Discriminação E Preconceito

Publicado em: 27/07/2009 |Comentário: 26 | Acessos: 62,471 |

Preconceito é a idéia.

Discriminação é a idéia colocada em "prática".

Um exemplo: em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito.

A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.

Aprendemos que o preconceito leva à discriminação, quando deficientes da mente, como os autistas, são considerados inferiores e excluídos por aqueles que se consideram “melhores” como acontece em divulgações por jornalistas, principalmente por autoridades e políticos midiáticos.

O preconceito e a discriminação variam pela maneira com que cada cronista, colunista, apresentador de rádio ou televisão se expressa e, principalmente quando exterioriza o desprezo por determinados grupos portadores de alguma deficiência, da mente ou não, encontrado em determinada situação.

Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito.

A discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições, enquanto que o preconceito, só pelo indivíduo.

A imprensa, sem generalizar é claro, principalmente a televisão que precisa manter a sanha comercial mascarada de imparcialidade, não se preocupa com o conhecimento da causa que leva a reportar.

Um jornalista, em nome da ética profissional, muitas vezes pressionado pelo manual de redação e ainda o fantasma do desemprego, embora bem intencionado, acaba cometendo equívocos lamentáveis por falta de conhecimento, partindo do princípio de que a sua fictícia missão de bem informar, o impede pelo menos de saber o significado do que está falando.

Até onde a internet atingiu ainda se fala da Suzan Boyle, a solteirona escocesa de 47 anos, desempregada, desleixada e desmazelada, que morava sozinha com seu gato e mais, que nunca teria sido beijada, tornando-se um recorde de audiência indireto do canal de televisão que a revelou, no mundo inteiro.

Como assisti ao vídeo várias vezes, observei que ela ao responder sobre sua idade, disse também que tinha alguma coisa a mais naquele corpo, e balançou, pois não chegou a rebolar, provocando o espanto inicial aos seus julgadores e o início da avassaladora onda de repercussão de audiência mundial.

O exercício de pensamento que fiz a respeito sobre o que Suzan tinha a mais no corpo importa a mim, mas questiono o modo como o mundo que leio e vejo revelou e continua debatendo até o esgotamento, seu pensamento a respeito do seu biótipo e perfil, julgando aparências.

As discussões de todos os tipos, até onde acompanhei, tiveram como principais comentários sobre a caloura escocesa, já como vitima de preconceito, idade e aparência, os seus estereótipos, até com carimbo de alguns jornalistas e comentaristas bem intencionados exemplificando que nunca devemos julgar um livro pela capa.

Julgamentos rápidos são muito perigosos. Suzan diz que “não há nada que se possa fazer a respeito, é o modo como as pessoas são e como pensam”.

A Psicologia diz que os “estereótipos são vistos como “um mecanismo necessário para entendimento da informação".

Por uma inexplicável falta de conhecimento, como é o que acontece especificamente com o “autista”, que em nome da cultura do “achismo” algumas pessoas públicas, da imprensa e principalmente no meio político, por achar a palavra incomum, sem ao menos buscar a realidade do que é, falam, rotulam e citam pejorativamente provocando ferimentos difíceis de cicatrizar em quem nada tem a ver com a sua desinformação.

Rotular qualquer pessoa, não importa quem, representa ignorância, é um caso de covardia e crueldade.

Devemos aprender levar espiritualidade para nossa vida, antes que modismos descartáveis eliminem até os conceitos de família.

Barack Obama contrariou os estereótipos negativos a respeito dos negros, mas algumas pessoas contrárias a qualquer tipo de inclusão social, já estão criando um subtipo de negros - profissionais negros - em vez de contestar o estereótipo geral, neutralizando noções preconcebidas como fizeram com caloura Suzan Boyle.

 “A deficiência, não, faz parte da pessoa” porque "se uma pessoa é bonita ou simpática, as outras riem das piadas dela, e interagem com ela, de uma forma que facilita a interação social". "Se uma pessoa não é atraente, é mais difícil conseguir todas estas coisas porque as outras pessoas não a procuram".

A caloura já passou a categoria de profissional. Outros discriminados por situações parecidas foram extintos do meio artístico.

Agora as preocupações do mundo se voltam para a influenza H1N1, mais conhecida como "gripe suína".

O porco que nada tem a ver com resfriado ou gripe, em muitos países está deixando de ser alimento.

Está sendo discriminado, banido ou morto.

É preconceito.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 49 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/discriminacao-e-preconceito-1073550.html

    Palavras-chave do artigo:

    preconceito

    ,

    piscriminacao

    ,

    mau gosto

    Comentar sobre o artigo

    Tiago

    A verdade mundial que há tanto tempo fora mantida em segredo começara a se desvelar em um momento único brilhante e irradiante a todos olhos que observarem a grande cena de transmutação total a qual nos aguarda que depende somente de nós e você !

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/11/2014

    Muitas vezes na vida sentimos vontade de desistir, mas por quais motivos? Podemos "culpar" as situações de nossas vidas, quando talvez o problema está dentro de si mesmo.

    Por: Biancal Psicologia&Auto-Ajudal 05/11/2014
    Tiago

    As virtudes do homem são imensamente poderosas e criativas ,as possibilidades são muitas, a intervenção do homem sobre os meios que o contornam são reais e exigem apenas de sua capacidade de reflexão e prática

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 29/10/2014
    Tiago

    O mergulho interior é o caminho para a descoberta a que todos necessitamos e batalhamos em desvendar, a essência e parte desta descoberta surge quando a pessoa se dá conta que as respostas se encontram nela mesma, ou seja dentro de você!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 18/10/2014
    Tiago

    Aprenda a transformar e manifestar seus poderes únicos sobre qualquer área de sua vida, envie luz e amor para qualquer local do mundo,intensifique a alegria e a felicidade de viver, proporcione a diversão e tranquilidade a si mesmo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 15/10/2014 lAcessos: 11

    A ansiedade é um sentimento caracterizado de desconforto ou tensão decorrido da antecipação de perigo, de algo desconhecido. Um estado de humor desconfortável, gerando inquietação e apreensão interna em relação ao futuro. Quando muito exacerbada, causa prejuízo na vida do indivíduo e desenvolve o Transtorno de ansiedade Generalizada, que é uma ansiedade crônica, que geralmente leva o paciente a sofrer com exagero estado de ansiedade durante muito tempo. Objetivo principal foi pesquisar se o Tra

    Por: ELIZETE RIBEIRO SALESl Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014 lAcessos: 30
    Tiago

    Chega de falsos conceitos, aproveite a vida e realize seus sonhos como sempre almejou ,agora é o momento entregue-se ao seu poder de criação!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014
    Tiago

    Há reservado o momento em que os caminhos se liberarão e cada um e acordo com suas consciência escolhera qual melhor seguirá.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 11/10/2014 lAcessos: 36
    Nilton Salvador

    Quem pagará, ou compensará os anos que uma aluna autista perdeu deixando de receber a oportunidade de evoluir e ainda absorver os preceitos que as leis prevêem, pergunta a mãe desesperada pela negligência dos responsáveis pela escola e seus imediatamente superiores da secretaria de educação, propositalmente para ganharem tempo e assim continuarem não fazendo nada a respeito da inclusão escolar, mas mantendo o domínio de interesses típicos de currais políticos.

    Por: Nilton Salvadorl Educação> Educação Infantill 20/11/2011 lAcessos: 1,032
    Nilton Salvador

    Como se já não bastasse o preconceito, ao terror do fantasma que impede a oportunidade do progresso, obriga-os a viver permanentemente no seu passado de ignorância, não se importando evidentemente com a crueldade da discriminação.

    Por: Nilton Salvadorl Educação> Educação Onlinel 02/11/2011 lAcessos: 51
    Nilton Salvador

    Parece-me entre tantas definições que já estabeleci que o Autismo seja uma escolha a priori e o Alzheimer a posteriori. Podem ser comportamentos ou efeitos em que o enfrentamento e ou a aceitação prevalecem.

    Por: Nilton Salvadorl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 28/10/2011 lAcessos: 156
    Nilton Salvador

    As especialidades que ganharam nomenclaturas nesta última regulamentação do CFM, como a Medicina do Sono, Dor e Medicina Tropical, eram veteranas, pois seus princípios há muito tem acompanhamento médico especializado, e a que mais chamou a atenção foi a Medicina Paliativa, que pela etimologia da palavra sempre foi o "quebra galho" do sistema médico e que de filha rejeitada ganha certidão de nascimento.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2011 lAcessos: 68
    Nilton Salvador

    Uma tatuagem por si só não faz ninguém melhor ou pior. No entanto, perguntemos o que está por detrás dela? Quais sãos os sentimentos, os anseios, as crenças daqueles que cobrem seus corpos com tais símbolos?

    Por: Nilton Salvadorl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 30/09/2011 lAcessos: 385
    Nilton Salvador

    Precisamos compreender que em nosso mundo, tudo é baseado na troca. Nada vem de graça, nem mesmo alcançamos um grau de evolução capaz de receber tudo que queremos sem ter méritos para isso. Receber tudo de graça, não tem sentido, muito menos valor.

    Por: Nilton Salvadorl Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2011 lAcessos: 131
    Nilton Salvador

    Uma mensagem duvidosa quando cai na lista ou no grupo de discussão a propósito ou despercebidamente, mesmo que bem administrado por seus moderadores, provoca polêmica e estimula pensamentos que fundamentam o preconceito como tema central e a discriminação como idéia colocada em prática.

    Por: Nilton Salvadorl Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/09/2011 lAcessos: 111
    Nilton Salvador

    Como em nosso país quase tudo se copia, e que em termos educacionais nossos modelos sempre tiveram sotaques estrangeiros, o novo conceito caiu por aqui como uma luva, até por existir oferta de estabelecimentos de educação especial, e como embrionariamente já se ensaiasse conviver com a educação regular, não poderíamos ser indiferentes deixando o bonde da moda estrangeira passar, sem embarcar

    Por: Nilton Salvadorl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 22/06/2011 lAcessos: 159

    Comments on this article

    1
    rosa maria martins 15/06/2011
    adorei ler sua materia pois tenho que dizer que sou descriminada no meu trabalho pela ha secretaria do patrao
    1
    jessica 14/06/2011
    n tenha preconceito
    3
    Gideonne Rodrigues 08/06/2011
    Eu Gideonne Rodrigues afirmo que o preconceito não pode ser tomado
    como sinônimo de discriminação, pois esta é fruto daquela, ou seja, a discriminação
    pode ser provocada e motivada por preconceito. Diz ainda que:Discriminação é um
    conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a
    discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só
    pelo indivíduo. A discriminação possibilita que o enfoque seja do agente discriminador
    para o objeto da discriminação.
    3
    Gideonne Rodrigues 08/06/2011
    preconceito é uma discriminação que pessoa nenhuma gostaria de ser vítima, porém todos nós deveríamos ter a conciência e cada um faser sua parte, não discriminando as pessoas. grl.
    4
    geani 30/05/2011
    o preconceito é uma coisa que ñ poderia existir
    2
    max 10/05/2011
    erica me chama de magrelo
    -1
    diana 08/05/2011
    eu tam bem sofro com isso e orivel ! isso me irita mas adorei o texto!!:D
    2
    Edilson Cafaia 15/04/2011
    Eu tenho preferencia por mulheres mais carnudas e quandi aparece um magra tenho tendencia de afastar seria isto preconceitto
    2
    Lisandra 14/04/2011
    É realmente lastimável a ignorância do ser humano. Colocar pra escanteio o que foge do perfil do senso comum a respeito do que é ser " gente " me entristece e me preocupa diariamente. A falta de respeito ao próximo se tornou um dos problemas que mais assusta o quadro atual. Ninguém pode mais ser " gordo ", " estudioso ", " reservado ", que vira logo questão de piada. Repugnante isso não?!. E o que falar então dos negros, homossexuais, deficientes físicos e tantas outras classes rejeitadas por um bando de cruéis torturadores da alma humana?. O que deve ser analisado e discutido é sim, o caráter!.
    5
    Paula Guedes 27/12/2010
    Acho que o preconceito e a discriminação se ligam,pelo fato de um ser igual ao outro,o preconceito é uma idéia,na qual essa idéia é práticada atráves da discriminação;
    Porém a discriminação, ocorre devido certos indivíduos, não terem o bom senso da escolha alheia !
    3
    Aguinaldo Gomes 14/12/2010
    Como podemos chamar de vc ser discriminado em sua própria casa desde que era pequeno só pq vc é mais moreno?
    Sempre fui chamado de negro pelos meus irmãos e minha mãe, diziam que minha mãe havia me achado na lata do lixo!
    Todos os finais de ano fasemos amigo secreto entre meus irmão, mãe, cunhados, cunhadas e sobrinhos e sempre fico reparando na reação deles no sorteio, e sempre quem me pega tem uma reação que me deixa muti triste.
    Principalemte do ano passado quando houve o sorteio a minha mão disse, eu não acredito vamos sortear de novo. E quando foi a antrega dos presentes ela havia me pegado.
    No meu aniversário ninguém me da nada, só falam que eu sou meio chato e é dificil de achar presente.
    Lembro quando era pequeno, sou o caçula, a minha irmã mais velha mandava telegrama para nas datas de aniversários de todos os meus irmão menos para mim.
    Depois continuo.
    -1
    talicia 25/11/2010
    cara isso e muito massa
    -3
    anny 25/11/2010
    cara vcs estao de parabens
    0
    camila 22/11/2010
    gente acrediten tudo isso e verdade
    0
    shayane 17/11/2010
    parabens voces ajudam muitas pessoas com esses artigos muito importantes e eu fui uma;a qual voces ajudaram muito
    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    0
    fernada 08/11/2010
    parabens para voces.
    -5
    gtyyhry5 04/11/2010
    que merda esse trosso
    1
    Anónimo 04/11/2010
    Eu gostei muito deste pequeno texto, sou professora de moral e embora as vezes seja um bocadinho preconceituosa p'ra com os meus colegas sem dar por isso, sou gorda e nao gosto que gozem comigo... :'(
    2
    gleudo silva 07/07/2010
    gostei de ver que tem muita gente preocupada com essa doença que é a discriminação.
    embora o preconceito seja inadmissível por, ser um conceito formado previa mente. a discriminação vai além do preconceito.
    0
    mariana 25/03/2010
    ótimo este texto, amei. Estava presisando de um conteúdo assim pra iniciar um trabalho da escola e foi de muita ajuda esclareceu diversas dúvidas.
    4
    GERALDO ARAUJO DE OLIVEIRA 21/12/2009
    caro amigo internauta o preconceito e a discriminaçao chegaram a um ponto de um ser humano ser perseguido pelo seu semelhante querendo estes semelhantes tirar a vida do
    outro. Este que vos fala e um desses semelhantes que estao sendo perseguidos e ameaçados
    de morte por uma sociedada preconceituosa e discriminatoria.
    4
    geraldo 07/12/2009
    Dias atrás estive no bar Piola no jardins. ao ser extremamente mal tratado pelo garçon, procurei a gerencia que não me ajudou em nada. Ouviu apenas a versão dos garçons.
    Dois garçons Rodrigo e Guilherme disseram que estavam cansados de atender viados.
    Bem iniciei meios de procurar justiça, até pq não estava comigo só amigos gays tava comigo também um hetero.
    Peço por gentileza se alguém puder me orientar como fazer justiça agradeço
    Abraços
    Geraldo
    7
    bianca 25/11/2009
    preconseito e muito feio com as passoas
    1
    ariani 12/11/2009
    eu tinha que fazer uma tarefa e consegui
    7
    Andréa 30/10/2009
    Estava procurando auxilio para um trabalho da faculdade e consegui de uma maneira clara e objetiva através do seu artigo.
    Agradecida. Andréa
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast