A Política Externa Do Brasil Na América Latina - Tema De Monografia E Tcc

Publicado em: 20/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,466 |

Assumirão o Governo e a sociedade brasileira os custos da ambição de potência regional?

O Brasil pode exercer uma influência construtiva na resolução de conflitos regionais e frear a deterioração das liberdades e as ingerências do eixo bolivariano em terceiros países. É peça fundamental no futuro da América Latina , com o rendimento de Venezuela pendente, e de Unasul, a região falando com uma só voz. E tudo isso sem abandonar seu soft power?

Este artigo foi elaborado pelo time especial de monografias, buscando sempre a melhor qualidade em monografia

Uma agenda internacional desta natureza faz pensar que a frase do presidente Lula "nos cansamos de ser uma potência emergente" talvez vá além da retórica. A direção que tome o Brasil poderia determinar o futuro da América do Sul.

Unidade territorial, grandeza física e confiança em seu futuro são idéias-força que conformaram historicamente a política exterior brasileira. No século XX, essa política se articulou sobre dois eixos. No primeiro, o assimétrico, estariam as relações com países com um significativo diferencial de poder, como os Estados Unidos ou as grandes potências européias e depois a UE.

Para preservar suas margens de manobra, o país procurou elementos de autonomia e por isso participou ativamente nos foros multilaterais; para aproveitar os efeitos protetores dos tratados que neutralizam as políticas unilaterais das grandes potências. No eixo simétrico figurariam os vínculos com aqueles Estados de recursos de poder similares aos do Brasil, incluindo os vizinhos latino-americanos e outros em via de desenvolvimento. E aí estão as duas últimas décadas, com suas estratégias regionalistas: aproximação a Argentina, criação do e o impulso de por Cardoso, aprofundado por Lula, para criar a União Sul-americana de Nações.

Em outros termos: a partir dos anos 90, Brasil começa a superar uma política exterior de tipo defensivo, o modelo de "autonomia pelo distanciamento", isto é, a ausência no grande jogo político internacional, e começa a participar seletivamente nas questões internacionais, passando à "autonomia pela inserção" de que falou Cardoso.

A realidade é que hoje a política exterior de Brasil é um dos aspectos mais vitoriosos do governo Lula, no qual destaca o grande ativismo presidencial, viagens, discursos e articulações diplomáticas por todo mundo.

Conte com uma excelente monografia de base para realizar seu tcc

A América do Sul foi a prioridade básica da política exterior; o desenvolvimento da região está estreitamente vinculado ao desenvolvimento do Brasil. A política exterior é expressão e elemento estruturador de uma nova concepção de desenvolvimento, como definiu há alguns anos Marco Aurelio Garcia: "O desafio para o governo Lula, especialmente no âmbito de América do Sul, foi ajustar o foco da política exterior a um novo projeto de nação que fazia da inclusão social, do desenvolvimento econômico, do aprofundamento da democracia e da afirmação da soberania nacional, combinada com o desejo de integração regional, os eixos de um novo projeto nacional"

Mas há um segundo foco de atenção: as relações com outras potências emergentes, dentro de um modelo de cooperação Sul-Sul, onde entrariam a Índia, China e África do Sul. Objetivo político: promover um sistema multipolar, funcional para Brasil e com capacidade para combater a supremacia dos EUA. E outro econômico: preservar espaços de crescimento e autonomia para sua própria economia.

Lula o sintetizou numa frase: "queremos mudar a geografia comercial do mundo"

Por outro lado, o Brasil poderia ser um sócio ativo dentro da estratégia do governo norte-americano de reunir países capazes de resolver conjuntamente questões espinhosas de difícil solução em assembléias globais. Exercerá seu peso específico regional na resolução de conflitos, ou para jogar o freio à deterioração das liberdades no eixo bolivariano? Por-se-á fim às ingerências em terceiros países?

Em qualquer caso, o Brasil é peça chave no futuro com o rendimento de Venezuela em portas, e de UNASUL, para que a região possa falar com uma só voz. Pode fazer tudo isso sem abandonar seu soft power, ou a aliança com França para fornecimento de material militar cabe ser interpretada como o começo de seu rearmamento?

Parece que o Brasil se cansou de seguir sendo o país do futuro e se apresta a jogar o papel de grande potência. Sociedade e Governos levam anos reduzindo desequilíbrios sociais e regionais, vulnerabilidades econômicas, problemas de governabilidade, e gerando políticas públicas acima da contenda partidária

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-externa-do-brasil-na-america-latina-tema-de-monografia-e-tcc-1483032.html

    Palavras-chave do artigo:

    monografia

    ,

    tcc

    ,

    economia

    Comentar sobre o artigo

    Enquanto sugestão para estudos acadêmicos, as redes sociais prometem excelentes Monografias, Tccs, Artigos Científicos e demais produções para cursos superiores, agradando não somente a banca examinadora, mas o interesse geral atualmente.

    Por: Luciane Machado Sarmentol Educação> Ensino Superiorl 26/05/2011 lAcessos: 2,242

    O barateamento dos bens importados e a recuperação econômica, acompanhada de uma mais acentuada distribuição regressiva do rendimento, reduziram consideravelmente o preço dos automóveis, o que facilitou seu compra por parte da faixa economicamente mais favorecida da população que viu reduzido o impacto do preço do automóvel sobre seus orçamentos familiares.

    Por: Luis Carlos Silval Automóveis> Indústria automotival 15/09/2009 lAcessos: 928

    O teletrabalho é uma alternativa que até há poucos meses não havia conseguido conquistar as empresas brasileiras, em virtude de uma verdadeira desconfiança e com níveis de implementação bastante abaixo do que em outras latitudes. No entanto, subitamente e a partir da crise desatada, as corporações estão vendo com melhores olhos a modalidade, como uma ferramenta saudável para poupar custos e de passagem ampliar a motivação e o prazer de seus empregados.

    Por: Alessandro Silval Negócios> Negócio de Casal 17/07/2009 lAcessos: 949

    A franquia é um sistema de colaboração comercial no qual o franqueador cede ao franqueado uma série de aspectos (sistema de comercialização próprio, uso da marca, seu know how ou saber fazer, assistência técnica, etc). Em troca, o franqueado costuma pagar um valor inicial e um royalty ou quota mensal pelos serviços de gestão que lhe presta, sendo também habitual um montante de publicidade.

    Por: Alessandro Silval Negóciosl 15/11/2009 lAcessos: 6,319

    A nova sociedade da informação domina de modo marcante as interações do sujeito com seu meio, mas entendido este não como seu contexto mais direto e concreto, senão como o total das sociedades industrializadas que têm acesso a tais telecomunicações. À sombra de tal processo globalizador, surgiu uma sociedade em que a multiplicidade de recursos e opções se encontra à ordem do dia.

    Por: Alessandro Silval Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 23/09/2009 lAcessos: 770

    As empresas altamente competitivas se identificaram com a relevância, alcance que gera o fato de estarem não somente identificadas com o que atualmente o conhecimento contribui, senão, com a necessidade que seu recurso humano o maneje, contar com a visão e compromisso de uma gerência moderna que sabe o que atualmente a gestão do conhecimento encerra.

    Por: Claudio Nogueiral Negócios> Gerêncial 18/01/2010 lAcessos: 2,316

    As pequenas e médias empresas desempenham uma função crucial na concorrência mundial. Conquanto se pensava que esta requereria grandes unidades de produção, a história industrial dos últimos decênios demonstrou com clareza que estas empresas não são agentes marginais da dinâmica competitiva; o palco não está plenamente dominado por uns quantos gigantes

    Por: Alessandro Silval Negócios> Pequenas Empresasl 01/11/2009 lAcessos: 2,453

    Contraditoriamente, no paradigma neocapitalista a economia de mercado não é uma garantia da igualdade ou da equidade. A prática neocapitalista põe de lado os princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma nova saúde pública baseada no humanismo, a ética, a participação democrática e a solidariedade. A "saúde para todos" como paradigma para o século XXI se converteu na saúde para "UNS" que podem pagar para manter ou recuperar sua saúde no mercado da livre oferta e demanda.

    Por: Alessandro Silval Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/09/2009 lAcessos: 692

    O conceito de venda, que sustenta que os consumidores só compram bastantes produtos de uma empresa quando ela despende um grande esforço em vendas e promoção. Este conceito é muito praticado com produtos de baixa procura, justamente aqueles que os compradores em geral não pensam em comprar, como enciclopédias ou seguros. Estas indústrias devem detectar as expectativas e vender os produtos como base nos seus benefícios.

    Por: Alessandro Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 15/10/2009 lAcessos: 7,487
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Nesse artigo escrevo um dos mais desejados sonhos de todos os professores, conseguir que seus alunos se posicione de forma política e crítica diante dos fatos sociais e políticos no mundo. Embora ha muito ainda para ensinarmos sobre o assunto e as formas de expressão nas redes sociais, acredito que já demonstra um novo cenário da história da Educação. Agora com a tal reforma política e a valorização dos professores, seria de bom senso adicionar as aulas de Educação Moral, Cultura e Sociedade.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Notícias & Sociedade> Polítical 28/10/2014 lAcessos: 11

    Conheça os principais passos das mulheres na história da Política do Brasil.

    Por: Bárbaral Notícias & Sociedade> Polítical 27/10/2014
    JORGE FLOQUET

    A Bahia é um celeiro eleitoral muito importante no cenário democrático brasileiro. São mais de dez milhões de eleitores. Se tivesse trafegando numa Avenida de Londres e houvesse uma, dentre as centenas de casas de apostas abertas sinalizando a cotação sobre a formação ministerial do Brasil, certamente, na aposta que indicaria a formação de ministério por estado brasileiro, a Bahia, estaria com a menor cotação. Pois, provavelmente haverá pelo menos um ministro "baiano" ocupando uma pasta....

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 27/10/2014
    JORGE FLOQUET

    Queridos videntes. Faço levantar sonolento este servente do lápis para passar-lhes a seguinte mensagem. Não que queira mostrar-lhes o que seja verdadeiro, mas sinalizar com a minha experiência, como princípio inteligente, uma referência para que, comparando com os seus "saberes" indicar que amanhã será um dia festivo para este país. Para isso é preciso que façamos as seguintes reflexões:

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 25/10/2014
    Vinícius Casaca

    Texto produzido por: Alberto Alonso Yglesias Neto; Luiz Guilherme Lobo da Silva; Thaís Souza de Oliveira. Para responder ao qustionário, clique neste link: https://pt.surveymonkey.com/s/BRGCFS3

    Por: Vinícius Casacal Notícias & Sociedade> Polítical 24/10/2014
    José Antônio Puppio

    Só que vale aqui um alerta, é preciso que o brasileiro se conscientize da importância do seu voto

    Por: José Antônio Puppiol Notícias & Sociedade> Polítical 24/10/2014
    RINALDO BARROS

    O Lulismo, a meu ver, embaralha as cartas ideológicas de uma forma inusitada. E confunde até os seus próprios militantes de base, aqueles ainda embriagados pela miragem (delírio) do que o PT já foi um dia. Pergunto eu: 1) para as eleições de 2014, na qual o candidato não é o Lula, as pessoas que mudaram de condição social se manterão fiéis ao Lulismo? 2) Ou escolherão o candidato que demonstrar mais competência e experiência política para gerir os destinos da nação?

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 23/10/2014
    JORGE FLOQUET

    É preciso mudar! E o que aconteceria com este país, caso efetivamente tenhamos mudança de governo, agora! Digo, sem sombras de dúvidas, que a sua democracia sairá fortalecida! Não fosse este o oposicionista seria o outro e, certamente, eu estaria conclamando para que sejamos – os mais esclarecidos – os verdadeiros artífices de uma democracia sólida e duradoura. O "popululismo", não tem sustentação nesse país de dimensões continentais e importantíssimo no cenário mundial. A América Latina, nã

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 22/10/2014

    El cachorro durmiendo tendrá su sistema inmunológico, sistema nervioso y su metabolismo funcionando mejor. Por lo tanto, es importante que el mismo tenga un buen sueño. Así como los bebés humanos, las crías también necesitan dormir. En esta fase de su vida, hasta aproximadamente sus 4 meses, los cachorros de perros necesitan de descanso, pues su desarrollo está a todo vapor.

    Por: Luis Carlos Silval Hogar & Familia> Animales Domésticosl 20/01/2010 lAcessos: 786

    Business improvement application aims to increase the maximum efficiency and competitiveness on the basis of granting all the powers to establish policies, principles and procedures, which tend to the development of initiative, creativity and responsibility of all heads and workers of a company. Internal Control can be defined as an accounting system that includes methods, procedures and resources used by an entity or company to publish its financial activities

    Por: Luis Carlos Silval Business> Managementl Jan 06, 2010 lAcessos: 442

    A organização está inserida num meio ao qual condiciona de diversas maneiras (através de sua produção, através das pautas culturais que impõe aos indivíduos que a integram, que por outro lado também integram o meio, etc.) . Mas por outro lado, as características da organização são em parte produto do meio que a condiciona. Produz para a sociedade, mas ao mesmo tempo é produzida por ela.

    Por: Luis Carlos Silval Negócios> Ger. de Projetosl 05/01/2010 lAcessos: 536

    La policía como figura principal encargada de mantener el orden público para la consecuente prestación de la paz social necesita de la concientización y cooperación de toda la sociedad para alcanzar sus objetivos, mientras, es hecho presente que o pueblo, en su mayoría, aún tiene la policía como se fuera esta institución la única responsable por la agravación de la violencia en el país, la principal responsable por el recrudecimiento de la criminalidad.

    Por: Luis Carlos Silval Noticias & Sociedad> Sociedadl 29/12/2009 lAcessos: 139

    La región amazónica convive con una imagen sobre ella idealizada, mucha de las veces distante de su realidad por cuenta del imaginario que es construido bajo ella. Tenemos una Amazonia múltiple si su territorio, Amazonia de recursos naturales en biodiversidad, pero también una Amazonia de conflictos sociales, una Amazonia explotada.

    Por: Luis Carlos Silval Negocios> Negocios Internacionalesl 17/12/2009 lAcessos: 378

    El estudio PRECAME es un estudio inedito, exclusivo, innovador, que invade la base del iceberg del proceso aterosclerotico, va a la fondo, en el cerne de lo inicio del proceso de formación de la placa de ateroma, que acomete el lecho vascular sistemático, principalmente las arterias aorta, coronarianas y cerebrales, que irrigan los principales orgãos blancos del organismo humano

    Por: Luis Carlos Silval Medicina> Cardiologíal 17/12/2009 lAcessos: 842

    A melhora da qualidade é precisa para os dois tipos de qualidade: características do produto e ausência de deficiências. Para conservar e incrementar os rendimentos por vendas, as empresas têm que desenvolver continuamente novas características do produto e novos processos para produzir essas características. As necessidades dos clientes são um objetivo móvel.

    Por: Luis Carlos Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 05/12/2009 lAcessos: 2,805

    El gran mérito de Marx fue haber demostrado que la organización material de la producción económica y la composición objetiva y subjetiva de los modos sociales de las colectividades al largo de las épocas se interpenetran de modo dialético, generando efectos dinámicos que se extiende sobre los otros sectores en torno a los cual la vida comunitaria se estructura como la educación, el derecho, la religión, los artes, etc.

    Por: Luis Carlos Silval Educación> Historial 01/12/2009 lAcessos: 332

    Comments on this article

    0
    Palloma 25/11/2009
    kkkkk ' gostei muito dessa brincadeira :)
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast