Pequenas Empresas No Brasil E No Mundo - Tema De Monografia E Tcc

Publicado em: 01/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,453 |

As pequenas e médias empresas desempenham uma função crucial na concorrência mundial. Conquanto se pensava que esta requereria grandes unidades de produção, a história industrial dos últimos decênios demonstrou com clareza que estas empresas não são agentes marginais da dinâmica competitiva; o palco não está plenamente dominado por uns quantos gigantes.

Em boa parte dos países desenvolvidos e em desenvolvimento as empresas de pequeno porte registraram um dinamismo importante, como conseqüência de um dos principais giros introduzidos pela globalização: enquanto no passado a organização produtiva estavam atadas às nações – estados, na atualidade as forças operam em todo mundo e vencem a especificidade do meio e afetam a soberania nacional.

No passado, a economia do comércio internacional definiu os fluxos do intercâmbio de bens, capital e mão de obra entre estados – nações e gerou os ajustes relativos, mas sem alterar a soberania do Estado sobre a organização de sua produção; os operadores do mercado identificavam seus próprios interesses com os estatais. Assim, a política industrial por tradição fomentava a criação de campeões "nacionais" capazes de competir internacionalmente, ao mesmo tempo em que protegia o mercado interno para os serviços e as empresas (sobretudo as de menor porte) que se consideravam incapazes de sobreviver num meio aberto.

O protecionismo foi uma resposta à concorrência internacional, quando a pressão econômica das economias ameaçou a sobrevivência mesma de empresas nacionais. Por isso, as políticas se orientaram a reservar o mercado estritamente local para as pequenas empresas consideradas economicamente ineficientes e marginais, mas importantes em termos sociais.

 

Por Monografia de Qualidade A

Nos países menos desenvolvidos o fomento daquelas obedeceu a seu potencial para gerar emprego e a do que suas técnicas de produção, supostamente singelas, pareciam muito adequadas para meios com escassas habilidades manufatureiras. O bom desempenho das pequenas e médias empresas frente às grandes tendia a explicar-se com o argumento de que estas últimas careciam de capacidade organizacional e gerencial, recursos humanos preparados e uma adequada infra-estrutura, em comparação com as das nações industrializadas.

As micro e pequenas empresas vêm aumentando sua participação na economia nacional. Já representam 98% do total. Este índice demonstra a sua importância na geração de empregos e renda. O segmento é responsável por 12% das exportações e 60% dos empregos gerados, proporcionando ocupação para cerca de 60 milhões de brasileiros. Porém, ainda enfrenta alguns problemas, como falta de padronização e integração com parceiros comerciais, dificuldade de interpretação dos desejos dos clientes, falta de controle de processos e resultados, informações incompletas e desorganizadas e falta de recursos tecnológicos.

Nesse cenário, é prioritário para a pequena e microempresa tornar-se cada vez mais eficiente, reduzindo custos operacionais e agregando ganhos de competitividade. E um dos pontos de destaque nesse mercado altamente concorrido é o gasto com estoque. Ainda, segundo pesquisa do IBGE, mercadorias e materiais utilizados nas atividades de comércio e serviço das micro e pequenas empresas representam 53,2% do total dos custos. Isto reforça a tese de que a administração de um negócio não pode ser vista de forma isolada. Os estoques têm ligação com diversas áreas, como compras, produção e vendas, e qualquer informação incorreta sobre sua posição influencia a administração do negócio e a qualidade de prestação de serviços aos clientes. O que acontece, por exemplo, quando a empresa recebe um pedido e não tem produtos para disponibilizar ao cliente.

De acordo com a normativa responsável pela regularização das pequenas e microempresas, o caráter para sua classificação é puramente comercial. Assim, não depende do número de empregados, área de atuação, espaço físico do negócio entre outros fatores que influenciam sobremaneira a atuação e o funcionamento das empresas.

Assim, o artigo 2o do Estatuto das Pequenas e Microempresas estabelece que o fator determinador do status das empresas é a sua receita bruta anual de acordo com sua contabilidade.

Desta feita, as pequenas empresas devem ter uma receita bruta de valor menor ou igual a R$ 1.200.000,00 ou um milhão e duzentos mil reais, o que equivaleria a uma renda mensal média de cento e vinte mil reais. Para as microempresas, o valor para sua classificação é bastante menor, de valor igual ou menor a R$ 244.000,00 ou duzentos e quarenta e quatro mil reais anuais o que equivaleria a um valor mensal médio de doze mil reais mensais.

A regulação legal das pequenas e microempresas é o Estatuto da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte. De acordo com a necessidade de maior proteção e amparo por parte do Estado, houve a sensibilização da busca por uma normativa própria que respondesse melhor às questões próprias destas empresas.

Tal Estatuto foi promulgado pela Lei n. 9841 de 05 de outubro de 1999 e seu âmbito de atuação de tal estatuto legal são as questões jurídicas de tais empresas, já que as questões econômicas são reguladas de maneira própria, de acordo com o primeiro artigo do mesmo, pela Lei n. 9.317 de 1996.

AC Monografias Prontas

Alpha Monografia e TCC

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/pequenas-empresas-artigos/pequenas-empresas-no-brasil-e-no-mundo-tema-de-monografia-e-tcc-1406320.html

    Palavras-chave do artigo:

    artigo

    ,

    direito empresarial

    ,

    economia

    Comentar sobre o artigo

    Tales Diego de Menezes

    Inicialmente, faz-se cabível ressaltar que o presente parecer possui desiderato tão somente de auxiliar profissionais e estudantes do Direito acerca das eventuais possibilidades da desconsideração da personalidade jurídica de sociedades limitadas na atual vigência do Direito Empresarial Brasileiro, vez que, por diversas vezes, senti-me duvidoso quanto ao referido assunto, e vi, por conseguinte, a real necessidade de um maior estudo, quiçá, mais cauteloso, porquanto, ressalte-se, devidamente pertinente.

    Por: Tales Diego de Menezesl Direito> Doutrinal 31/07/2009 lAcessos: 3,340 lComentário: 1

    O artigo vem defender a ética que a muito tem se perdido no campo empresarial, onde observamos que ate mesmo os nossos governantes tendem a deixa-la de lado. sendo assim, buscamos defender a ética acima de tudo e de todos como sendo um dos caminhos para se obter crescimento na area empresarial.parafraseando o texto "que o futuro ofereça melhores quadros de servidores, administradores com maior senso de responsabilidade e espirito público."

    Por: Célio Alves da Cunhal Direitol 29/09/2009 lAcessos: 999
    Dr. Adriano Martins Pinheiro

    Segundo o artigo 966 do Código Civil: "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."

    Por: Dr. Adriano Martins Pinheirol Direito> Doutrinal 20/10/2009 lAcessos: 20,891 lComentário: 1
    Gisele Leite

    Texto didático e modesto tratando da Lei de Falências e recuperação brasileira.

    Por: Gisele Leitel Direito> Doutrinal 14/02/2010 lAcessos: 524

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 848

    O presente estudo traz de forma bastante clara, objetiva e direta os aspectos relevantes do direito de empresa à luz do NCC (Parte 2)

    Por: Silvana Aparecida Wierzchónl Direitol 22/03/2009 lAcessos: 9,559 lComentário: 1
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,848

    Este breve trabalho pretende analisar os aspectos econômicos referentes, principalmente `a Segunda Grande Guerra, embora trate também do primeiro grande conflito mundial. Buscaremos empreender uma investigação histórica do processo em questão, bem como das ideologias subjacentes `as teorias econômicas típicas do período estudado. Queremos averiguar quanto custou tais conflitos de grandes proporções, e qual a dinâmica da macro economia durante tais acontecimentos. Para tanto, nosso metodologia consistiu na pesquisa de textos de História, bem como textos complementares de economistas e filósofos.

    Por: Vinicius C. da Silval Notícias & Sociedade> Polítical 14/01/2010 lAcessos: 4,728

    O advogado e consultor jurídico, mestre e doutorando em direito, Marco Aurélio Borges de Paula, convida a todos os associados da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) para o lançamento do seu novo livro "Política, Direito e Economia: para um Estado republicano".

    Por: B. Waldorfl Direito> Direito Tributáriol 08/02/2011 lAcessos: 84

    Um dos principais objetos do Direito Econômico é disciplinar a intervenção do Estado no domínio econômico. É nosso objetivo no presente artigo mostrar de que forma o Direito Econômico norteia a atuação do Estado no domínio econômico, elucidar as razões que o levam a intervir, suas modalidades de atuação e os instrumentos que utiliza para tal.

    Por: marco antonio coelho de carvalhol Direitol 31/10/2011 lAcessos: 1,350

    Muitas pessoas que tenham o interesse em realizar a preparação de alimentos de uma forma comercial, podem acabar por ter interesse em utilizar uma cozinha industrial, no entanto, claro, para que isto aconteça, é necessário que se realize a preparação do ambiente, para que assim a cozinha possa acontecer de forma adequada, e claro, para que a preparação dos alimentos possa ser feita de uma forma considerada como profissional.

    Por: anamarial Negócios> Pequenas Empresasl 28/10/2014
    michelly bonifacio

    Uma pesquisa recente da GI Insights descobriu que quase 100% dos consumidores inscrevem-se em pelo menos um programa de fidelização e metade destes não participam de nenhum dos programas em que está inscrito. Saiba porque, então, pesquisa aponta que este é o momento para fazer balanço de como aplicar um programa de fidelidade e definir metas para engajar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Pequenas Empresasl 13/10/2014

    Apesar de não ser tão conhecido, o protetor de corda é um dos equipamentos opcionais mais úteis quando se trata de segurança do trabalho. Pelo menos para aumentar a vida útil da corda e diminuir o custo na substituição da mesma.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Pequenas Empresasl 08/10/2014

    Muitas empresas procuram por fabricantes de capachos personalizados para desenvolver um tapete com seu logo ou determinada mensagem que será assimilada por seus consumidores. É muito comum ver estabelecimentos com seus capachos posicionados em frente à entrada.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Pequenas Empresasl 07/10/2014

    Sistemas modulares MB é a solução para todos os trabalhos de construção em engenharia e engenharia mecânica. Suas aplicações vão desde uma simples moldura para a linha de produção totalmente automatizada.

    Por: podestavalerial Negócios> Pequenas Empresasl 07/10/2014

    Algumas pessoas podem acabar por acreditar que uma cozinha acabaria por ser considerado como algo ideal apenas para restaurantes, no entanto claro que não é bem assim que funciona.

    Por: anamarial Negócios> Pequenas Empresasl 30/09/2014
    Marcos Eleveen

    Entenda o que são transformadores e, como eles tem influência no processo de transformação de energia

    Por: Marcos Eleveenl Negócios> Pequenas Empresasl 25/09/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Em um cenário de economia estagnada, em que o grau de endividamento nos últimos meses vem só aumentando, fatores que podem afetar o desenvolvimento das microempresas, pois influenciam negativamente no volume das vendas e consequentemente diminui a rentabilidade e lucratividade dos negócios. Fazer sua empresa crescer em meio a todo este cenário é um desafio muito grande.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Pequenas Empresasl 22/09/2014

    Uma grande indecisão ocupa o estudante de Medicina, no final do seu curso, em que precisará optar por um campo de atuação específica, além de uma gama de práticas determinadas, em que precisará desenvolver habilidades e influenciarão na sua pesquisa para a realização da sua monografia ou de seu TCC - Trabalho de conclusão de curso. Este artigo trata da diferenciação entre a medicina restaurativa e a reconstrutiva, assim como o que escrever sobre cada uma delas em trabalhos acadêmico-científicos

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/02/2012 lAcessos: 132

    O programa da educação infantil tem de partir de uma concepção teórica bem fundamentada e própria da idade. Conquanto todo o programa de educação infantil tem que partir de um conhecimento profundo do desenvolvimento da criança desta idade, para que exista uma correspondência entre os conteúdos do programa e os níveis de desenvolvimento que se pretende atingir, também o tem de fazer de uma concepção teórica geral que fundamente tal programa.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 826

    Na elaboração de programas para as crianças de 0 a 6 anos é imprescindível considerar algumas questões gerais, próprias de qualquer programa educativo; e outras particulares, dadas pelas características das crianças aos quais se dirigem. Isto que parece uma proposta desnecessária ou redundante, é uma questão de singular importância, pois não são poucos os programas de educação infantil que adoecem de uma correspondência científica com as particularidades do desenvolvimento das crianças.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 1,555

    O tema da responsabilidade internacional dos Estados para uma monografia ou um TCC constitui um dos mais polêmicos do Direito Internacional Público. No Direito Internacional atual se experimenta uma ampliação dos supostos que geram responsabilidade e os sujeitos aos que esta é exigível

    Por: Alessandro Silval Direitol 26/01/2010 lAcessos: 2,208

    Al encarecer un alimento en una situación de prevista escasez futura, se espera que el consumo extra-necesidad sea frenado o reducido. A buen seguro, muchos mantendrán su consumo, aumentando sus gastos, sin embargo en la media, hay de esperarse una reducción en la demanda y una tendencia a retornar al equilibrio. Juntamente con una reducción en el consumo, debido al alto precio, habrá el incentivo financiero a su cultivo, aumentando la oferta y regulando el equilibrio de los consumos humanos.

    Por: Alessandro Silval Finanzas> Inversionesl 20/01/2010 lAcessos: 483

    A lista de observações de comportamentos mencionada anteriormente nesta monografia assinala muitos dos problemas de linguagem, de fala e problemas acadêmicos que podem aparecer no paciente com CAPD. Não é infreqüente observar problemas na linguagem e a fala e problemas sociais de falta de entendimento e de perda de contato (muitos deles fundados na linguagem), em idosos com CAPD, já que as habilidades lingúísticas se desenvolvem mais eficientemente através da audição

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/01/2010 lAcessos: 482

    A palavra qualidade designa o conjunto de atributos ou propriedades de um produto ou serviço que permite ao consumidor ou cliente emitir um juízo de valor a respeito dele. Quando se diz que algo tem qualidade, designa-se um juízo positivo com respeito às características do produto ou serviço. A seguir se expõe o conceito de qualidade a opinião de diferentes especialistas: •Qualidade é a discrepância entre o esperado e o percebido. A. Parasuraman, B. Zeithaml e L. Berry (1985, 1988)

    Por: Alessandro Silval Negócios> Gestãol 10/01/2010 lAcessos: 2,990

    Se o oxigênio é vida, então a importância de aprender a respirar corretamente é absoluta. Os exercícios de respiração podem nos ajudar a ganhar grande vitalidade e vigor. A falta de oxigênio nos rouba energia e leva à fadiga, perda de sono, e foco mental baixo, de modo que melhorar a sua técnica de respiração é crucial se você tiver problemas respiratórios.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/01/2010 lAcessos: 16,804 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast