Segurança - Trocando A Porta Do Sql Server 2000

Publicado em: 24/05/2008 | Acessos: 2,726 |

Segurança - Trocando a porta do SQL Server 2000

por Tulio Rosa

Existem várias configurações que podemos fazer para garantir a segurança do banco de dados, entre elas temos a opção de alterar a porta default utilizada nas conexões, fazendo isso somente as solicitações direcionadas a nova porta terão respostas, as demais receberão erros como se o banco não existisse.

Quando fazemos a instalação do MS SQL Server 2000 ele utiliza por default a porta 1433, mas durante a instalação temos a opção de trocar a porta.

1. Durante a instalação selecione a opção “Custom”

2. Marque a opção “TCP/IP Sockets” e altere a porta de “1433” para outra, no exemplo abaixo utilizamos a porta “2727”; é recomendável também desmarcar a opção “Named Pipes” que vem marcada por default.


Se o MS SQL Server 2000 já estiver instalado, você pode alterar a porta utilizando a ferramenta “SQL Server Network Utilily” que se encontra na pasta “Microsoft SQL Server” no menu iniciar.

1. Em “Enabled protocols” selecione “TCP/IP” e clique em “Properties”.

2. Altere a porta de “1433” para a porta escolhida, em nosso exemplo utilizamos a “2727”.

3. Após a alteração é necessário reiniciar o serviço do banco (MSSQLSERVER).

A partir desse ponto, seu banco de dados passa a responder pela porta escolhida, ou seja, nenhum sistema irá encontrar o servidor se a porta não for especificada. Se as conexões ao banco de dados são feitas a partir de um servidor WEB, basta configurar a porta nesse servidor; se for uma aplicação cliente/servidor é necessário configurar em todas as estações.

Segue a baixo a melhor forma de especificar a porta:

1. Do servidor ou estação de trabalho que necessitar estabelecer conexão com seu banco de dados, clique em “Executar...”; digite “cliconfg”

2. Na aba “Alias”, clique em “adicionar”, entre com o nome do banco de dados em “Server Alias” e em “Server name”, clique em “TCP/IP”, desmarque “Dynamically determine port” e entre com a porta que foi definida na configuração do seu banco de dados.

Só lembrando, essa é apenas um das configurações que podemos fazer para aumentar a segurança nos bancos de dados.

Informações detalhadas sobre esse artigo podem ser encontradas em: http://tuliorosa.blogspot.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/programacao-artigos/seguranca-trocando-a-porta-do-sql-server-2000-425406.html

    Palavras-chave do artigo:

    sql server

    ,

    seguranca

    ,

    porta

    Comentar sobre o artigo

    Caio Azevedo

    Em minhas recentes atividades como arquiteto de soluções .net, deparei em alguns clientes com uma situação no mínimo inusitada...

    Por: Caio Azevedol Tecnologia> Programaçãol 14/02/2008 lAcessos: 2,217
    Leandro Totino Pereira

    O Postfix é um excelente MTA onde em grandes ambientes precisa estar configurado de uma forma centralizada, segura. Irei descrever neste artigo um HowTo de como realizar a integração do Postfix + Openldap + Dovecot.

    Por: Leandro Totino Pereiral Internet> Comércio Eletrônicol 23/01/2011 lAcessos: 1,237
    Laercio Rodrigues da Silva

    O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de um sistema de software SISCJUD, desenvolvido utilizando-se a linguagem Java, para ser implementado na Associação X, com possibilidade de resolver o problema da associação no cadastramento de processos judiciais. O sistema foi desenvolvido com base em alguns referenciais teóricos da linguagem Java Server Pages – JSP, utilizados para a implementação do SISCJUD.

    Por: Laercio Rodrigues da Silval Tecnologia> Programaçãol 02/12/2010 lAcessos: 872

    Ter uma equipe que se auto-organize é um grande desafio para qualquer projeto ágil. No Brasil, apesar de raro, encontramos equipes que praticam, ou pelo menos tentam, a auto-organização.

    Por: Kleber Bernardol Tecnologia> Programaçãol 10/02/2015

    Nesse artigo irei te apresentar a composição dasprint dentro do método ágil SCRUM, explicando cada um de seus eventos em um projeto. Para que você absorva de maneira mais completa o conteúdo desse artigo, é importante que já tenha em mente os fundamentos do SCRUM, assim ficará mais fácil de visualizar o conceito que estarei explanando. :)

    Por: Kleber Bernardol Tecnologia> Programaçãol 10/02/2015
    Leandro Guerra

    Este artigo explica, visualmente e via exemplos de códigos, como realizar as principais operações de junções de tabelas (conhecidos como joins).

    Por: Leandro Guerral Tecnologia> Programaçãol 03/12/2014 lAcessos: 22

    RESUMO Este artigo tem por objetivo mostrar o que foi ensinado em um período inteiro na matéria de programação OO1 (Orientada a Objeto 1), ministrada por Rafael Monteiro Ribeiro, especialista em Java. No decorrer do semestre foi apresentada de forma clara e sucinta a turma do 4° período do curso de Sistemas de Informação da faculdade de educação tecnológica do estado do Rio de Janeiro, fundamentos da linguagem de programação Java, aspectos teóricos e práticos da programação orientada a objetos

    Por: Edilsonl Tecnologia> Programaçãol 23/11/2014 lAcessos: 18
    Rubi Passos

    Orientação a objeto é um modelo de programação pensado a mais tempo do que se imagina. Teve real implementação na linguagem Simula 67 e se popularizou com a com a linguagem Smalltak, criado por Alan Kay. Somente a poucos anos esse modelo foi aceito pelas grandes corporações e linguagem como Java, C++, C# e Python adotaram essa ideia. Existem conceitos básicos para formação de uma linguagem OO, sendo esses abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.

    Por: Rubi Passosl Tecnologia> Programaçãol 23/11/2014 lAcessos: 12
    Luan Benavenuto

    O Framework CodeIgniter, um dos mais usados na web para desenvolvimento de aplicações PHP está com um nova instituição à frente de seu projeto, a BCIT.

    Por: Luan Benavenutol Tecnologia> Programaçãol 31/10/2014 lAcessos: 124
    Rodrigo Franz

    Site profissional x site amador? E agora? Hoje vamos apresentar as principais características de se ter um site profissional em relação ao site amador. Aquela GIGANTE diferença que torna alguns sites e lojas na web um SUCESSO DE VENDAS.

    Por: Rodrigo Franzl Tecnologia> Programaçãol 30/08/2014 lAcessos: 19
    Erick Guerreiro

    Se você trabalha com produtos digitais - também conhecidos como infoprodutos - talvez esteja procurando maneiras de criar um site de membros e permitir o acesso exclusivo a compradores. Um site de membros é uma plataforma indispensável para trabalhar com acesso protegido a video aulas, screencasts, tutoriais, palestras, podcast, downloads e demais informações que queira exibir apenas a membros pagantes.

    Por: Erick Guerreirol Tecnologia> Programaçãol 26/08/2014 lAcessos: 33
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast