O Poder Do Consumidor Consciente

Publicado em: 13/08/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 946 |

Em virtude da crise econômica  e financeira dos indivíduos, o critério preponderante na escolha de um produto acaba se dando no preço. Busca – se qualidade, quantidade, durabilidade, etc; mas alguns centavos acabam fazendo a diferença na hora da compra. O que é perfeitamente compreensível nos tempos de hoje. Porém, urge adotar um novo paradigma de aquisição de produtos. Paradigma este, voltado para a observação da conduta empresarial. Isto é, utilizar como critério de compra, - além do preço, qualidade, viabilidade e demais atributos do produto em questão -, a análise da idoneidade da empresa que o concebe. Analisando se, a esta, há processos por falta de cumprimento de obrigações legais, ou se a empresa responde por crimes ambientais e ainda, demais faltas para com a sociedade. Outrossim, é pertinaz a busca de informações sobre a atuação da empresa junto à comunidade, isto é, se ela realiza projetos de responsabilidade social na região em que está instalada.
Tive eu a oportunidade de conhecer um destes trabalhos, foi quando prestei serviços de comunicação externa para uma empresa de laticínios de Nova Petrópolis. Lá tive conhecimento de vários projetos de atuação na comunidade. Sendo alguns deles voltados para a alfabetização de presidiários, auxílio técnico e teórico ao pequeno produtor rural, parcerias para o desenvolvimento de postos médicos, etc. Também fiquei sabendo de outras empresas, de vários segmentos, que realizam semelhante projeto. Não ficando estas, à espera de soluções que partam somente do governo.
Em detrimento da falta de tempo e também do acesso, não buscamos tais informações, porém, adotar tal procedimento na hora da compra de um produto, é de relevantíssima importância, e deve, ao indivíduo, se tornar costumas. Para tanto, cabe às instituições educacionais evidenciar sobre o poder do consumidor consciente, enaltecendo o ato de transformar a sociedade, simplesmente, comprando leite e pão! Uma solução simples, mas que requer conscientização; requer habilidade e discernimento para driblar as influências  midiáticas de massificação. O consumidor tem que conceber a idéia de que; - preterindo produtos de empresas que não primam pela moralidade de sua conduta, ou ainda, pela preservação do meio ambiente, e também, pela respeitabilidade para com os seus próprios funcionários-; ele estará inserindo uma nova adequação ao mercado por parte da empresa. Uma adequação subordinada ao respeito pela moralização de princípios que devem nortear a sociedade.
Assim sendo, com a adoção de um critério especulativo em relação à empresa que concebe o produto que se está comprando, com certeza, se dará uma transformação benéfica para a sociedade. O consumidor tem que se dar conta que é ele que detém o poder da escolha dos produtos que compra; a empresa é que está a seu serviço, e não o contrário. Já, à classe empresarial cabe entender que ações que contribuem para o desenvolvimento social não são maneiras de se buscar um lugarzinho no céu, e sim, uma forma de incluir novos consumidores com poder de aquisição de seus produtos. Gerando assim, um aumento considerável, a longo prazo, da movimentação do mercado econômico. Trazendo, portanto, lucro à empresa, juntamente com a auto estima do indivíduo beneficiado, conseguintemente convergindo em uma melhoria em vários aspectos da sociedade.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/o-poder-do-consumidor-consciente-520927.html

    Palavras-chave do artigo:

    consumo

    ,

    escolha

    ,

    poder

    Comentar sobre o artigo

    Discorre sobre a importancia do consumo sustentavel para o planeta, enfocando principalmente a responsabilidade do consumidor frente ao grande desafio da humanidade, observando a força e a influência da publicidade no cotidiano da sociedade

    Por: Rafael Gondim D`Halvor Sollbergl Direito> Doutrinal 19/08/2008 lAcessos: 39,000 lComentário: 5
    Gutenberg Ives

    O presente artigo científico tem como objetivo precípuo a discussão de cunho jurídico e social acerca da seguinte temática: "O consumo e tráfico de drogas por menores em Maceió - entre causas, consequências e soluções". Tendo em vista que nos últimos anos, a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, apresentou um aumento taxativo de consumo e tráfico de drogas, sobretudo por menores, discutiremos a seguir sobre esse grave problema que afronta a sociedade maceioense.

    Por: Gutenberg Ivesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/11/2012 lAcessos: 30
    CLAUDIO TAVEIRA

    O capitalismo não apenas existe pela globalização tecnológica, internet e produtos tecnológicos, como exemplo marcante. O nosso cotidiano nos cerca deste paradigma racional de produção de mais-valias superficial, a sociedade do consumo transmite um status quo em certas localidades geográficas. O Shopping Center representa o ápice da cultura ocidental global, nele podemos encontrar o mundo das marcas e dos estilos, as grifes que ostentamos, em suma o shopping é a materialização da globalização.

    Por: CLAUDIO TAVEIRAl Negócios> Administraçãol 09/11/2011 lAcessos: 243

    RESUMO: conceituação, classificação e extensão do poder de polícia, bem como seu papel de impor limitações à propriedade e à liberdade em prol do coletivo.

    Por: Letícia Orsellil Direitol 30/05/2011 lAcessos: 428

    O presente artigo acadêmico tem por objetivo expor, de uma maneira simples e direta, os principais aspectos sobre o Poder de Polícia da Administração Pública, em benefício da sociedade, visando o entendimento através de definições, classificações e demais peculiaridades referentes à atuação administrativa decorrente do Poder de Polícia.

