Panduit investe em processos de fabricação sustentáveis

22/09/2011 • Por • 4,603 Acessos

Como parte do compromisso da Panduit com a preservação do meio ambiente, a empresa tem investido de forma cada vez mais consistente em ações que visam a manutenção de processos de fabricação alinhados com as normas e boas práticas ambientais.

Desde o uso de materiais seguros para manipulação até a eliminação criteriosa de resíduos e o gerenciamento seguro de substâncias químicas, a Panduit adota um modelo em que todas as iniciativas estão integradas para alcançar objetivos de negócios sustentáveis no curto, médio e longo prazo.

O estilo de "trabalho verde" da Panduit é norteado por uma filosofia de produção amigável com o ambiente e que minimize o impacto ecológico na fabricação, embalagem e distribuição de produtos.

Os processos de fabricação da Panduit cumprem regulamentos sobre o uso de materiais que fazem parte das diretivas européias denominadas "Restrição de Substâncias Perigosas" (RoHS, em inglês) e "Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos" (WEEE, em inglês). Além disso, todas as unidades de fabricação da empresa estão registradas de acordo com as normas ISO 14001:2004 e ISO 9001:2000. Ela também cumpre as regulamentações REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas), aprovadas pela União Européia em 2007.

De acordo com Jorge la Fuente, diretor técnico da Panduit América Latina, o desenvolvimento dessas diretivas, além de garantir um alto nível de segurança para os clientes e parceiros de negócios, também aumenta a proteção dos funcionários ao mesmo tempo em que consolida uma cultura corporativa de segurança ocupacional.

"A tarefa de projetar e fabricar os produtos de forma sustentável, gerenciar a eficiência energética, o ciclo de vida e a disposição responsável de resíduos fazem parte do cotidiano da Panduit", afirma o executivo. "Nossa análise do ciclo de vida dos produtos permite selecionar os materiais que causam o menor impacto possível no meio ambiente durante o processamento, a produção e o descarte", ressalta o executivo da Panduit.

Trabalho responsável

Até mesmo a localização das unidades de fabricação da Panduit, distribuídas pelo mundo, é uma escolha estratégica que busca reduzir o impacto ambiental na hora de transportar os produtos para outros lugares do mundo.

"Nossas equipes de fabricação querem proteger o meio ambiente e usam as melhores práticas para desenvolver iniciativas que vão além da simples redução de resíduos para chegar à verdadeira prevenção da contaminação. Os materiais usados na produção são avaliados quanto ao seu efeito ambiental", declara de la Fuente.

As linhas de produção da Panduit são constantemente revisadas para promover a reutilização ou reciclagem, e as técnicas de fabricação são otimizadas para reduzir ou eliminar a produção de resíduos e aumentar a capacidade de reciclagem dos processos.

"Todos os dias, analisamos os nossos processos, para detectar qualquer possibilidade de melhora e otimização e manter nosso compromisso com o planeta", acrescenta Jorge.