Medo De Dirigir: O Que Fazer Para Perder Esse Medo?!

Publicado em: 27/04/2009 |Comentário: 85 | Acessos: 59,608 |

O medo é um fator irrelevante na vida do individuo, é sua capa protetora diante de ameaças do meio externo, o corpo se prepara para agir em frente ao perigo evidente. Mas ele em excesso é prejudicial, pois incapacita o individuo a certos momentos de sua vida que requerem atenção, discernimento e ação, aprisionando o individuo dentro de seu próprio medo, isolando o mesmo a comportamentos necessários no meio social.

Hoje o maior desafio pra quem tem medo de dirigir é pegar no carro e dirigir por aí, a necessidade é tamanha, mas o medo fala mais alto. Estudos mostram que os maiores índices de pessoas que sofrem do medo de dirigir possuem CNH. O porquê com este fato pode estar associado a traumas, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, e até mesmo o complexo de inferioridade, por se achar incapaz. Sintomas como: sudorese excessiva, falta de ar, inquietação, ansiedade e nervosismo são considerados fatores que impedem atitude, atenção e ação pra quem quer tirar CNH. De acordo com outros autores a questão de como você dirigi está relacionada ao modo de encarar sua vida pessoal e social. Se você é um individuo perfeccionista e muito organizado, pode sim desenvolver sintomas que possam vir desencadear uma incapacidade de aprendizado, pois o fato do individuo se cobrar muito, cobrar também do outro, é de praxe, por mais que ele se esforce, sempre não é o bastante e algo que pode chegar a ele de fácil aprendizagem, torna-se a coisa mais difícil do mundo. O individuo tem uma grande tendência a levar características de sua personalidade ao ato de dirigir.  Geralmente Idosos se acham incapazes por ouvirem que estão em uma idade mais avançada. Adolescentes com um nível elevado de autoconfiança se distraem e se perdem por meio de suas certezas de que já sabem de tudo. Adultos com traumas trazem lembranças consigo que travam seu desenvolvimento de aprendizagem ao ato de dirigir.

De certo que, com base nos sintomas relatados podemos procurar soluções que venham trazer um melhor desempenho pra quem tem medo de dirigir. As aulas de Relaxamento progressivo dão um grande resultado pra quem sofre do medo de dirigir com sintomas ansiosos, mas se for um caso isolado como algum trauma ou alguma psicopatologia, pode-se encaminhar a um tratamento mais especializado, como psicoterapias.

para maiores informações

psicosalazar@yahoo.com.br

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 40 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/medo-de-dirigir-o-que-fazer-para-perder-esse-medo-888446.html

    Palavras-chave do artigo:

    medo de dirigir

    Comentar sobre o artigo

    fukahori

    Não se enganem, o fato de adquirir o documento de habilitação(CNH) através dos testes feito no DETRAN, não garante que você foi capacitado para enfrentar o trânsito na sua Realidade. o medo de dirigir parte desse princípio, garante o Mestre Fukahori.

    Por: fukahoril Automóveisl 25/11/2009 lAcessos: 2,354 lComentário: 2
    Fernando Sales

    O medo de dirigir atinge hoje milhares de pessoas e várias são as causas que levam a este problema. O importante é identifica-las e angariar recursos para que se possa exercer o direito de dirigir com prazer e tranquilidade.

    Por: Fernando Salesl Saúde e Bem Estarl 21/10/2009 lAcessos: 1,406 lComentário: 4
    Zenaide M P Barbosa

    Existe alguns pontos necessários para que alguém consiga superar o medo de dirigir no trânsito. É verdade que para alguém conseguir isso é preciso muita confiança em si, nos seus conhecimentos e na sua capacidade de fazer acontecer. Não quero dizer que tal confiança não exista, mas muitas pessoas não percebem que são capazes de conseguir e ficam lamentando, por muito tempo, por nem sequer ter tentado.Portanto, este artigo pode ajudar você a entender por que muitos conseguiram superar tal medo.

    Por: Zenaide M P Barbosal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/02/2013 lAcessos: 82
    Antonio de J. Flores

    O medo é uma proteção da nossa natureza humana. Claro que os animais também sentem medo, mas não possuem nenhum controle sobre ele. Controle esse que só é adquirido através de adestramento, e mesmo assim não há nada que garanta a sua obediência quando o animal está sob situação de stress.

    Por: Antonio de J. Floresl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/05/2010 lAcessos: 119
    Doutor Fé

    "Quanto mais conforto se torna uma prioridade em sua vida, mais contraído de medo fica. Sua mente condicionada a esse conforto é o que manterá você exatamente onde está. Parado!"

    Por: Doutor Fél Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/06/2011 lAcessos: 338
    Goretti Lima

    O medo é um sentimento que pode nos alertar do perigo e até nos ajudar em algumas situações. Mas na grande maioria das vezes pode ser um empecilho que nos impede de sermos mais felizes. O medo nasce no interior da mente, apoiado em crenças e pensamentos negativos, que acabam bloqueando nossas ações. O medo tolhe, limita, impede, bloqueia, assusta, paralisa. É preciso remover o medo de dentro de nós a fim de nos desenvolvermos melhor e partirmos em busca dos nossos sonhos.

    Por: Goretti Limal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 20/08/2013 lAcessos: 43
    Adriana de Araujo

    Artigo sobre como vencer o medo (cura de fobia) O que é o medo? Quais sao os sintomas? Dicas e técnicas para superar o medo e viver sem ele.

    Por: Adriana de Araujol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 10/04/2012 lAcessos: 319
    Myriam Durante

    Medo é um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário. É uma reação protetora e saudável ao ser humano.

    Por: Myriam Durantel Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 13/07/2011 lAcessos: 120

    As emoções e os sentimentos proporcionam a energia que faz funcionar a mente. As emoções do temor, da cólera, do amor trazem profundas alterações fisiológicas ao corpo. Se alguém recebe um tapa e se encoleriza ou se lhe apontam um arma e sente medo, as alterações fisiológicas são as mesmas o coração bate com mais força, aumenta a pressão e a quantidade de açúcar no sangue, a digestão fica paralisada. O propósito deste mecanismo biológico é preparar o corpo para fugir, lutar assegurar sua sobrevivência. Observando estes fatos concluímos que o problema de dirigir as emoções e sentimentos é o problema da energia, o manejo da força dinâmica.

    Por: Carmen N Kuroviskil Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 09/06/2008 lAcessos: 778
    Tiago

    O mergulho interior é o caminho para a descoberta a que todos necessitamos e batalhamos em desvendar, a essência e parte desta descoberta surge quando a pessoa se dá conta que as respostas se encontram nela mesma, ou seja dentro de você!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 18/10/2014
    Tiago

    Aprenda a transformar e manifestar seus poderes únicos sobre qualquer área de sua vida, envie luz e amor para qualquer local do mundo,intensifique a alegria e a felicidade de viver, proporcione a diversão e tranquilidade a si mesmo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 15/10/2014

    A ansiedade é um sentimento caracterizado de desconforto ou tensão decorrido da antecipação de perigo, de algo desconhecido. Um estado de humor desconfortável, gerando inquietação e apreensão interna em relação ao futuro. Quando muito exacerbada, causa prejuízo na vida do indivíduo e desenvolve o Transtorno de ansiedade Generalizada, que é uma ansiedade crônica, que geralmente leva o paciente a sofrer com exagero estado de ansiedade durante muito tempo. Objetivo principal foi pesquisar se o Tra

    Por: ELIZETE RIBEIRO SALESl Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014 lAcessos: 11
    Tiago

    Chega de falsos conceitos, aproveite a vida e realize seus sonhos como sempre almejou ,agora é o momento entregue-se ao seu poder de criação!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014
    Tiago

    Há reservado o momento em que os caminhos se liberarão e cada um e acordo com suas consciência escolhera qual melhor seguirá.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 11/10/2014
    Tiago

    Ajude na cocriação de um ambiente onde a ajuda mútua, o carinho, a compreensão e a gentileza façam parte de sua vida seja da melhor forma que preferir...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 07/10/2014
    Tiago

    Há muito mais em nosso grandioso planeta Terra que ainda é mantido em segredo, assim como alguns portais de transporte dimensional que estão abertos e revelados para quem quiser aventurar-se basta apenas elevar a consciência e descobrir os muitos mundos existentes pelo maravilhoso Universo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 06/10/2014 lAcessos: 13
    Tiago

    Cada passo dado uma conquista inesperada,a alma de um guerreiro é cercada de mistério com desafios e ações de seu aprimoramento natural...O guerreio já está desperto!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 06/10/2014
    Carla Raquel Salazar

    A Depressão uma doença assassina que mata silenciosamente se não for tratada com seu devido grau de seriedade.

    Por: Carla Raquel Salazarl Saúde e Bem Estarl 01/06/2011 lAcessos: 807 lComentário: 1

    Comments on this article

    4
    cleide 03/11/2011
    sou habilitada já fiz dirrigindo bem mais não sei o que aconteçe, que este medo me persegue é um sonho que gostaria de está realizando acho que preciso de ajuda
    3
    DIANA MARIA S. ROCHA 28/10/2011
    já faz um ano que sou habilitada,mas infezmente tenho medo de dirigir,algumas vezes já dirigi com meu esposo ao meu lado,não me sinto segura e tenho medo de ir para o trânsito.
    algumas pessoa que me conhece ficam me chateando porque eu não consigo dirigir.gostaria de vencer essa grande dificuldade...
    5
    andreia 27/09/2011
    sou habilitada á dois anos,e ñ consigo dirigir como a maioria
    tenho muita vontade mas o medo ñ deixa
    ja dirigi pouquissimas vezes acompanhada e desacompanhada em locais proximo
    a minha casa, só de imaginarem alguem me pedir para levar
    em algum determinado local ja entro em pânico, gostara muito de perder esse medo
    e espero q eu sair diringindo um dia com mais segurança e mais confiança.
    abraços e obrigada.
    8
    germana 13/09/2011
    eu ja tentei tirar minha carteira duas vezes e quando chego na area do exame fico muito mervosa entro no carro e nao consigo fazer nada me da um branco esqueço tudo que aprendi nas aulas arrumo uma tremedeira nas pernas e nos braços deixo o carro morrer ai mal concigo sair do lugar e apavorante meu sonho e me abilitar se deus quiser vou conseguir
    4
    Julia de Sousa Lima Silva 06/09/2011
    Sou habilitada mas tenho medo e não consigo dirigir no transito, quando vejo o transito muito movimenta já fico apavorada com medo e pânico, fico nervosa.
    1
    helena 25/08/2011
    sou habilitada mas nao consigo dirigir no transito, quando vejo muitos carros começa o medo e eu volto para garagem nao sei oque faço pois meu grande sonho é dirigir pode ir a qualquer lugar de carro mas que nada ja fiz tratamento psicoloco e trainamento mas nada o medo continua sinto grande estress e coraçao bate muito forte fico apavorada
    9
    Tania 08/08/2011
    Como todas essa pessoas tenho pavor de dirijir, tirei minha cnh em 2008, já tem 3 anos, logo que tirei a cnh comprei uma moto, na hora de sair de casa começava soar e gelar as mãos, coração acelerava ,começava a tremer as vezes conseguia sair, a maioria das vezes deixava a moto e pegava a bicicleta.Fiquei um ano com a moto, dá pra contar as vezes que andei nela,aí meu marido vendeu, hoje ando de bicicleta,tenho tanta vontade de dirijir más o medo fala mais alto, meu pai e todos meus irmãos diriji, meu esposo também, e todos pegam no meu pé falam que é friscura minha,más só Deus sabe o quanto sofro com isso.Daqui dois anos minha cnh vence, como vou renovar se ñ uso ela? Esse é meu desabafo, sofro muito.Não sei o que fazer.Obrigada pela atenção.
    1
    RÉNITON BIGAL 02/08/2011
    olá pessoal sou especializado em treinar pessoas com medo de dirigir mande imail que respondo todas as duvidas meu telefone de contato 011 3439-7982 // 011 9587-4423 um forte abraço.
    0
    kenedy 30/07/2011
    Passar for um Centro de Formação de Condutores ( Autoescola) e conquistar a Habilitação ( PPD), não significa que está preparado para as condições adversas do transito. Então procure uma autoescola, que trabalhe muito mais que fazer com que os alunos tiram a Carteira e se mesmo assim, surgir algum medo ou receio de dirigir, procure um profissional qualificado. Conquiste a sua liberdade. Você é Capaz!!!!
    0
    claudeli 28/07/2011
    tenho o carro preciso sair mas estou com medo de sair sozinha somente consigo sair junto com meu esposo nao aguento mais meu marido falando na minha cabeça preciso de ajuda.
    2
    Denise R 27/07/2011
    Eu tenho 02 anos que tirei carteira mas eu tenho medo de dirige , eu tenho um filho especial. Existo um tratamento para este medo.
    1
    airton 24/07/2011
    fico com medo principamente quando tem alguem medroso com minha esposa
    1
    michelle pereira 05/06/2011
    oi pessoal, gostaria de ajudar vcs pois ja passei por todo esse medo, e o meu marido não mim ajudava,dai prometi para mim mesma que jamais passaria por certos apuros dele bêbado,...
    daí resolvi procurar a DIRIGINDO BEM na minha cidade João Pessoa, fui muito bem recebida e fiquei encantada com a roposta dele- palestras atendimentos psicologigos e prática... hoje dirijo para todo o canto e serei grata ate o fim a Deus e ao meu gestor MAX!!!que confiou muito em mim!!
    7
    Camila 25/05/2011
    Olá, pelo que li sobre os outros meu caso é único: quando dirijo na companhia de alguém não sinto medo e quase naõ erro nada, meu problema é sair sozinha, simplesmente travo, tremo, suo frio. Na prática minha maior dificuldade é sair depois q paro no sinal, principalmente se sou a primeira da fila, fico preocupada com o carro atrás de mim, tento não olhar pelo retrovisor, mas não consigo evitar. Tambpém já fiz promessa, mas tenho consciencia de q é o treino que me deixará segura, mas não tenho coragem de ir treinar.
    7
    MARCOS 03/05/2011
    O meu maior medo é de deixar o carro morrer e ñ conseguir sair depois ,ou seja numa subida e outro carro estiver atrás já fico preocupado e começo a ficar nervoso ´´a embreagem me preocupa muito nessas horas de encontrar o momento certo de sair com o carro e ñ demorar muito para sair e deixar o carro voltar de mais.
    2
    Sueli 29/04/2011
    Tirei minha habilitação a 6 meses, comprei um carro mas não consigo nem chegar perto dele, pois o medo é muito grande, fico apavorada só de pensar que tenho que tentar não tenho coragem nem com o meu marido , estou pensando em fazer uma destes cursos para perder o medo, mas não sei se vai adiantar, estou sofrendo muito com isto pois dependo muito do carro, por favor alguem me ajude nesta questão sueli.cneves@hotmail.com
    8
    Jany 26/04/2011
    Bem, estou aqui para relatar minha experiência ao volante. Como todos tive muitos problemas com o medo de dirigir, fiz de tudo, no início, ao tirar minha cnh, peguei aulas extras pra isso, pedi amigos e parentes pra me ajudar, nesta época já tinha comprado um carro, lindo, zero, mas que como muitos deixava na garagem, isso foi por um ano, ficava muito triste com isso, ninguém entendia por que me comportava assim, a família cobrava, o noivo, e muitos me colocavam pra baixo rindo disso. Pois bem, quando começei trabalhar próximo de casa resolvi, logo depois de pegar algumas aulas para quem tem medo de dirigir, tirar meu carro da garagem, tinha que ir pro trabalho e de lá pra faculdade que era mais distante, o que eu fiz foi pedir muito a Deus que me desse força pra isso, tento facilitar as coisas, como sair mais cedo pra não enfrentar trânsito pesado, conseguir vaga em estacionamento e assim vou. Já tem 5 meses que dirijo e digo, continuo com medo, é estranho, me sinto ansiosa, com receio de fazer algo errado e cometer acidentes, mas digo pra todos que sentem isso, que tenham fé, entreguem nas mãos de Deus, não deixem que ninguém te diminua, mostre que é capaz, comigo foi assim, cansei de me sentir ridicularizada pelos outros, apesar do medo que ainda sinto, vou em frente e espero que um dia isso acabe..
    10
    Rudclei 20/04/2011
    Rsrsrs...já repararam que todos os depoimentos ou comentários são de mulheres
    Porém acho que sou o primeiro homem que venho aqui para pedir ajuda,desde que sofri uma pequena batida com meu carro fiquei com medo de dirigir tomei pavor presciso de ajuda pois não consigo pegar mais o volante.
    4
    viviane 29/03/2011
    Eu adquiri minha habilitação à 5 meses fiz as 20 aulas e depois paquei mais 12 aulas ,já dirigi algumas vezes , mas eu tenho pânico só de pensar em pegar no volante ,a sensação que tenho ,é que não vou conseguir parar o carro se caso precisar frear ,pareçe que nunca dirigi na vida e isso é muito frustrante pois eu preciso do carro para trabalhar eu me sinto mal por não conseguir dirigir ,tenho carro fica na garagem enquanto vou trabalhar na rua a pé estou muito triste ............
    6
    Fabi... 23/03/2011
    Eu tenho carteira de motorista a anos,rsrs...na época meu pai até me comprou um ford Ka,mais quem disse que eu pegava,até que meu pai vendeu o carro.Depois de anos,me casei e veio minha filhas,mais não posso depender do meu marido pra td,aí então começei a pegar o carro com ele,até que eu faço td certinho,mais antes de tirar o carro da garagem me bate aquele medo,cólicas e a anciedade é que me faz ficar assim...E qdo.paro em uma subida então,nossaaa,tenho que usar o freio de mão,mais mesmo assim deixo o carro morrer as vezes,acho que esse é meu maior problema,a LADEIRA....mais não vou desistir,até porque eu estou dirigindo bem.
    E posso dizer a todos vcs,não desistam,aos pouquinhos assim como eu todos vão aprender a dirigir...O NERVOSISMO É NORMAL !
    5
    sandra 08/03/2011
    Boa noite! gostaria de fazer algo por mim ou seja vencer o medo de dirigir, anos atras eu dirigia e parei. Pensei compro um carro e assim dirijo ,comprei e sinto muito medo , e desisto antes de tentar. Fico extremamente frustada, o pior que insentivo a todos e não consigo insetivar a mim.
    3
    jane 07/03/2011
    oi boa tarde ? no meio de tantos motoristas c/ medo eu também estou nessa só de pensar de tirar o carro da garagem minha boca seca eu fico roca ,ai ñ tenho coragem já fiz aulas particular mas nada deu, certo o meu marido fica falando pega esse carro vai dar uma volta p/ vc treinar eu sempre dou uma desculpa e ñ vou, meu maior sonho é poder sair sem medo,já fiz até promessa, no dia que eu fui pagar a promessa um carro passou no sinal fechado bati no carro dele, agora entro em desespero acho que todos vão bater em mim ,ou eu neles até hj ñ paguei a promessa isso ñ é triste? mas tenho fé em Deus que vou conseguir, alguém pode me ajudar? obrigado ok posso fazer??? 06/03/2011
    -1
    tata 28/02/2011
    Oi Boa Tarde, o que eu faço para perder o medo de dirigir em lugares muito movimentado, me ajudem pois comprei um carro e tenho que sair de onibus pois tenho muito medo, estou tendo aulas particulares com um instrutor mais não sei o que acontece que fico mais nervosa ainda se alguem puder me ajudar eu agradeço.
    11
    Rosa 23/02/2011
    oi boa tarde estou sofrendo muito, pq tenho medo de dirigir por favor ajuda-me, não sei mas o q faço
    6
    Rodolfo 17/02/2011
    Olá boa tarde! Gostaria muito de ficar ao volante tranquilo o que faço ?
    já olhei vários artigos como http://www.psicoloucos.com/Pensamentos-e-Frases/como-perder-o-medo-de-dirigir.html, porém ainda contigo com esse medo como esse mais continuo com esse trama !!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast