Segurança - Trocando A Porta Do Sql Server 2000

Publicado em: 24/05/2008 | Acessos: 2,719 |

Segurança - Trocando a porta do SQL Server 2000

por Tulio Rosa

Existem várias configurações que podemos fazer para garantir a segurança do banco de dados, entre elas temos a opção de alterar a porta default utilizada nas conexões, fazendo isso somente as solicitações direcionadas a nova porta terão respostas, as demais receberão erros como se o banco não existisse.

Quando fazemos a instalação do MS SQL Server 2000 ele utiliza por default a porta 1433, mas durante a instalação temos a opção de trocar a porta.

1. Durante a instalação selecione a opção “Custom”

2. Marque a opção “TCP/IP Sockets” e altere a porta de “1433” para outra, no exemplo abaixo utilizamos a porta “2727”; é recomendável também desmarcar a opção “Named Pipes” que vem marcada por default.


Se o MS SQL Server 2000 já estiver instalado, você pode alterar a porta utilizando a ferramenta “SQL Server Network Utilily” que se encontra na pasta “Microsoft SQL Server” no menu iniciar.

1. Em “Enabled protocols” selecione “TCP/IP” e clique em “Properties”.

2. Altere a porta de “1433” para a porta escolhida, em nosso exemplo utilizamos a “2727”.

3. Após a alteração é necessário reiniciar o serviço do banco (MSSQLSERVER).

A partir desse ponto, seu banco de dados passa a responder pela porta escolhida, ou seja, nenhum sistema irá encontrar o servidor se a porta não for especificada. Se as conexões ao banco de dados são feitas a partir de um servidor WEB, basta configurar a porta nesse servidor; se for uma aplicação cliente/servidor é necessário configurar em todas as estações.

Segue a baixo a melhor forma de especificar a porta:

1. Do servidor ou estação de trabalho que necessitar estabelecer conexão com seu banco de dados, clique em “Executar...”; digite “cliconfg”

2. Na aba “Alias”, clique em “adicionar”, entre com o nome do banco de dados em “Server Alias” e em “Server name”, clique em “TCP/IP”, desmarque “Dynamically determine port” e entre com a porta que foi definida na configuração do seu banco de dados.

Só lembrando, essa é apenas um das configurações que podemos fazer para aumentar a segurança nos bancos de dados.

Informações detalhadas sobre esse artigo podem ser encontradas em: http://tuliorosa.blogspot.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/programacao-artigos/seguranca-trocando-a-porta-do-sql-server-2000-425406.html

    Palavras-chave do artigo:

    sql server

    ,

    seguranca

    ,

    porta

    Comentar sobre o artigo

    Caio Azevedo

    Em minhas recentes atividades como arquiteto de soluções .net, deparei em alguns clientes com uma situação no mínimo inusitada...

    Por: Caio Azevedol Tecnologia> Programaçãol 14/02/2008 lAcessos: 2,212
    Leandro Totino Pereira

    O Postfix é um excelente MTA onde em grandes ambientes precisa estar configurado de uma forma centralizada, segura. Irei descrever neste artigo um HowTo de como realizar a integração do Postfix + Openldap + Dovecot.

    Por: Leandro Totino Pereiral Internet> Comércio Eletrônicol 23/01/2011 lAcessos: 1,211
    Laercio Rodrigues da Silva

    O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de um sistema de software SISCJUD, desenvolvido utilizando-se a linguagem Java, para ser implementado na Associação X, com possibilidade de resolver o problema da associação no cadastramento de processos judiciais. O sistema foi desenvolvido com base em alguns referenciais teóricos da linguagem Java Server Pages – JSP, utilizados para a implementação do SISCJUD.

    Por: Laercio Rodrigues da Silval Tecnologia> Programaçãol 02/12/2010 lAcessos: 862
    Leandro Guerra

    Este artigo explica, visualmente e via exemplos de códigos, como realizar as principais operações de junções de tabelas (conhecidos como joins).

    Por: Leandro Guerral Tecnologia> Programaçãol 03/12/2014

    RESUMO Este artigo tem por objetivo mostrar o que foi ensinado em um período inteiro na matéria de programação OO1 (Orientada a Objeto 1), ministrada por Rafael Monteiro Ribeiro, especialista em Java. No decorrer do semestre foi apresentada de forma clara e sucinta a turma do 4° período do curso de Sistemas de Informação da faculdade de educação tecnológica do estado do Rio de Janeiro, fundamentos da linguagem de programação Java, aspectos teóricos e práticos da programação orientada a objetos

    Por: Edilsonl Tecnologia> Programaçãol 23/11/2014
    Rubi Passos

    Orientação a objeto é um modelo de programação pensado a mais tempo do que se imagina. Teve real implementação na linguagem Simula 67 e se popularizou com a com a linguagem Smalltak, criado por Alan Kay. Somente a poucos anos esse modelo foi aceito pelas grandes corporações e linguagem como Java, C++, C# e Python adotaram essa ideia. Existem conceitos básicos para formação de uma linguagem OO, sendo esses abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.

    Por: Rubi Passosl Tecnologia> Programaçãol 23/11/2014
    Luan Benavenuto

    O Framework CodeIgniter, um dos mais usados na web para desenvolvimento de aplicações PHP está com um nova instituição à frente de seu projeto, a BCIT.

    Por: Luan Benavenutol Tecnologia> Programaçãol 31/10/2014 lAcessos: 100
    Rodrigo Franz

    Site profissional x site amador? E agora? Hoje vamos apresentar as principais características de se ter um site profissional em relação ao site amador. Aquela GIGANTE diferença que torna alguns sites e lojas na web um SUCESSO DE VENDAS.

    Por: Rodrigo Franzl Tecnologia> Programaçãol 30/08/2014 lAcessos: 12
    Erick Guerreiro

    Se você trabalha com produtos digitais - também conhecidos como infoprodutos - talvez esteja procurando maneiras de criar um site de membros e permitir o acesso exclusivo a compradores. Um site de membros é uma plataforma indispensável para trabalhar com acesso protegido a video aulas, screencasts, tutoriais, palestras, podcast, downloads e demais informações que queira exibir apenas a membros pagantes.

    Por: Erick Guerreirol Tecnologia> Programaçãol 26/08/2014 lAcessos: 15

    Este artigo visa explicitar a importância da elicitação de requisitos e suas análises, bem como os atores envolvidos no processo. Serão descritos os tipos de requisitos necessários para o desenvolvimento de software e quais técnicas de coleta podem ser utilizadas. Por fim, serão descritas as vantagens e dificuldades sobre realizar este processo.

    Por: Paulo Weverton de M Gonçalvesl Tecnologia> Programaçãol 07/06/2014 lAcessos: 81
    Julio Arruda

    Passamos a maior parte de nosso dia programando, digitando linhas e mais linhas de código, desenvolvendo para um projeto individual, ou em grupo, tempos prazos muito curtos e muitas vezes, para economizar tempo deixamos de lado as boas praticas de desenvolvimento que muito ajudam tanto no desenvolvimento como na manutenção do código, tanto por nós mesmos, ou até mesmo por outros membros da equipe

    Por: Julio Arrudal Tecnologia> Programaçãol 31/01/2014 lAcessos: 42
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast