Primeiros Socorros para Emergências Dentárias

Publicado em: 25/05/2011 | Acessos: 215 |

Dor  de  dente

Quando uma criança está com dor-de-dente, saiba que com o tempo, a tendência é piorar. Não dê alimentos doces.
Escove todos os dentes e também a região ao redor do dente dolorido com água morna. O uso do fio dental ajudará a higienização. Se não conseguir usar a escova. Limpe a região com gaze umedecida.
Não coloque comprimidos sobre o dente ou gengiva. Se o rosto está inchado, aplique compressa fria.
Um analgésico suave, que esteja acostumada a usar, poderá ser administrado, até que um horário possa ser agendado com odontopediatra.

Fratura Dentária

Remova a sujeira com água morna. Coloque compressas frias sobre o rosto na área da lesão. Guarde os fragmentos do dente, se possível, sob a língua, em copo de leite ou água.
Além da visível fratura do dente, o nervo pode também ter sido afetado. Um horário com odontopediatra deve ser agendado brevemente, para uma avaliação e tratamento da fratura e possível dano à polpa (vasos e nervos).

Avulsão Dental (Dente que sai ou cai do lugar)

Quando um dente permanente ou decíduo sofre um trauma e sai completamente da boca (avulsão), é essencial que um  profissional seja procurado imediatamente  para  assegurarmos a maior chance possível de salvarmos o dente.
1.) Fique calma. Desespero não melhorará a situação. Faça a criança morder gaze ou pano limpo para conter a hemorragia.
2.) Encontre o dente.
3.) Pegue o dente pela coroa. Não toque a raiz.
4.) A sujeira deve ser lavada em água corrente. Não esfregue o dente.
5.) Coloque o dente limpo se possível dentro do alvéolo. O lado côncavo do dente deve ser posicionado para dentro da boca. Se não for possível colocá-lo no alvéolo, coloque-o sob a língua da criança ou em um copo de leite ou  água fria.
6.) Leve a criança e o dente para o dentista imediatamente, após comunicá-lo do acidente.

Cortes e Sangramentos

Quando a criança se machuca e tem como resultado cortes e sangramentos, uma gaze ou tecido limpo deve ser colocado no local com pressão, para controlar o sangramento. Se não for contido em 15 minutos ou não puder ser controlado por simples pressão o dentista deve ser comunicado ou um pronto-socorro procurado imediatamente.

Intrusão

Ocorre em casos de trauma em que o dente entra dentro do osso, total ou parcialmente.
Este tipo de acidente ocorre mais frequentemente na arcada superior na faixa de 0 à 2 anos de idade ou mais tarde, em torno dos 7 anos.
Em 95% dos casos os dentes re-erupcionam ("nascem" novamente), podendo ocorrer uma erupção total ou parcial. O dente pode vir com a cor normal ou escurecida.
Procure o dente no local do acidente. Encontrando –o ou não, entre em contato imediatamente com a odontopediatra.

Possível Fratura de Mandíbula

Mais comum do que se imagina. Se houver suspeita de fratura, procure evitar que a mandíbula se movimente, usando uma toalha ou lenço. Ligue para o celular da odontopediatra que acompanha seu filho ou leve imediatamente para um pronto atendimento.

Aftas

Muitas "dores-de-dente", não são nada mais que aftas. Examine a mucosa e em caso de dúvida comunique-se com a odontopediatra para  mais informações e medicação. Muitas aftas de uma vez podem representar estomatite aftosa. Busque um odontopediatra imediatamente.

Espero ter esclarecido algumas questões, mas na dúvida procure um odontopediatra.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/primeiros-socorros-para-emergencias-dentarias-4816036.html

    Palavras-chave do artigo:

    odontopediatria

    ,

    prevencao

    ,

    dor de dente

    Comentar sobre o artigo

    Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 228

    Como cuidar da higiene bucal durante a gravidez? Especialista do Portal do Sorriso fala dos principais cuidados

    Por: Mileny Kiyoshil Saúde e Bem Estarl 08/09/2009 lAcessos: 1,143

    Qual a diferença entre Odontologia e Ortodontia? Uma das perguntas freqüentes entre vestibulandos ou entre pessoas mais interessadas no assunto, é qual a diferença entre odontologia e ortodontia.

    Por: Gabriel Chevyl Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/08/2011 lAcessos: 1,638

    A perda de um dente compromete bastante a saúde oral. No Brasil, a necessidade de algum tipo de prótese surge ainda na adolescência – entre 15 e 19 anos. Mais recentemente, a Odontologia passou a explorar as possibilidades da engenharia tecidual na reparação e regeneração de estruturas dentais.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/12/2014

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. Muito já se falou que os meios mais frequentes de se contrair a doença são o sexo desprotegido (incluindo o sexo oral sem preservativo), o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas, transfusão de sangue e de mãe para filho durante a gestação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/12/2014

    O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015, paralelamente ao 33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira, o evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que desejam acompanhar os avanços da Odontologia.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/11/2014

    Na opinião da odontopediatra Sandra Kalil, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a amamentação exige do bebê uma sofisticada coordenação de músculos e movimentos de mandíbula e língua. "O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/11/2014 lAcessos: 11

    Dentes alinhados e mordida correta garantem boa parte da beleza de um sorriso. Mas quando há dentes apinhados, projetados, ou ainda mordidas cruzadas, por exemplo, isso não apenas compromete a aparência, como também pode resultar em problemas na mastigação, fala, respiração, dores de cabeça e até mesmo dores que se estendem dos ouvidos até o pescoço.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/10/2014 lAcessos: 12

    Neste artigo vou informar os vários defeitos possíveis referente ao refletor odontológico apagando e acendendo quando movimentado o cabeçote e a articulação ou apenas oscilando a luminosidade sem o dentista se quer estar mexendo, vou informar como solucionar os problemas e resolver de imediato.

    Por: Luiz R.D.Paesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/10/2014

    Mulheres são as principais vítimas de dor na articulação temporomandibular. Em permanente estado de ansiedade, já que tendem a acumular responsabilidades, muitas continuam sem saber se a causa do mal-estar está relacionada à tensão pré-menstrual, à enxaqueca, ou a um problema de ATM. Principalmente entre 30 e 45 anos, muitas convivem com uma dor de cabeça crônica sem imaginar que sofrem de bruxismo – que é o apertar e ranger de dentes durante o sono.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 14/10/2014 lAcessos: 24

    Existem mitos e verdades acerca de muitas coisas. E os implantes dentários não são exceção. Se tem implantes ou se está à procura de informação para tomar a decisão, juntamente com o seu dentista, se os deve e pode colocar, então leia este artigo e, logo ficará mais esclarecido.

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2014 lAcessos: 18

    Saiba mais como se formam e os cuidados com os Dentes de Leite de seu filho neste artigo da Clínica Amai.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/08/2011 lAcessos: 170

    Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 228

    Os pais não removem o hábito da mamadeira em bebês que tomam mamadeira de forma indiscriminada por insegurança, provinda da falta de orientação e incentivo. Já recebi casos em que o próprio pediatra disse, quando questionado pelos pais sobre quando e como remover o hábito:"mas coitadinha, tirar dela esse prazer?

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 70

    Conheça aqui os cuidados essenciais para deixar sua família longe das cáries…

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/04/2011 lAcessos: 109

    Um dos problemas que mais contribui para esse quadro é a Gengivite em Crianças, e que infelizmente é cada vez mais comum. Vamos tratar de conhecer esse problema.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 2,310

    Neste artigo busco responder às dúvidas mais comuns dos pais em relação à cárie em Dentes de Leite. Desde a formação das cáries até o tratamento sem medo!

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 1,086 lComentário: 1

    Do que a criança tem medo? Ou ainda, do que ela não gosta? Vamos pensar juntos, e resolver esse tema, que não pode ser um obstáculo para o tratamento do seu filho.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 196

    Quando os pais buscam solução para um problema dentário infantil por um odontopediatra, na maioria das vezes, não conseguem ver a abrangência do assunto. O Bruxismo é um caso clássico que vamos tratar.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 230
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast