A empilhadeira elétrica como solução logística

Publicado em: 04/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 792 |

Na atualidade, a logística de uma empresa representa uma parte muito expressiva de sua competitividade. Uma indústria ou estabelecimento que possua um sistema de distribuição, transporte e armazenamento eficazes, certamente estará à frente em muitos aspectos. Nesse sentido, uma empilhadeira elétrica poderá trazer diversos benefícios a uma empresa que necessite aperfeiçoar o seu processo de produção e distribuição.

Esse tipo de empilhadeira representa uma grande economia para uma empresa, tanto de tempo como de dinheiro. Além de ser uma máquina compacta, mas com capacidade de elevação de cargas muito pesadas (1,5 toneladas ou mais), essa máquina apresenta outras vantagens. Por ser movida a energia elétrica, essa empilhadeira não causa a emissão de poluentes no ar e também apresenta baixos índices de ruídos.

O seu tamanho compacto é benéfico, principalmente para a maximização do espaço útil para armazenamento dentro de um armazém ou almoxarifado. A empilhadeira elétrica é, em geral, de operação bastante simples, tendo um deslocamento suave. Esse tipo de empilhadeira, porém, é recomendado para locais onde o piso seja regular, visto que possui rodas de pequeno diâmetro.

A empilhadeira elétrica é movida por pesadas baterias, que necessitam ser recarregadas com frequência. Dessa forma, se a empilhadeira necessita ser utilizada por mais de 1 turno, poderá ser necessário comprar baterias sobressalentes. Alguns modelos já acompanham baterias extras, representando, em geral, um maior custo-benefício para o comprador.
Embora possa apresentar um preço inicial maior em relação a empilhadeiras movidas por outros tipos de combustíveis, a eletricidade ainda é o combustível mais barato. Por essa razão, o investimento nesse tipo de empilhadeira certamente significa uma economia considerável para o orçamento de uma empresa.

O operador de empilhadeiras deverá ser um profissional treinado e, o mais importante, autorizado a operar essa máquina. A Norma Regulamentadora 11 (NR 11) dispõe que é responsabilidade da empresa habilitar o funcionário para essa função. Além disso, para poder dirigir a empilhadeira durante o horário de trabalho, o profissional deverá portar um cartão de identificação, contendo o seu nome e fotografia.

A segurança na operação dessa máquina é muito importante. Há muitas regras e princípios a serem observados pelo operador, que deverá estar ciente de todos os riscos que podem ser causados pela má operação da empilhadeira. Um dos aspectos mais importantes é a atenção em relação ao peso suportado. Deve-se observar sempre o equilíbrio entre o peso da carga e o da empilhadeira (contrapeso). É necessário também tomar cuidado para que as cargas sejam sempre transportadas em seus recipientes adequados.

Hoje é possível adquirir os mais diferentes modelos de empilhadeira. Muitas empresas se especializam na produção e venda de empilhadeiras elétricas. Diferentes marcas e modelos apresentarão usos e capacidades específicas. Dessa forma, é necessário definir a sua necessidade antes de procurar o modelo adequado. As empilhadeiras movidas à eletricidade são, sem dúvida, uma ótima opção para quem procura melhorias na logística de sua empresa.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/pequenas-empresas-artigos/a-empilhadeira-eletrica-como-solucao-logistica-4167611.html

    Palavras-chave do artigo:

    empilhadeira

    ,

    empilhadeira eletrica

    ,

    maquina de elevacao

    Comentar sobre o artigo

    A 25ª MOVIMAT, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentará as principais novidades do setor de movimentação, armazenagem, embalagem, tecnologia e serviços voltados à intralogística.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 27/07/2010 lAcessos: 209

    Saiba como utilizar coberturas de policarbonato para agregar valor ao seu quiosque de praia e assim conseguir mais clientes, saiba as suas principais vantagens em relação a outros materiais.

    Por: Joana Marquesl Negócios> Pequenas Empresasl 20/08/2014

    Considera-se mais analítico ou criativo? Já lhe fizeram antes esta pergunta? E o que respondeu, lembra-se? Parece ser uma pergunta pertinente e importante para quem faz a entrevista, mas será assim tão determinante para traçar o perfil do próximo candidato?

    Por: podestavalerial Negócios> Pequenas Empresasl 19/08/2014
    Taiane

    Ele está presente em festas, shows, confraternizações, obras de construção civil e esteve até mesmo nos eventos promovidos para os jogos da Copa desse ano. Mas apesar de saber da existência deles, você já se perguntou como ocorre todo o processo de locação para a disponibilização de um banheiro químico nesses eventos?

    Por: Taianel Negócios> Pequenas Empresasl 04/08/2014
    Taiane

    Dentro de uma empresa, gerenciar o estoque pode ser uma tarefa complicada. O estoque é um item de grande importância pois uma vez que ele não esteja atualizado, o empresário pode perder vendas ou superlotar os almoxarifados. Para impedir que erros assim aconteçam, um software de gestão se torna uma alternativa viável. Existem diversos softwares no mercado que podem auxiliar no controle do estoque, no entanto, abordaremos as funcionalidades e particularidades do ERP PrimeStart

    Por: Taianel Negócios> Pequenas Empresasl 28/07/2014 lAcessos: 18

    Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, porém não sabem em qual ramo ou por onde começar. Uma alternativa é montar uma franquia pois os riscos são menores do que começar um negócios do zero, conta com a experiência do franqueador e muitas franquias requer um investimento baixo.

    Por: Franquia Certal Negócios> Pequenas Empresasl 18/07/2014 lAcessos: 25

    Depois de um dia de trabalho, há quem não queira fazer mais nada. E também quem precise de ir "arejar as ideias" ou fazer algo diferente. Algo que os faça sentir, que o dia não é só trabalho.

    Por: podestavalerial Negócios> Pequenas Empresasl 17/07/2014
    Leandro A da Silva

    No estudo das organizações segundo Walkowski (2010) o desempenho financeiro guarda estreita relação com as estratégias adotadas, motivo pelo qual os planos estratégicos são cada vez mais difundidos se tornando instrumento de diversos estudos.

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Pequenas Empresasl 01/07/2014 lAcessos: 58
    Eric Araujo

    A concorrência existe em todo ramo de atividade. Se você acha que não tem ou não terão concorrentes para fazer o que você faz, então possivelmente você está desatento ao mercado. A concorrência é um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio. A concorrência é saudável. Estude os seus concorrentes. É comum o dono de uma padaria não saber o que seus concorrentes produzem.

    Por: Eric Araujol Negócios> Pequenas Empresasl 27/06/2014 lAcessos: 11
    Elliot Rubio Maestas

    O confronto com a maneira certa ou errada de fazer as coisas em qualquer país é sempre um campo minado de constante mudança para quem gosta de viajar.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/05/2013 lAcessos: 42
    Elliot Rubio Maestas

    A pesquisa é um método de coleta de informações concreto, não-experimental e descritivo. As pesquisas podem ser úteis quando um investigador pretende recolher dados sobre os fenômenos que não podem ser observados diretamente.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Marketing e Publicidadel 26/04/2013 lAcessos: 33
    Elliot Rubio Maestas

    Dicas para conhecer o melhor das terras australianas em pouco tempo, combinando passeios urbanos e natureza.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 21/04/2013 lAcessos: 57
    Elliot Rubio Maestas

    Texto explicativo sobre como obter o resultado esperado quando procurar imóveis para aluguel de temporada, tanto online como offline.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/01/2013 lAcessos: 25
    Elliot Rubio Maestas

    Como a pulseira de relógio pode influir na escolha da roupa, independentemente do visual, da ocasião ou moda. Como escolher o melhor estilo para uma festa, combinando sua pulseira de relógio, sua bolsa ou sapato.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 30/07/2012 lAcessos: 42
    Elliot Rubio Maestas

    Explicamos para leigos alguns termos técnicos e siglas do vocabulário SEO. Tentamos deixar claro e compartilhar conhecimento em otimização de sites.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 25/07/2012 lAcessos: 126
    Elliot Rubio Maestas

    Como escolher as palavras-chave para obter melhores resultados em qualquer projeto SEO. Pontos principais, explicando e ensinando a percorrer este trajeto sem armadilhas.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 09/07/2012 lAcessos: 144
    Elliot Rubio Maestas

    O mercado oferece atualmente diversas opções de tipos de relógios, mas porque os com pulseira de couro chamam mais a atenção? Os preços variam conforme a qualidade, o fabricante do produto e o tipo de couro. Pode ser de crocodilo, píton, jacaré, lagarto, tubarão, avestruz e muitos outros. Para quem busca ainda mais personalização, alguns modelos têm como vantagem a confecção de instituições especializadas em produzir design arrojados.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 14/05/2012 lAcessos: 150
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast