Regras Para Concurso Público

Publicado em: 06/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 3,177 |

De acordo com a Constituição, o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (art. 37, III). Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira (art. 37, IV). Assim, isso significa que, enquanto houver candidatos aprovados em concurso e este estiver dentro do prazo de validade fixado no edital, eles terão prioridade para a nomeação, ainda que a administração tenha feito outro concurso, também com candidatos habilitados.Depois de expirado o prazo de validade do concurso, não há no próximo direito ao ingresso, nem ocorrência de preterição com relação aos candidatos que, embora aprovados no concurso anterior, não obtiveram classificação dentro do número de vagas previstas no edital (STF, RMS 23.787).

Está na hora de se moralizar a questão dos candidatos aprovados em concurso público, a despeito do dispositivo constitucional. Há uma série de concursos públicos em que é publicada a lista de candidatos aprovados e estes não são chamados a tomar posse por decurso do prazo constitucional, e depois abrem novo concurso.Isso, além de ser imoral, transforma-se numa fonte injusta de arrecadação pública com as cobranças de inscrições e gera, por outro lado, uma grande decepção e frustração aos candidatos aprovados que não são chamados. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, usa o artifício de fazer concurso visando formar cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário. E publica posteriormente a relação dos candidatos aprovados.Para fins de moralização e seriedade dos concursos públicos, e em respeito aos candidatos aprovados, os órgãos públicos só deveriam publicar a lista dos candidatos aprovados que seriam efetivamente convocados, bem como só deveriam realizar novo concurso público depois da investidura do último candidato aprovado no cargo ou emprego da carreira a que prestou concurso

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/politica-artigos/regras-para-concurso-publico-1018128.html

    Palavras-chave do artigo:

    regras para concurso publico

    Comentar sobre o artigo

    Welinton dos Santos

    Este artigo comenta e dá dicas sobre concursos públicos.

    Por: Welinton dos Santosl Carreira> Recursos Humanosl 06/02/2009 lAcessos: 3,879 lComentário: 7

    Saiba aqui algumas formas de estudo para obter exito. E aprender tudo sobre concursos.

    Por: samuell Educaçãol 16/11/2010 lAcessos: 141

    Veja três importantes motivos para começar a usar agora mapas mentais na sua preparação para concursos públicos.

    Por: Cleo Eleandrol Educação> Ciêncial 13/07/2010 lAcessos: 468

    Basta sair o edital para um novo concurso público e as notícias já começam a ser divulgadas. Milhares e milhares de brasileiros se candidatando, ansiedade entre os concorrentes, cursinhos oferecendo preparação específica, tudo que envolve esses processos seletivos ganham manchetes de jornais, revistas e até mesmo destaque no rádio e na televisão.

    Por: Breno Aguiarl Educaçãol 08/07/2011 lAcessos: 95
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O que reflete com coerência o professor José de Souza Martins, que a exclusão não é ao contrário, o que significa que na vida real no espaço social e político da escola, manifesta se de forma pedagógica e natural o que se pode denominar inclusão marginal.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Educação Onlinel 20/08/2013 lAcessos: 31
    Nova Concursos

    Quais são os direitos dos deficientes? Saiba o que a lei diz para candidatos deste porte.

    Por: Nova Concursosl Educação> Ensino Superiorl 09/01/2013 lAcessos: 78
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo discute a questão da utilização de documentos falsos em concursos públicos para professores, analisando alguns editais e verificando condições que facilitam a ocorrência de fraudes , como também aquelas que, segundo a opinião da autora, poderiam dificultar.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 16/03/2012 lAcessos: 719

    O concurso público é, atualmente, o processo seletivo brasileiro mais concorrido por ofertar vagas de emprego, principalmente para cargos públicos, Por isso, se você está pensando em prestar algum concurso público, saiba quais conteúdos deve estudar.

    Por: Pubepril Carreira> Gestão de Carreiral 01/04/2012 lAcessos: 128
    DIEGO DA SILVA RAMOS

    Resumo: Trata-se de uma singela contribuição ao estudo do Direito Administrativo-Constitucional, demonstrando, em breves linhas, as nuances e divergências sobre os concursos públicos.

    Por: DIEGO DA SILVA RAMOSl Direito> Doutrinal 17/02/2010 lAcessos: 359
    Gilbert Di Angellis

    Políticos e empresário, bem como governo e empresas, atuam de forma a lucrar em cima de prejuízo do cidadão consumidor. Várias são as modalidades usadas para lesar eleitores, consumidores, contribuintes, cidadãos, enfim, toda a sociedade. Parcerias público-privadas, compra de votos, corrupção, licitação fraudulenta, supervalorização de bens e serviços e sonegação de impostos são algumas das tantas formas em que a sociedade se vê prejudicada.

    Por: Gilbert Di Angellisl Notícias & Sociedade> Polítical 01/03/2015
    Gilbert Di Angellis

    Deputados têm o dever/direito constitucional de fixar seus próprios salários e benefícios. Tal regalia fez com que, em fevereiro de 2015, em plena crise econômica nacional, parlamentares aprovassem um amplo reajuste em suas verbas. Até quando aceitaremos que congressistas tenham o poder de regular os próprios subsídios, contrariando a ética e o bom senso?

    Por: Gilbert Di Angellisl Notícias & Sociedade> Polítical 01/03/2015
    Lucilene Antunes

    Pouca gente querendo trabalhar, muita gente querendo aproveitar: vivemos a cultura do imediatismo, do oportunismo, a intenção é tirar vantagem

    Por: Lucilene Antunesl Notícias & Sociedade> Polítical 25/02/2015
    RINALDO BARROS

    Estamos deixando de ser cidadãos para sermos apenas consumidores. Portanto, mais do que nunca, há a necessidade que a escola, a família e a mídia atuem na formação ética e de personalidade das crianças e adolescentes, incentivando-os a manterem projetos solidários que tenham como principal perspectiva o trato com respeito, responsável e solidário nas suas relações interpessoais.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 23/02/2015
    JORGE FLOQUET

    Querer prejulgar a imprensa, chamando-a de míope é querer passar-lhe as suas lentes para ela. O que ela fará se tiver as suas lentes? Seria ela progressista ou retrógada? É querer alterar um todo. De qual segmento da imprensa, especificamente, se fala? A imprensa mais visível? A Global? Então investigue os contratos que ele possui com o poder executivo e a estratégia relativa a liberdade de imprensa".Na Bahia o número de propaganda televisiva do poder executivo municipal é altíssimo! Estarás num

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 20/02/2015
    Rubens Britto

    Há um esfacelamento das forças cogentes e da integração efetiva dos grupos étnicos historiográficos. A ferrenha oposição agride visceralmente a administração pública e o governo federal com ataques inimagináveis.

    Por: Rubens Brittol Notícias & Sociedade> Polítical 16/02/2015
    José Antônio Puppio

    Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.

    Por: José Antônio Puppiol Notícias & Sociedade> Polítical 13/02/2015
    RINALDO BARROS

    Os brasileiros vivemos a ressaca de uma eleição vencida à base de muita mentira, promessas frustradas e uma prática de governo diametralmente oposta à discurseira da campanha eleitoral. O corte de benefícios sociais, o aumento de impostos e das tarifas de água e luz, o racionamento, os apagões, a alta dos juros e da inflação, e a elevação do desemprego apenas começaram.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 11/02/2015

    Considerações acerca de intenções de representantes do governo de investigar também a Petrobras no período de FHC.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/02/2015

    Considerações a respeito da qualidade do ensino brasileiro, em que mais de 500 mil candidatos levaram zero na redação do Enem.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 20/02/2015

    Considerações críticas acerca do posicionamento da senadora petista Gleisi Hoffmann, referente à queda nas pesquisas do governo federal.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 13/02/2015

    Considerações acerca do ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, referentes à convocação do ex-tesoureiro do PT, Vaccari Neto, para depor na nova CPI da Câmara Federal.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/02/2015

    Considerações críticas acerca da diplomação pelo Congresso Nacional do deputado federal Paulo Maluf, que foi absolvido pelo TSE de infração à lei da Ficha Limpa.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 02/02/2015 lAcessos: 12

    Considerações críticas acerca do reajuste do COPOM, contrariando a propaganda política da reeleição, que não iria comprometer o contribuinte com carga de impostos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 27/01/2015

    Considerações acerca de declaração do deputado estadual gaúcho, Alexandre Postal, acerca do reajuste salarial do governador do RS.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 25/01/2015

    Considerações críticas acerca do governo brasileiro, que condenou a Indonésia pelo fuzilamento de brasileiro.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 20/01/2015

    Comments on this article

    -1
    Mailly 09/01/2011
    Quero saber ,si aceitam pessoas que fizeram supletivo ,em todos os concursos publicos
    -1
    elizeu 13/07/2009
    Gostei da sua publicação, mas, gostaria que você informa-se com mais precisão sobre as regras de concursos públicos.
    Exemples independente de editais existem algumas regras, como qual o mínimo de acertos na prova. Essa e uma das duvidas que os candidatos tem, fazer uma linguagem simples sem usar termos jurídicos.

    Elizeu Paiva
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast