Regras Para Concurso Público

Publicado em: 06/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 3,154 |

De acordo com a Constituição, o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (art. 37, III). Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira (art. 37, IV). Assim, isso significa que, enquanto houver candidatos aprovados em concurso e este estiver dentro do prazo de validade fixado no edital, eles terão prioridade para a nomeação, ainda que a administração tenha feito outro concurso, também com candidatos habilitados.Depois de expirado o prazo de validade do concurso, não há no próximo direito ao ingresso, nem ocorrência de preterição com relação aos candidatos que, embora aprovados no concurso anterior, não obtiveram classificação dentro do número de vagas previstas no edital (STF, RMS 23.787).

Está na hora de se moralizar a questão dos candidatos aprovados em concurso público, a despeito do dispositivo constitucional. Há uma série de concursos públicos em que é publicada a lista de candidatos aprovados e estes não são chamados a tomar posse por decurso do prazo constitucional, e depois abrem novo concurso.Isso, além de ser imoral, transforma-se numa fonte injusta de arrecadação pública com as cobranças de inscrições e gera, por outro lado, uma grande decepção e frustração aos candidatos aprovados que não são chamados. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, usa o artifício de fazer concurso visando formar cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário. E publica posteriormente a relação dos candidatos aprovados.Para fins de moralização e seriedade dos concursos públicos, e em respeito aos candidatos aprovados, os órgãos públicos só deveriam publicar a lista dos candidatos aprovados que seriam efetivamente convocados, bem como só deveriam realizar novo concurso público depois da investidura do último candidato aprovado no cargo ou emprego da carreira a que prestou concurso

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/regras-para-concurso-publico-1018128.html

    Palavras-chave do artigo:

    regras para concurso publico

    Comentar sobre o artigo

    Welinton dos Santos

    Este artigo comenta e dá dicas sobre concursos públicos.

    Por: Welinton dos Santosl Carreira> Recursos Humanosl 06/02/2009 lAcessos: 3,867 lComentário: 7

    Saiba aqui algumas formas de estudo para obter exito. E aprender tudo sobre concursos.

    Por: samuell Educaçãol 16/11/2010 lAcessos: 132

    Veja três importantes motivos para começar a usar agora mapas mentais na sua preparação para concursos públicos.

    Por: Cleo Eleandrol Educação> Ciêncial 13/07/2010 lAcessos: 455

    Basta sair o edital para um novo concurso público e as notícias já começam a ser divulgadas. Milhares e milhares de brasileiros se candidatando, ansiedade entre os concorrentes, cursinhos oferecendo preparação específica, tudo que envolve esses processos seletivos ganham manchetes de jornais, revistas e até mesmo destaque no rádio e na televisão.

    Por: Breno Aguiarl Educaçãol 08/07/2011 lAcessos: 90
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que reflete com coerência o professor José de Souza Martins, que a exclusão não é ao contrário, o que significa que na vida real no espaço social e político da escola, manifesta se de forma pedagógica e natural o que se pode denominar inclusão marginal.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 20/08/2013 lAcessos: 27
    Nova Concursos

    Quais são os direitos dos deficientes? Saiba o que a lei diz para candidatos deste porte.

    Por: Nova Concursosl Educação> Ensino Superiorl 09/01/2013 lAcessos: 58
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo discute a questão da utilização de documentos falsos em concursos públicos para professores, analisando alguns editais e verificando condições que facilitam a ocorrência de fraudes , como também aquelas que, segundo a opinião da autora, poderiam dificultar.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 16/03/2012 lAcessos: 702

    O concurso público é, atualmente, o processo seletivo brasileiro mais concorrido por ofertar vagas de emprego, principalmente para cargos públicos, Por isso, se você está pensando em prestar algum concurso público, saiba quais conteúdos deve estudar.

    Por: Pubepril Carreira> Gestão de Carreiral 01/04/2012 lAcessos: 113
    DIEGO DA SILVA RAMOS

    Resumo: Trata-se de uma singela contribuição ao estudo do Direito Administrativo-Constitucional, demonstrando, em breves linhas, as nuances e divergências sobre os concursos públicos.

    Por: DIEGO DA SILVA RAMOSl Direito> Doutrinal 17/02/2010 lAcessos: 355
    RINALDO BARROS

    Tudo está ligado! A degradação do ser humano e a do planeta estão intimamente unidos e da mesma forma as soluções para a questão. Se a espécie homo sapiens fosse racional. Resumo da ópera: o racional seria construir uma política viável de uso (e reuso) adequado da água, com gestão responsável para captação e armazenamento desse recurso indispensável para a vida. A Terra está sendo saqueada e ela é a nossa casa! Seria a humanidade suicida?

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 25/09/2014
    Wagner José Siebra

    Achamos que vivemos em uma democracia, será mesmo que vivemos dessa maneira?

    Por: Wagner José Siebral Notícias & Sociedade> Polítical 24/09/2014

    Um artigo de opinião que escrevi, para explicar um pouco como funciona as eleições presidenciais no Brasil e se elas são justas com os cidadãos.

    Por: Miriam Lurdesl Notícias & Sociedade> Polítical 20/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014

    O candidato ao governo do estado pela coligação Um Novo Jeito de Fazer, Eduardo Tavares (PSDB), foi entrevistado na manhã desta terça-feira (15) durante sabatina realizada pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio). Ele destacou os pla http://doisriachosf3.wix.com/noticiasdosertao

    Por: wandersonl Notícias & Sociedade> Polítical 17/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    A população de Sabará MG poderá contar, em breve, com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por iniciativa do prefeito Diógenes Fantini e do vice Ricardinho, e com o apoio do deputado federal Leonardo Quintão, os sabarenses poderão realizar, à distância, cursos de extenção, graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) sem precisar sair do município. Todo o processo administrativo e de avaliação será realizado na própria cidade, em uma unidade que será ab

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    Além da construção dos túneis, a movimentação de máquinas e caminhões em vários trechos entre Caeté e o trevo de Barão dos Cocais também é grande. A duplicação dos lotes já licitados envolverá mais de 1200 máquinas e equipamentos, 29 mil toneladas de aço e mais de 48 quilômetros de metros quadrados de terraplanagem. Em relação à mão de obra, está prevista a contratação de mais de 5.700 trabalhadores.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    O novo Código de Mineração trará ao País uma nova legislação sobre o aproveitamento dos recursos minerais, incentivando a produção nacional e o desenvolvimento do setor mineral. O deputado federal Leonardo Quintão foi o relator do projeto de lei para o novo marco regulatório da mineração, que é muito importante para o Brasil não só do ponto de vista econômico, mas também social, ao ampliar o número de municípios beneficiados.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Polítical 14/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014

    Considerações acerca do mau comportamento de nossos políticos, que encontram resistência para serem punidos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 31/07/2014

    Considerações críticas a respeito da condução do PT e do governo petista na direção do Brasil.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/07/2014 lAcessos: 13

    Comments on this article

    -1
    Mailly 09/01/2011
    Quero saber ,si aceitam pessoas que fizeram supletivo ,em todos os concursos publicos
    -1
    elizeu 13/07/2009
    Gostei da sua publicação, mas, gostaria que você informa-se com mais precisão sobre as regras de concursos públicos.
    Exemples independente de editais existem algumas regras, como qual o mínimo de acertos na prova. Essa e uma das duvidas que os candidatos tem, fazer uma linguagem simples sem usar termos jurídicos.

    Elizeu Paiva
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast