Dicas Para Abrir Uma Auto Escola

27/06/2011 • Por • 2,334 Acessos

Se você esta pretendendo abrir uma auto escola o primeiro passo é procurar o DETRAN de sua cidade e tomar conhecimento das normas e exigências necessárias para este tipo de estabelecimento.

 Algumas destas exigências para abrir uma auto escola são: carros novos com a pintura adequada, possuir equipamentos obrigatórios e comando duplo, além é claro de uma sala para a instrução teórica.

O mercado para uma auto escola é bem concorrido, é natural ser ver nas ruas um grande numero de auto escolas. Porém, o mercado é bem volumoso, sua demanda é praticamente enorme. O diferencial de sua auto escola será a qualidade no atendimento, a qualidade de seus funcionários e a condição de seus veículos. Na maioria das vezes o publico que procura uma auto escola são formado por jovens, a escolha de determinada auto escola é feita através da indicação de amigos e parentes.

 Estrutura

 Na hora de escolher o local para sua auto escola não é necessário uma rua movimentada, o que irá contar a seu favor será o fácil acesso. Uma área com 50m² é o suficiente para montar o empreendimento. A área deve conter uma sala para aulas teóricas e dois banheiros distintos.

 Para colocar sua auto escola em funcionamento além do local, você ira precisar de no mínimo dois carros e uma moto. Como dito anteriormente, os carros precisam estar em perfeitas condições, que inclui pintura e mecânica. A pintura tem que ser diferenciada a fim de informar que se trata de motoristas em aprendizado.

 Investimento

 O investimento inicial ira depender do tamanho da estrutura que pretende montar. Se o local escolhido será comprado ou alugado. Dentro de seu investimento deverá conter a aquisição de 2 veículos e uma moto. Se o imóvel for alugado o investimento ficara na faixa de R$ 60.000,00 a R$ 80.000,00. Agora se optar pela compra do imóvel some a estes valores o preço do imóvel.

 Mão de obra

 Os gastos com a mão de obra caminham junto com a estrutura. A quantidade de funcionários depende do tamanho da auto escola e dos serviços oferecidos. Hoje em dia é comum encontrar auto escolas que oferecem também serviços de despachante, isso acarreta um numero maior de funcionários. Basicamente seu quadro de funcionários deverá contar com recepcionista, instrutores e administradores. Os instrutores devem ser bem treinados e possuir a licença necessária para esta modalidade.

 Por se tratar de um mercado bastante concorrido, é importante mais uma vez falar sobre os carros. Serão os carros que farão a propaganda de sua auto escola. Carros novos, em perfeitas condições e com uma boa pintura transmitem a imagem de uma empresa de qualidade. Esteja também sempre renovando seus veículos e suas motos.

Com todas estas dicas resta agora procurar os registros necessários para o funcionamento do negócio e adquirir junto a prefeitura  da cidade o alvará de funcionamento

Perfil do Autor

Vinicius Gonçalves

Vinícius Gonçalves é fundador do site NovoNegocio.com.br e também escreveu os artigos:  Como Montar Um Posto de Gasolina - Como Montar Uma Farmácia e Como Montar Uma Auto Escola.