Progressão continuada: analfabeto diplomado!

Publicado em: 24/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 251 |

Resumo

                                                          Este artigo opinativo tem o objetivo de entender como funciona a progressão continuada em toda rede pública de ensino imposta pelo governo do estado de São Paulo desde 1997 pelo então governador Mario Covas do PSDB. Como se trata de um artigo opinativo a ideia é debater e entender sobre o assunto. O autor defende o fim da progressão continuada para o bem estar do estado de São Paulo e do Brasil.  

Palavras-chave:  Progressão continuada, rede publica de ensino paulista,  educação, ensino fundamental e médio, analfabetismo, evasão escolar.  

 

INTRODUÇÃO:

                                                 Caros leitores a tempos queria escrever sobre o tema, mas esperei o resultado eleitoral para governo do estado de São Paulo. O candidato da situação tinha na sua proposta a continuação da progressão, enquanto o candidato da oposição manifestava a mudança. Sem tomar partido de candidato A ou B mas para a infelicidade da cultura o candidato da situação foi eleito ainda em primeiro turno para governo do estado de São Paulo. Qual é o interesse real por de traz desta lei. Primeiro vamos entender o que é e como funciona.

                                               A progressão continuada, sistema de não repetência dos alunos do curso fundamental (1ª a 8ª série) das escolas da rede estadual do Estado de São Paulo, em vigor há mais de uma década, está sendo apontado como alternativa de ensino também para a rede municipal, incluindo-se nos projetos de governo de candidatos à prefeitura paulistana. Criado em julho de 1997, ainda no governo Mário Covas, o sistema tinha como objetivo acabar com a evasão escolar, causada pela obrigatoriedade do aluno cursar, novamente, todas as matérias da série anterior por não ter obtido o êxito necessário para ser aprovado em apenas uma. O aluno, então, se desmotivava  e deixava a escola. A progressão continuada, no entanto, gera muitas discussões, já que os alunos passam para a série seguinte carregando sérias deficiências, dispersando-se e, consequentemente, atrapalhando o aprendizado dos demais.

                                               Está lei veio para não termos crianças fora da escola diminuindo assim a evasão escolar. Muito que bem! A ideia até seria de grande valia! Mas infelizmente o ensino público é de baixa qualidade a remuneração dos professores beira o absurdo da incompetência do estado, os salários são de dar vergonha e de não encorajar ninguém ao desafio! A soma de professores mal remunerados, péssima infra-estrutura, a lei da infância e juventude que só beneficia adolescente de péssima conduta, a má vontade dos alunos apoiados pela lei da progressão a soma destes fatores levaram o ensino público do estado de São Paulo a falência total!! E o que de fato está por de traz da lei? É bem simples de explicar, o que de fato interessa ao governador é que os alunos tenham um diploma não importando para isto aprender ou não! O plano é ter o menor índice possível de analfabetos e de evasão escolar.

 CONCLUSÃO:

                                                  Sem muito esforço o PSDB consegue atingir seu objetivo e assim o que era ruim se tornou pior tal qual a lei de Murphy, "Nada é tão ruim que não possa piorar"    Tenho certeza que você que me lê prefere que seu filho esteja na escola e conclua os seus estudos e obtenha seu diploma! Não seria melhor se o seu filho além de estar na escola e ter um diploma aprenda? O estado está se eximindo da sua obrigação de dar ensino de qualidade a troca de ter índices baixos de analfabetos e de evasão escolar!  

                                                  Fico triste com está situação o Brasil tem tudo para ser a maior potência do globo terrestre e está caminhando para isto. Veja na esfera da graduação, num passado não tão distante alunos com graduação não chegavam a 4% da população Brasileira, hoje este numero passa de 20%  dados aos incentivos de bolsa e de cursos com mensalidades mas acessíveis. Entendam a diferença, não estou falando de passar ninguém sem o mínimo de conhecimento e sim dar apoio para que todos possam sim ter um diploma de nível superior! 

                                                  Infelizmente o PSDB continua no poder do estado de São Paulo e teremos mais quatro anos de analfabetos diplomados!

 

Obrigado e até o próximo artigo!

Cláudio Donato

Graduado em Gestão de Negócios e Pós-Graduado em MBA de Marketing e Gestão de vendas. Presidente Prudente- Sp

E-mail claudio.donato@hotmail.com

 


 Bibliografia

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/progressao-continuada-alastra-analfabetismo-funcional-em-sp-afirmam-professores 

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/educacao/progressao-continuada-alastra-analfabetismo-funcional-em-sp-afirmam-professores 

http://educacadoresemluta.blogspot.com/2010/08/progressao-continuada-alastra.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/progressao-continuada-analfabeto-diplomado-3537053.html

    Palavras-chave do artigo:

    progressao continuada

    ,

    rede publica de ensino paulista

    ,

    educacao

    Comentar sobre o artigo

    marlucia pontes gomes de jesus

    O texto discute a recomendação do Conselho Nacional de educação de que os alunos do ensino fundamental não sejam retidos nos dois primeiros anos de estudos, principalmente levando em consideração a grande rejeição da progressão continuada por professores e até mesmo pela população. Nesse contexto, faz uma distinção entre progressão continuada e progressão automática, procurando demonstrar a importância da recuperação contínua para que a sua adoção tenha sucesso.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 25/07/2011 lAcessos: 1,818
    Marcelo Castilho

    Ultimamente, muitos canais de imprensa têm dado destaque às cidades inteligentes. Cidades como Londres, Estocolmo, Barcelona, Masdar e Songdo são citadas como modelos de evolução da sociedade e da inteligência do ser humano para trazer mais qualidade de vida por meio da tecnologia.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 12/12/2014 lAcessos: 17
    Carlo Alencar

    O artigo a seguir traz uma visão crítica do processo político nessa fase de transição de governo, onde quem está saindo, a princípio está deixando o Estado do Tocantins me péssimo estado, tanto que sito alguns dos problemas que o governo insiste em esconder mas que com atenção conseguimos identificar, isso ficará para o próximo governo?

    Por: Carlo Alencarl Notícias & Sociedade> Polítical 07/12/2014
    carlos martins

    "Existem, hoje dois grandes perigos rondando o país: um deles é dos guerrilheiros do quanto pior, e o outro é a volta do fisiologismo da velha política do atraso, cujo o partido mais representativo é o PMDB" - Arnaldo jabor.

    Por: carlos martinsl Notícias & Sociedade> Polítical 06/12/2014
    RINALDO BARROS

    Sabemos que a crise não é meramente conjuntural, abala a estrutura do sistema. Neste sentido, (re) atualiza-se o pensamento marxiano "o limite do capital é o próprio capital". Ou seja, está provado que a voracidade da ganância não pode ser deixada sem controles públicos, sob pena de transformar-se numa tormenta, na qual o risco de sucumbir ameaça a todos.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 04/12/2014
    eva maria silva oliveira

    O sujeito tem sempre a ilusão de que seu discurso é original, porém sabemos que nesse está inserido influências da memória discursiva, O falante reproduz uma ideologia . "Não há discurso sem sujeito e nem sujeito sem ideologia.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Polítical 01/12/2014
    Marcelo Castilho

    A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Neste ano de 2014 a Região Metropolitana de Campinas (RMC) sofreu em grave surto da doença.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 28/11/2014
    Marcelo Castilho

    Em várias cidades no mundo como, por exemplo, Boston, Londres, Estocolmo, Filadélfia, Barcelona e Nova Iorque, estão envolvendo toda a sociedade para a construção do conceito de Cidades Inteligentes (do inglês, Smart Cities). É um conceito muito amplo que vai além do que simplesmente disponibilizar conexão à internet grátis para toda uma cidade, como alguns pensam. Parte do princípio de que o cidadão é o foco, o que na linguagem empresarial chamaríamos de core.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 27/11/2014 lAcessos: 27
    RINALDO BARROS

    A Segurança pública, tem-se resumido ao combate à criminalidade, como se os cidadãos todos fôssemos suspeitos. Uma desinteligência sistêmica, porquanto violência gera violência. Resultado: já vivemos em plena guerra civil sem quartel; com o crime se modernizando mais rapidamente do que o Estado. Entendo que dar Segurança significa prevenir, por todos os modos permitidos e imagináveis, para que a infração penal não ocorra.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 27/11/2014
    Claudio Donato

    Infelizmente algumas empresas pararam no século passado, e continuam administrando como o "vovô" fazia! Simplesmente ignoram a tecnologia e continuam tratando seus colaboradores como pessoas comuns. Primeiramente não podemos virar as costas para todo advento tecnológico com que faz que as empresas produzam mais de uma forma mais lucrativa e assim seja mais competitiva em seus segmentos.

    Por: Claudio Donatol Negócios> Administraçãol 23/09/2012 lAcessos: 112
    Claudio Donato

    Na síntese ser diferente é fazer tudo aquilo que os outros fazem de uma forma diferente! Vamos aprofundar mais no assunto e perceber que é mais fácil ser diferente do que ser igual a todos. Perceba que no comercio não há nada de diferente, lojas de roupas são todas iguais muda a faixada, mas dentro é tudo igual incluindo o péssimo atendimento! Os programas de televisão são todos iguais os Realities Show só muda de canal o resto é tudo igual. Até o programa eleitoral entra ano sai ano e é a mesma

    Por: Claudio Donatol Negócios> Gestãol 17/09/2012 lAcessos: 50
    Claudio Donato

    "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". (Amyr Klink). Sendo assim não tenha medo arriscar, para de achar a vá a luta uma derrota ou uma vitória só será conhecida se tentar, portanto saia para sua viajem!

    Por: Claudio Donatol Negóciosl 30/06/2012 lAcessos: 291
    Claudio Donato

    Os primeiros grupos humanos, em geral nômades, não conheciam a moeda e recorriam às trocas diretas de objetos (chamada de escambo) quando desejavam algo que não possuíam. Esses grupos, basicamente, praticavam uma exploração primitiva da natureza e se alimentavam por meio da pesca, caça e coleta de frutos. Num ambiente de pouca diversidade de produtos, o escambo era viável.

    Por: Claudio Donatol Negócios> Vendasl 30/06/2012 lAcessos: 84
    Claudio Donato

    Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. A sabedoria popular nos abrindo os olhos para a vida real. Não existe nada fácil na vida, se desistirmos no primeiro tropeço ou na primeira barreira nunca terás ou serás alguém!! Persistência esta é a palavra!! A frase a baixo diz tudo! "De todos os fatores envolvidos, sem dúvida é da persistência que o sucesso precisa mais para acontecer". Ralph Marston, consultor e filósofo americano.

    Por: Claudio Donatol Negócios> Gestãol 30/06/2012 lAcessos: 196
    Claudio Donato

    Uma venda bem feita só termina quando o crédito em espécie entra no caixa da empresa. Então vamos relembrar as etapas que "Quase garante um final feliz" Tenho que dizer isto por que infelizmente os calotes fazem e são inerentes de todo e qualquer processo negócio de venda. Vamos lá, acreditando que o cliente irá pagar, temos que cumprir todas as etapas para termos um percentual maior de acerto!

    Por: Claudio Donatol Negócios> Vendasl 30/06/2012 lAcessos: 104
    Claudio Donato

    Nos últimos anos, a sociedade tem passado por um processo de transformação radical sem precedentes e isso tem afetado, diretamente, o modo de administrar organizações e gerenciar pessoas. Dessa forma, têm-se vivenciado mudanças significativas na sociedade, nas empresas e nas relações humanas.

    Por: Claudio Donatol Negócios> Gestãol 30/06/2012 lAcessos: 112
    Claudio Donato

    Antes precisamos lembrar que o Brasil é um pais de grandes imensidões com mais de 8.500.000 KM quadrados e administrar tudo isto não é fácil! Entretanto o modelo de segurança pública que temos é uma aberração ao povo honesto e trabalhador do Brasil. Um código penal arcaico da década de 40! As penas são

    Por: Claudio Donatol Notícias & Sociedade> Polítical 21/05/2012 lAcessos: 80
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast