Cobertura de plano de saúde será ampliada

Publicado em: 02/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 34 |

A partir de 1º de janeiro 2012, o cliente de planos de saúde terá direito à cobertura de uma série de cirurgias complexas e com métodos menos invasivos para tratar vários tipos de câncer, linfoma, hérnia e problemas de nariz comuns em crianças (como carne esponjosa e sangramento). Isso porque nesta terça-feira, a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) publica um novo rol com 60 procedimentos obrigatórios, que os convênios terão de cumprir.

De uma lista de 85 procedimentos sugeridos por entidades médicas, a ANS considerou 50 no texto final da consulta pública realizada sobre o assunto. Mas a agência confirmou que incluiu outros dez itens, ainda não divulgados, na finalização da relação.

O novo rol incluirá, por exemplo, esplenectomia total ou parcial por videolaparoscopia – remoção cirúrgica completa ou parcial do baço – que pode ser necessária para diagnóstico de linfomas ou tratar trombocitopenia (baixo número de plaquetas no sangue).
"Além dos 60 itens, aumentaremos o número de indicações para alguns procedimentos como terapia ocupacional e PET Scan, exame com diagnóstico por imagem", diz Martha Oliveira, gerente geral de regulação assistencial da ANS.

Os planos também terão de cobrir operações para tratamento de hérnia abdominal e dois tipos de colectomia por videolaparoscopia – retiradas cirúrgicas de um segmento de cólon (intestino grosso) para tratamento de câncer.

Estão incluídos ainda procedimentos pré-operatórios e a adenoidectomia endoscópica, forma cirúrgica mais moderna para tratar a chamada "carne esponjosa", que pode levar crianças a sofrerem com ronco e dificuldade para dormir. Outros itens que passam a ser cobertos são a cauterização da artéria esfenopalatina, para corrigir hemorragia nasal e gastroplastia (redução de estômago) para pessoas com obesidade.

Antecipado
Procedimento incluído no novo rol, o implante coclear (o chamado ouvido biônico), passa a valer desde já. Isso porque a ANS publicou ontem no Diário Oficial da União uma resolução que obriga a cobertura. O procedimento, que corrige surdez e custa cerca de R$ 100 mil, era obrigatório, mas foi excluído da lista de coberturas em junho do ano passado.

"É um procedimento muito caro e os planos não cobrem. No ano passado, os 21 centros no País credenciados para realizar esse tipo de procedimento pelo SUS (sete estão em São Paulo) realizaram cerca de 680 cirurgias. Como agora os planos terão obrigação de cobrir, os procedimentos particulares podem crescer", diz Maria Cecília Bevilacqua, fonoaudióloga do Núcleo do Ouvido Biônico do Hospital Samaritano de São Paulo e da Equipe Interdisciplinar do Programa de Implante Coclear do Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP).

Apesar de comemorar as inclusões, as entidades de defesa do consumidor não ficaram satisfeitas. "O rol é uma referência mínima de cobertura obrigatória. Não deve ser considerado cobertura única e excluir a obrigação de a operadora cobrir os procedimentos clinicamente justificados e que não estão no rol", diz Luciana Dantas, especialista em defesa do consumidor do Procon-SP.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai além e pede a adição de transplantes de coração, pulmão, pâncreas e fígado – sugeridos pela Associação Médica Brasileira (AMB) na última consulta pública.

"A inclusão dos transplantes é imprescindível, já que a revisão do rol deve buscar se equiparar aos protocolos públicos e acompanhar a incorporação de procedimentos pelo SUS", afirma Juliana Ferreira.

____________________________________________________

A Gazeta Saúde é um portal especializado em notícias sobre saúde em geral, com foco em odontologia, negócios, eventos e opinião
Leia aqui todas as notícias na área da saúde e fique bem informado!

____________________________________________________

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/press-release-artigos/cobertura-de-plano-de-saude-sera-ampliada-5089111.html

    Palavras-chave do artigo:

    sites sobre saude

    ,

    noticias da saude

    ,

    gazeta

    Comentar sobre o artigo

    O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa pioneira em São Paulo, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, atende atualmente 2 mil idosos e faz cerca de 14 mil atendimentos mensais e mais de 30 mil procedimentos.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/08/2011 lAcessos: 115

    A revalidação de diplomas de Medicina obtidos no exterior é preocupação constante das entidades médicas nacionais, entre elas o Conselho Federal de Medicina (CFM). E nesta seara, garantimos, inexiste pecha corporativista, como querem alguns, mas o temor real de que o reconhecimento sem critério coloque a saúde dos indivíduos e até de comunidades inteiras em situação de risco.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2011 lAcessos: 78
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz uma retrospectiva da alimentação escolar no Brasil, dando ênfase à questão da alimentação saudável nos sistemas de educação do país.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 31/03/2011 lAcessos: 6,553
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo apresenta as opiniões de várias personalidades sobre o Parecer CNE/CEB nº. 15/ 2010 que dá "orientações para que a Secretaria de Educação do Distrito Federal se abstenha de utilizar material que não se coadune com as políticas públicas para uma educação antirracista", para, em seguida, apresentar os fundamentos em que o Conselho Nacional de Educação se baseou na elaboração do documento. Critica veementemente as pessoas e grupos que expressaram opiniõs sem conhecer o teor do documento.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 25/03/2011 lAcessos: 1,592
    marlucia pontes gomes de jesus

    Segundo artigo sobre a (in)definição da idade para ingresso no ensino fundamental de nove anos, polêmica que dura desde a implantação da lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. É uma sequência de quatro artigos, até então. Este foi publicado no blog Damarlu Educação ( www.damarlueducar.blogspot.com), em 27 de setembro de 2010.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 20/01/2011 lAcessos: 5,980
    André Delevati Gorski

    Têm-se aqui o objetivo de justificar e defender a utilização da meritocracia na definição de ocupantes dos postos-chave no serviço público, apresentando os fatores envolvidos e as boas práticas de meritocracia já existentes no Brasil, tendo sempre em vista o aprimoramento da gestão pública que refletirá na eficiência do serviço prestado à população.

    Por: André Delevati Gorskil Negócios> Administraçãol 13/11/2012 lAcessos: 87

    Uma pesquisa faz uma descoberta preocupante sobre a saúde bucal do brasileiro: apenas 54% dos entrevistados têm todos os dentes naturais. A consulta foi ampla: 4.270 pessoas das classes A, B e C, em todas as regiões do País foram ouvidas.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Odontologial 28/07/2011 lAcessos: 88

    Profissionais que atuam na rede pública ou privada de saúde que tenham se desvinculado de um estabelecimento de saúde mas que ainda constem registrados naquela unidade devem requerer o desligamento do referido estabelecimento no sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Esta é a mais nova ferramenta de controle desenvolvida pelo Ministério da Saúde para aprimorar a gestão do CNES.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/08/2011 lAcessos: 168

    No dia 4 de agosto, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realizará, em São Paulo, a Campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração, com o objetivo de chamar a atenção para o tema e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de tratamento adequado para a Fibrilação Atrial.

    Por: Gazeta Saudel Press Releasel 28/07/2011 lAcessos: 28

    O edifício do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) será restaurado e conta com o apoio da Deca na modernização dos sistemas hidráulicos e na especificação e aplicação de soluções em louças e metais que proporcionam economia de água.

    Por: Larissal Press Releasel 18/09/2014

    A Deca patrocina o ArqFuturo 2014 e traz a oportunidade de discutir a importância do planejamento nas cidades, nos processos de urbanização e na construção dos espaços públicos e de lazer. O evento ainda propõe uma reflexão sobre a relação dos cidadãos com a água, em escassez no Estado de São Paulo.

    Por: Larissal Press Releasel 18/09/2014

    De 25 a 28 de setembro, acontece o 17° Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis, no Serrano Resort Convenções & SPA, em Gramado. Realizado pelo Sulpetro e pela Coopetrol/RS, em parceria com o Sindicombustíveis/PR, Sinpeb – Blumenau, Sindipetro Serra Gaúcha, Fecombustíveis e Comissão Latino Americana dos Empresários de Combustíveis (Claec), a iniciativa reúne empresários brasileiros e de outros países para debater sobre temas relacionados ao segmento.

    Por: Paola Cunhal Press Releasel 18/09/2014

    Sistema premium de proteção DDoS para as redes mais complexas do mundo • Melhora no tempo de resposta de mitigação em nuvem • Melhoria na proteção contra ataques DDoS complexos direcionados ao IDC • Inspeção SSL nativa com alto desempenho • Gerência unificada para mitigações na nuvem e no data center

    Por: Carlos Leall Press Releasel 18/09/2014

    A inauguração do Galpão da Pesca que aconteceu no dia 02 de agosto na Rua Luiz Supertti, 295, no Jardim São Rafael, contou com a presença de diversas pessoas apaixonadas por pesca, caça e camping em um momento descontraído de troca de experiências, regado a comes e bebes, com direito a peixe na brasa. O Gerente Felipe Branquinho comemorou o sucesso do evento ao lado de clientes, familiares e amigos. "Conseguimos reunir uma turma animada, que está sempre se encontrando para uma boa pescaria, e o

    Por: Suggestival Press Releasel 18/09/2014

    Durante o IFA 2014, a Sennheiser revelou o novo MOMENTUM Intra-Auricular, adicionado à sua linha MOMENTUM com fones premium intra-auriculares. Projetado com materiais de alta qualidade, o MOMENTUM Intra-Auricular possui um design acústico totalmente novo, que proporciona o aclamado desempenho de som MOMENTUM com formato menor e mais compacto.

    Por: Marcia Cerqueiral Press Releasel 18/09/2014

    A muito tempo existem os abatedouros e frigoríficos, com o objetivo de levar carne aos supermercados e em seguida a mesa da população. Frigorífico pode ser o local onde animais como bois, frangos, porcos e outros são abatidos ou armazenam suas carnes para a distribuição e revenda. Não se sabe quando eles começaram a ser construídos, mas hoje em dia existe uma legislação específica para que as condições de limpeza e higiene na câmara frigorífica e demais dependências. Assim essas características

    Por: 3xcelerl Press Releasel 17/09/2014

    Como patrocinadora do evento, empresa terá estande na área de exposição e participará também no setor de inovação

    Por: Pimenta Comunicaçãol Press Releasel 16/09/2014

    O Laboratório de Biologia de Insetos do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, é referência no Brasil em controle biológico e criação de insetos.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/09/2011 lAcessos: 104

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou medidas que ampliam e dão maior agilidade ao processo de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelos Planos de Saúde, quando seus consumidores forem atendidos pela rede pública.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/09/2011 lAcessos: 61

    Por enquanto, alguns coelhos são os únicos pacientes privilegiados com o experimento. Mas novos avanços com humanos, em uma pesquisa pioneira no mundo com células-tronco de dentes de leite para reconstrução de córnea, estão sendo alcançados no Instituto Butantan — que completou em janeiro 110 anos — e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os animais receberam aplicações das células dentárias na região límbica e recuperaram a visão. O projeto começou há seis anos nos laboratórios do But

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/09/2011 lAcessos: 101

    Foi confirmado na terça-feira (30) o primeiro caso de Den 4, uma variação do vírus da dengue, no Paraná. O paciente reside em Imperatriz (MA) e procurou o serviço de saúde no dia 24 de julho, quando estava de passagem por Foz do Iguaçu. Ele foi diagnosticado e tratado por equipes paranaenses e está curado. O caso foi notificado como importado, pois a contaminação ocorreu fora do Estado.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/09/2011 lAcessos: 53

    Ao participar da aula inaugural do curso de medicina do campus Garanhuns, da Universidade Federal de Pernambuco, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo quer formar mais 4,5 mil médicos a cada ano e interiorizar a profissão no país. Dilma já encomendou aos ministérios da Educação e da Saúde um "plano nacional de educação médica" a ser apresentado até outubro desse ano.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/09/2011 lAcessos: 194

    Alimentação rica em carboidratos e gordura e sem frutas e verduras. Esse é o prato dos brasileiros. Os dados da má alimentação foram apontados pelo último levantamento do IBGE. Outra preocupação da pesquisa é quanto aos índices de obesidade que estão altos demais. Essa enfermidade é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que, em conjunto com as demais, são responsáveis por 72% dos óbitos no país.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/09/2011 lAcessos: 144

    O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa pioneira em São Paulo, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, atende atualmente 2 mil idosos e faz cerca de 14 mil atendimentos mensais e mais de 30 mil procedimentos.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/08/2011 lAcessos: 115

    Em tempos da invasão dos jalecos brancos nas redes de rádio e TV, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lança uma resolução que estabelece regras e critérios para determinar a postura dos médicos diante de peças publicitárias e da imprensa brasileira. O conjunto de normas será publicado nesta sexta-feira pelo Diário Oficial da União e substitui o documento anterior, publicado em 2003

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 48
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast