Classificação Do Atraso Mental - Deficiencias Mentais

29/07/2009 • Por • 6,400 Acessos

A Associação Americana do Atraso Mental (A.A.M.R.) (2002) define o atraso mental como "incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e na conduta adaptativa que se manifesta em habilidades conceituais, sociais e práticas. Esta incapacidade começa antes dos 18 anos."

O desenvolvimento intelectual estará relacionado, segundo este organismo, com as seguintes dimensões:

- Capacidades intelectuais.

- Conduta adaptativa (conceitual, social e prática).

- Participação, interações e papéis sociais.

- Saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).

-  Contexto (ambientes e cultura).

CLASSIFICAÇÃO

Os seguintes graus de incapacidade que se recolhem no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV-TR). Estes são:

Atraso mental leve.

Atraso mental moderado.

Atraso mental grave.

Atraso mental de gravidade não especificada.

Atraso mental (incapacidade intelectual ligeira ou leve)Incluem-se na mesma os(as) alunos(as) cuja medida em QI, sem chegar a 55-50, situa-se em menos de 75-70, no DSM-IV-TR se indica que se poderia diagnosticar incapacidade ligeira com um quociente intelectual entre 70 e 75 se existe déficit significativo em conduta adaptativa, mas não quando não exista.

Os(as) alunos(as) com incapacidade intelectual ligeira supõem, aproximadamente, 85% dos casos de incapacidade intelectual. Pelo geral, costumam apresentar ligeiros déficits sensoriais e/ou motores, adquirem habilidades sociais e comunicativas na etapa de educação infantil e, com freqüência, não se diferenciam de seus iguais pelos traços físicos.

Ao longo do ensino básico, costumam chegar a adquirir aprendizagens instrumentais e algum grau de conhecimentos acadêmicos.

Atraso mental (incapacidade intelectual média ou moderada)

Em linha com o comentado, se situaria no intervalo de QI entre 55-50 e 40-35. Logicamente, com este nível intelectual, as possibilidades adaptativas dos(as) alunos(as) costumam ver-se muito afetadas em todas as áreas de desenvolvimento.

Os(as) alunos(as) deste grau costumam desenvolver habilidades comunicativas durante os primeiros anos da infância e, durante a escolarização, podendo chegar a atingir algum grau de aprendizagens instrumentais. Costumam aprender a transladar-se de forma autônoma por lugares que lhes resultem familiares, atender a seu cuidado pessoal com certa supervisão e beneficiar-se do adestramento em habilidades sociais.

Atraso mental (incapacidade intelectual severa ou grave) Situa-se no intervalo de QI entre 35-40 e 20-25 e supõe 3-4% do total da incapacidade. As aquisições de linguagem nos primeiros anos costumam ser escassas e ao longo da escolarização podem aprender a falar ou a empregar algum sinal de comunicação alternativo. As possibilidades adaptativas estão muito afetadas em todas as áreas de desenvolvimento, mas é possível a aprendizagem de habilidades elementares de cuidado pessoal.

Suporte em Psicopedagogia Monografias Prontas

Atraso mental de incapacidade profunda (plurideficiência) A maioria destes(as) alunos(a) apresenta uma alteração neurológica identificada que explica esta incapacidade, a confluência com outras (daí o termo plurideficiência que aqui se lhe associa) e a grande diversidade que se dá dentro do grupo. Isso condiciona o fato de que um dos âmbitos de atendimento prioritário seja o da saúde física.

O QI destes(as) alunos(as) é menor que 20-25 e são 1-2 % da tipologia. Costumam apresentar limitado nível de consciência e desenvolvimento emocional, nula ou escassa intencionalidade comunicativa, ausência de fala e graves dificuldades motrizes. O nível de autonomia, se existe, é muito reduzido. O quadro supõe um contínuo que atinge desde alunos(as) "encamados(as)", com ausência de controle corporal, até aqueles(as) que adquirem muito tardiamente alguns padrões básicos do desenvolvimento motor.

Para mais detalhes, consulte o site de Educação e Monografia

Perfil do Autor

Alessandro Silva

Alessandro Silva é professor da equipe de Monografia de base para monografias e TCC, assim como artigos cientificos e dissertação de...