Como É Seu Temperamento? (Faça O Teste)

Publicado em: 16/08/2009 |Comentário: 5 | Acessos: 35,241 |

A vida estressante que a maioria das pessoas leva atualmente, faz com que nem sempre sejamos capazes de controlar o nosso temperamento. Há quem diga que já nascemos com características que não se modificam muito com o passar do tempo. Outros acreditam que certos aspectos da personalidade podem ser modificados, burilados e aperfeiçoados. Como é o seu temperamento? Você é uma pessoa considerada de “pavio curto” que explode com facilidade diante de certas situações, ou é mais do tipo “zen” que não esquenta com nada? Faça o teste e descubra como é o seu temperamento.

PERGUNTAS:

1. Quando você se envolve em alguma discussão, consegue controlar o tom de voz, sem perder a linha?

a) Sim, sempre consegue controlar;

b) Ás vezes consegue;

c) Dificilmente consegue;

2. Você percebe que freqüentemente tem se irritado facilmente em diversas situações?

a) Não, tem conseguido controlar a irritação;

b) Sim, sente irritação com muita facilidade;

c) Raramente sente irritação.

3. No trânsito você percebe que reage agressivamente quando alguém comete alguma indelicadeza ou imprudência contra você, na rua, no trânsito ou em outro lugar?

a) Sim, sempre reage;

b) Depende muito da situação;

c) Jamais reage agressivamente;

4. Você já esteve a ponto de agredir ou agrediu fisicamente outra pessoa?

a) Sim, isso já aconteceu

b) Jamais fiz ou faria algo assim;

c) Quase, mas conseguiu se controlar;

5. Como seus familiares vêem você em relação ao seu temperamento?

a) Dizem que você é uma pessoa calma, tranqüila, muito “zen”.

b) Dizem que você tem “pavio curto”;

c) Dizem que você é uma pessoa equilibrada;

6. Como você se sente quando alguém faz você esperar muito tempo?

a) Em geral não espera mais do que o tempo marcado;

b) Às vezes fica aborrecida;

c) Normalmente espero pacientemente;

7. Quando algo não funciona você sente vontade de quebrar  ou quebra a coisa, devido a irritação?

a) Ás vezes sente vontade, mas consegue controlar;

b) Raramente ou nunca faz isso;

c) Sim, sente vontade ou quebra se possível;

8. No trabalho, você em geral tem fama de ser uma pessoa:

a) Muito calma e tranqüila;

b) Brigona e que não leva desaforo para casa;

c) Equilibrada, mas que não gosta que lhe pisem os calos.

9. Você acha que às vezes está a ponto de explodir quando alguma coisa sai errada?

a) Às vezes quando uma coisa é muito séria;

b) Raramente ou nunca, afinal você não é panela de pressão.

c) Sim, muitas vezes sente isso;

10. Fazendo uma auto-análise você gostaria;

a) De ser uma pessoa mais controlada e menos irritada.

b) Gostaria de ser uma pessoa menos passiva e tão zen como dizem;

c) Sinto-me bem do jeito que sou;

TABELA DE RESULTADO

Some de acordo com as suas respostas e veja seu resultado.

1. a) 3         b) 2     c) 1

2. a) 2         b) 3     c) 1

3. a) 1         b) 2     c) 3

4. a) 1         b) 3     c) 2

5. a) 3         b) 2     c) 1

6. a) 1         b) 2     c) 3

7. a) 2         b) 3     c) 1

8. a) 3         b) 1     c) 2

9. a) 2         b) 3     c) 1

10. a) 1         b) 3     c) 2

MENOS DE 16 PONTOS: Você é o que se pode chamar de “uma pilha” ou alguém de “pavio curto”. Suas reações aos acontecimentos à sua volta, têm provocado em você reações muito fortes e até agressivas. Provavelmente você já sabe disso e está tentando controlar essa irritação, raiva e descontrole emocional. Quem convive com você deve ter muito medo de aborrecê-la e por isso mesmo a evitam sempre que possível. Se for assim, talvez seja necessário buscar alternativas para controlar seu temperamento quer por meio de terapia, prática de atividades relaxantes como dançar, yoga, meditação, dentre outras. Sua saúde pode ser afetada por seu temperamento e as conseqüências negativas de um descontrole pode causar danos irreparáveis nas relações, profissionais, sociais e afetivas.

ENTRE 17 E 24 PONTOS: Você está no ponto de equilíbrio das suas emoções. Não pode ser considerada uma “mosca morta” mas também não estará no outro extremo do que se pode chamar de “pavio curto”. Você tem conseguido enfrentar as adversidades e aborrecimentos com equilíbrio demonstrando indignação e desagrado sem ferir ou agredir os outros. Você compreende que nem tudo será do modo como você deseja e por isso mesmo aceita de vez em quando uma inconveniência e perdoa quando isso é possível. Parabéns. A forma sensata de agir vai lhe evitar problemas e maiores aborrecimentos.

ACIMA DE 25 PONTOS: Você é o que se pode chamar de pessoa “zen”. Provavelmente já esperava este resultado. Raramente as pessoas a vêem irritada, aborrecida ou mal humorada. Você aprendeu a levar a vida sem se “esquentar com nada”. Apesar de ser uma pessoa muito bem aceita pela maioria, precisa estar atenta às pessoas que abusam e se aproveitam de você para tirar vantagens. Provavelmente você nem se importe também com isso. O que você deseja mesmo é estar em paz com tudo e todos e fará o possível para se manter calma e tranqüila em todas as situações. Seja como for, este mundo precisa de mais pessoas com seu modo de ser.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/como-e-seu-temperamento-faca-o-teste-1131664.html

    Palavras-chave do artigo:

    temperamento

    ,

    emocoes

    ,

    estresse

    Comentar sobre o artigo

    Joselene Beatriz soares Silva

    RESUMO O estresse é um grau de desgaste no corpo e da mente, que pode atingir níveis degenerativos. O aumento do hormônio cortisol (95%) leva o indivíduo a um estado eufórico na tentativa de enfrentar o estresse ocasionando distúrbios orgânicos característicos da fadiga. A partir daí, surge às doenças psicossomáticas [...]. (BENEVIDES, 2005 et al GRAÇAS 2005). OBJETIVOS: Fazer um levantamento dos efeitos negativos do estresse emocional no corpo humano e apresentar meios para gerenciá-lo. METOD

    Por: Joselene Beatriz soares Silval Saúde e Bem Estarl 24/08/2010 lAcessos: 9,790

    Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional. Veja quais são nove as características das pessoas altamente resilientes.

    Por: Ernesto Bergl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/04/2014 lAcessos: 29

    Neste artigo vamos mostrar como controlar a ansiedade generalizada no trabalho, no amor, na gravidez, ansiedade de comer, etc., usando esta excelente ferramenta, a arte da gratidão.

    Por: Sem Pânicol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/06/2011 lAcessos: 190

    A necessidade de comunicação humana é o que existe de mais profundo e primitivo em seu modo de funcionamento. Vincular-se com o outro é essencial para a sobrevivência do indivíduo e da espécie. Vários autores sustentam que os primeiros dias, talvez mesmo as primeiras horas depois do nascimento, e até o período de gestação, representam um período sensível, onde a mãe está particularmente apta a constituir um elo de ligação com seu filho. Um pressuposto largamente aceito diz respeito à ligação do

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 2,120
    fabiola barbosa

    A importância da gestão de pessoas em entender o comportamento do indivíduo, nos direciona a delimitar neste trabalho no campo de estudo na área da psicologia, focando nos tipos de personalidades e os atributos que a influência no meio organizacional. A psicologia estuda o indivíduo e tem como objetivo de compreender, explicar e de até mudar o comportamento humano, trazendo assim para gestão de pessoas a contribuição para um resultado eficaz na organização.

    Por: fabiola barbosal Negócios> Administraçãol 03/10/2012 lAcessos: 676
    Editora Fraga

    Oriundo da espécie dos felinos, o gato é um dos animais mais intrigantes do universo pet. Ao mesmo tempo que ele é arredio, agressivo e impulsivo, pode demonstrar características dóceis, agradáveis e por muitas vezes, brincalhonas. Seu maior defeito é não se adaptar de imediato ao ambiente doméstico aspirando ser o "dono do pedaço".

    Por: Editora Fragal Lar e Família> Animaisl 20/02/2014 lAcessos: 25
    José Eduardo Geremias

    Esse trabalho refere-se à revisão bibliográfica realizada para elaboração do trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia, concluído em 2007, pelo autor desse artigo. Tendo como objetivo, apresentar algumas concepções acerca da adoção de crianças no Brasil, tema que faz parte da nossa realidade social, mas, que muitas vezes é tratado de maneira preconceituosa, sobretudo, por envolver aspectos que são revestidos de valores morais, culturais e religiosos. A construção social da maternidade e da paternidade; a família, e elementos legais e vivenciais da adoção, são abordados nesse artigo, que tem como objetivo conseqüente, uma reflexão mais aprofundada, no que se refere às facilidades e dificuldades encontradas nos diversos processos de adoção; considerando como processo, toda parte legal, bem como todo o processo de inserção da criança junto à família ou casal adotante que a acolherá.

    Por: José Eduardo Geremiasl Psicologia&Auto-Ajudal 10/07/2008 lAcessos: 4,857 lComentário: 1
    Patrícia Oguma

    Qualquer pessoa pode fazer uso da terapia animal: os idosos, adultos ou crianças com problemas psiquiátricos, portadores de deficiência física ou mental, com câncer ou soropositivos e pacientes domiciliares ou hospitalizados.

    Por: Patrícia Ogumal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 16/09/2010 lAcessos: 929

    A ansiedade é um sentimento caracterizado de desconforto ou tensão decorrido da antecipação de perigo, de algo desconhecido. Um estado de humor desconfortável, gerando inquietação e apreensão interna em relação ao futuro. Quando muito exacerbada, causa prejuízo na vida do indivíduo e desenvolve o Transtorno de ansiedade Generalizada, que é uma ansiedade crônica, que geralmente leva o paciente a sofrer com exagero estado de ansiedade durante muito tempo. Objetivo principal foi pesquisar se o Tra

    Por: ELIZETE RIBEIRO SALESl Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014
    Tiago

    Chega de falsos conceitos, aproveite a vida e realize seus sonhos como sempre almejou ,agora é o momento entregue-se ao seu poder de criação!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014
    Tiago

    Há reservado o momento em que os caminhos se liberarão e cada um e acordo com suas consciência escolhera qual melhor seguirá.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 11/10/2014
    Tiago

    Ajude na cocriação de um ambiente onde a ajuda mútua, o carinho, a compreensão e a gentileza façam parte de sua vida seja da melhor forma que preferir...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 07/10/2014
    Tiago

    Há muito mais em nosso grandioso planeta Terra que ainda é mantido em segredo, assim como alguns portais de transporte dimensional que estão abertos e revelados para quem quiser aventurar-se basta apenas elevar a consciência e descobrir os muitos mundos existentes pelo maravilhoso Universo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 06/10/2014 lAcessos: 11
    Tiago

    Cada passo dado uma conquista inesperada,a alma de um guerreiro é cercada de mistério com desafios e ações de seu aprimoramento natural...O guerreio já está desperto!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 06/10/2014
    Tiago

    A beleza da vida está nas experiencias as quais todos se dispuseram fazer e passar.Escolhemos experienciar a descoberta que estamos prestes a desvendar juntos...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 05/10/2014 lAcessos: 11
    Tiago

    Viva sabendo e conhecendo que és um ser de total poder e controle sobre sua vida,compreenda seus pensamentos e suas criações e passe a enxerga-las de outro modo

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 03/10/2014
    Mathias Gonzalez

    Há quem acredite que foi que foi o adolescente de 13 anos chamado Marcelo que matou os parentes na noite de domingo, dia 4 de agosto de 2013 ou na madrugada de segunda-feira. Segundo as investigações até o dia de hoje (09/08) o menino teria dopado os familiares, fuzilado todos eles e depois pegado o carro da mãe e dirigido até a escola, passado a madrugada dentro do veículo, frequentado as aulas de manhã e voltado de carona para casa e se após isso, se matado. Simples assim.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 09/08/2013 lAcessos: 15
    Mathias Gonzalez

    Todos os dias, assistimos pelo noticiário da TV, gravações de imagens de assassinatos brutais e impiedosos, estupros de menores e outros crimes hediondos. A Constituição Brasileira é a favor da PENA DE MORTE só em casos de guerra declarada ou traição de brasileiro à Pátria. Os marginais já declararam guerra a sociedade, aos pais de família, aos contribuintes, às crianças e aos idosos inocentes. Os criminosos estão traindo diariamente a nossa confiança e se apropriando do nosso patrimônio.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/07/2013 lAcessos: 61
    Mathias Gonzalez

    Acordei hoje com vontade de fazer perguntas. Depois dessa euforia nacional com a inauguração dos estádios monumentais... Após essas manifestações públicas em todo o país e até no exterior em solidariedade aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus, decidi fazer algumas perguntas a mim mesmo e a você.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 28
    Mathias Gonzalez

    Aproveito a onda de manifestações para ratificar minha solidariedade ao povo brasileiro que está acordando de um grande sono. Estou esperando a data da GRANDE MARCHA SOBRE BRASÍLIA que levará 5 milhões de pessoas para a capital federal (sede das maiores corrupções e falcatruas cometidas nesse país). Nesse dia vestirei minha camisa verde-amarela, levarei minha bandeirinha do Brasil e terei orgulho outra vez de ser brasileiro. Conto com você para ajudar a encher a ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/06/2013 lAcessos: 24
    Mathias Gonzalez

    Este meu texto é só um desabafo diante de uma indignação. Pessoas de bem, pessoas que buscam a paz e amor, não podem se calar diante de indivíduos sem escrúpulos, como esse tal pastor e deputado In-Feliciano, que se apropria de um microfone dentro de uma igreja cheia de gente ávida por novidade e um milagre, mas que acabam sendo "lavados mentalmente" pela lábia vulgar, pelo engodo da manipulação verbal que o tal indivíduo emprega diante da platéia.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/04/2013 lAcessos: 24
    Mathias Gonzalez

    Você sentiu uma pontinha de medo e apreensão? Pois se não ficou, deveria. Esta manchete poderá ser estampada nos principais jornais do mundo caso os organizadores dos maiores eventos desportivos do mundo, não fiscalizarem de modo adequado e eficiente as obras onde milhões de pessoas irão assistir os jogos da Copa do Mundo e dos Jogos da XXXI Olimpíada. Conhece a expressão "cantei essa pedra?". Este artigo é só um recado aos governantes.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedadel 29/03/2013 lAcessos: 40
    Mathias Gonzalez

    Este domingo, 27 de janeiro de 2013, amanheceu sombrio para centenas de famílias no Rio Grande do Sul. Uma festa de estudantes universitários, que deveria servir para diversão e lazer, foi o tumulo para centenas deles. Uma tragédia anunciada.

    Por: Mathias Gonzalezl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/01/2013 lAcessos: 17
    Mathias Gonzalez

    Meu nome não importa. Estou escrevendo este relato para servir de alerta a todos que vivem neste mundo achando que terão outra chance ou terão outro dia para fazer as coisas certas, para viver o que tanto desejam, para dizer o que tanto gostariam ou mesmo para usufruir da felicidade que tanto almejam.

    Por: Mathias Gonzalezl Relacionamentos> Amizadel 28/01/2013 lAcessos: 89

    Comments on this article

    0
    thgkkl n 09/06/2011
    ajente fica por dentro das coisas de gente
    0
    carolina 31/01/2011
    Parabensss!!! este teste é d maisss!!!
    0
    vanesssa 31/01/2011
    Eu gostei muito deste teste!!!!na verdade me sentia me muito pavio curta,que se estressava com tudo e com tdss, mais descobri que ñ é pra tanto!!!!!!q bom né!!!rsss
    1
    emerson vitor dos santos 08/01/2011
    Gostei do teste foi muito bom para o meu alto estima, pois dizem que sou um pavio curto mas oteste provou que sou uma pessoa equilibrada.
    1
    thaylane 28/12/2010
    naum deu certo comigo sou agressiva e nçao saiu esse resultado!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast