Por Que E Como Divulgar Minha Empresa ?

30/07/2008 • Por • 126,972 Acessos

Sem divulgação sua empresa desaparece.

Se o objetivo de toda empresa é vender seus produtos ou serviços quanto mais conhecida melhor. Dificilmente este objetivo é alcançado sem o trabalho profissional de uma boa divulgação dos produtos/ serviços e principalmente da marca.

            Divulgar a empresa é muito importante, e tão importante quanto a divulgação é estar no lugar certo, comunicar de acordo com o seu público alvo e passar o conceito do seu produto / serviço conforme o esperado. O objetivo de um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual trabalhe.

            E passar a mensagem corretamente é um grande desafio, assim como ser o escolhido diante tanta concorrência. Com todas estas informações e desafios você é capaz de imaginar como pode ser prejudicial divulgar sua marca de maneira incorreta. A solução?

            A escolha e contratação de uma agência de publicidade. Com profissionais que sabem o que faz. Evite, fuja e suspeite de "aventureiros". A contratação de freelancers ou estudantes pode ser interessante para pequenos trabalhos, mas será que estamos seguros, por exemplo, em arriscar nossa vida na mão de estudantes de medicina ou amantes da profissão?  Claro que não, não arrisque a sua empresa e marca.

Contrate profissionais do ramo, não caia na tentação de fazer tudo sozinho. Afinal conceito, marca, divulgação não resume-se à softwares gráficos.

            Porque infelizmente  a concorrência anda bem acirrada. E isto não é novidade alguma, porém, muitos empresários ainda acreditam que podem manter e vender seus negócios sem o auxílio de um profissional de marketing e propaganda.

            Algumas empresas até conseguem superar seus desafios sem uma consultoria. Porém o risco é muito maior. Sem investir em publicidade a empresa pode cair no esquecimento ou gastar fortunas nas "tentativas e erros". Sem alcançar seus objetivos ou mensurar o investimento. Isto é, sem ter uma nítida percepção de retorno diante o trabalho promocional.

           

Mas como divulgar minha empresa se não tenho verba?

 

Divulgar sua empresa não é simplesmente fazer anúncios em jornais, rádio, tv ou mala direta. Ao contrário, é um processo que requer alguns conhecimentos básicos sobre o cliente, para que seja o mais eficiente possível sobre a escolha correta do veículo de comunicação para a empresa , de forma a atingir seu público-alvo com maior precisão. E por isto que o auxílio de um profissional da área é essencial, principalmente para verificar  as vantagens e desvantagens dos principais veículos, orçar e pesquisar custos x benefícios, criar impressos criativos, arte finalizar profissionalmente os impressos, etc.

Investir em publicidade e em  marketing é mais do que obrigatório para a saúde de sua empresa e negócios. Existem muitas dúvidas perante a real função da propaganda.

Para quê serve ? O que faz ? é caro ?

            Ao contratar um profissional ou agência,  você estará encarando a divulgação e imagem da sua empresa profissionalmente. Gasto são compras sem retornos. Já o investimento, é aplicar em algo e estar sujeito a um retorno igual ou muitas vezes maior do que se foi investido.

            Propaganda e publicidade nada mais é do que a área que cuidará da imagem da sua empresa. Divulgando seu serviço ou produto ao público certo, na hora certa e no local certo. Sempre buscando o melhor custo x benefício.

 

Funções da propaganda :

 

- Estabelecer o conceito da empresa

- Manter ou aumentar a freqüência da loja, escola ou estabelecimento

- Efetuar vendas sem auxílio de vendedores

- Criar novos mercados e estabilizarem

- Fixar hábitos e quebrar preconceitos

- Aproveitar as ocorrências sazonais

- Ativar a rotação dos estoques

- Garantir apronta aceitação de novos produtos

- Manter e/ou aumentar as vendas

- Ensinar novos usos e aumentar o consumo per capitã

- Descobrir consumidores

- Reter os clientes quando o vendedor muda para o concorrente

- Criar prestígio e boa vontade

- Estimular compra por impulso

- Conseguir que peçam o produto pelo nome

- Informar aonde o produto / serviço é vendido

 É caro ?

Investir em propaganda e marketing não é caro. Devemos analisar que a consultoria em marketing e propaganda serve para manter a saúde da sua empresa ou da empresa. Portanto é um trabalho que serve para te auxiliar e conquistar novos clientes. E principalmente, estar atento ao mercado , concorrência e mídia.

            Para uma empresa vale muito mais a pena a contratação de uma agência do que contratar um profissional para isto. As vantagens são inúmeras:

 - A agência por ser fornecedora e prestadora de serviço para o depto de marketing da empresa, sempre estará à disposição e a procura de novas idéias. Afinal, a empresa é cliente da agência.

- Os custos da contratação e impostos tributários em cima de um profissional contratado é muito mais alto do que um fee mensal especificado pela agência. Muitas vezes a empresa economiza 3 vezes mais em benefícios e tributação.

 Qual a diferença entre Marketing ,publicidade e  propaganda e Design ?

 

São 3 áreas importantes e completamente distintas.

O marketing é a área responsável em analisar o mercado que seu produto e serviço está inserido. Oferecer e planejar estratégias para que a sua empresa se destaque e que conquiste seus objetivos.

 

Propaganda é uma área da publicidade (dentro de publicidade também temos : assessoria de imprensa, eventos, promoções , endomarketing) . A propaganda é uma ferramenta de marketing que trabalhará a divulgação e imagem de seus produtos ou serviço. Atingindo e objetivando os reais objetivos de marketing da sua empresa.

Por exemplo:

O objetivo de marketing da sua empresa pode ser: Ampliar o mercado de relógios

Já o objetivo de comunicação (publicidade) baseado no objetivo de marketing (ampliar mercado) cria seu objetivo : Mostrar que relógio também serve para crianças.

E por último o objetivo de propaganda , focalizado no objetivo de comunicação conclui que a maneira de mostrar que o relógio também serve para crianças é mostrar um pai dando o relógio para a criança (o objetivo da propaganda) .

 Isto é um resumo bem básico de como Marketing e Propaganda trabalha e sua importância.

Já o Design , outra área também importante, serve para valorizar o produto. Esteticamente e visualmente. Neste caso (o caso do relógio) , seria criar um design chamativo e muito bonito do produto relógio.

 Para empresário / empresa o que é melhor  fee mensal ou job ?

 Fee mensal é um pacote com serviços pagos mensalmente pelo cliente. Neste pacote os custos do trabalho publicitário são diluídos na mensalidade.

O fee mensal é aconselhável para empresas e produtos que precisam necessariamente serem divulgados sempre. Por causa da enorme concorrência, preço ou local. Por exemplo : Anúncios , sites que precisam sempre de manutenção ou acrescentar informações mensais, consultoria de imagem ou marca , etc.

 Job. Um trabalho distinto , pago uma única vez. Indicado para empresas ou produtos que precisam de um trabalho determinado e/ou uma única vez. Por exemplo: Um evento , um estande de feira, um banner específico, a fachada de uma loja , etc...

 É muito importante manter a empresa ou o negócio com o auxilio de um profissional gabaritado de propaganda e marketing. Afinal propaganda não é apenas criar o layout ou anúncio, e sim criar soluções, acompanhar os resultados, e principalmente objetivar a melhora constante dos negócios de seus clientes.

 E isto é feito mensalmente, diariamente. Comparo a publicidade como as nossas refeições, é primordial estar sempre atento e investindo em divulgação. E a consultoria de um publicitário é importantíssimo para a vida útil de seu negócio.

 Também, além de veicular os seus anúncios você pode utilizar outras formas para divulgar sua empresa. E se a empresa tiver um estúdio ou agência de propaganda melhor ainda. A agência indicará e estudará aonde investir.

 A agência pode criar peças para uma promoção, participar de ma feira ou de uma exposição, patrocinar um evento cultural ou esportivo. O ideal é ter um apoio contínuo de uma agência para que lhe auxilie. E com este auxílio você diversifique os seus investimentos, sem concentrar a sua verba de divulgação num só tipo de ação.

 Tenho uma pequena empresa. Aonde divulgar sem gastar muito ?

 Atualmente (seja você funcionário ou proprietário de uma grande, média ou pequena empresa) o "sem gastar muito" é quase que uma regra. Os custos e encargos estão altíssimos e com isto ninguém quer desperdiçar.  Diria que para pequenas e médias empresas nada mais indicado do agências voltadas para pequenas e médias empresas. A conclusão parece óbvia, porém muitas empresas (de médio porte) ainda procuram grandes agências. Mas a qualidade é igual, o que difere é o custo. Uma agência grande precisa cobrar mais pela sua estrutura e folha de pagamento.

 E a "comunicação dirigida" é a ação mais indicada para pequenas e médias empresas. Isto é, comunicar-se com um público dirigido. E com isto tentar atingir as pessoas certas, de acordo com as suas necessidades.

Perfil do Autor

Marcelo Azevedo

Formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, em Design e Publicidade pela Panamericana de Arte (EPA) e em Comunicação Visual pela ABRA (Academia Brasileira de Arte). Trabalhou em diversas agências, editoras e empresas renomadas no mercado brasileiro (JW Thompson, Revista Trip, Editel, Rede Globo, Rico Lins, Seragini, etc).  www.bencom.com.br