Regras Para Concurso Público

Publicado em: 06/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 3,167 |

De acordo com a Constituição, o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (art. 37, III). Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira (art. 37, IV). Assim, isso significa que, enquanto houver candidatos aprovados em concurso e este estiver dentro do prazo de validade fixado no edital, eles terão prioridade para a nomeação, ainda que a administração tenha feito outro concurso, também com candidatos habilitados.Depois de expirado o prazo de validade do concurso, não há no próximo direito ao ingresso, nem ocorrência de preterição com relação aos candidatos que, embora aprovados no concurso anterior, não obtiveram classificação dentro do número de vagas previstas no edital (STF, RMS 23.787).

Está na hora de se moralizar a questão dos candidatos aprovados em concurso público, a despeito do dispositivo constitucional. Há uma série de concursos públicos em que é publicada a lista de candidatos aprovados e estes não são chamados a tomar posse por decurso do prazo constitucional, e depois abrem novo concurso.Isso, além de ser imoral, transforma-se numa fonte injusta de arrecadação pública com as cobranças de inscrições e gera, por outro lado, uma grande decepção e frustração aos candidatos aprovados que não são chamados. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, usa o artifício de fazer concurso visando formar cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário. E publica posteriormente a relação dos candidatos aprovados.Para fins de moralização e seriedade dos concursos públicos, e em respeito aos candidatos aprovados, os órgãos públicos só deveriam publicar a lista dos candidatos aprovados que seriam efetivamente convocados, bem como só deveriam realizar novo concurso público depois da investidura do último candidato aprovado no cargo ou emprego da carreira a que prestou concurso

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/regras-para-concurso-publico-1018128.html

    Palavras-chave do artigo:

    regras para concurso publico

    Comentar sobre o artigo

    Welinton dos Santos

    Este artigo comenta e dá dicas sobre concursos públicos.

    Por: Welinton dos Santosl Carreira> Recursos Humanosl 06/02/2009 lAcessos: 3,874 lComentário: 7

    Saiba aqui algumas formas de estudo para obter exito. E aprender tudo sobre concursos.

    Por: samuell Educaçãol 16/11/2010 lAcessos: 138

    Veja três importantes motivos para começar a usar agora mapas mentais na sua preparação para concursos públicos.

    Por: Cleo Eleandrol Educação> Ciêncial 13/07/2010 lAcessos: 462

    Basta sair o edital para um novo concurso público e as notícias já começam a ser divulgadas. Milhares e milhares de brasileiros se candidatando, ansiedade entre os concorrentes, cursinhos oferecendo preparação específica, tudo que envolve esses processos seletivos ganham manchetes de jornais, revistas e até mesmo destaque no rádio e na televisão.

    Por: Breno Aguiarl Educaçãol 08/07/2011 lAcessos: 92
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que reflete com coerência o professor José de Souza Martins, que a exclusão não é ao contrário, o que significa que na vida real no espaço social e político da escola, manifesta se de forma pedagógica e natural o que se pode denominar inclusão marginal.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 20/08/2013 lAcessos: 28
    Nova Concursos

    Quais são os direitos dos deficientes? Saiba o que a lei diz para candidatos deste porte.

    Por: Nova Concursosl Educação> Ensino Superiorl 09/01/2013 lAcessos: 70
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo discute a questão da utilização de documentos falsos em concursos públicos para professores, analisando alguns editais e verificando condições que facilitam a ocorrência de fraudes , como também aquelas que, segundo a opinião da autora, poderiam dificultar.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 16/03/2012 lAcessos: 711

    O concurso público é, atualmente, o processo seletivo brasileiro mais concorrido por ofertar vagas de emprego, principalmente para cargos públicos, Por isso, se você está pensando em prestar algum concurso público, saiba quais conteúdos deve estudar.

    Por: Pubepril Carreira> Gestão de Carreiral 01/04/2012 lAcessos: 123
    DIEGO DA SILVA RAMOS

    Resumo: Trata-se de uma singela contribuição ao estudo do Direito Administrativo-Constitucional, demonstrando, em breves linhas, as nuances e divergências sobre os concursos públicos.

    Por: DIEGO DA SILVA RAMOSl Direito> Doutrinal 17/02/2010 lAcessos: 358
    RINALDO BARROS

    O que fica dessa decisão do mais alto tribunal do país, é a afirmação de que a tortura, praticada - sem controle - numa fase difícil de nossa História contemporânea, teve a ressalva de crime político, razão pela qual os praticantes da tortura também foram anistiados. Relembre-se que, em 1979, o governo militar queria Anistia apenas para os agentes públicos. As esquerdas é que mobilizaram o povo e, nas ruas, lutaram pela "Anistia ampla, geral e irrestrita". Foi uma conquista do povo brasileiro.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 18/12/2014
    Marcelo Castilho

    Ultimamente, muitos canais de imprensa têm dado destaque às cidades inteligentes. Cidades como Londres, Estocolmo, Barcelona, Masdar e Songdo são citadas como modelos de evolução da sociedade e da inteligência do ser humano para trazer mais qualidade de vida por meio da tecnologia.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 12/12/2014 lAcessos: 20
    Carlo Alencar

    O artigo a seguir traz uma visão crítica do processo político nessa fase de transição de governo, onde quem está saindo, a princípio está deixando o Estado do Tocantins me péssimo estado, tanto que sito alguns dos problemas que o governo insiste em esconder mas que com atenção conseguimos identificar, isso ficará para o próximo governo?

    Por: Carlo Alencarl Notícias & Sociedade> Polítical 07/12/2014
    carlos martins

    "Existem, hoje dois grandes perigos rondando o país: um deles é dos guerrilheiros do quanto pior, e o outro é a volta do fisiologismo da velha política do atraso, cujo o partido mais representativo é o PMDB" - Arnaldo jabor.

    Por: carlos martinsl Notícias & Sociedade> Polítical 06/12/2014
    RINALDO BARROS

    Sabemos que a crise não é meramente conjuntural, abala a estrutura do sistema. Neste sentido, (re) atualiza-se o pensamento marxiano "o limite do capital é o próprio capital". Ou seja, está provado que a voracidade da ganância não pode ser deixada sem controles públicos, sob pena de transformar-se numa tormenta, na qual o risco de sucumbir ameaça a todos.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 04/12/2014
    eva maria silva oliveira

    O sujeito tem sempre a ilusão de que seu discurso é original, porém sabemos que nesse está inserido influências da memória discursiva, O falante reproduz uma ideologia . "Não há discurso sem sujeito e nem sujeito sem ideologia.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Polítical 01/12/2014
    Marcelo Castilho

    A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Neste ano de 2014 a Região Metropolitana de Campinas (RMC) sofreu em grave surto da doença.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 28/11/2014
    Marcelo Castilho

    Em várias cidades no mundo como, por exemplo, Boston, Londres, Estocolmo, Filadélfia, Barcelona e Nova Iorque, estão envolvendo toda a sociedade para a construção do conceito de Cidades Inteligentes (do inglês, Smart Cities). É um conceito muito amplo que vai além do que simplesmente disponibilizar conexão à internet grátis para toda uma cidade, como alguns pensam. Parte do princípio de que o cidadão é o foco, o que na linguagem empresarial chamaríamos de core.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 27/11/2014 lAcessos: 29

    Considerações críticas acerca do reajuste salarial dos parlamentares federais, que se autorreajustam.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 17/12/2014

    Considerações críticas acerca da administração do hospital municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú-SC.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 16/12/2014

    Considerações acerca da polêmica Comissão Nacional da Verdade e as divergências entre a deputada Maria do Rosário e o deputado Jair Bolsonaro.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/12/2014

    Considerações críticas acerca da defesa do deputado federal piauiense Jesus Rodrigues à alteração da meta fiscal proposta pelo governo federal.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 08/12/2014

    Considerações acerca de artigo publicado pela senadora Kátia Abreu no jornal Folha de S.Paulo.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/12/2014 lAcessos: 14

    Considerações referentes às declarações da presidente Dilma Rousseff de que o seu governo nunca teve tolerância com a corrupção.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 22/11/2014

    Considerações acerca do aumento da criminalidade no Brasil, onde o governo nacional faz pouco caso.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 10/11/2014

    Considerações acerca da manifestação democrática em São Paulo, em que o povo criticava a reeleição de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 03/11/2014 lAcessos: 13

    Comments on this article

    -1
    Mailly 09/01/2011
    Quero saber ,si aceitam pessoas que fizeram supletivo ,em todos os concursos publicos
    -1
    elizeu 13/07/2009
    Gostei da sua publicação, mas, gostaria que você informa-se com mais precisão sobre as regras de concursos públicos.
    Exemples independente de editais existem algumas regras, como qual o mínimo de acertos na prova. Essa e uma das duvidas que os candidatos tem, fazer uma linguagem simples sem usar termos jurídicos.

    Elizeu Paiva
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast