Saiba Como Montar Uma Farmacia / Drogaria

07/06/2011 • Por • 6,752 Acessos

Esta pensando em abrir seu negócio? Ou mais propriamente dito, esta pensando em montar uma farmácia? Neste artigo vamos lhe dar dicas de como obter o sucesso neste setor. Na hora de montar um negócio, seja ele de qual espécie for, é imprescindível tomar conhecimento da região e fazer a escolha certa do seu ponto de negócio. Assim é também com as farmácias, antes de montar sua drogaria fique atento a região que a cerca, a concorrência existente, pesquise quantas drogarias existem na região e ai sim adquira ou alugue um imóvel para a instalação da mesma.

Mais informações podem ser encontradas em: Como Montar Uma Farmácia e através do kit Como Abrir Um Negocio.

A população tem cada vez mais freqüentado farmácias, estão mais dispostas a cuidarem de sua saúde. Com isso a tendência é que cada vez mais consumam medicamentos. Vários são os motivos que levam a procura de medicamentos, o que torna seu mercado muito promissor. Porém abrir uma drogaria requer certas exigências e restrições diretamente ligadas a sua instalação.

Abrir uma farmácia requer uma certa estrutura diferenciada. É necessário que o local seja arejado possua sua área bem clara. A área da drogaria deve ser bem divida e incluir uma espaço para recepção dos clientes, espaço para o estoque, sala de injeções e caixa. Estes espaços devem possuir equipamentos como: balcões, prateleiras, vitrines, computadores, materiais e equipamentos hospitalares em geral.

Investimento

O investimento para montar uma drogaria pode ficar em torno dos R$ 50.000,00. Isso é apenas uma variável, o que ira determinar com precisão o investimento será a estrutura física, a localização e o publico alvo.

Mão de obra

A quantidade de funcionários obviamente dependerá da estrutura do empreendimento e do fluxo de clientes. Serão necessários balconistas e um farmacêutico. Vale ressaltar que a falta de um farmacêutico é um irregularidade considerada grave, e faz parte das normas técnicas da vigilância sanitária. O não cumprimento desta normal é passível de multa.

As farmácias não só vendem medicamentos, como também vendem artigos de higiene  pessoal, linha hospitalar, fraldas, artigos de perfumaria entre outros. A vigilância sanitária de algumas cidades permite também a venda de produtos de conveniência como refrigerantes, chocolates, etc. É comum se encontrar distribuidoras que vendem grande parte destes produtos utilizados, o que acaba diminuindo a quantidade de fornecedores e se torna mais fácil a obtenção de descontos e facilidades no pagamento destes investimentos.

Ao optar por abrir qualquer tipo de negócio é necessário estar atento as normas exigidas e cumpri-las a fim de não receber multas ou até mesmo o fechamento do empreendimento. Para montar uma farmácia as exigências são: registro na junta comercial, registro na secretária da receita federal, registro na secretária da fazenda, registro na prefeitura do município, registro no INSS se não tiver CNPJ  (pessoa autônoma), registro no sindicato patronal, alvará da vigilância sanitária, responsável técnico habilitado e registro no ministério da saúde.

Perfil do Autor

Vinicius Gonçalves

Vinícius Gonçalves é fundador do site NovoNegocio.com.br e também escreveu os artigos: Como Montar Uma Farmácia, Como Montar Uma Papelaria e Como Montar Uma Pastelaria.