O que é Mobilidade Dental?

Publicado em: 29/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 787 |

Os dentes são presos aos ossos pelo ligamento periodontal, que pode ser comparado a um conjunto de cordas elásticas que prendem o dente ao osso e permitem uma pequena movimentação do dente. Esta movimentação é muito sutil e natural e muito difícil de ser percebida pelo paciente.

Quando esta mobilidade natural aumenta, de modo que o paciente a perceba o dente se movimentar, há algum problema odontológico fazendo com que os dentes "amoleçam".

As causas mais comuns da mobilidade dental são:

1.  Acidentes: quando o dente sofre um trauma, a força do impacto é transferida ao ligamento periodontal, que fica inflamado e causa o aumento da mobilidade. Este "amolecimento" depende da intensidade do trauma e, com tratamento adequado, tende a regredir.

2.  Problemas periodontais: o acúmulo de placa e tártaro nos dentes pode provocar a perda óssea, fazendo com que o dente perca sua sustentação, ganhando mobilidade.

3.  Problemas de oclusão (mordida errada): os dentes precisam estar em equilíbrio para uma melhor distribuição de forças durante a "mordida". Os dentes mal posicionados podem receber forças excessivas e esta sobrecarga poderá causar um aumento na mobilidade do dente.


4.  Mobilidade relacionada com próteses e restaurações: restaurações e próteses devem ser ajustadas de modo a distribuir as forças durante a mastigação, como explicado anteriormente. Uma restauração ou prótese que interfere na mordida pode levar ao aumento da mobilidade do dente, além de fraturas na coroa e/ou raiz do dente e dores na articulação.

5.  Mobilidade causada por "problemas de canal" : inflamações no "canal" podem causar também uma inflamação no ligamento periodontal. Isto aumenta levemente a mobilidade do dente, que retorna a normalidade após o tratamento endodôntico (canal)

6.  Mobilidade causada por tratamento ortodôntico (aparelhos): para que os dentes se  movimentem durante o tratamento com aparelhos ortodônticos é necessária a aplicação de uma determinada força. Entretanto, esta força, pode provocar um aumento na mobilidade do dente, principalmente logo após a ativação ("apertamento") do aparelho. Esta mobilidade deve ser monitorada pelo profissional e regredir ao final do tratamento

Como você pôde perceber, a mobilidade dental deve ser avaliada por um profissional e tratada adequadamente para que ela não progrida.

Se o seu dente "amoleceu", procure um dentista, pois há algo de errado com ele!

Sobre a autora: Dra. Luciana C. Espejo Trung é especialista, mestre e doutora em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório odontológico no bairro da Vila Guilherme em São Paulo.

Para encontrar mais informações sobre a Dra. Luciana C. Espejo Trung clique aqui.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/o-que-e-mobilidade-dental-4965866.html

    Palavras-chave do artigo:

    dentista

    ,

    odontologia

    ,

    mobilidade dental

    Comentar sobre o artigo

    Saiba porque é muito mais econômico visitar o dentista regularmente. Além de manter uma ótima saúde bucal, essas visitas permitem que o seu sorriso seja ainda mais bonito.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/10/2010 lAcessos: 255 lComentário: 1

    Conheça os sintomas, as causas e o tratamento desta doença que ataca 90% das pessoas, mas que passa desapercebida até estar em um estágio avançado.

    Por: Rosemeire Aparecida Marquesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2011 lAcessos: 834

    A saúde bucal é uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde, que divulgou novas diretrizes sobre a ingestão de açúcar. O ideal é reduzir o consumo de açúcar em todas as suas formas para menos de 10% de todas as calorias diárias ingeridas. Em um passo adiante, reduzindo ainda mais esse consumo para 5% – seis colheres de chá por dia –, o ganho será maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/04/2015

    Quem sofre de mau hálito normalmente não percebe o problema, só quando é avisado por amigos ou conhecidos com quem lida diariamente. Isto porque não se trata daquele gosto amargo na boca que as pessoas geralmente sentem ao acordar ou passar muito tempo sem se alimentar. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito é percebido através de um odor ofensivo no ar expirado

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/03/2015 lAcessos: 20

    Se existe algo que nos remete ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, é o sorriso de quem conquistou muita coisa ao longo dos anos e ainda continua em busca de seus ideais. Por isso, vários especialistas da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) reuniram dicas úteis para mulheres de zero a cem anos conquistar uma boca saudável.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2015 lAcessos: 18

    Quando se trata de ir ao dentista deve levar em conta muitas variáveis. A primeira coisa que você costuma ver o paciente é o profissionalismo do dentista. Veja algumas coisa que deve ter em conta para contratar um bom dentista

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/02/2015 lAcessos: 19

    Alguns aspectos relevantes da interface entre o cirurgião-dentista e o otorrinolaringologista – médico especializado em ‘ouvido, nariz e garganta' – não costumam ser divulgados, mas sabe-se que é grande o número de pacientes que, por recorrerem com mais frequência a tratamentos odontológicos, acabam descobrindo problemas que nada têm a ver com os dentes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/02/2015 lAcessos: 20

    Usados para afinar o sangue e prevenir a trombose de artérias e veias, os anticoagulantes são fundamentais na rotina dos portadores de arritmias (principalmente a fibrilação atrial), doenças valvares e doenças hereditárias como a trombofilia (propensão a desenvolver trombose). No pós-operatório da cirurgia de quadril e de joelho, o uso dessa classe de medicamento também é uma prática comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/02/2015 lAcessos: 15

    Em www.fisicomedico.com.br é possível obter um bom texto sobre o assunto: Serviços de radiologia odontológica precisam de cálculo de blindagem? Há uma verdadeira confusão sobre essa necessidade e este se faz esclarecedor.

    Por: rafaell Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/02/2015 lAcessos: 11

    Senso comum, 2015 não será um ano fácil para a Economia nacional, a exemplo do aumento dos juros, impostos, combustíveis, água e luz. Ainda assim, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defende que as ações assumidas pela Presidente Dilma Rousseff devem reforçar o investimento e assegurar que seja mais fácil fazer negócios no Brasil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2015 lAcessos: 13

    O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas bacterianas resistentes na comunidade. Em nosso país, infelizmente a automedicação é um erro cultural que pode trazer sérios prejuízos individuais e coletivos à sociedade.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 138

    Sejamos realistas... Quem gosta de ir ao dentista?? Eu mesmo não gosto. Apesar de atualmente os tratamentos serem indolores, ir ao dentista é muito incômodo. Pense bem: você não pode conversar, nem fechar a boca, nem se mexer.... e ainda tem 10 dedos dentro da sua boca!! Por isso eu sempre digo: A prevenção é a melhor maneira de manter seu sorriso sempre saudável.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 81

    Hipersensibilidade deninária é a dor que ocorre geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva. Normalmente ela é provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 97

    A boca seca é conhecida, na área da Saúde, como xerostomia, problema onde ocorre uma diminuição na produção de saliva.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/05/2011 lAcessos: 180

    O que os implantes dentários podem fazer por você?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/12/2010 lAcessos: 181

    Halitose, o que é e como combater esse mal que afeta grande parte da população mundial.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2010 lAcessos: 259

    Qual é a melhor maneira de obter um dente mais branco? Quais as orientações para que o clareamento dental tenha um resultado rápido e duradouro?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/11/2010 lAcessos: 302

    Qual é a importância do fio dental na higiene bucal?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/11/2010 lAcessos: 122
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast