O Papel Da Contabilidade Nas Micro E Pequenas Empresas

Publicado em: 20/11/2008 |Comentário: 4 | Acessos: 17,388 |

É comum que, ao ouvir a palavra “contabilidade”, muitos associem este termo ao departamento contábil de uma empresa ou às práticas de escrituração e elaboração das demonstrações exercidas pelos contabilistas.



Para os acadêmicos e profissionais especializados, entretanto, esse vocábulo assume um sentido ainda mais amplo, tornando-se também um sinônimo ou, até mesmo, um “apelido carinhoso” para as Ciências Contábeis, a ciência que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades e por objetivo transformar dados em informações úteis para a tomada de decisão de seus usuários, sejam internos ou externos.



Ocorre que, de maneira lastimável, esse objetivo tão bem definido pelos grandes mestres da teoria da contabilidade acaba, na prática, entrando em conflito com uma realidade onde a contabilidade torna-se um mero instrumento para atender a exigências fiscais, especialmente nas micro e pequenas empresas.



Enquanto na maioria dos países considerados desenvolvidos as informações geradas pela contabilidade nas empresas pequenas são voltadas para o empresário, no Brasil percebe-se um quadro no qual os procedimentos contábeis são realizados quase que exclusivamente para a prestação de contas com o Fisco. Muitas vezes essas informações geradas para o usuário externo em questão nem mesmo condizem com a realidade patrimonial, objetivando desonerar ilegalmente a empresa de suas obrigações tributárias (ou, em palavras mais simples e menos eufenistas: sonegar ou omitir receita).



A questão é: Como pode um empresário tomar decisões sem ter conhecimento sobre sua real situação patrimonial, financeira e econômica? A resposta, caro leitor, é muito simples: Ele não pode, pelo menos não de maneira eficiente.



Talvez a sorte ou até mesmo o perfil empreendedor e um bom feeling façam com que a empresa consiga sobreviver por algum período sem essas informações, mas a longo prazo essa escassez de conhecimentos básicos para a tomada de decisão poderá levar aquela entidade a se tornar mais um caso nas estatísticas de mortalidade de MPEs.



Existe uma metáfora sobre a importância da contabilidade como ferramenta gerencial que compara uma empresa sem contabilidade à um barco perdido no meio do oceano e sem bússola. Eu não sei quem foi o autor desta translação, até mesmo por já ter-la lido em diversos artigos e livros de autores diferentes, mas seja quem for, foi bastante feliz ao fazer essa comparação. Afinal, o mercado é de fato um oceano (e bem tempestuoso, diga-se de passagem) e a empresa nunca saberá que direção seguir sem a “bússola” das informações contábeis.



Dependendo do perfil do leitor que, eu espero, acompanhou atentamente esse texto, eu teria duas maneiras diferentes para concluí-lo, portanto peço licença às normas textuais para dar à este artigo não só um, mas sim duas conclusões diferentes:



1- Para os leitores empresários: Calma! Mesmo que a sua empresa não possua um sistema de contabilidade gerencial para lhe prover de informações para a tomada de decisões, não há motivo para se desesperar. Contate o seu contador e lhe diga que você deseja adotar um modelo contábil voltado para o suprimento de suas necessidades gerenciais e não somente para atender ao fisco. Se você conseguiu montar o seu empreendimento sem essas informações, imagine o quanto o seu negócio irá se desenvolver caso comece a utilizar a contabilidade gerencial em prol da sua gestão!



2- Para os leitores contabilistas: Está na hora de retomarmos aquela contabilidade que nos foi ensinada ainda na academia e aperfeiçoada pela experiência profissional. Vamos resgatar nas micro e pequenas empresas a verdadeira função do nosso trabalho, o nosso papel como prestadores de informações. Com certeza é importante atender à exigências do Fisco (especialmente em um país com tamanha fome tributária quanto o nosso), mas devemos ter em mente que podemos agregar muito mais valor à empresa fornecendo base decisorial através das informações geradas pelas demonstrações e relatórios, adequados ao usuário que pretendemos alcançar. Mãos à obra!

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/pequenas-empresas-artigos/o-papel-da-contabilidade-nas-micro-e-pequenas-empresas-650547.html

    Palavras-chave do artigo:

    contabilidade

    ,

    microempresas

    ,

    empresas de pequeno porte

    Comentar sobre o artigo

    Vinicius Santos Santos

    Este artigo realizou um estudo de pesquisa com o objetivo de analisar a controladoria junta à área tributária das Empresas de Pequeno Porte (EPP). Foi realizado um estudo sobre controladoria, tributação, conceitos de empresas e os instrumentos de pesquisa foram livros, internet, leis tributárias e a Constituição Federal. A pesquisa investigou a importância da controladoria com base a utilização da tributação nas empresas. O resultado mostra que os tributos para as empresas de pequeno porte (EPP)

    Por: Vinicius Santos Santosl Negócios> Gestãol 18/11/2013 lAcessos: 87
    Adriano Martins Pinheiro

    Este artigo comenta a importância do Simples para a Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e alteração ocorrida em virtude da Lei Complementar nº 128/2008.

    Por: Adriano Martins Pinheirol Direito> Doutrinal 30/07/2009 lAcessos: 4,604 lComentário: 1

    O papel das Micro e Pequenas Empresas se tornam de extrema essencialidade, uma vez que tendo em vista a sua grande numerosidade no ambiente interno do pais, essas representam a maior parte da comunidade empresarial, o que de fato contribui para o bem estar econômico na medida em que essas produzem a maior parte do total dos bens e serviços consumidos no pais, e nesse cenário essas empresas fazem uso da contabilidade gerencial, pois essas necessitam de um instrumento eficaz que possibilite

    Por: cleciol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2011 lAcessos: 2,078
    Marco Batalha

    Micros e Pequenos empreendedores lançam mão de suas idéias e vontades na expectativa de montar seus próprios negócios, de deixarem de ser empregados e tornarem-se patrões. As idéias, por si só, muitas vezes não são substancialmente encorpadas para sustentarem as diversidades apresentadas no desenrolar das atividades produtivas da empresa. Não basta vender muito se seu controle interno não lhe garante um custo mais baixo, e muitas vezes as vendas são engolidas por gastos mau programados.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 09/12/2011 lAcessos: 410

    As pequenas e médias empresas desempenham uma função crucial na concorrência mundial. Conquanto se pensava que esta requereria grandes unidades de produção, a história industrial dos últimos decênios demonstrou com clareza que estas empresas não são agentes marginais da dinâmica competitiva; o palco não está plenamente dominado por uns quantos gigantes

    Por: Alessandro Silval Negócios> Pequenas Empresasl 01/11/2009 lAcessos: 2,468

    O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre os três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Dentre essas modalidades o estudo buscou a forma menos onerosa para a empresa analisada. Com a elevada carga tributária em nosso país e a falta de planejamento tributário algumas empresas acabam por pagar um valor elevado de impostos, pois o planejamento tributário deixou de ser uma vantagem e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.O estudo foi rea

    Por: Mônica, Neiva e Taizel Ciênciasl 07/07/2009 lAcessos: 20,681 lComentário: 1

    Boas Práticas nas Empresas Medidas que possam melhorar as empresas. Nas seguintes questões: Planejamento Tributário A Relevância da emissão de Notas Fiscais A Diferença entre os regimes tributários Simples Nacional Vantagens Manter a Contabilidade e escrituração fiscal atualizada evitando multas.

    Por: sarticontabill Negóciosl 05/04/2014 lAcessos: 11
    Elivaldo Teixeira

    Este artigo discorre sobre a importância do planejamento tributário nas empresas optantes pelo simples nacional, desenvolvendo uma breve contextualização sobre as vantagens de uma empresa que opta pela tributação baseada neste regime de tributação. Veremos no decorrer deste, que com um bom planejamento, há a possibilidade de redução da carga tributaria. De acordo com a análise deste artigo, observou-se que ha um enorme desconhecimento por parte dos empresários e até mesmo por parte dos contadore

    Por: Elivaldo Teixeiral Ciênciasl 10/07/2009 lAcessos: 12,234 lComentário: 1

    Importancia da contabilidade Gerencial para as micro e pequenas empresas

    Por: Leonisse Abell Negócios> Gerêncial 25/11/2010 lAcessos: 2,842 lComentário: 1

    As franquias baratas serão destaque para o próximo ano de 2015 mais uma vez. Com o aumento gradativo da renda do brasileiro, a tendência é surgirem novos empreendedores aptos para esse segmento do franchising.

    Por: Marcos Oliveiral Negócios> Pequenas Empresasl 16/12/2014 lAcessos: 18

    A nanotecnologia consiste numa ciência que é dominada por desenvolvimento nas áreas da física e química, onde ocorrem fenómenos a nível molecular e atómico, que permitem atribuir propriedades únicas aos materiais. Os recentes desenvolvimentos da era nano, vieram contribuir para que existisse um maior envolvimento na construção de edifícios tendo em atenção questões ambientais e de sustentabilidade. No entanto, para o setor da construção civil atingir o seu potencial na contribuição de um desenv

    Por: Nanotekl Negócios> Pequenas Empresasl 04/12/2014

    Saiba como usar uma Derretedeira de chocolate, quais as facilidades para um comerciante e para uso visual.

    Por: Interupseol Negócios> Pequenas Empresasl 28/11/2014

    Moradores de apartamentos altos devem fazer instalação das telas de proteção, com a finalidade de se proteger e, principalmente, proteger sua família

    Por: Fernando Navarrol Negócios> Pequenas Empresasl 20/11/2014

    Quando chega o fatídico momento de desistir dos seus sonhos, pode estar diante da melhor oportunidade para recomeçar.

    Por: Toni Borierol Negócios> Pequenas Empresasl 18/11/2014
    Jenner R Camillo

    A comunicação transparente no mundo empresarial é tão importante quanto a transparência nas relações pessoais, pois é através desse gesto que transmitimos confiança e segurança em nossos relacionamentos de maneira ampla. Neste texto vamos falar mais um pouco sobre o tema: a importância da transparência na relação com os investidores. Acompanhe com a gente!

    Por: Jenner R Camillol Negócios> Pequenas Empresasl 13/11/2014
    Jenner R Camillo

    Nem sempre a venda de uma empresa ou negócio está relacionada a fatores negativos, como falência, briga entre sócios, problemas de saúde ou, simplesmente, a desistência do dono acerca do empreendimento. A venda, em questão, pode significar o extremo oposto, configurando-se como oportunidade única de crescimento dentro do mundo empresarial e maior rentabilidade no mercado, ou mesmo a possibilidade de capitalizar os anos investidos em um negócio respeitado e reconhecido.

    Por: Jenner R Camillol Negócios> Pequenas Empresasl 08/11/2014 lAcessos: 12

    Muitas pessoas que tenham o interesse em realizar a preparação de alimentos de uma forma comercial, podem acabar por ter interesse em utilizar uma cozinha industrial, no entanto, claro, para que isto aconteça, é necessário que se realize a preparação do ambiente, para que assim a cozinha possa acontecer de forma adequada, e claro, para que a preparação dos alimentos possa ser feita de uma forma considerada como profissional.

    Por: anamarial Negócios> Pequenas Empresasl 28/10/2014 lAcessos: 16

    Não é a toa que a Contabilidade é conhecida mundialmente como a linguagem dos negócios. Sem as informações contábeis, os stakeholders (empresários, gestores, fornecedores, clientes, governo e diversos outros) não teriam como conhecer a situação econômico-financeira das empresas.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Administraçãol 29/07/2011 lAcessos: 205

    A gestão de tributos é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer empreendimento no Brasil. Não é à toa que a carga tributária é uma das principais dificuldades apontadas pelos empresários, pois, de fato, a voracidade do fisco, velha conhecida do povo brasileiro, traz graves impactos à operacionalização de qualquer empresa e é um dos principais componentes do chamado "Custo Brasil".

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Pequenas Empresasl 09/11/2010 lAcessos: 830

    O presente artigo aborda a adaptação do contador moderno às novas exigências do mercado, deixando de lado o paradigma de "guarda-livros" e assumindo o papel de um "contador gestor".

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Administraçãol 09/11/2010 lAcessos: 672

    Todos os anos, boatos sobre a dedução do valor arrecadado na campanha Criança Esperança do IR da Rede Globo circulam a internet. Esse artigo visa esclarecer de uma vez essa questão, com base na legislação tributária.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Direito> Direito Tributáriol 09/08/2010 lAcessos: 594 lComentário: 3

    Apresenta as principais alterações trazidas pela lei 12.249/10 no dia-a-dia dos contabilistas, tais como o famigerado retorno do Exame de Suficiência.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Administraçãol 12/07/2010 lAcessos: 1,670 lComentário: 1

    A avaliação de ativos e passivos pelo valor justo (também conhecido como justo valor ou fair value, na expressão em inglês) talvez seja um dos assuntos mais discutidos atualmente na comunidade contábil mundial, especialmente com a expansão das normas ditas internacionais, processo que, no Brasil, se iniciou com a entrada em vigor do novo padrão contábil originado pelas recentes alterações na lei das S/A e por diversos pronunciamentos e resoluções do CPC e da CVM.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Administraçãol 22/04/2010 lAcessos: 4,473

    Saiba mais e evite futuras dores de cabeça na hora de prestar contas com o Leão.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Direito> Direito Tributáriol 23/02/2010 lAcessos: 2,016

    Nos últimos anos, diversas áreas do conhecimento humano têm voltado a sua atenção para a abordagem holística no estudo de seus objetos e a Contabilidade, como ciência moderna, também caminha nessa direção.

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negóciosl 18/02/2010 lAcessos: 1,335 lComentário: 3

    Comments on this article

    -1
    Cristovao Pinto 20/07/2011
    Sou empresário e tenho muitas dificuldades de gestão financeira da minha empresa, tais como salários atrazados, despesas sempre altas comparando ao que são receitas, e nunca conseguimos fazer poupanças, que conselhos darias -me por favor? Tou em Angola e tenho fazendas e máquinas agricolas e transportes de mercadoria; to esperando seu @.
    0
    Lays Aires 23/02/2011
    Olá boa noite estou cursando ciências contabeis 1º semestre e foi muito util entrar neste site, gostaria que falasse no seu ponto de vista o que são usuario internos e externos
    0
    ana 26/04/2010
    olá.. sou academica do 7 semestre de contabeis e estou desenvolvendo um projeto de estágio com este objetivo, porém, me sinto de mãos atadas. Nao sei como agir para mudar este cenário.
    Meu estágio é em um escritorio de contabilidade, eu vou desenvolver a contabilidade de uma empresa como apredemos na faculdade, e nao somente a escrita fiscal.. se alguem tiver alguma idéia de como mostrar aos usuarios como isto é importante por favor, me dê uma ajudinha.. obrigada
    1
    Anderson fonseca 23/04/2009
    Dependendo do perfil do leitor que, eu espero, acompanhou atentamente esse texto, eu teria duas maneiras diferentes para concluí-lo, portanto peço licença às normas textuais para dar à este artigo não só um, mas sim duas conclusões diferentes.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast