Política Pão E Circo

Publicado em: 17/11/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 2,626 |

Na época da escravidão da zona rural, na Roma Antiga, houve grande migração dos camponeses para zona urbana, desencadeando assim, grande número de desemprego e problemas sociais. Diante dessa situação, o Imperador temendo que houvesse revolta do povo, a fim de exigirem melhores condições de vida, criou a Política Pão e Circo (Parem et Circenses) que tinha como estratégia, lutas todos os dias, de gladiadores nos estádios, e durante a batalha eram distribuídos alimentos como pão e trigo. Dessa forma a população se distraía e nem se lembravam dos problemas. Assim, o Imperador mantinha a população apaziguada.

Nos dias de hoje, a mesma situação ocorre no Brasil, já que hoje em dia os chamados "Programas Sociais" que têm como finalidade "dar" uma pequena quantia de dinheiro à população financeiramente desfavorecida. Muitas delas, residentes em favelas.

A chamada, Bolsa família, que em 2009 ganhou reajuste, chegando a R$182,00, considerado o maior programa Social da história brasileira, é idêntica a politicagem da época da Roma Antiga. Já que dividindo o valor da "bolsa" mensal por 30 dias (mês comercial), chega-se ao valor de R$6,06, aproximadamente, por dia, que dá para comprar 10 pãezinhos franceses e 1 litro de leite.

Hoje em dia não existem mais as batalhas gladiadoras, porém os campeonatos de futebol distraem a população com o mesmo objetivo das antigas batalhas, só que ao invès de gladiadores, times, e no lugar das batalhas, jogos, campeonatos.

Tanto é estratégia política que o governo intervém no resultado dos times renomados, a fim de manter a paz e a ordem, dentro e fora de campo, Um claro exemplo disso é que quando há jogo de dois times considerados clássicos, o resultado na maioria das vezes dá-se empatado.

Já para as mulheres, foram inventadas as novelas, que distraem a população feminina. Já que no passado, quando ainda não havia novelas, os movimentos feministas lutavam por direitos igualitários, como o direito ao voto, outras leis que favorecessem as mulheres, e pela emancipação feminina.

Havendo esse tipo de distração obtido com a política pão e circo, os governantes ficam livres para fazerem o que bem entenderem com o dinheiro público, sem se preocuparem com a insatisfação do povo, pois os homens estarão OCUPADOS assistindo aos Jogos de Futebol, e as mulheres, assistindo novelas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/politica-pao-e-circo-1467068.html

    Palavras-chave do artigo:

    politica pao e circo

    Comentar sobre o artigo

    Tom Coelho

    A atual conjuntura sociopolítica faz com que a cidadania sobreponha-se ao patriotismo da bola.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/08/2013 lAcessos: 18

    A sociedade brasileira é mantida sob controle através do mesmo método que os imperadores utilizavam na Roma antiga, ou seja, com "pão e circo", com muita festa e presentes.

    Por: Bruna Rocha Wittl Notícias & Sociedade> Polítical 30/09/2008 lAcessos: 368,718 lComentário: 145

    A solução é a conscientização do corpo de cristo quanto a esses cabeças e seus comandos desastrosos, fugindo de tudo que cega o entendimento, e promovendo o Reino. Acredito que devemos repensar essa forma de liderança que se utiliza, de forma equivocada, do poder da mídia ou dos estatutos e regimentos internos para manobrar e manipular as massas. Creio que está chegando um tempo em que novas lideranças, visando uma nova ordem para a Igreja.

    Por: vaivalerapenaeuseiquevail Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/06/2014
    Cursos

    A democracia foi concebida para que a vontade geral fosse representada de forma ativa, porém os interesses individuais prevalecem e assumem o centro dos acontecimentos.

    Por: Cursosl Notícias & Sociedadel 14/01/2013 lAcessos: 35
    Adilson Stewart

    O que há de complicado nos preços? Porque tantos escândalos na política? O que os regimes tem a ver com estas perguntas é o que procuro responder neste artigo falando sobre a máfia e seu poder na Democracia.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Polítical 09/07/2012 lAcessos: 51
    marcos paulo almeida morais

    O trabalho tratou do Estado e das classes sociais, mostrando o Direito como produto dialético resultante de antagonismos e contradições a partir de uma perspectiva Marxista, a fim de destacar que através das lutas sociais é possível diminuir as injustiças sociais e combater as relações de poder que se estabelece na sociedade capitalista.

    Por: marcos paulo almeida moraisl Direito> Doutrinal 18/06/2013 lAcessos: 47
    Elizeu Vieira Moreira

    Você, caro leitor, sabe o que é populismo? O Pequeno Dicionário de Língua Portuguesa, de autoria do lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910* 1989†), expressa que populismo é "uma política baseada no aliciamento das classes inferiores da sociedade.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educaçãol 21/05/2013 lAcessos: 71
    Cláudio Guimarães

    As transgressões aos ditames norteadores de nosso direito eleitoral pátrio que estão sendo cometidos pelo Presidente da República, pela candidata Dilma e demais membros de sua equipe de campanha e associados, que estão sendo de forma inexplicável tolerados pela Justiça Eleitoral Brasileira.

    Por: Cláudio Guimarãesl Direito> Doutrinal 05/09/2010 lAcessos: 171 lComentário: 2
    SINTET SINDICATO

    A legislação não esta isenta das influencias politicas, quanto a representação sindical, fomos fundados em 2007 e ate hoje brigamos para representar o telemarketing na Bahia, o que ocorre é que o aspecto politico dificultou nossa representação, pois o sindicato analgo que detém a representação ate o momento utilizou-se do apoio politico que tem para dificultar a representação especifica para a categoria de telemarketing e os trabalhadores continuam sofrendo.

    Por: SINTET SINDICATOl Press Releasel 30/11/2012
    JORGE FLOQUET

    É preciso mudar! E o que aconteceria com este país, caso efetivamente tenhamos mudança de governo, agora! Digo, sem sombras de dúvidas, que a sua democracia sairá fortalecida! Não fosse este o oposicionista seria o outro e, certamente, eu estaria conclamando para que sejamos – os mais esclarecidos – os verdadeiros artífices de uma democracia sólida e duradoura. O "popululismo", não tem sustentação nesse país de dimensões continentais e importantíssimo no cenário mundial. A América Latina, nã

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 22/10/2014
    JORGE FLOQUET

    A Bahia é um estado federativo dinâmico politicamente. Sempre se encontra na "situação" política, ou seja, no poder executivo do Brasil. Sob qualquer resultado desta eleição (2014), os baianos sempre estarão na situação. Todavia, sabemos que os baianos gostam de uma cabecinha branca! Seja lá lá a quem a pertença : um baiano ou quase baiano! Seria inspiração de Oxalá? Pois bem, em primeira mão divulgo que teremos , pelo menos um baiano ou um quase baiano ocupando uma pasta ministerial importante

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 21/10/2014
    JORGE FLOQUET

    Muitos de nós passamos por consequências desagradáveis quando tomamos uma ação individual e sem experiência. Quando olhamos para trás e comparamos o que podíamos ter feito de melhor (feed-back) pensamos: puxa, era tão simples e compliquei! Nas situações futuras , quando já sabemos as consequências, (feedforward), não hesitamos em seguir o caminho que nos traga mais conforto sustentável. Mas, uma tomada de posição coletiva (eleição), sem olharmos para o futuro, as consequências são terríveis!

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 21/10/2014
    JORGE FLOQUET

    Queremos, sim, o atual governo vigiando o novo governo. Caso este, no quadriênio, não seja satisfatório devemos analisar as conjunturas e nos pronunciarmos, novamente, nas urnas!Não adianta, compararmos ações de dez, vinte e trinta anos atrás com condicionantes novos! Até as próprias Leis se aperfeiçoam.

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 18/10/2014

    Abraços apertados, olhares sinceros, apertos de mão. Beijinho na testa e tapinha no ombro. Risos, sorrisos, afagos. Pausa para a clássica foto com o "V" da vitória, que também pode significar "Vou me dar bem". E as promessas? Ah, quantas promessas. Em tempos de eleição vale de tudo para conquistar a confiança e simpatia do eleitor. Toda proposta torna-se questionável.

    Por: Tiago Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 17/10/2014
    RINALDO BARROS

    Atentos! O progresso brasileiro recente, o crescimento de nossa economia e a melhoria de nossa qualidade de vida foi fruto da competição entre os diversos setores da economia, e do avanço das forças produtivas, da inovação, e das novas tecnologias. Não foi ação do governo federal, nem de FHC nem de Lula. FHC e Lula, o príncipe e o sapo, já entraram para a história. São personagens.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 16/10/2014

    Considerações políticas a respeito dos candidatos ao Planalto, no segundo turno: Aécio Neves versus Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedade> Polítical 15/10/2014 lAcessos: 12

    O presente artigo é o produto de uma pesquisa, enquanto requisito para pós-graduação "lato sensu" em Gestão de Projetos Sociais e foca sobre a importância do processo de humanização do atendimento no ambiente hospitalar calcado nas diretrizes e princípios do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), cujo objetivo visava analisar por meio de visita institucional e entrevista semiestruturada à equipe multiprofissional do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC).

    Por: Romulo Hommerol Notícias & Sociedade> Polítical 10/10/2014
    Priscila Aparecida

    Crianças Disse Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas" - Lucas 18, 15-16. Pois a pureza das crianças é o que faz ser grande o verdadeiro homem.

    Por: Priscila Aparecidal Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2009 lAcessos: 69
    Priscila Aparecida

    Oração à Nossa Senhora de Aparecida segundo os meus desejos e anseios.

    Por: Priscila Aparecidal Religião & Esoterismol 07/11/2009 lAcessos: 289 lComentário: 1
    Priscila Aparecida

    Diversidade numa mesma sociedade. Vivemos atualmente numa sociedade em que há muita diversidade de gostos, etnias, religiões, estilos musicais, tendências de moda, enfim, diversidade em quase tudo. O Brasil e em vários países do mundo, o estilo político é o democrático, onde há diversos partidos políticos, com estilos diferentes de governar. A população por sua vez, tem o livre arbítrio de votar e eleger o candidato escolhida pela maioria, e também podem unir-se entre si e pedir empechment, como aconteceu em 1990 com o Presidente Fernando Collor de Melo.

    Por: Priscila Aparecidal Notícias & Sociedadel 07/11/2009 lAcessos: 534
    Priscila Aparecida

    Razão para viver. Na vida acontecem coisas que nunca pensamos que fossem acontecer, e ás vezes não acontece algo que gostaríamos muito que acontecesse. Muitos acreditam em destino, outros, em carma, e outros acreditam que Deus quis que acontecesse algo, ou não. Na verdade, as coisas acontecem na vida quando intencionamos algo, e o universo se encarrega de conceder o desejo, já que DEus nos dá o livre arbítrio, e esse fica aberto a desejar obter o que achar melhor.

    Por: Priscila Aparecidal Psicologia&Auto-Ajudal 07/11/2009 lAcessos: 445

    Comments on this article

    -1
    Geovana 19/10/2010
    Eu odiei esta historia nao dava para fazer uma bem mais melhor
    -1
    Reinaldo 08/06/2010
    Politica que o governo intervém no resultado dos times renomados, a fim de manter a paz e a ordem, dentro e fora de campo, Um claro exemplo disso é que quando há jogo de dois times considerados clássicos, o resultado na maioria das vezes dá-se empatado.
    -1
    karine 08/06/2010
    kkkk
    0
    thaynara 02/12/2009
    achei bom gostaria de ver as opiniões dos outros
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast