Qual a diferença entre Obturação e Restauração?

07/10/2010 • Por • 10,600 Acessos

Quem ainda não ouviu por aí a frase "caiu minha obturação, preciso marcar hora no dentista!", pode levantar a mão. Todo mundo tem um pai, uma avó, um tio distante ou até mesmo um vizinho mais antigo que precisa refazer "aquela obturação prateada do dente do fundo" que durou vinte anos na boca.

É quase imperceptível, mas há uma sutil diferença entre uma obturação e uma restauração. Engana-se quem pensa que obturação é "aquela massa prateada e escura" de antigamente, chamada amálgama, e restauração é "aquela massinha branca e estética" dos dias atuais, chamada resina composta. Tanto o amálgama quanto a resina são ótimos materiais restauradores.

Mas e a tal da obturação do dente, o que é afinal? A resposta vem do dicionário, por incrível que pareça. A palavra obturar tem o significador de tapar, fechar. Já a palavra restaurar, significa reparar, recuperar.

Portanto, uma obturação feita no dente nada mais é que o fechamento de uma cavidade, como ocorre, por exemplo, no tratamento de canal, que de uma maneira simplificada consiste em remover o tecido pulpar (nervo) que está na raiz do dente e em seu lugar colocar um material obturador específico para preencher a raiz do dente que ficou sem nervo, daí a expressão "o dentista fechou meu canal hoje".

Por sua vez, a restauração do dente é também o fechamento de uma cavidade que na maioria das vezes foi provocada por cáries, porém vai além de simplesmente preencher o buraco que ficou: uma boa restauração tem adequado preenchimento da cavidade, uma bonita escultura (refaz o formato do dente) e devolve a função do dente (mordida e mastigação), ou seja, ela recupera e repara o dente nos quesitos estética, forma e função.

Este é um pequeno exemplo de como um detalhe pode fazer diferença. Curiosidade também é cultura. Tire suas dúvidas com um cirurgião-dentista.

Até mais!

Dra. Thaís Borguezan

Sobre a autora: Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.

Perfil do Autor

DentistaJa

Rodrigo Oliveira, fundador DentistaJa.com DentistaJa.com - Os melhores dentistas a apenas um clique!O DentistaJa.com é um buscador de dentistas especializados e com foco em tratamentos odontológicos de qualidade e no conforto dos pacientes.Nesse portal você encontrará informações sobre dentistas na sua região, agendamento OnLine de consultas, tratamentos odontológicos, novidades em odontologia e muito mais!Saiba mais em: http://dentistaja.com