    Por: Juliana Viannal Direitol 19/05/2011 lAcessos: 676

    Soluções judiciais na contratação de adesão civil e de consumo

    Por: SISLAINE ANDRADE GARCEZl Direitol 10/01/2010 lAcessos: 2,278

    Introduzindo-se conceitos básicos de marketing e ideias de comportamento do consumidor de vários autores, chegou-se num ponto de partida para a compreensão do público-alvo de jogos eletrônicos. Analisando teorias de estudiosos como Horney e Riesman sobre a personalidade e o comportamento humano com relação às compras, definiu-se uma maneira de se explorar os desejos do consumidor.

    Por: Gabriel Paival Tecnologia> Jogosl 24/09/2010 lAcessos: 556
    KLÉBER VELOSO

    Aertigo escrito por: KLÉBER OLIVEIRA VELOSO -* Pós-doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Doutor e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Barcelona, Espanha. Especialista em Direito Penal e em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás (UFGO), Brasil. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Brasil. Diretor Editorial da Revista Odisseia da Medicina.

    Por: KLÉBER VELOSOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/11/2010 lAcessos: 417
    Adriano

    Muitas alegações de saúde têm sido feitos para Goji Berry, incluindo a manutenção de um saudável coração e circulação, estimular o sistema imunológico, protegendo contra o câncer e aumentar a longevidade, mas a evidência médica para fazer o backup dessas afirmações ainda é fraca.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/06/2014 lAcessos: 17

    O candidato ao governo do estado pela coligação Um Novo Jeito de Fazer, Eduardo Tavares (PSDB), foi entrevistado na manhã desta terça-feira (15) durante sabatina realizada pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio). Ele destacou os pla http://doisriachosf3.wix.com/noticiasdosertao

    Por: wandersonl Notícias & Sociedade> Polítical 17/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    A população de Sabará MG poderá contar, em breve, com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por iniciativa do prefeito Diógenes Fantini e do vice Ricardinho, e com o apoio do deputado federal Leonardo Quintão, os sabarenses poderão realizar, à distância, cursos de extenção, graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) sem precisar sair do município. Todo o processo administrativo e de avaliação será realizado na própria cidade, em uma unidade que será ab

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    Além da construção dos túneis, a movimentação de máquinas e caminhões em vários trechos entre Caeté e o trevo de Barão dos Cocais também é grande. A duplicação dos lotes já licitados envolverá mais de 1200 máquinas e equipamentos, 29 mil toneladas de aço e mais de 48 quilômetros de metros quadrados de terraplanagem. Em relação à mão de obra, está prevista a contratação de mais de 5.700 trabalhadores.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    O novo Código de Mineração trará ao País uma nova legislação sobre o aproveitamento dos recursos minerais, incentivando a produção nacional e o desenvolvimento do setor mineral. O deputado federal Leonardo Quintão foi o relator do projeto de lei para o novo marco regulatório da mineração, que é muito importante para o Brasil não só do ponto de vista econômico, mas também social, ao ampliar o número de municípios beneficiados.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014
    RINALDO BARROS

    Aquilo a que os donos do saber psiquiátrico se referem como "sintoma" é apenas um conjunto complexo de justificações morais e legais para isolar alguém que está incomodando de alguma forma ou em algum lugar.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 11/09/2014
    Mateus Simões

    O medíocre, contudo, traz algumas preocupantes peculiaridades, que, em um panorama mais amplo, significam sim uma grande perda, não para ele, mas para o conjunto das pessoas. Isso porque o medíocre não se incomoda com repetição interminável das coisas, por mais equivocadas que elas sejam, pois a regularidade é o seu lema e a repetição o seu meio de sobrevivência.

    Por: Mateus Simõesl Notícias & Sociedade> Polítical 11/09/2014
    Mateus Simões

    Não acredito que as pessoas sejam necessariamente honestas ou corruptas, nem acredito que existam pessoas boas e pessoas ruins, como dois grupos aparados, que não se falam. Acredito, isso sim, que existem aqueles que se preocupam em ser bons e, portanto, são vigilantes, e aqueles que não se importam com isso, expondo-se a maiores riscos.

    Por: Mateus Simõesl Notícias & Sociedade> Polítical 11/09/2014
    Mateus Simões

    Ele nos propôs, em um trabalho, que definíssemos a solução mais justa para o seguinte impasse: Uma força alienígena superior havia conquistado a Terra e deu a seus habitantes uma escolha: Poderiam todos ser escravos e, portanto, iguais, ou definir por manter apenas metade da população escravizada e o restante livre, mas, nesse caso, deveriam apontar o critério de escolha. Já formulei dezenas de

    Por: Mateus Simõesl Notícias & Sociedade> Polítical 11/09/2014

    Sobre a questão da afronta à autonomia da pessoa em uma sociedade de zumbis consumistas. Outros textos do autor: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 414

    A questão do caos urbano sob um olhar hobbinisiano. Outros textos do autor: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 235 lComentário: 1

    A questão da importância da filosofia para a sociedade contemporânea. outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 13,766 lComentário: 1

    Sobre o papel e a responsabilidade do cidadão na construção de uma sociedade mais justa. Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Literatural 13/08/2008 lAcessos: 23,593

    Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Literatura> Ficçãol 13/08/2008 lAcessos: 564 lComentário: 1

    O lacônico texto trata da questão da tirania do poder absolutista da idade média sob um prisma de sua continuidade no mundo contemporâneo. Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 12,693
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast