Odontologia para Gestantes: Posso Tratar os Dentes Grávida?

Publicado em: 08/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 701 |

A gravidez é um momento maravilhoso e delicado na vida das mulheres, marcado por mudanças físicas e psicológicas. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados, pois uma nova vida está sendo gerada e o que as mães mais desejam é que seus filhos nasçam com a saúde perfeita.

Se você está pensando em engravidar, uma ótima recomendação é ir ao dentista fazer um check up para resolver possíveis problemas bucais, mesmo que você ache que está tudo bem. Lembre-se que a prevenção, na realidade, é o melhor tratamento sempre, já que é através dela que evitamos as doenças e mantemos nossa saúde.

Mas acidentes acontecem, e de repente você está grávida sem ter planejado. Durante a gestação tudo corria bem, até que um dia você começou a sentir um incômodo no dente, que progrediu para uma dor insuportável. Aí surgem dúvidas e conselhos de todos os tipos: é proibido tomar remédios, grávida não pode tomar anestesia, radiografia afeta o bebê! E agora, o que fazer?

Esta é uma situação real e certamente você conhece alguém que já passou por ela e se desesperou sem saber que atitude tomar, mas a resposta é simples e direta: deve-se procurar tratamento odontológico imediato, pois o sofrimento e o stress causados por uma forte dor de dente impossibilitam uma gestação tranqüila.

Existem medicamentos que podem ser tomados sem afetar a formação do bebê, bem como anestésicos adequados para grávidas, e a radiografia do dente pode ser feita se necessário, pois o tempo de exposição à radiação é mínimo e as barreiras de proteção utilizadas para a mãe e bebê são efetivas. Diga ao cirurgião-dentista que você está grávida e ele tomará os cuidados especiais necessários para o seu atendimento com conforto e segurança.

Até mais!

Dra. Thaís Borguezan

Sobre a autora: Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/odontologia-para-gestantes-posso-tratar-os-dentes-gravida-3430422.html

    Palavras-chave do artigo:

    dentista

    ,

    odontologia

    ,

    tratamento odontologico

    Comentar sobre o artigo

    Acupuntura para tratamentos odontológicos Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, alguns dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.

    Por: adminl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/01/2013 lAcessos: 48

    O paciente deverá ter um acompanhamento odontológico antes, durante e após o tratamento oncológico, minimizando focos de contaminação bucal e melhorando a qualidade de vida. A primeira consulta, antes do tratamento oncológico, diagnosticará as condições bucais, englobando a mucosa, dentes, periodonto e periápice. O odontólogo deverá, ainda, orientar o paciente a respeito dos cuidados de higiene bucal durante o tratamento.

    Por: ERIKAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/10/2008 lAcessos: 16,731 lComentário: 1

    Diante de eventuais desdobramentos provocados por reações à anestesia empregada em procedimentos cirúrgicos, é normal que a população também passe a questionar a anestesia administrada nos tratamentos odontológicos. A boa notícia é que a anestesia aplicada por cirurgiões-dentistas experientes e no ambiente do consultório tem uma grande margem de segurança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/09/2013 lAcessos: 67

    Especialista diz que Odontologia brasileira está avançando nesse sentido. Este mês, tema será discutido em simpósio durante o 30° CIOSP

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/01/2012 lAcessos: 120

    Você sabe o que é tratamento restaurador atraumático? Em janeiro, vem ao Brasil um dos maiores divulgadores da técnica ART. Jo Frencken vai participar do 32º CIOSP

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2013 lAcessos: 55

    Você sabia que alguns convênios pagam menos de R$10 para o dentista realizar uma cirurgia na sua boca? Saiba porque alguns dentistas se negam a realizar atendimentos para alguns convênios odontológicos.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/10/2010 lAcessos: 306 lComentário: 1

    Hoje em dia, é possível tratar os dentes sem sentir dor. Basta saber escolher o local e o dentista qualificado para o seu tratamento. Saiba mais...

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2010 lAcessos: 260

    Saiba porque é muito mais econômico visitar o dentista regularmente. Além de manter uma ótima saúde bucal, essas visitas permitem que o seu sorriso seja ainda mais bonito.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/10/2010 lAcessos: 255 lComentário: 1
    Clinica Saraiva

    TRATAMENTO PARA QUEM TEM MEDO DE DENTISTA (ODONTOFOBICOS) E TAMBÉM PARA QUEM QUER GANHAR TEMPO: SPA ODONTOLOGICO

    Por: Clinica Saraival Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/04/2012 lAcessos: 156

    Quem sofre de mau hálito normalmente não percebe o problema, só quando é avisado por amigos ou conhecidos com quem lida diariamente. Isto porque não se trata daquele gosto amargo na boca que as pessoas geralmente sentem ao acordar ou passar muito tempo sem se alimentar. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito é percebido através de um odor ofensivo no ar expirado

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/03/2015

    Se existe algo que nos remete ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, é o sorriso de quem conquistou muita coisa ao longo dos anos e ainda continua em busca de seus ideais. Por isso, vários especialistas da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) reuniram dicas úteis para mulheres de zero a cem anos conquistar uma boca saudável.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2015 lAcessos: 16

    Quando se trata de ir ao dentista deve levar em conta muitas variáveis. A primeira coisa que você costuma ver o paciente é o profissionalismo do dentista. Veja algumas coisa que deve ter em conta para contratar um bom dentista

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/02/2015 lAcessos: 16

    Alguns aspectos relevantes da interface entre o cirurgião-dentista e o otorrinolaringologista – médico especializado em ‘ouvido, nariz e garganta' – não costumam ser divulgados, mas sabe-se que é grande o número de pacientes que, por recorrerem com mais frequência a tratamentos odontológicos, acabam descobrindo problemas que nada têm a ver com os dentes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/02/2015 lAcessos: 17

    Usados para afinar o sangue e prevenir a trombose de artérias e veias, os anticoagulantes são fundamentais na rotina dos portadores de arritmias (principalmente a fibrilação atrial), doenças valvares e doenças hereditárias como a trombofilia (propensão a desenvolver trombose). No pós-operatório da cirurgia de quadril e de joelho, o uso dessa classe de medicamento também é uma prática comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/02/2015 lAcessos: 13

    Em www.fisicomedico.com.br é possível obter um bom texto sobre o assunto: Serviços de radiologia odontológica precisam de cálculo de blindagem? Há uma verdadeira confusão sobre essa necessidade e este se faz esclarecedor.

    Por: rafaell Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/02/2015

    Senso comum, 2015 não será um ano fácil para a Economia nacional, a exemplo do aumento dos juros, impostos, combustíveis, água e luz. Ainda assim, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defende que as ações assumidas pela Presidente Dilma Rousseff devem reforçar o investimento e assegurar que seja mais fácil fazer negócios no Brasil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2015

    No dia 25 de janeiro, durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, vai acontecer o ‘Meeting de Odontologia do Esporte' no Expo Center Norte. Das 10h às 18h, vários especialistas no assunto vão debater sobre a importância da saúde oral no desempenho dos atletas de várias modalidades esportivas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/12/2014 lAcessos: 18

    O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas bacterianas resistentes na comunidade. Em nosso país, infelizmente a automedicação é um erro cultural que pode trazer sérios prejuízos individuais e coletivos à sociedade.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 138

    Sejamos realistas... Quem gosta de ir ao dentista?? Eu mesmo não gosto. Apesar de atualmente os tratamentos serem indolores, ir ao dentista é muito incômodo. Pense bem: você não pode conversar, nem fechar a boca, nem se mexer.... e ainda tem 10 dedos dentro da sua boca!! Por isso eu sempre digo: A prevenção é a melhor maneira de manter seu sorriso sempre saudável.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 81

    Hipersensibilidade deninária é a dor que ocorre geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva. Normalmente ela é provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 97

    Os dentes são presos aos ossos pelo ligamento periodontal, que pode ser comparado a um conjunto de cordas elásticas que prendem o dente ao osso e permitem uma pequena movimentação do dente. Esta movimentação é muito sutil e natural e muito difícil de ser percebida pelo paciente. Quando esta mobilidade natural aumenta, de modo que o paciente a perceba o dente se movimentar, há algum problema odontológico fazendo com que os dentes "amoleçam".

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 782

    A boca seca é conhecida, na área da Saúde, como xerostomia, problema onde ocorre uma diminuição na produção de saliva.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/05/2011 lAcessos: 178

    O que os implantes dentários podem fazer por você?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/12/2010 lAcessos: 181

    Halitose, o que é e como combater esse mal que afeta grande parte da população mundial.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2010 lAcessos: 255

    Qual é a melhor maneira de obter um dente mais branco? Quais as orientações para que o clareamento dental tenha um resultado rápido e duradouro?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/11/2010 lAcessos: 302
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast