O Modo Como Marx Compreende O Estado Moderno E As Razões Pelas Quais A Emancipação Promovida Pelo Estado Liberal É Apenas Parcial

Publicado em: 17/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,716 |

Álvaro Bianchi, professor da Unicamp, estudioso de Karl Marx, analisou o modo como esse intelectual compreendia o Estado Moderno (BIANCHI, 2006), através do escritos produzidos entre 1842-43. O interesse de Bianchi é compreender a produção teórica de Marx nesse período, no qual a política foi assumida como objeto de crítica da filosofia.

O contexto desse debate surgiu quando se percebeu o caráter arbitrário do governo da Prússia, que concedia privilégios particulares para alguns e aplicação das leis para os contrários. Desse modo, o governo colocava-se em oposição ao Estado que representava, porque se utilizava de dois pesos e duas medidas.

Marx argumentava que o Estado que violava seu conteúdo era um “não-Estado”: não existia perante o próprio conceito. Portanto, “o estado coativo”, censurador, centralizador, deveria ser abolido: A única “cura radical para a censura” possível era para Marx, sua própria abolição. [...] Mas a dissolução da censura apontava para a dissolução do próprio Estado. Pois também ele constituía-se no inverso daquilo que o “Estado ético” dizia ser e se esse “Estado coativo” quisesse tornar-se legal, ele próprio se anularia. (Idem, p. 51)

Na interpretação de Bianchi, a definição política de Estado de Marx, naquele momento, concebia o Estado racional de forma utópica.  Essas idéias estão expostas na tese de Marx, que trata sobre a filosofia da natureza de Demócrito e Epicuro, defendida em o Kolnische Zeitung, cujo redator, entre 1842 e 1843, foi Marx. Inclusive, o referido jornal foi fechado em 1843 pelas críticas ao governo prussiano. Embora tivesse uma visão utópica de Estado, Bianchi também caracterizou o filósofo como “liberal radical”. (Idem, p. 51).

Ao comparar a existência singular do Estado e sua essência racional, K. Marx criticou a idéia de “Estado cristão”. Para “estabelecer a justiça das constituições estatais e realizar a liberdade racional” era preciso ressaltar a essência da natureza da sociedade humana e do Estado.

Inspirado em Lwdwig Feuerbach, Marx dedica-se ao estudo da crítica da política como crítica filosófica. A “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel” foi resultado dessa influência de Feuerbach (que criticava a filosofia especulativa de Hegel) sobre Marx. Esse negava a política existente, porque nela o povo era o único elemento concreto. Enquanto o Estado era, apenas, uma forma de existência particular do povo.

Segundo Bianchi, a crítica do jovem Marx, nesse momento, “dirigia-se, claramente, contra a abstração da política moderna, ou seja, contra a separação do Estado político da sociedade civil, e contra a abstração da cidadania moderna que afirmava uma liberdade e a igualdade que apareciam fora de todo contexto social e que, portanto, não eram senão liberdades e igualdades aparentes.” (Idem, p.51).

Em outras palavras, o tema do “fim do Estado” assumia agora uma nova forma no interior do pensamento marxiano: no momento em que o povo passava a ser o Estado, aquela separação existente entre o Estado e a sociedade encontrava seu fim. (idem).

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    Palavras-chave do artigo:

    estado politica democracia

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    André Reis

    Este material esclarece sobre a importância da liberdade de expressão para o Estado democrático, como ambos estão interligados e são indissociáveis. Compara o nosso texto constitucional de 1988, com a realidade política, atual, do país. Igualmente, utiliza-se de fatos históricos – como o julgamento de Sócrates, para fundamentar a valoração da liberdade de expressão para a democracia. E finalmente, expõe sobre a importância de uma convivência pacífica entre as diferenças e como a repressão e a falta de respeito com as minorias destroem todo e qualquer princípio democrático.

    Por: André Reisl Direitol 16/12/2009 lAcessos: 711
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    O processo de redemocratização voltou ao Brasil, abertura política, quando o regime de exceção teve o mais absoluto controle tanto do poder político como da economia liberal, foi um mecanismo lento, profuso, mas o Brasil não corria mais rico de ser uma democracia socialista.

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    Ao se discutir Democracia, deve-se levar em consideração a leitura descritiva e prescritiva. Tanto um ponto de vista (o que é), como o outro (o que deveria ser). A cidadania, tal como concebemos, é composta de três direitos: civis, políticos e sociais. Portanto, envolve uma rela noção de igualdade. O que este trabalho tenciona fazer é voltar o olhar para a cidadania através de um recorte da participação política e da representatividade dentro da Democracia e dos marcos conceituais de democracia.

    Por: Rócio Stefson Neiva Barretol Notícias & Sociedade> Polítical 08/04/2009 lAcessos: 3,120

    Quando se fala em democracia no Brasil e representação política, sempre emergem questões ligadas às eleições dos representantes. Mas pouco se fala sobre o exercício dos mandatos parlamentares. A concentração de decisões em alguns parlamentares em detrimento da atuação de outros viesa a própria representação política.

    Por: Miguell Notícias & Sociedade> Polítical 08/07/2014 lAcessos: 39
    Ana Paula Pinto

    pretende-se colocar em discussão a pauta sobre a política, o seu reflexo na juventude em seu processo de participação na sociedade. Buscamos problemizar numa perspectica teórica , a compreensão sobre o que de fato é a política, resgatando as categorias, como sociedade civil, Estado, democracia, políticas. Por fim, problematizaremos a importância da educação política da juventude, visto que a educação pode ser usada como instrumento que possibilita a construção de uma nova sociabilidade.

    Por: Ana Paula Pintol Educaçãol 03/01/2011 lAcessos: 1,710

    Essa pesquisa jurídica tem como objetivo analisar a importância da participação popular no cenário da democracia brasileira, as conquistas populares e também as barreiras ainda existentes à soberania popular. A análise da participação popular no Brasil dar-se-á, principalmente, nesta pesquisa, através do estudo da utilização e conhecimento da ferramenta da ''iniciativa popular''

    Por: larissa gomes da silval Direito> Doutrinal 08/08/2011 lAcessos: 1,628
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    Por: lidson tomassl Direito> Doutrinal 30/09/2010 lAcessos: 1,714 lComentário: 1

    Este artigo foi publicado na Revista Compras Públicas: Legalidade e Transparência; da Editora CAPACITAR - Consultoria e Treinamentos em Licitações; edição de abril de 2009. O objetivo do artigo é analisar qual papel das políticas públicas sócio-ambientais na construção de uma gestão pública mais democrática e participativa no Brasil, com base no socioambientalimo.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 4,816 lComentário: 3
    JORGE FLOQUET

    Quando se trata de uma informação de grande impacto, a imprensa "investigativa" chega à exaustão de chamadas televisivas. Agora, para informar que os fiscais do ENEM de 2014 até hoje não receberam os valores relativos aos serviços prestados, ninguém fala nada. Pois bem, os prestadores de serviços até a presente data ainda não receberam. São valores que vão de alguns cem reais, até uns duzentos e poucos reais.

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 22/01/2015

    CARTA SOBRE A EXECUÇÃO DE UM TRAFICANTE NA INDONÉSIA. Questionamento sobre as atitudes do Governo Brasileiro a respeito do trafico de drogas e seu posicionamento.

    Por: cajucedol Notícias & Sociedade> Polítical 19/01/2015
    RINALDO BARROS

    O medo, combinado com a sensação de ausência de um poder público capaz de prover segurança coletiva e com a impotência dos cidadãos frente à criminalidade; estimula a adoção de estratégias individuais para diminuir o risco. Vivemos, num clima do "salve-se quem puder", com muito medo. O medo da violência torna-se, desse modo, endêmico, banalizando a vida e tornando o ato de viver apenas um instrumento de segurança privada.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 18/01/2015
    JUNIOR OMNI

    COMISSÃO DA VERDADE? Qual verdade? * OBJETIVO DA REUNIÃO RESERVADA: Para que os seguidores de FIDEL CASTRO, STALIN, LENIN, MARX, MUSSOLINI, , MAO TSÉ TUNG E HITLER - todos "ASSASSINOS DE CRISTÃOS" -, possam falar sem ter quem os desmascare. Por isso, o cartaz: REUNIÃO RESERVADA. QUEM SE ESCONDE TEM "RABO PRESO" . . TODO VAGABUNDO NÃO GOSTA DE "LEIS", "ORDEM", "DECÊNCIA"...........POR ISSO RECLAMA DELAS, PORQUE NÃO QUER OBEDECÊ-LAS! -

    Por: JUNIOR OMNIl Notícias & Sociedade> Polítical 14/01/2015
    JORGE FLOQUET

    O que tem a ver o atentado terrorista com a liberdade de imprensa? Embora a sua miúda cabeça pense que tudo, digo que nada tem a ver. é somente uma condição de propaganda para uma luta de grupos radicais contra o ocidente. Eles precisam de recursos humanos. Oferecer um milhão de dólares para um ato terrorista, é o mesmo de dizer aum jovem brasileiro que basta começa a jogar futebol que ele será um grande jogador ou será contratado pelo Barcelona, Real Madrid, Chelsea FC. O que isso tem a ver?

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 11/01/2015 lAcessos: 14
    Carlos Henrique Araújo

    É fácil constatar que vivemos em um país tomado por uma verdadeira epidemia de violência. O brasileiro convive com o medo 24 horas, nas grandes e nas médias cidades, nas capitais e no interior. Infelizmente, a violência foi generalizada nos últimos 30 anos. Por vezes, mata-se por um celular ou um punhado de trocados. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde -, o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios do mundo. A instituição divulgou que de cada 100 pessoas que são assassinadas no

    Por: Carlos Henrique Araújol Notícias & Sociedade> Polítical 26/12/2014 lAcessos: 19
    carlos martins

    " O Brasil está sendo chamado para tornar-se líder do mundo, reavivando a cultura. E isso é tão certo quanto Paris ter sido aherdeira de atenas e de Roma. Assim o decidirá a Era de Aquário" (Carlos Martins)

    Por: carlos martinsl Notícias & Sociedade> Polítical 23/12/2014 lAcessos: 12
    RINALDO BARROS

    Em verdade, a humanidade encontra-se numa encruzilhada do labirinto, entre a Ganância (o deus mercado) e a (falta de) Solidariedade. Entre o vendilhão Papai Noel e o salvador Jesus Cristo. Sem querer provocar, pergunto: por que não homenagear o aniversariante, Jesus? Ou devo substituir a palavra do Cristo: "amar o lucro como a si mesmo"?

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 22/12/2014 lAcessos: 13

    O tema central desta pesquisa está na análise da renunciabilidade no âmbito do divórcio, esclarecendo que, em sede de separação, por que não houve o rompimento, dissolução do vínculo conjugal, não há que se polemizar o direito aos alimentos uma vez que continuam válidos os efeitos do vínculo de casamento, inclusive “os decorrentes do dever de mútua assistência, como os alimentos ao necessitado”, conforme explica Alice de Souza Birchal.

    Por: Livia Patricia P Santosl Lar e Família> Divórciol 17/11/2009 lAcessos: 1,231

    Thamy Pogrebinschi faz uma exegese do conceito de “verdadeira democracia” desenvolvida por Marx na obra. Esse conceito, utilizado com freqüência na Crítica à Teoria do Estado de Hegel, foi influência dos estudiosos franceses e da Revolução Francesa.No “enigma da democracia em Marx”, o estado moderno é incompleto porque se separa da sociedade civil. O sentido verdadeiro da democracia revela-se apenas quando ela se liberta do Estado e de toda forma de mediação política.

    Por: Livia Patricia P Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 17/11/2009 lAcessos: 2,294
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