Resenha do Livro Olga

Publicado em: 12/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,796 |

Olga

Na Resenha de Livro de hoje, o livro Olga que conta a história de uma judia alemã de classe média era muito jovem fascinado pelos fogos de artifício da experiência soviética. Aos quinze anos ingressou na Juventude Comunista.

Aos vinte anos, estreladando e dirigidindo um assalto com uma arma mortal em 1928, o que faz as manchetes e sobe para o estrelato revolucionária. Junto com seus pares, irrompe com uma arma na prisão de Moabit, um bairro central de Berlim, e resgate da "justiça burguesa" para seu namorado e companheiro, o líder comunista Otto Braun.

Todos os resíduos de um destemor que foi coroado pela fuga espetacular, tanto da União Soviética. Suas fotos foram distribuídos por toda a Alemanha, ofereceram recompensas por pistas de seu paradeiro, eles perseguido como Bonny & Clyde, mas os dois podem ficar juntos e felizes para a terra prometida.

A dupla de Olga e Otto, entretanto, não era muito harmonioso. Que durou um merengue Moscou. Ela era uma mulher de ação e muito rapidamente se cansou do escritor circunspecto. Olga estava à procura de emoções fortes, e com sua história de assaltante imprudente, não encontrou nenhuma dificuldade em chegar a um oficial do Exército Vermelho e líder apparatchik da Internacional Comunista, conhecida pela sigla pasteurizado Comintern.

Olga  se torna então uma militante revolucionária, decidida a dedicar sua vida à luta por uma sociedade mais justa,era um modelo para os comunistas da época.

Onze anos depois, Olga conhece o líder revolucionário Luiz Carlos Prestes.

No Brasil, grávida, Olga é entregue aos nazistas pelo governo brasileiro (Getúlio Vargas).

Teve a filha Anita num campo de concentração e o bebê acabou com a avó paterna a fim de ser criada no Brasil. Aos 33 anos, acabou confinada em um campo de concentração e assassinada numa câmara de gás.

Para aqueles que gostam de uma boa leitura e saber um pouco mais sobre a sociedade brasileira o livro "Olga" é uma boa pedida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/poesia-artigos/resenha-do-livro-olga-4026212.html

    Palavras-chave do artigo:

    resenha

    ,

    livros

    ,

    resumo

    Comentar sobre o artigo

    Karen Reis

    Um dos grandes desafios para qualquer aluno de curso superior é quando chega a hora de realizar o trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC. Normalmente o TCC é iniciado no penúltimo semestre e estendido por mais um semestre, ou seja, um ano de produção acadêmica. Pode parecer muito tempo, mas não é. Produzir um TCC em 12 meses exigi do aluno ou do grupo de alunos, empenho, resiliência, muitas horas de leitura e pesquisa e tantas outras dedicadas à escrita.

    Por: Karen Reisl Educação> Ensino Superiorl 25/10/2012 lAcessos: 99
    Jennifer Silva e Silva

    Trata-se de uma análise de um dado capítulo de um livro didático. O professor não pode entender o livro didático como algo unificador da prática pedagógica e sim como uma ferramenta de ensino-aprendizagem

    Por: Jennifer Silva e Silval Educação> Ensino Superiorl 25/05/2012 lAcessos: 567
    Patricia Braun

    RESENHA – RESUMO DO CAPITULO DO LIVRO SOCIOLOGIA DE ANTHONY GIDDENS, Ed. Artmed: "UM MUNDO EM MUDANCA"

    Por: Patricia Braunl Direitol 08/04/2014 lAcessos: 88

    A análise do livro didático é uma atividade que deve ser promovida constantemente pelo professor, a fim de melhorar sempre sua prática docente. Escolher o melhor material a aplicar em sala de aula, mais do que isto, saber discernir os que abordam os conteúdos da melhor forma possível. Este estudo buscou analisar o livro didático Trajetórias da palavra de Celina Diaféria e Mayra Pinto, Língua Portuguesa, do 9º ano do ensino fundamental. Como este material didático se compromete com o ensino de

    Por: Vanuire de Almeida Xavierl Educação> Línguasl 07/07/2013 lAcessos: 68

    Priorizar o tempo, administrar a vida doméstica, pessoal e familiar, dando ênfase à educação dos filhos são alguns dos assuntos do livro Mulher - Guia prático de sobrevivência - Editora Baraúna.

    Por: rosangelal Lar e Família> Mulherl 26/11/2010 lAcessos: 430
    IVANILDO SILVA JÚNIOR

    Trata-se de resenha discutida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense Professora Dra. Lilian Koifman

    Por: IVANILDO SILVA JÚNIORl Educaçãol 27/05/2012 lAcessos: 225

    O assunto em tela trata-se do Direito é como Saturno devorando os seus próprios filhos; não ter um novo recomeço sem apagar seu passado, o direito concreto que se dar a gloria da sua existência para pretender umas durações ilimitadas, eternas, recorda o filho que eleva a mão contra a sua própria mãe afronta a idéia do direito, invocando-a, porque a idéia do direito será eternamente um movimento progressivo de transformação; mas o que desapareceu deve ceder lugar ao que em seu lugar aparece, como aquele... "Tudo o que nasce está destinado a voltar ao nada” como diz: Goethe, Fausto .

    Por: Francisca Silva e Leal Filhal Direitol 06/11/2009 lAcessos: 10,595 lComentário: 3
    Camila Prietto

    Foi me dado de presente esse pequeno livro "Os Problemas da Família Gorgonzola" da própria mão da autora, e fiquei tão encantada que não resisti a leitura e ao pequeno texto sobre essa belíssima história.

    Por: Camila Priettol Literatura> Ficçãol 11/07/2011 lAcessos: 707

    A presente resenha visa apresentar as idéias principais da grande obra de Maquiavel "o Príncipe" mostrando como o monarca deve conquistar e manter o poder.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Notícias & Sociedade> Polítical 17/07/2009 lAcessos: 39,309 lComentário: 2
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O mundo poderia. Não ter significado. Já que o entendimento. É apenas a representação. De uma razão alienada. Então o mundo poderia. Ser o antimundo. O que seria o universo. A negação do antimundo. O eterno vazio. Tendo como definição o vácuo. A única realidade a ausência. Necessariamente descabida. Escura e infinita.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 13/12/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Certa vez disse Nietzsche. Os homens fracos. De caráter deformado. Estabelece entre si. A lógica de uma ética. Plebeia. Legitimando o domínio. Sobre si. Como explorados.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 06/12/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Poema sem proposição. Escrevi esse poema. Sem ritmo. Sem proposição. Sem significados. Um poema sem nada. Igual ao vento voando no universo. Azul da cor do espaço da nossa galáxia. Um poema fácil de entender. Não tive nem mesmo que inventar as palavras.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 06/12/2014
    Jeferson Lopes Ribeiro

    É um texto dissertativo-argumentativo, sobre o amor. Onde os fatos são bem coesentes e tem coerência.

    Por: Jeferson Lopes Ribeirol Literatura> Poesial 03/12/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Não existe Caminho. Muito menos pedras. Não existindo, portanto. O meio do caminho. O que existe de fato. Sempre. São Montanhas. Enormes e intransponíveis.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 02/12/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Recordo-me daquela tarde. Que andava. Tentava entender os sinais. Indeléveis. A magnitude da inquietude. Cada trilho. Tinha uma significação própria. O sol era brando e amarelava. Antes do escurecer.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 01/12/2014
    T. S. Frank

    Poema sobre Chernobyl e suas consequências na vida de todos que tiveram que vivenciar o inferno daquele dia em que a usina colapsou. Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear. Um reator da central teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras.

    Por: T. S. Frankl Literatura> Poesial 30/11/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    A vida passando. O tempo. O silencio e o encantamento. A vida teve. O que tinha que existir. Algumas coisas boas. Uma delas a contemplação da inexistência. O saber do insignificado das coisas. A falta de finalidade. A verdade uma convencionalidade cultural.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 28/11/2014

    om pequenas atitudes que acabem com o sedentarismo alimentar e físico, já são grandes passos para o controle da pressão arterial, e para quem ama sua saúde.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/06/2013 lAcessos: 22

    Pallets são importantes na industria e logística afim de organizar e facilitar o transporte.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Negócios> Gestãol 23/08/2012 lAcessos: 530

    A internação em casas de recuperação pode ser muito benéfica ao idoso.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Saúde e Bem Estarl 28/05/2012 lAcessos: 260

    O Consumo de drogas tem crescido consideravelmente nos último anos no Brasil. Talvez até mesmo impulsionado pelo crescimento economico do país. Mas alguma atitude é necessaria num momento em que o estado se vê cercado e todos premeditam uma verginhosa derrota contra o tráfico de drogas.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Saúde e Bem Estarl 13/04/2012 lAcessos: 324

    Conheça mais sobre a blindagem de carros e saiba como ela pode ajudar-lhe e proteger sua família nas violentas cidades brasileiras.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Automóveis> Indústria automotival 20/12/2011 lAcessos: 137

    Conheça os riscos para sua saúde de utilizar perfumes falsos e os sintomas que podem ocorrer em sua pele.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Beleza> Cosméticosl 02/12/2011 lAcessos: 178

    Conheça mais sobre como controlar o acesso de seus funcionários a sua empresa. Maneiras e equipamentos necessários. Confira.

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Negócios> Administraçãol 10/11/2011 lAcessos: 231

    Conheça mais sobre a bolsa de valores e saiba como investir com traquilidade no conforto de sua casa

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Negócios> Administraçãol 28/09/2011 lAcessos: 52
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast