O Poder Do Consumidor Consciente

Publicado em: 13/08/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 959 |

Em virtude da crise econômica  e financeira dos indivíduos, o critério preponderante na escolha de um produto acaba se dando no preço. Busca – se qualidade, quantidade, durabilidade, etc; mas alguns centavos acabam fazendo a diferença na hora da compra. O que é perfeitamente compreensível nos tempos de hoje. Porém, urge adotar um novo paradigma de aquisição de produtos. Paradigma este, voltado para a observação da conduta empresarial. Isto é, utilizar como critério de compra, - além do preço, qualidade, viabilidade e demais atributos do produto em questão -, a análise da idoneidade da empresa que o concebe. Analisando se, a esta, há processos por falta de cumprimento de obrigações legais, ou se a empresa responde por crimes ambientais e ainda, demais faltas para com a sociedade. Outrossim, é pertinaz a busca de informações sobre a atuação da empresa junto à comunidade, isto é, se ela realiza projetos de responsabilidade social na região em que está instalada.
Tive eu a oportunidade de conhecer um destes trabalhos, foi quando prestei serviços de comunicação externa para uma empresa de laticínios de Nova Petrópolis. Lá tive conhecimento de vários projetos de atuação na comunidade. Sendo alguns deles voltados para a alfabetização de presidiários, auxílio técnico e teórico ao pequeno produtor rural, parcerias para o desenvolvimento de postos médicos, etc. Também fiquei sabendo de outras empresas, de vários segmentos, que realizam semelhante projeto. Não ficando estas, à espera de soluções que partam somente do governo.
Em detrimento da falta de tempo e também do acesso, não buscamos tais informações, porém, adotar tal procedimento na hora da compra de um produto, é de relevantíssima importância, e deve, ao indivíduo, se tornar costumas. Para tanto, cabe às instituições educacionais evidenciar sobre o poder do consumidor consciente, enaltecendo o ato de transformar a sociedade, simplesmente, comprando leite e pão! Uma solução simples, mas que requer conscientização; requer habilidade e discernimento para driblar as influências  midiáticas de massificação. O consumidor tem que conceber a idéia de que; - preterindo produtos de empresas que não primam pela moralidade de sua conduta, ou ainda, pela preservação do meio ambiente, e também, pela respeitabilidade para com os seus próprios funcionários-; ele estará inserindo uma nova adequação ao mercado por parte da empresa. Uma adequação subordinada ao respeito pela moralização de princípios que devem nortear a sociedade.
Assim sendo, com a adoção de um critério especulativo em relação à empresa que concebe o produto que se está comprando, com certeza, se dará uma transformação benéfica para a sociedade. O consumidor tem que se dar conta que é ele que detém o poder da escolha dos produtos que compra; a empresa é que está a seu serviço, e não o contrário. Já, à classe empresarial cabe entender que ações que contribuem para o desenvolvimento social não são maneiras de se buscar um lugarzinho no céu, e sim, uma forma de incluir novos consumidores com poder de aquisição de seus produtos. Gerando assim, um aumento considerável, a longo prazo, da movimentação do mercado econômico. Trazendo, portanto, lucro à empresa, juntamente com a auto estima do indivíduo beneficiado, conseguintemente convergindo em uma melhoria em vários aspectos da sociedade.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/o-poder-do-consumidor-consciente-520927.html

    Palavras-chave do artigo:

    consumo

    ,

    escolha

    ,

    poder

    Comentar sobre o artigo

    Discorre sobre a importancia do consumo sustentavel para o planeta, enfocando principalmente a responsabilidade do consumidor frente ao grande desafio da humanidade, observando a força e a influência da publicidade no cotidiano da sociedade

    Por: Rafael Gondim D`Halvor Sollbergl Direito> Doutrinal 19/08/2008 lAcessos: 39,162 lComentário: 5
    Gutenberg Ives

    O presente artigo científico tem como objetivo precípuo a discussão de cunho jurídico e social acerca da seguinte temática: "O consumo e tráfico de drogas por menores em Maceió - entre causas, consequências e soluções". Tendo em vista que nos últimos anos, a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, apresentou um aumento taxativo de consumo e tráfico de drogas, sobretudo por menores, discutiremos a seguir sobre esse grave problema que afronta a sociedade maceioense.

    Por: Gutenberg Ivesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/11/2012 lAcessos: 37
    CLAUDIO TAVEIRA

    O capitalismo não apenas existe pela globalização tecnológica, internet e produtos tecnológicos, como exemplo marcante. O nosso cotidiano nos cerca deste paradigma racional de produção de mais-valias superficial, a sociedade do consumo transmite um status quo em certas localidades geográficas. O Shopping Center representa o ápice da cultura ocidental global, nele podemos encontrar o mundo das marcas e dos estilos, as grifes que ostentamos, em suma o shopping é a materialização da globalização.

    Por: CLAUDIO TAVEIRAl Negócios> Administraçãol 09/11/2011 lAcessos: 280

    RESUMO: conceituação, classificação e extensão do poder de polícia, bem como seu papel de impor limitações à propriedade e à liberdade em prol do coletivo.

    Por: Letícia Orsellil Direitol 30/05/2011 lAcessos: 452

    O presente artigo acadêmico tem por objetivo expor, de uma maneira simples e direta, os principais aspectos sobre o Poder de Polícia da Administração Pública, em benefício da sociedade, visando o entendimento através de definições, classificações e demais peculiaridades referentes à atuação administrativa decorrente do Poder de Polícia.

    Por: Juliana Viannal Direitol 19/05/2011 lAcessos: 730

    Soluções judiciais na contratação de adesão civil e de consumo

    Por: SISLAINE ANDRADE GARCEZl Direitol 10/01/2010 lAcessos: 2,339

    Introduzindo-se conceitos básicos de marketing e ideias de comportamento do consumidor de vários autores, chegou-se num ponto de partida para a compreensão do público-alvo de jogos eletrônicos. Analisando teorias de estudiosos como Horney e Riesman sobre a personalidade e o comportamento humano com relação às compras, definiu-se uma maneira de se explorar os desejos do consumidor.

    Por: Gabriel Paival Tecnologia> Jogosl 24/09/2010 lAcessos: 587
    KLÉBER VELOSO

    Aertigo escrito por: KLÉBER OLIVEIRA VELOSO -* Pós-doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Doutor e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Barcelona, Espanha. Especialista em Direito Penal e em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás (UFGO), Brasil. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Brasil. Diretor Editorial da Revista Odisseia da Medicina.

    Por: KLÉBER VELOSOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/11/2010 lAcessos: 446
    Adriano

    Muitas alegações de saúde têm sido feitos para Goji Berry, incluindo a manutenção de um saudável coração e circulação, estimular o sistema imunológico, protegendo contra o câncer e aumentar a longevidade, mas a evidência médica para fazer o backup dessas afirmações ainda é fraca.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/06/2014 lAcessos: 36
    Lucilene Antunes

    Pouca gente querendo trabalhar, muita gente querendo aproveitar: vivemos a cultura do imediatismo, do oportunismo, a intenção é tirar vantagem

    Por: Lucilene Antunesl Notícias & Sociedade> Polítical 25/02/2015
    RINALDO BARROS

    Estamos deixando de ser cidadãos para sermos apenas consumidores. Portanto, mais do que nunca, há a necessidade que a escola, a família e a mídia atuem na formação ética e de personalidade das crianças e adolescentes, incentivando-os a manterem projetos solidários que tenham como principal perspectiva o trato com respeito, responsável e solidário nas suas relações interpessoais.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 23/02/2015
    JORGE FLOQUET

    Querer prejulgar a imprensa, chamando-a de míope é querer passar-lhe as suas lentes para ela. O que ela fará se tiver as suas lentes? Seria ela progressista ou retrógada? É querer alterar um todo. De qual segmento da imprensa, especificamente, se fala? A imprensa mais visível? A Global? Então investigue os contratos que ele possui com o poder executivo e a estratégia relativa a liberdade de imprensa".Na Bahia o número de propaganda televisiva do poder executivo municipal é altíssimo! Estarás num

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 20/02/2015
    Rubens Britto

    Há um esfacelamento das forças cogentes e da integração efetiva dos grupos étnicos historiográficos. A ferrenha oposição agride visceralmente a administração pública e o governo federal com ataques inimagináveis.

    Por: Rubens Brittol Notícias & Sociedade> Polítical 16/02/2015
    José Antônio Puppio

    Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.

    Por: José Antônio Puppiol Notícias & Sociedade> Polítical 13/02/2015
    RINALDO BARROS

    Os brasileiros vivemos a ressaca de uma eleição vencida à base de muita mentira, promessas frustradas e uma prática de governo diametralmente oposta à discurseira da campanha eleitoral. O corte de benefícios sociais, o aumento de impostos e das tarifas de água e luz, o racionamento, os apagões, a alta dos juros e da inflação, e a elevação do desemprego apenas começaram.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 11/02/2015

    estou usando este espaço para falar um pouco de nossos políticos...falar mal evidentemente, uma vez que eles não não trazem nunca boas noticias...a cada amanhecer ficamos a espera de qual será a noticia ruim do dia e em praticamente todas te um politico envolvido, seja sobre o bandido que matou graças a impunida permitida por nossos políticos, o aumento de qualquer coisa , decretado por um politico...enfim, nosso pobre país gira em torno dos políticos e eles parecem gostar disso!

    Por: aureliano justol Notícias & Sociedade> Polítical 27/01/2015
    JUNIOR OMNI

    ESQUERDISTAS IDOLATRAM "Ditadores Assassinos". Eles não sentem nenhuma "PENA" das "CEM MILHÕES DE PESSOAS, QUE O SOCIALISMO E O COMUNISMO MATOU" no século vinte. . Querem punir quem? Os militares?........... E FIDEL CASTRO?......e CHE GUEVARA?....e ADOLF HILTER?...e STALIN?.... e LENIN?....e MAO TSÉ TUNG? . . E outros tantos de "ESQUERDA" que sempre DERRAMARAM SANGUE, para conquistar o poder a força. . . NO BRASIL, os militares lutaram para que este país não se transformasse numa "CUBA"..."RU

    Por: JUNIOR OMNIl Notícias & Sociedade> Polítical 27/01/2015 lAcessos: 15

    Sobre a questão da afronta à autonomia da pessoa em uma sociedade de zumbis consumistas. Outros textos do autor: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 428

    A questão do caos urbano sob um olhar hobbinisiano. Outros textos do autor: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 241 lComentário: 1

    A questão da importância da filosofia para a sociedade contemporânea. outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 13,810 lComentário: 1

    Sobre o papel e a responsabilidade do cidadão na construção de uma sociedade mais justa. Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Literatural 13/08/2008 lAcessos: 23,611

    Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Literatura> Ficçãol 13/08/2008 lAcessos: 578 lComentário: 1

    O lacônico texto trata da questão da tirania do poder absolutista da idade média sob um prisma de sua continuidade no mundo contemporâneo. Outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 12,709
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast