Qual a diferença entre Obturação e Restauração?

Publicado em: 07/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 9,881 |

Quem ainda não ouviu por aí a frase "caiu minha obturação, preciso marcar hora no dentista!", pode levantar a mão. Todo mundo tem um pai, uma avó, um tio distante ou até mesmo um vizinho mais antigo que precisa refazer "aquela obturação prateada do dente do fundo" que durou vinte anos na boca.

É quase imperceptível, mas há uma sutil diferença entre uma obturação e uma restauração. Engana-se quem pensa que obturação é "aquela massa prateada e escura" de antigamente, chamada amálgama, e restauração é "aquela massinha branca e estética" dos dias atuais, chamada resina composta. Tanto o amálgama quanto a resina são ótimos materiais restauradores.

Mas e a tal da obturação do dente, o que é afinal? A resposta vem do dicionário, por incrível que pareça. A palavra obturar tem o significador de tapar, fechar. Já a palavra restaurar, significa reparar, recuperar.

Portanto, uma obturação feita no dente nada mais é que o fechamento de uma cavidade, como ocorre, por exemplo, no tratamento de canal, que de uma maneira simplificada consiste em remover o tecido pulpar (nervo) que está na raiz do dente e em seu lugar colocar um material obturador específico para preencher a raiz do dente que ficou sem nervo, daí a expressão "o dentista fechou meu canal hoje".

Por sua vez, a restauração do dente é também o fechamento de uma cavidade que na maioria das vezes foi provocada por cáries, porém vai além de simplesmente preencher o buraco que ficou: uma boa restauração tem adequado preenchimento da cavidade, uma bonita escultura (refaz o formato do dente) e devolve a função do dente (mordida e mastigação), ou seja, ela recupera e repara o dente nos quesitos estética, forma e função.

Este é um pequeno exemplo de como um detalhe pode fazer diferença. Curiosidade também é cultura. Tire suas dúvidas com um cirurgião-dentista.

Até mais!

Dra. Thaís Borguezan

Sobre a autora: Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/qual-a-diferenca-entre-obturacao-e-restauracao-3421464.html

    Palavras-chave do artigo:

    dentista

    ,

    odontologia

    ,

    tratamento odontologico

    Comentar sobre o artigo

    Acupuntura para tratamentos odontológicos Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, alguns dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.

    Por: adminl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/01/2013 lAcessos: 40

    O paciente deverá ter um acompanhamento odontológico antes, durante e após o tratamento oncológico, minimizando focos de contaminação bucal e melhorando a qualidade de vida. A primeira consulta, antes do tratamento oncológico, diagnosticará as condições bucais, englobando a mucosa, dentes, periodonto e periápice. O odontólogo deverá, ainda, orientar o paciente a respeito dos cuidados de higiene bucal durante o tratamento.

    Por: ERIKAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/10/2008 lAcessos: 16,706 lComentário: 1

    Diante de eventuais desdobramentos provocados por reações à anestesia empregada em procedimentos cirúrgicos, é normal que a população também passe a questionar a anestesia administrada nos tratamentos odontológicos. A boa notícia é que a anestesia aplicada por cirurgiões-dentistas experientes e no ambiente do consultório tem uma grande margem de segurança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/09/2013 lAcessos: 53

    Especialista diz que Odontologia brasileira está avançando nesse sentido. Este mês, tema será discutido em simpósio durante o 30° CIOSP

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 09/01/2012 lAcessos: 108

    Você sabe o que é tratamento restaurador atraumático? Em janeiro, vem ao Brasil um dos maiores divulgadores da técnica ART. Jo Frencken vai participar do 32º CIOSP

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2013 lAcessos: 42

    É possível uma gestante realizar um tratamento odontológico? Quais são os possíveis riscos de um tratamento durante a gravidez?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 08/10/2010 lAcessos: 684

    Você sabia que alguns convênios pagam menos de R$10 para o dentista realizar uma cirurgia na sua boca? Saiba porque alguns dentistas se negam a realizar atendimentos para alguns convênios odontológicos.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/10/2010 lAcessos: 295 lComentário: 1

    Hoje em dia, é possível tratar os dentes sem sentir dor. Basta saber escolher o local e o dentista qualificado para o seu tratamento. Saiba mais...

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2010 lAcessos: 252

    Saiba porque é muito mais econômico visitar o dentista regularmente. Além de manter uma ótima saúde bucal, essas visitas permitem que o seu sorriso seja ainda mais bonito.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/10/2010 lAcessos: 247 lComentário: 1
    Clinica Saraiva

    TRATAMENTO PARA QUEM TEM MEDO DE DENTISTA (ODONTOFOBICOS) E TAMBÉM PARA QUEM QUER GANHAR TEMPO: SPA ODONTOLOGICO

    Por: Clinica Saraival Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/04/2012 lAcessos: 145

    O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015, paralelamente ao 33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira, o evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que desejam acompanhar os avanços da Odontologia.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/11/2014

    Na opinião da odontopediatra Sandra Kalil, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a amamentação exige do bebê uma sofisticada coordenação de músculos e movimentos de mandíbula e língua. "O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/11/2014

    Dentes alinhados e mordida correta garantem boa parte da beleza de um sorriso. Mas quando há dentes apinhados, projetados, ou ainda mordidas cruzadas, por exemplo, isso não apenas compromete a aparência, como também pode resultar em problemas na mastigação, fala, respiração, dores de cabeça e até mesmo dores que se estendem dos ouvidos até o pescoço.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/10/2014

    Neste artigo vou informar os vários defeitos possíveis referente ao refletor odontológico apagando e acendendo quando movimentado o cabeçote e a articulação ou apenas oscilando a luminosidade sem o dentista se quer estar mexendo, vou informar como solucionar os problemas e resolver de imediato.

    Por: Luiz R.D.Paesl Saúde e Bem Estar> Odontologial 16/10/2014

    Mulheres são as principais vítimas de dor na articulação temporomandibular. Em permanente estado de ansiedade, já que tendem a acumular responsabilidades, muitas continuam sem saber se a causa do mal-estar está relacionada à tensão pré-menstrual, à enxaqueca, ou a um problema de ATM. Principalmente entre 30 e 45 anos, muitas convivem com uma dor de cabeça crônica sem imaginar que sofrem de bruxismo – que é o apertar e ranger de dentes durante o sono.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 14/10/2014 lAcessos: 20

    Existem mitos e verdades acerca de muitas coisas. E os implantes dentários não são exceção. Se tem implantes ou se está à procura de informação para tomar a decisão, juntamente com o seu dentista, se os deve e pode colocar, então leia este artigo e, logo ficará mais esclarecido.

    Por: mijarelal Saúde e Bem Estar> Odontologial 30/09/2014 lAcessos: 12
    willian soares

    Ninguém quer um sorriso amarelo, mas se você prestou atenção ao longo dos últimos anos, os sorrisos ficaram mais brancos e mais brancos. Não é totalmente incomum nos dias de hoje ver uma celebridade, apresentador, ou outra pessoa excessivamente preocupado com a aparência, para ter dentes tão brancos é completamente perturbador.

    Por: willian soaresl Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/09/2014 lAcessos: 19

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014 lAcessos: 23

    O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas bacterianas resistentes na comunidade. Em nosso país, infelizmente a automedicação é um erro cultural que pode trazer sérios prejuízos individuais e coletivos à sociedade.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 126

    Sejamos realistas... Quem gosta de ir ao dentista?? Eu mesmo não gosto. Apesar de atualmente os tratamentos serem indolores, ir ao dentista é muito incômodo. Pense bem: você não pode conversar, nem fechar a boca, nem se mexer.... e ainda tem 10 dedos dentro da sua boca!! Por isso eu sempre digo: A prevenção é a melhor maneira de manter seu sorriso sempre saudável.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 71

    Hipersensibilidade deninária é a dor que ocorre geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva. Normalmente ela é provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 93

    Os dentes são presos aos ossos pelo ligamento periodontal, que pode ser comparado a um conjunto de cordas elásticas que prendem o dente ao osso e permitem uma pequena movimentação do dente. Esta movimentação é muito sutil e natural e muito difícil de ser percebida pelo paciente. Quando esta mobilidade natural aumenta, de modo que o paciente a perceba o dente se movimentar, há algum problema odontológico fazendo com que os dentes "amoleçam".

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 29/06/2011 lAcessos: 753

    A boca seca é conhecida, na área da Saúde, como xerostomia, problema onde ocorre uma diminuição na produção de saliva.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/05/2011 lAcessos: 167

    O que os implantes dentários podem fazer por você?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/12/2010 lAcessos: 171

    Halitose, o que é e como combater esse mal que afeta grande parte da população mundial.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2010 lAcessos: 245

    Qual é a melhor maneira de obter um dente mais branco? Quais as orientações para que o clareamento dental tenha um resultado rápido e duradouro?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/11/2010 lAcessos: 289
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast