Política Pão E Circo

Publicado em: 17/11/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 2,625 |

Na época da escravidão da zona rural, na Roma Antiga, houve grande migração dos camponeses para zona urbana, desencadeando assim, grande número de desemprego e problemas sociais. Diante dessa situação, o Imperador temendo que houvesse revolta do povo, a fim de exigirem melhores condições de vida, criou a Política Pão e Circo (Parem et Circenses) que tinha como estratégia, lutas todos os dias, de gladiadores nos estádios, e durante a batalha eram distribuídos alimentos como pão e trigo. Dessa forma a população se distraía e nem se lembravam dos problemas. Assim, o Imperador mantinha a população apaziguada.

Nos dias de hoje, a mesma situação ocorre no Brasil, já que hoje em dia os chamados "Programas Sociais" que têm como finalidade "dar" uma pequena quantia de dinheiro à população financeiramente desfavorecida. Muitas delas, residentes em favelas.

A chamada, Bolsa família, que em 2009 ganhou reajuste, chegando a R$182,00, considerado o maior programa Social da história brasileira, é idêntica a politicagem da época da Roma Antiga. Já que dividindo o valor da "bolsa" mensal por 30 dias (mês comercial), chega-se ao valor de R$6,06, aproximadamente, por dia, que dá para comprar 10 pãezinhos franceses e 1 litro de leite.

Hoje em dia não existem mais as batalhas gladiadoras, porém os campeonatos de futebol distraem a população com o mesmo objetivo das antigas batalhas, só que ao invès de gladiadores, times, e no lugar das batalhas, jogos, campeonatos.

Tanto é estratégia política que o governo intervém no resultado dos times renomados, a fim de manter a paz e a ordem, dentro e fora de campo, Um claro exemplo disso é que quando há jogo de dois times considerados clássicos, o resultado na maioria das vezes dá-se empatado.

Já para as mulheres, foram inventadas as novelas, que distraem a população feminina. Já que no passado, quando ainda não havia novelas, os movimentos feministas lutavam por direitos igualitários, como o direito ao voto, outras leis que favorecessem as mulheres, e pela emancipação feminina.

Havendo esse tipo de distração obtido com a política pão e circo, os governantes ficam livres para fazerem o que bem entenderem com o dinheiro público, sem se preocuparem com a insatisfação do povo, pois os homens estarão OCUPADOS assistindo aos Jogos de Futebol, e as mulheres, assistindo novelas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/politica-pao-e-circo-1467068.html

    Palavras-chave do artigo:

    politica pao e circo

    Comentar sobre o artigo

    Tom Coelho

    A atual conjuntura sociopolítica faz com que a cidadania sobreponha-se ao patriotismo da bola.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/08/2013 lAcessos: 18

    A sociedade brasileira é mantida sob controle através do mesmo método que os imperadores utilizavam na Roma antiga, ou seja, com "pão e circo", com muita festa e presentes.

    Por: Bruna Rocha Wittl Notícias & Sociedade> Polítical 30/09/2008 lAcessos: 368,677 lComentário: 145

    A solução é a conscientização do corpo de cristo quanto a esses cabeças e seus comandos desastrosos, fugindo de tudo que cega o entendimento, e promovendo o Reino. Acredito que devemos repensar essa forma de liderança que se utiliza, de forma equivocada, do poder da mídia ou dos estatutos e regimentos internos para manobrar e manipular as massas. Creio que está chegando um tempo em que novas lideranças, visando uma nova ordem para a Igreja.

    Por: vaivalerapenaeuseiquevail Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/06/2014
    Cursos

    A democracia foi concebida para que a vontade geral fosse representada de forma ativa, porém os interesses individuais prevalecem e assumem o centro dos acontecimentos.

    Por: Cursosl Notícias & Sociedadel 14/01/2013 lAcessos: 35
    Adilson Stewart

    O que há de complicado nos preços? Porque tantos escândalos na política? O que os regimes tem a ver com estas perguntas é o que procuro responder neste artigo falando sobre a máfia e seu poder na Democracia.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Polítical 09/07/2012 lAcessos: 51
    marcos paulo almeida morais

    O trabalho tratou do Estado e das classes sociais, mostrando o Direito como produto dialético resultante de antagonismos e contradições a partir de uma perspectiva Marxista, a fim de destacar que através das lutas sociais é possível diminuir as injustiças sociais e combater as relações de poder que se estabelece na sociedade capitalista.

    Por: marcos paulo almeida moraisl Direito> Doutrinal 18/06/2013 lAcessos: 45
    Elizeu Vieira Moreira

    Você, caro leitor, sabe o que é populismo? O Pequeno Dicionário de Língua Portuguesa, de autoria do lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910* 1989†), expressa que populismo é "uma política baseada no aliciamento das classes inferiores da sociedade.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educaçãol 21/05/2013 lAcessos: 69
    Cláudio Guimarães

    As transgressões aos ditames norteadores de nosso direito eleitoral pátrio que estão sendo cometidos pelo Presidente da República, pela candidata Dilma e demais membros de sua equipe de campanha e associados, que estão sendo de forma inexplicável tolerados pela Justiça Eleitoral Brasileira.

    Por: Cláudio Guimarãesl Direito> Doutrinal 05/09/2010 lAcessos: 171 lComentário: 2
    SINTET SINDICATO

    A legislação não esta isenta das influencias politicas, quanto a representação sindical, fomos fundados em 2007 e ate hoje brigamos para representar o telemarketing na Bahia, o que ocorre é que o aspecto politico dificultou nossa representação, pois o sindicato analgo que detém a representação ate o momento utilizou-se do apoio politico que tem para dificultar a representação especifica para a categoria de telemarketing e os trabalhadores continuam sofrendo.

    Por: SINTET SINDICATOl Press Releasel 30/11/2012

    Considerações políticas a respeito dos candidatos ao Planalto, no segundo turno: Aécio Neves versus Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedade> Polítical 15/10/2014

    O presente artigo é o produto de uma pesquisa, enquanto requisito para pós-graduação "lato sensu" em Gestão de Projetos Sociais e foca sobre a importância do processo de humanização do atendimento no ambiente hospitalar calcado nas diretrizes e princípios do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), cujo objetivo visava analisar por meio de visita institucional e entrevista semiestruturada à equipe multiprofissional do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC).

    Por: Romulo Hommerol Notícias & Sociedade> Polítical 10/10/2014

    A presente pesquisa visa estudar a relação entre os dois momentos da História Brasil, o movimento popular do passado e do presente, sendo que em um o povo se manifestava pelo fim do regime ditatorial, e o atual a distribuição de recursos aplicados nos setores públicos no Brasil. A relevância do estudo está na similaridade porque se trata de temas que são recentes e não estão cicatrizados no coração do povo brasileiro, pois o mesmo ainda sofre por querer um país mais justo, sem desigualdades soci

    Por: Mariana Mellol Notícias & Sociedade> Polítical 08/10/2014
    Boas Tardes

    Artigo escrito sobre o medo de mudança que muitas pessoas têm. Mudar para melhorar ou mudar para piorar? Nós nunca saberemos se não experimentarmos hoje, agora, já. Ou seja, só saberemos que a mudança é boa quando a aceitarmos de bom grado.

    Por: Boas Tardesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014
    JORGE FLOQUET

    Seria a hora de Malala ganhar o prêmio Nobel da Paz? Claro que sim! Quando todos contavam que ela seria a vencedora a Organização para a Proibição de Armas Químicas ganhou em 2013.Agora é a vez de Mala. Será um prêmio justo e mais que merecedor. Ou seria o inverso? O Prêmio Nobel da Paz é que se honraria em ter Malala Yousafzai na sua galeria de ganhadores! Sim, é isso mesmo! Neste momento em que o sequestro das africanas ainda não foi resolvido, uma representante que grita-silenciosamente- para

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014
    RINALDO BARROS

    Desde as eleições de 1989 até hoje, temos um quadro de alternância de Poder que, mesmo imperfeito, continua a se manter nesses últimos vinte anos. A alternância de Poder, que era um assunto que estava anos-luz da realidade política brasileira, agora, está na Ordem do Dia. Essa alternância tem sido importante para o fortalecimento da Democracia brasileira. Será que, nestas eleições de 2014, a nossa ainda frágil Democracia está novamente em perigo?

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 02/10/2014 lAcessos: 15
    Sandra A L

    O Brasil ganha com a Educação. O setor de Logística cresce com os demais setores, especialmente, com o Ecommerce e com o Agronegócios. Os profissionais do setor precisam se manter atualizados. As empresas que investem em seu capital humano tem conquistado melhores nichos de mercado.

    Por: Sandra A Ll Notícias & Sociedade> Polítical 01/10/2014 lAcessos: 11
    Priscila Aparecida

    Crianças Disse Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas" - Lucas 18, 15-16. Pois a pureza das crianças é o que faz ser grande o verdadeiro homem.

    Por: Priscila Aparecidal Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2009 lAcessos: 69
    Priscila Aparecida

    Oração à Nossa Senhora de Aparecida segundo os meus desejos e anseios.

    Por: Priscila Aparecidal Religião & Esoterismol 07/11/2009 lAcessos: 289 lComentário: 1
    Priscila Aparecida

    Diversidade numa mesma sociedade. Vivemos atualmente numa sociedade em que há muita diversidade de gostos, etnias, religiões, estilos musicais, tendências de moda, enfim, diversidade em quase tudo. O Brasil e em vários países do mundo, o estilo político é o democrático, onde há diversos partidos políticos, com estilos diferentes de governar. A população por sua vez, tem o livre arbítrio de votar e eleger o candidato escolhida pela maioria, e também podem unir-se entre si e pedir empechment, como aconteceu em 1990 com o Presidente Fernando Collor de Melo.

    Por: Priscila Aparecidal Notícias & Sociedadel 07/11/2009 lAcessos: 533
    Priscila Aparecida

    Razão para viver. Na vida acontecem coisas que nunca pensamos que fossem acontecer, e ás vezes não acontece algo que gostaríamos muito que acontecesse. Muitos acreditam em destino, outros, em carma, e outros acreditam que Deus quis que acontecesse algo, ou não. Na verdade, as coisas acontecem na vida quando intencionamos algo, e o universo se encarrega de conceder o desejo, já que DEus nos dá o livre arbítrio, e esse fica aberto a desejar obter o que achar melhor.

    Por: Priscila Aparecidal Psicologia&Auto-Ajudal 07/11/2009 lAcessos: 445

    Comments on this article

    -1
    Geovana 19/10/2010
    Eu odiei esta historia nao dava para fazer uma bem mais melhor
    -1
    Reinaldo 08/06/2010
    Politica que o governo intervém no resultado dos times renomados, a fim de manter a paz e a ordem, dentro e fora de campo, Um claro exemplo disso é que quando há jogo de dois times considerados clássicos, o resultado na maioria das vezes dá-se empatado.
    -1
    karine 08/06/2010
    kkkk
    0
    thaynara 02/12/2009
    achei bom gostaria de ver as opiniões dos outros
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast