Primeiros Socorros para Emergências Dentárias

Publicado em: 25/05/2011 | Acessos: 228 |

Dor  de  dente

Quando uma criança está com dor-de-dente, saiba que com o tempo, a tendência é piorar. Não dê alimentos doces.
Escove todos os dentes e também a região ao redor do dente dolorido com água morna. O uso do fio dental ajudará a higienização. Se não conseguir usar a escova. Limpe a região com gaze umedecida.
Não coloque comprimidos sobre o dente ou gengiva. Se o rosto está inchado, aplique compressa fria.
Um analgésico suave, que esteja acostumada a usar, poderá ser administrado, até que um horário possa ser agendado com odontopediatra.

Fratura Dentária

Remova a sujeira com água morna. Coloque compressas frias sobre o rosto na área da lesão. Guarde os fragmentos do dente, se possível, sob a língua, em copo de leite ou água.
Além da visível fratura do dente, o nervo pode também ter sido afetado. Um horário com odontopediatra deve ser agendado brevemente, para uma avaliação e tratamento da fratura e possível dano à polpa (vasos e nervos).

Avulsão Dental (Dente que sai ou cai do lugar)

Quando um dente permanente ou decíduo sofre um trauma e sai completamente da boca (avulsão), é essencial que um  profissional seja procurado imediatamente  para  assegurarmos a maior chance possível de salvarmos o dente.
1.) Fique calma. Desespero não melhorará a situação. Faça a criança morder gaze ou pano limpo para conter a hemorragia.
2.) Encontre o dente.
3.) Pegue o dente pela coroa. Não toque a raiz.
4.) A sujeira deve ser lavada em água corrente. Não esfregue o dente.
5.) Coloque o dente limpo se possível dentro do alvéolo. O lado côncavo do dente deve ser posicionado para dentro da boca. Se não for possível colocá-lo no alvéolo, coloque-o sob a língua da criança ou em um copo de leite ou  água fria.
6.) Leve a criança e o dente para o dentista imediatamente, após comunicá-lo do acidente.

Cortes e Sangramentos

Quando a criança se machuca e tem como resultado cortes e sangramentos, uma gaze ou tecido limpo deve ser colocado no local com pressão, para controlar o sangramento. Se não for contido em 15 minutos ou não puder ser controlado por simples pressão o dentista deve ser comunicado ou um pronto-socorro procurado imediatamente.

Intrusão

Ocorre em casos de trauma em que o dente entra dentro do osso, total ou parcialmente.
Este tipo de acidente ocorre mais frequentemente na arcada superior na faixa de 0 à 2 anos de idade ou mais tarde, em torno dos 7 anos.
Em 95% dos casos os dentes re-erupcionam ("nascem" novamente), podendo ocorrer uma erupção total ou parcial. O dente pode vir com a cor normal ou escurecida.
Procure o dente no local do acidente. Encontrando –o ou não, entre em contato imediatamente com a odontopediatra.

Possível Fratura de Mandíbula

Mais comum do que se imagina. Se houver suspeita de fratura, procure evitar que a mandíbula se movimente, usando uma toalha ou lenço. Ligue para o celular da odontopediatra que acompanha seu filho ou leve imediatamente para um pronto atendimento.

Aftas

Muitas "dores-de-dente", não são nada mais que aftas. Examine a mucosa e em caso de dúvida comunique-se com a odontopediatra para  mais informações e medicação. Muitas aftas de uma vez podem representar estomatite aftosa. Busque um odontopediatra imediatamente.

Espero ter esclarecido algumas questões, mas na dúvida procure um odontopediatra.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/primeiros-socorros-para-emergencias-dentarias-4816036.html

    Palavras-chave do artigo:

    odontopediatria

    ,

    prevencao

    ,

    dor de dente

    Comentar sobre o artigo

    Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 240

    Como cuidar da higiene bucal durante a gravidez? Especialista do Portal do Sorriso fala dos principais cuidados

    Por: Mileny Kiyoshil Saúde e Bem Estarl 08/09/2009 lAcessos: 1,166

    Qual a diferença entre Odontologia e Ortodontia? Uma das perguntas freqüentes entre vestibulandos ou entre pessoas mais interessadas no assunto, é qual a diferença entre odontologia e ortodontia.

    Por: Gabriel Chevyl Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/08/2011 lAcessos: 1,841

    Quem sofre de mau hálito normalmente não percebe o problema, só quando é avisado por amigos ou conhecidos com quem lida diariamente. Isto porque não se trata daquele gosto amargo na boca que as pessoas geralmente sentem ao acordar ou passar muito tempo sem se alimentar. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito é percebido através de um odor ofensivo no ar expirado

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/03/2015

    Se existe algo que nos remete ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, é o sorriso de quem conquistou muita coisa ao longo dos anos e ainda continua em busca de seus ideais. Por isso, vários especialistas da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) reuniram dicas úteis para mulheres de zero a cem anos conquistar uma boca saudável.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2015 lAcessos: 16

    Quando se trata de ir ao dentista deve levar em conta muitas variáveis. A primeira coisa que você costuma ver o paciente é o profissionalismo do dentista. Veja algumas coisa que deve ter em conta para contratar um bom dentista

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/02/2015 lAcessos: 15

    Alguns aspectos relevantes da interface entre o cirurgião-dentista e o otorrinolaringologista – médico especializado em ‘ouvido, nariz e garganta' – não costumam ser divulgados, mas sabe-se que é grande o número de pacientes que, por recorrerem com mais frequência a tratamentos odontológicos, acabam descobrindo problemas que nada têm a ver com os dentes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/02/2015 lAcessos: 17

    Usados para afinar o sangue e prevenir a trombose de artérias e veias, os anticoagulantes são fundamentais na rotina dos portadores de arritmias (principalmente a fibrilação atrial), doenças valvares e doenças hereditárias como a trombofilia (propensão a desenvolver trombose). No pós-operatório da cirurgia de quadril e de joelho, o uso dessa classe de medicamento também é uma prática comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/02/2015 lAcessos: 11

    Em www.fisicomedico.com.br é possível obter um bom texto sobre o assunto: Serviços de radiologia odontológica precisam de cálculo de blindagem? Há uma verdadeira confusão sobre essa necessidade e este se faz esclarecedor.

    Por: rafaell Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/02/2015

    Senso comum, 2015 não será um ano fácil para a Economia nacional, a exemplo do aumento dos juros, impostos, combustíveis, água e luz. Ainda assim, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defende que as ações assumidas pela Presidente Dilma Rousseff devem reforçar o investimento e assegurar que seja mais fácil fazer negócios no Brasil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2015

    No dia 25 de janeiro, durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, vai acontecer o ‘Meeting de Odontologia do Esporte' no Expo Center Norte. Das 10h às 18h, vários especialistas no assunto vão debater sobre a importância da saúde oral no desempenho dos atletas de várias modalidades esportivas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/12/2014 lAcessos: 18

    Saiba mais como se formam e os cuidados com os Dentes de Leite de seu filho neste artigo da Clínica Amai.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/08/2011 lAcessos: 176

    Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 240

    Os pais não removem o hábito da mamadeira em bebês que tomam mamadeira de forma indiscriminada por insegurança, provinda da falta de orientação e incentivo. Já recebi casos em que o próprio pediatra disse, quando questionado pelos pais sobre quando e como remover o hábito:"mas coitadinha, tirar dela esse prazer?

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 76

    Conheça aqui os cuidados essenciais para deixar sua família longe das cáries…

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/04/2011 lAcessos: 115

    Um dos problemas que mais contribui para esse quadro é a Gengivite em Crianças, e que infelizmente é cada vez mais comum. Vamos tratar de conhecer esse problema.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 2,375

    Neste artigo busco responder às dúvidas mais comuns dos pais em relação à cárie em Dentes de Leite. Desde a formação das cáries até o tratamento sem medo!

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 1,118 lComentário: 1

    Do que a criança tem medo? Ou ainda, do que ela não gosta? Vamos pensar juntos, e resolver esse tema, que não pode ser um obstáculo para o tratamento do seu filho.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 203

    Quando os pais buscam solução para um problema dentário infantil por um odontopediatra, na maioria das vezes, não conseguem ver a abrangência do assunto. O Bruxismo é um caso clássico que vamos tratar.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 238
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast