoas e as fazemos sentir-se à vontade. Com uma boa risada acionamos diretamente 28 músculos e relaxamos todo o nosso corpo. Quando gargalhamos provocamos contrações curtas e fortes no diafragma e nos músculos abdominais que massageiam os órgãos internos deixando-os mais irrigados e, portanto, mais saudáveis.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2011 lAcessos: 260
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,347
    Marlene Rodrigues Ferreira

    A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos – frequentemente provenientes dos alimentos – que enfraquecem a superfície do esmalte. Intimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 13/05/2010 lAcessos: 826
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Existem dois fatores determinantes para o aparecimento da cárie dentária: a dieta cariogênica e a higiene bucal deficiente. A cárie dentária pode ser prevenida e totalmente erradicada. O Cirurgião - dentista é o profissional competente para auxiliar as pessoas em relação às doenças da boca.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 09/05/2010 lAcessos: 2,637 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    CLAUDIA 08/11/2011
    ADOREI A MATERIA ESTOU FAZENDO O CURSO DE THD E PRECISO APRESENTAR UM TRB SONRE CARIE,IMPORTANCIA DO FLUOR ,DIETA CARIOGENICA E NAO CARIOGENICA,TECNICAS DE ESCOVAÇAO ,USO DO FIO DENTAL E RASPADOR DE LINGUA ALGUEM TERIA UM RESUMO DE TD ISSO QUE POSSA MIM ENVIA
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast