Classificação Do Atraso Mental - Deficiencias Mentais

Publicado em: 29/07/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 6,355 |

A Associação Americana do Atraso Mental (A.A.M.R.) (2002) define o atraso mental como "incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e na conduta adaptativa que se manifesta em habilidades conceituais, sociais e práticas. Esta incapacidade começa antes dos 18 anos."

O desenvolvimento intelectual estará relacionado, segundo este organismo, com as seguintes dimensões:

- Capacidades intelectuais.

- Conduta adaptativa (conceitual, social e prática).

- Participação, interações e papéis sociais.

- Saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).

-  Contexto (ambientes e cultura).

CLASSIFICAÇÃO

Os seguintes graus de incapacidade que se recolhem no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV-TR). Estes são:

Atraso mental leve.

Atraso mental moderado.

Atraso mental grave.

Atraso mental de gravidade não especificada.

Atraso mental (incapacidade intelectual ligeira ou leve)Incluem-se na mesma os(as) alunos(as) cuja medida em QI, sem chegar a 55-50, situa-se em menos de 75-70, no DSM-IV-TR se indica que se poderia diagnosticar incapacidade ligeira com um quociente intelectual entre 70 e 75 se existe déficit significativo em conduta adaptativa, mas não quando não exista.

Os(as) alunos(as) com incapacidade intelectual ligeira supõem, aproximadamente, 85% dos casos de incapacidade intelectual. Pelo geral, costumam apresentar ligeiros déficits sensoriais e/ou motores, adquirem habilidades sociais e comunicativas na etapa de educação infantil e, com freqüência, não se diferenciam de seus iguais pelos traços físicos.

Ao longo do ensino básico, costumam chegar a adquirir aprendizagens instrumentais e algum grau de conhecimentos acadêmicos.

Atraso mental (incapacidade intelectual média ou moderada)

Em linha com o comentado, se situaria no intervalo de QI entre 55-50 e 40-35. Logicamente, com este nível intelectual, as possibilidades adaptativas dos(as) alunos(as) costumam ver-se muito afetadas em todas as áreas de desenvolvimento.

Os(as) alunos(as) deste grau costumam desenvolver habilidades comunicativas durante os primeiros anos da infância e, durante a escolarização, podendo chegar a atingir algum grau de aprendizagens instrumentais. Costumam aprender a transladar-se de forma autônoma por lugares que lhes resultem familiares, atender a seu cuidado pessoal com certa supervisão e beneficiar-se do adestramento em habilidades sociais.

Atraso mental (incapacidade intelectual severa ou grave) Situa-se no intervalo de QI entre 35-40 e 20-25 e supõe 3-4% do total da incapacidade. As aquisições de linguagem nos primeiros anos costumam ser escassas e ao longo da escolarização podem aprender a falar ou a empregar algum sinal de comunicação alternativo. As possibilidades adaptativas estão muito afetadas em todas as áreas de desenvolvimento, mas é possível a aprendizagem de habilidades elementares de cuidado pessoal.

Suporte em Psicopedagogia Monografias Prontas

Atraso mental de incapacidade profunda (plurideficiência) A maioria destes(as) alunos(a) apresenta uma alteração neurológica identificada que explica esta incapacidade, a confluência com outras (daí o termo plurideficiência que aqui se lhe associa) e a grande diversidade que se dá dentro do grupo. Isso condiciona o fato de que um dos âmbitos de atendimento prioritário seja o da saúde física.

O QI destes(as) alunos(as) é menor que 20-25 e são 1-2 % da tipologia. Costumam apresentar limitado nível de consciência e desenvolvimento emocional, nula ou escassa intencionalidade comunicativa, ausência de fala e graves dificuldades motrizes. O nível de autonomia, se existe, é muito reduzido. O quadro supõe um contínuo que atinge desde alunos(as) "encamados(as)", com ausência de controle corporal, até aqueles(as) que adquirem muito tardiamente alguns padrões básicos do desenvolvimento motor.

Para mais detalhes, consulte o site de Educação e Monografia

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/classificacao-do-atraso-mental-deficiencias-mentais-1080621.html

    Palavras-chave do artigo:

    psicologia

    ,

    deficiencia

    ,

    atraso mental

    Comentar sobre o artigo

    Estudar o tema sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência no acesso à escola, na acessibilidade, na melhoria da qualidade de ensino, bem como as perspectivas de desenvolvimento e socialização, para que possamos ter uma sociedade modificada, capaz de atender às necessidades de seus membros, eliminando barreiras existentes para que as pessoas com deficiência possam ter acesso aos lugares, serviços e a bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, e educacional.

    Por: Cristianel Educaçãol 21/03/2013 lAcessos: 68

    Embora a violência seja enquadrada como física (e nesse caso incluímos também a violência sexual) e/ou verbal, podemos dizer que ela opera também no espaço do implícito, do não-dito, da negligência e da omissão e que, ficam melhor evidenciados quando tratamos, por exemplo, de pessoas deficientes. Para este segmento da população mecanismos violentos tais como: a segregação e o preconceito, a exclusão social, a estigmatização, a omissão e a negligência podem ser ainda mais prejudiciais.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 23/01/2009 lAcessos: 1,478 lComentário: 1

    Este trabalho tem como ponto de partida a coleta de informações a cerca da deficiência. Partindo do histórico das deficiências, buscou-se fazer um retrospecto histórico, abrangendo como foco a Deficiência Intelectual. Tendo assim como objetivo compreender a importância do jogo enquanto atividade lúdica, no desenvolvimento e aprendizagem da criança com Deficiência Intelectual.

    Por: Carina Heil Albrechtl Educaçãol 09/09/2010 lAcessos: 7,683 lComentário: 4
    Michele Cruz Vieira

    A visão, embora seja o mais aguçado dos sentidos, a vista não trabalha sozinha: o cérebro interpreta as informações, para podermos ver claramente. Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão, audição, tato, gustação ou paladar e olfato - constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Este trabalho foi baseado numa revisão teórica sobre o tema abordado trazendo esclarecimentos acerca da definição, funcionamento, patologias, como as mesmas afetam o psicológico.

    Por: Michele Cruz Vieiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/10/2011 lAcessos: 716
    Ana Paula Alves dos |Santos

    Para que ocorra modificações à nível de sistema nervoso central e a aprendizagem aconteça, é necessário que após avaliações dos déficits e disfunções, as atividades sejam estruturadas de forma a oferecer oportunidade de informações ricas a partir de atividades significativas que facilite o planejamento, organização e finalmente desencadeie um comportamento adaptativo frente ao objetivo propostas

    Por: Ana Paula Alves dos |Santosl Educação> Educação Infantill 26/11/2010 lAcessos: 890

    Este artigo fala sobre os fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem, buscando compreender a interferência do sistema escolar, familiar e socioeconômico nos problemas de aprendizagem. A importância de pesquisar tal assunto estar em aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, assim como ampliar a visão a partir da literatura sobre o tema, proporcionando entendimento das representações e compreensão sobre os problemas de aprendizagem.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2014 lAcessos: 13
    Ana Paula Alves dos |Santos

    A investigação na literatura existente sobre estimulação precoce, possibilitou constatar que, apesar do crescente número de estudos sobre o tema e a considerável oferta de serviços e programas de intervenção existentes, as iniciativas são isoladas e tem sido organizadas de maneiras diversas, havendo ainda a necessidade de uniformizar princípios que possam nortear as propostas.

    Por: Ana Paula Alves dos |Santosl Educação> Educação Infantill 21/11/2010 lAcessos: 999

    O presente trabalho aborda um assunto de estrema importância para o avanço dos direitos educacionais garantidos na Constituição Brasileira, quando se entende que a educação é direito de todos. Em um breve histórico, que versa sobre o contexto no qual fizeram parte as pessoas com deficiência rumo ao processo de inclusão na educação superior, buscaremos apresentar os avanços relacionados à inclusão dos mesmos, como também as atenções voltadas para esse público de discente.

    Por: Duanne Granjal Educação> Ensino Superiorl 21/07/2011 lAcessos: 566
    Daniel Caraúna da Motta

    O que é psicopedagogia? Como e onde surgiu? Surgimento do termo "psicopedagogia" Objetivos e fundamentos primários... etc.

    Por: Daniel Caraúna da Mottal Educação> Ciêncial 10/06/2011 lAcessos: 7,436
    Cléber Gomes de Oliveira

    O presente artigo busca refletir sobre a importância da Compreensão Empática, ou empatia, na relação entre professor e aluno, a nosso ver, de extrema importância em todo o processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar o papel da empatia, enquanto um instrumento de facilitação da aprendizagem, na valorização desta relação, visto favorecer a vinculação afetiva, aumentando a sensação de segurança e a motivação para o conhecimento.

    Por: Cléber Gomes de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 15/09/2014
    Tiago

    Nesta empreitada de Nova Era o surgimento de Luz e passagens de energias cósmicas eis que o desconhecido se revela , tudo se conhece e o novo se espreita a nossa frente e mensagens de quão podemos utilizar mais do que nossos 5 sentidos vêm naturalmente.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/09/2014
    Tiago

    Habilidades nos dada para um propósito maior de trazer a criatividade, a positividade e nos unir em atividades para o bem

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 12/09/2014
    Tiago

    Dê um tempo para seu ser, ame a ti mesmo procurando encontrar tuas habilidades que te façam bem e o permitam ser uma pessoa melhor que emita luz para todos os que rodeiam.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/09/2014
    Tiago

    O mundo atual passa por um grande processo de transformação interior ,em variadas esferas da sociedade,ou seja, a grande maioria está sendo afetada contudo há os que aproveitam este momento estridente e único, quanto os que nem imaginam o que ocorre a sua volta...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 08/09/2014 lAcessos: 12

    Discussão pessoal sobre a felicidade. A felicidade é uma das naturezas básicas do homem, é essência. Se está dentro de cada um, porque não somos inteiramente felizes?

    Por: Conselheirol Psicologia&Auto-Ajudal 19/07/2014 lAcessos: 15
    Sam Pua

    QUEM TESTAR PRIMEIRO POSTA OS RESULTADOS Efeito Você pede a alguém para que escreva 3 memórias , cada uma em um pedaço de papel diferente.

    Por: Sam Pual Psicologia&Auto-Ajudal 08/06/2014 lAcessos: 20
    Moisés Felix de Oliveira

    O presente trabalho tenta mostrar que a Psicologia Transpessoal vai além da consciência usual transcendendo a visão da psique dada pela Psicanálise, Behaviorismo e o Humanismo, mostrando que o Ser tem uma consciência em potencial que vai além das visões anteriores, pois uma grande gama de fenômenos experimentado e que vão além dos sentidos.

    Por: Moisés Felix de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 28/05/2014

    Uma grande indecisão ocupa o estudante de Medicina, no final do seu curso, em que precisará optar por um campo de atuação específica, além de uma gama de práticas determinadas, em que precisará desenvolver habilidades e influenciarão na sua pesquisa para a realização da sua monografia ou de seu TCC - Trabalho de conclusão de curso. Este artigo trata da diferenciação entre a medicina restaurativa e a reconstrutiva, assim como o que escrever sobre cada uma delas em trabalhos acadêmico-científicos

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/02/2012 lAcessos: 127

    O programa da educação infantil tem de partir de uma concepção teórica bem fundamentada e própria da idade. Conquanto todo o programa de educação infantil tem que partir de um conhecimento profundo do desenvolvimento da criança desta idade, para que exista uma correspondência entre os conteúdos do programa e os níveis de desenvolvimento que se pretende atingir, também o tem de fazer de uma concepção teórica geral que fundamente tal programa.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 822

    Na elaboração de programas para as crianças de 0 a 6 anos é imprescindível considerar algumas questões gerais, próprias de qualquer programa educativo; e outras particulares, dadas pelas características das crianças aos quais se dirigem. Isto que parece uma proposta desnecessária ou redundante, é uma questão de singular importância, pois não são poucos os programas de educação infantil que adoecem de uma correspondência científica com as particularidades do desenvolvimento das crianças.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 1,549

    O tema da responsabilidade internacional dos Estados para uma monografia ou um TCC constitui um dos mais polêmicos do Direito Internacional Público. No Direito Internacional atual se experimenta uma ampliação dos supostos que geram responsabilidade e os sujeitos aos que esta é exigível

    Por: Alessandro Silval Direitol 26/01/2010 lAcessos: 2,191

    Al encarecer un alimento en una situación de prevista escasez futura, se espera que el consumo extra-necesidad sea frenado o reducido. A buen seguro, muchos mantendrán su consumo, aumentando sus gastos, sin embargo en la media, hay de esperarse una reducción en la demanda y una tendencia a retornar al equilibrio. Juntamente con una reducción en el consumo, debido al alto precio, habrá el incentivo financiero a su cultivo, aumentando la oferta y regulando el equilibrio de los consumos humanos.

    Por: Alessandro Silval Finanzas> Inversionesl 20/01/2010 lAcessos: 480

    A lista de observações de comportamentos mencionada anteriormente nesta monografia assinala muitos dos problemas de linguagem, de fala e problemas acadêmicos que podem aparecer no paciente com CAPD. Não é infreqüente observar problemas na linguagem e a fala e problemas sociais de falta de entendimento e de perda de contato (muitos deles fundados na linguagem), em idosos com CAPD, já que as habilidades lingúísticas se desenvolvem mais eficientemente através da audição

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/01/2010 lAcessos: 479

    A palavra qualidade designa o conjunto de atributos ou propriedades de um produto ou serviço que permite ao consumidor ou cliente emitir um juízo de valor a respeito dele. Quando se diz que algo tem qualidade, designa-se um juízo positivo com respeito às características do produto ou serviço. A seguir se expõe o conceito de qualidade a opinião de diferentes especialistas: •Qualidade é a discrepância entre o esperado e o percebido. A. Parasuraman, B. Zeithaml e L. Berry (1985, 1988)

    Por: Alessandro Silval Negócios> Gestãol 10/01/2010 lAcessos: 2,988

    Se o oxigênio é vida, então a importância de aprender a respirar corretamente é absoluta. Os exercícios de respiração podem nos ajudar a ganhar grande vitalidade e vigor. A falta de oxigênio nos rouba energia e leva à fadiga, perda de sono, e foco mental baixo, de modo que melhorar a sua técnica de respiração é crucial se você tiver problemas respiratórios.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/01/2010 lAcessos: 16,738 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast