O que é Mobilidade Dental?

Publicado em: 29/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 762 |

Os dentes são presos aos ossos pelo ligamento periodontal, que pode ser comparado a um conjunto de cordas elásticas que prendem o dente ao osso e permitem uma pequena movimentação do dente. Esta movimentação é muito sutil e natural e muito difícil de ser percebida pelo paciente.

Quando esta mobilidade natural aumenta, de modo que o paciente a perceba o dente se movimentar, há algum problema odontológico fazendo com que os dentes "amoleçam".

As causas mais comuns da mobilidade dental são:

1.  Acidentes: quando o dente sofre um trauma, a força do impacto é transferida ao ligamento periodontal, que fica inflamado e causa o aumento da mobilidade. Este "amolecimento" depende da intensidade do trauma e, com tratamento adequado, tende a regredir.

2.  Problemas periodontais: o acúmulo de placa e tártaro nos dentes pode provocar a perda óssea, fazendo com que o dente perca sua sustentação, ganhando mobilidade.

3.  Problemas de oclusão (mordida errada): os dentes precisam estar em equilíbrio para uma melhor distribuição de forças durante a "mordida". Os dentes mal posicionados podem receber forças excessivas e esta sobrecarga poderá causar um aumento na mobilidade do dente.


4.  Mobilidade relacionada com próteses e restaurações: restaurações e próteses devem ser ajustadas de modo a distribuir as forças durante a mastigação, como explicado anteriormente. Uma restauração ou prótese que interfere na mordida pode levar ao aumento da mobilidade do dente, além de fraturas na coroa e/ou raiz do dente e dores na articulação.

5.  Mobilidade causada por "problemas de canal" : inflamações no "canal" podem causar também uma inflamação no ligamento periodontal. Isto aumenta levemente a mobilidade do dente, que retorna a normalidade após o tratamento endodôntico (canal)

6.  Mobilidade causada por tratamento ortodôntico (aparelhos): para que os dentes se  movimentem durante o tratamento com aparelhos ortodônticos é necessária a aplicação de uma determinada força. Entretanto, esta força, pode provocar um aumento na mobilidade do dente, principalmente logo após a ativação ("apertamento") do aparelho. Esta mobilidade deve ser monitorada pelo profissional e regredir ao final do tratamento

Como você pôde perceber, a mobilidade dental deve ser avaliada por um profissional e tratada adequadamente para que ela não progrida.

Se o seu dente "amoleceu", procure um dentista, pois há algo de errado com ele!

Sobre a autora: Dra. Luciana C. Espejo Trung é especialista, mestre e doutora em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório odontológico no bairro da Vila Guilherme em São Paulo.

Para encontrar mais informações sobre a Dra. Luciana C. Espejo Trung clique aqui.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/o-que-e-mobilidade-dental-4965866.html

    Palavras-chave do artigo:

    dentista

    ,

    odontologia

    ,

    mobilidade dental

    Comentar sobre o artigo

    Saiba porque é muito mais econômico visitar o dentista regularmente. Além de manter uma ótima saúde bucal, essas visitas permitem que o seu sorriso seja ainda mais bonito.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/10/2010 lAcessos: 248 lComentário: 1

    Conheça os sintomas, as causas e o tratamento desta doença que ataca 90% das pessoas, mas que passa desapercebida até estar em um estágio avançado.

    Por: Rosemeire Aparecida Marquesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2011 lAcessos: 796

    A perda de um dente compromete bastante a saúde oral. No Brasil, a necessidade de algum tipo de prótese surge ainda na adolescência – entre 15 e 19 anos. Mais recentemente, a Odontologia passou a explorar as possibilidades da engenharia tecidual na reparação e regeneração de estruturas dentais.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/12/2014

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. Muito já se falou que os meios mais frequentes de se contrair a doença são o sexo desprotegido (incluindo o sexo oral sem preservativo), o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas, transfusão de sangue e de mãe para filho durante a gestação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/12/2014

    O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015, paralelamente ao 33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira, o evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que desejam acompanhar os avanços da Odontologia.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/11/2014

    Na opinião da odontopediatra Sandra Kalil, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a amamentação exige do bebê uma sofisticada coordenação de músculos e movimentos de mandíbula e língua. "O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/11/2014 lAcessos: 11

    Dentes alinhados e mordida correta garantem boa parte da beleza de um sorriso. Mas quando há dentes apinhados, projetados, ou ainda mordidas cruzadas, por exemplo, isso não apenas compromete a aparência, como também pode resultar em problemas na mastigação, fala, respiração, dores de cabeça e até mesmo dores que se estendem dos ouvidos até o pescoço.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/10/2014 lAcessos: 12

    Neste artigo vou informar os vários defeitos possíveis referente ao refletor odontológico apagando e acendendo quando movimentado o cabeçote e a articulação ou apenas oscilando a luminosidade sem o dentista se quer estar mexendo, vou informar como solucionar os problemas e resolver de imediato.

    Por: Luiz R.D.Paesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/10/2014

    Mulheres são as principais vítimas de dor na articulação temporomandibular. Em permanente estado de ansiedade, já que tendem a acumular responsabilidades, muitas continuam sem saber se a causa do mal-estar está relacionada à tensão pré-menstrual, à enxaqueca, ou a um problema de ATM. Principalmente entre 30 e 45 anos, muitas convivem com uma dor de cabeça crônica sem imaginar que sofrem de bruxismo – que é o apertar e ranger de dentes durante o sono.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 14/10/2014 lAcessos: 24

    Existem mitos e verdades acerca de muitas coisas. E os implantes dentários não são exceção. Se tem implantes ou se está à procura de informação para tomar a decisão, juntamente com o seu dentista, se os deve e pode colocar, então leia este artigo e, logo ficará mais esclarecido.

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2014 lAcessos: 18

    O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas bacterianas resistentes na comunidade. Em nosso país, infelizmente a automedicação é um erro cultural que pode trazer sérios prejuízos individuais e coletivos à sociedade.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 129

    Sejamos realistas... Quem gosta de ir ao dentista?? Eu mesmo não gosto. Apesar de atualmente os tratamentos serem indolores, ir ao dentista é muito incômodo. Pense bem: você não pode conversar, nem fechar a boca, nem se mexer.... e ainda tem 10 dedos dentro da sua boca!! Por isso eu sempre digo: A prevenção é a melhor maneira de manter seu sorriso sempre saudável.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 72

    Hipersensibilidade deninária é a dor que ocorre geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva. Normalmente ela é provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 95

    A boca seca é conhecida, na área da Saúde, como xerostomia, problema onde ocorre uma diminuição na produção de saliva.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/05/2011 lAcessos: 170

    O que os implantes dentários podem fazer por você?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/12/2010 lAcessos: 176

    Halitose, o que é e como combater esse mal que afeta grande parte da população mundial.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2010 lAcessos: 248

    Qual é a melhor maneira de obter um dente mais branco? Quais as orientações para que o clareamento dental tenha um resultado rápido e duradouro?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/11/2010 lAcessos: 295

    Qual é a importância do fio dental na higiene bucal?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/11/2010 lAcessos: 122
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast