O Individuo E A Sociedade

Publicado em: 02/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 9,655 |

O individuo e a Sociedade

 

 

 

            Professor Euzébio Costa

 

               tttsa@bol.com.br

Sempre aprendemos que o meio e quem molda e ate define o destino dos indivíduos, que o homem e produto de meio, ou como diz Almeida Garret... o homem e ele e suas circunstanciais...,  a maneira como Krishnamurti , enxerga o individuo e a sociedade, nos coloca em uma posição de contraposição a esta visão ocidental , que parece norteada pela filosofia hegeliana , que fora do estado o individuo não existe...então veremos como este pensador indiano define a sociedade e o individuo.

 

            A vida em sociedade sempre e originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lhe dar com as frustrações e sonhos. A grande questão e que o problema , dentro de  uma sociedade sempre se renova, como os problemas são originados nos seres sociais  e como todo ser social e transitório e mutável e lógico que os problemas dentro de uma sociedade também sejam moveis e se renovem a cada momento em um constante vim a Ser heracletiano, as crises , mesmo sendo colocadas de forma repetitivas , da ao individuo a idéia que e sempre a mesma , que e uma repetição..uma reinvenção incessante da roda...mas toda crise e nova e tem sua própria dinâmica..e só uma mente aberta e fresca e capaz de perceber o dinamismo das crises sociais.

 

            O que podemos mencionar a partir desta colocação e que a sociedade e fruto das intenções internas ,são individuais de cada ser social, que os conflitos e lutas de cada Ser, e desencadeado e se desenrola no campo de batalha que se chama sociedade, a sociedade e fruto destes conflitos individuais, sem os conflitos e sonhos dos indivíduos qualquer sociedade esta fadada ao esquecimento ao fracasso. todos os grandes impérios quando alcançaram o maximo que buscavam , quando as necessidades de seus SERES SOCIAIS, já estavam, plenamente satisfeita , onde os indivíduos não precisavam mais se preocuparem com sua sobrevivência , a sociedade se tornou estática e sem dinamismo social..levando estes grupos ao total esquecimento e destruição...podemos dizer que temos aqui um argumento plausível sobre a ascensão,apogeu  e queda dos grandes grupos sociais. O que nos leva a outro ponto de vista, a sociedade não cria o individuo ou molda este, na verdade o comportamento do individuo e que molda uma sociedade, uma sociedade e fruto de comportamentos individuais, de sonhos decepções de seus indivíduos, por exemplo, a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, levou toda uma nação a se comportar mediante seu comportamento individual, um único homem, com seus sonhos, loucura e frustrações moldaram uma realidade social que encaixasse em seu sonho de poder, de sociedade, e ate de individuo, mas não só Hitler, a historia esta cheia de exemplos, Jesus, Maomé, Napoleão Bonaparte, Sócrates e Alexandre o grande, são exemplos de que o comportamento do individuo pode determinar o estado social de um grupo, ou ate mesmo de uma nação, como afirma Krisrnamurt, - O MUNDO E O QUE VOCE É – o mundo seria fruto de nossos próprios pensamentos, um individuo que seu interior e uma local de conflito, sofrimento e desesperança, não existe nenhum lugar na terra que fará ele enxergar um paraíso, ele reproduz no mundo exterior nada mais nada menos que seu mundo interior, antes de sermos afetado pela sociedade somos afetados por nos mesmo.

 

            Sabemos sobre tudo que o homem vive em uma preocupação perpetua, dando razão ao pensador alemão, que pregava "A VIDA E DOR E TEDIO"- onde estamos apenas sobrevivendo neste inferno dantesco e não e difícil notar estas verdades , estamos sempre preocupados com nossas dividas , buscando adquirir mais conforto, mais amor, mais beleza, estamos sempre preocupados com nossas dividas, nosso trabalho, o que nos lança a um PRESENTE PERPETUO, não estamos vivendo no presente, mas estamos sempre vivendo ou no passado, ou no futuro, a sociedade de consumo que vivemos nos levou a esta loucura a este presente perpetuo, estamos sempre buscando algo que nunca iremos atingir principalmente nos que vivemos na era do avanço tecnológico, nunca teremos uma paz... Pois invertemos a lógica que por séculos moveu a humanidade, - APARECENDO A NESCESSIDADE SE CRIA O PRODUTO-, nos dias de hoje e o contrario – CRIE O PRODUTO E DEPOIS ESTIMULE O DESEJO, A NESCESSIDADE NÃO E IMPORTANTE- se olharmos em nossas casas veremos que 80% do que acumulamos foi fruto de nossa insatisfação temporária com nos mesmo.

 

            Podemos nos perguntar e as sociedades socialistas que pregavam que todos os indivíduos devem ter seus desejos igualmente atendidos, por que não deram certo? Por um motivo simples, os socialistas poderiam entender muito bem de economia e política, mas não entediam nada  de psicologia humana, pois desde que o mundo e mundo sabemos que o que move um grupo social e o que grande parte das religiões tentam apagar no ser humano, ou seja, o nosso traço de inveja,... Qualquer um que tiver um pouco de atenção com o comportamento humano vera que o que move a sociedade e a inveja, em qualquer grupo social a inveja e o motor de evolução, em uma igreja, no trabalho, no amor, no esporte, o que todos estão querendo? Chegar aonde o outro chegou, tomar o que o outro conquistou possuir um objeto melhor que o de seu oponente, obter uma perfeição estética melhor que o outro. Mas isto e importante em qualquer sociedade, sem a inveja o individuo se torna estático e sem vida, conseqüentemente a sociedade se torna apática e esta fadada ao fracasso, estimular a inveja nos indivíduos em um grau saudável e importante e fundamental para qualquer grupo social. pois sem a inveja os indivíduos deixam de ser criativos , deixam de buscar a suas próprias superações se dão por satisfeito com sua situação atual, a inveja e que leva o individuo a superar suas limitações, e que faz nascer sistemas políticos e ideológicos, religiosos e econômicos. O que acontece quando deixamos de ser criativos? A sociedade passa a ser formada por indivíduos copistas, passamos a copiar outros indivíduos que já copiaram de outros tantos, desta forma a originalidade morre a criatividade desaparece,pois ao copiar não somos nada nem ninguém este e um fenômeno que denominasse MIMETISMO, uma sociedade mimética em breve deixara de ser uma sociedade para ser apenas um aglomerado de pessoas... Mas vale ressaltar que uma pequena dose de imitação e importante quando se trata de pequenos grupos sociais, por exemplo, à família, formamos nosso caráter nossos valores imitando os membros de nossa família, um grupo religioso só tem coerção devido o fenômeno mimético, o que prova que o mimetismo só e fatalistico para a grande sociedade, mas e fundamental aos pequenos grupos sociais.

 

            A grande característica das sociedades miméticas e a velocidade que as crises surgem, o homem moderno cria o problema e depois se pergunta o que fazer com ele, por exemplo, criamos o automóvel, nos tornamos homens sapiens motorizados, e não paramos para pensar que ao ver um individuo andar de carro o outro também quis, e o próximo também se achou no direito de ter um automóvel, e o mimetismo foi sendo reproduzido socialmente, agora estamos diante dos problemas ambientais provocado em parte pela queima dos combustíveis fosseis, e não sabemos como resolver esta crise. O problema e que nossas ações diante de uma crise e determinada pela nossa ideologia, pelas nossas crenças, um homem que foi criado dentro dos valores materialistas economicista, não estará preocupado com a questão ambiental, ai esta a prova que o individuo age sobre a sociedade, que o eu do individuo em certas questões e mais forte que o eu da sociedade, milhares de seres humanos são reféns do desejo e dos conflitos e desejos de um pequeno grupo de homens animais. Esta realidade nos leva a uma questão fundamental, -POR QUE EXISTE DINSTIÇAO DE HOMEM –HOMEM? Por que sou alemão, e ele italiano? Por que sou europeu e ele africano? Por que nos fomos os únicos animais que criamos distinções entre nos mesmo? Esta divisão e que tem levado o homem a guerras e mortes, pois se sou europeu ou norte americano tenho o direito divino de poluir de conquistar de fazer matanças legalizadas, mas se sou  sul americano ou africano tem o direito divino de aceitar os desígnios dos escolhidos de Deus. A sociedade esta cega , estes valores ideológicos são errados , são inexistentes, pois um individuo maduro e de mente aberta percebera que antes de todos estes títulos devemos respeitar o titulo de SER HUMANO,  americano, brasileiro , católico, mulçumano, judeu ou árabe, são apenas títulos ideológicos que tem levado o homem a guerras e mortes , precisamos repensar  esta divisão de homem – homem, como dizia o poeta, - ou aprendemos a viver todos como irmão ou morreremos todos juntos como animais- a divisão leva a conflitos.

 

            As questões  levantadas no texto nos levam a perguntar será que o individuo e mesmo determinante na sociedade? Sim podemos dizer que sim, o grande problema e que os indivíduos vivem no campo do IDEAL e esquecem de viver no campo do REAL, nossa realidade só pode ser alterada quando tomamos consciência de nossa vida verdadeira, quando criamos um dialogo com nos mesmo, quando temos o que Sócrates chamou de auto-cuidado, quando nos tornamos responsáveis por nos mesmo quando assumimos o destino de nossas vidas em nossa própria mão, quando somos capazes de pensar por nos mesmo, e não pensar a partir do pensamento de outro individuo, lideres são importante em uma sociedade, mas ó líder mais importante somos nos mesmos, só quando obtemos vitórias sobre nos mesmo e que somos grandes e que somos heróis. O inicio e o fim esta em nos mesmo, busca coisas e sentimentos fora , nos leva a ilusão, a solidão e ao sofrimento.


BIBLIOGRAFIA

Palestra de Krishnamurti realizada em Ojai, Califórnia, EUA, 1944 )

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/o-individuo-e-a-sociedade-706559.html

    Palavras-chave do artigo:

    sociedade

    ,

    individuo

    ,

    personalidade

    Comentar sobre o artigo

    As sociedades, cuja existência não se prova por escrito, são sociedades de fato, que se provam pelos fatos, e não pelo instrumento de contrato, conceito extraído da lição do memorável jurista CLOVIS BEVILAQUA (Código Civil dos Estados Unidos do Brasil, Obrigações, tomo 2., 3ª Edição, Vol. V, SP, pág. 119).

    Por: Carrillo Advogadosl Direito> Doutrinal 24/01/2013 lAcessos: 78
    fabiola barbosa

    A importância da gestão de pessoas em entender o comportamento do indivíduo, nos direciona a delimitar neste trabalho no campo de estudo na área da psicologia, focando nos tipos de personalidades e os atributos que a influência no meio organizacional. A psicologia estuda o indivíduo e tem como objetivo de compreender, explicar e de até mudar o comportamento humano, trazendo assim para gestão de pessoas a contribuição para um resultado eficaz na organização.

    Por: fabiola barbosal Negócios> Administraçãol 03/10/2012 lAcessos: 601

    A personalidade é inerente ao ser humano. O homem se comunica através de gestos e linguagem. A linguagem social afirma que existem pessoas que possuem personalidade e outras não. Palavra que deriva do latim personalitate que tem como sinonímia o caráter ou qualidade do que é pessoal; pessoalidade. O que determina a individualidade duma pessoa moral.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 06/03/2011 lAcessos: 184
    Gianno Nepomuceno

    O científico artigo tem como expor sobre, a influência da sociedade na formação e deformação do indivíduo dentro da sociedade plural e capitalista. Se os ambientes onde o indivíduo nasce, cresce e desenvolve, tem influência no seu desenvolvimento e na sua formação. A sociedade capitalista impõe padrões a ser seguido, e se o indivíduo não segue, ou não sendo aceito nas instituições de poder com suas indiferenças, o que essa exclusão causa e se volta contra a sociedade como violência...

    Por: Gianno Nepomucenol Direito> Doutrinal 29/08/2012 lAcessos: 304
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    A Televisão tem sido um dos inventos que mais tem provocado elogios; ao mesmo tempo em que desperta um grande número de críticas. São muitos os seus defensores; mas, cresce o número dos que a condenam por condicionar a mente dos seus telespectadores, notadamente dos mais novos. Este trabalho foi desenvolvido por CARLEIAL, em agosto de 1990 e divulgado em Jornais,Livros,Anais e Publicações diversas e citado no Exterior. A sua reedição é importante para compararmos com o nosso comportamento atual

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/08/2010 lAcessos: 1,344

    O artigo pretende discutir a reestruturação do Sistema Capitalista pós- quebra dos acordos de Bretton Woods, suas relações com a reforma neoliberal iniciada nos anos 1980 e implementada no Brasil a partir da década de 1990. Aborda as reações da sociedade civil, pelo efetivo atendimento de demandas universais listadas na Constituição de 1988 no Brasil, e pela regulamentação legal de novos anseios sociais.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 702

    O início da personalidade é uma das questões mais controversas e relevantes acerca do tema. Juristas pátrios, com respaldo de doutrina alienígena, há tempos sustentam o começo da personalidade civil anterior ao nascimento, v.g, à teoria concepcionista, que ergue a tese que o nascituro é sujeito de direitos e obrigações desde o momento de sua concepção.

    Por: marcelo teixeira de aleluial Direito> Doutrinal 28/04/2010 lAcessos: 2,027

    Este artigo consiste na análise da percepção do consumidor em relação à personalidade de uma marca. Para tanto, baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com o fim de confirmar a importância que a marca exerce quando da aquisição de um produto ou serviço, bem como da necessidade de um bom relacionamento entre a marca e o público almejado pela empresa. Uma marca com personalidade tende a atrair mais facilmente o consumidor e, consequentemente, gerar maior retorno financeiro.

    Por: DANIELLY DA PAZ OLIVEIRAl Negócios> Administraçãol 29/09/2011 lAcessos: 172
    Liana Lutz Caetano Souza

    O presente estudo tem por fito analisar a proteção ao nascituro, detendo-se principalmente à importância da Lei nº 11.804 de 2008. Será analisado o que propriamente vem a ser o conceito de nascituro, as teorias existentes a respeito do início de sua personalidade jurídica, bem como os direitos que o cercam com o intuito de destacar o quão necessário é sua proteção.

    Por: Liana Lutz Caetano Souzal Direito> Legislaçãol 14/06/2012 lAcessos: 566
    Cléber Gomes de Oliveira

    O presente artigo busca refletir sobre a importância da Compreensão Empática, ou empatia, na relação entre professor e aluno, a nosso ver, de extrema importância em todo o processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar o papel da empatia, enquanto um instrumento de facilitação da aprendizagem, na valorização desta relação, visto favorecer a vinculação afetiva, aumentando a sensação de segurança e a motivação para o conhecimento.

    Por: Cléber Gomes de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 15/09/2014
    Tiago

    Nesta empreitada de Nova Era o surgimento de Luz e passagens de energias cósmicas eis que o desconhecido se revela , tudo se conhece e o novo se espreita a nossa frente e mensagens de quão podemos utilizar mais do que nossos 5 sentidos vêm naturalmente.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/09/2014
    Tiago

    Habilidades nos dada para um propósito maior de trazer a criatividade, a positividade e nos unir em atividades para o bem

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 12/09/2014
    Tiago

    A partir do momento em que tomamos consciência de nossa verdadeira essência partimos a deriva de respostas e elevação concordante para uma dimensão aperfeiçoada e de belezas únicas.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 11/09/2014
    Tiago

    Dê um tempo para seu ser, ame a ti mesmo procurando encontrar tuas habilidades que te façam bem e o permitam ser uma pessoa melhor que emita luz para todos os que rodeiam.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/09/2014
    Tiago

    O mundo atual passa por um grande processo de transformação interior ,em variadas esferas da sociedade,ou seja, a grande maioria está sendo afetada contudo há os que aproveitam este momento estridente e único, quanto os que nem imaginam o que ocorre a sua volta...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 08/09/2014

    Discussão pessoal sobre a felicidade. A felicidade é uma das naturezas básicas do homem, é essência. Se está dentro de cada um, porque não somos inteiramente felizes?

    Por: Conselheirol Psicologia&Auto-Ajudal 19/07/2014 lAcessos: 14
    Sam Pua

    QUEM TESTAR PRIMEIRO POSTA OS RESULTADOS Efeito Você pede a alguém para que escreva 3 memórias , cada uma em um pedaço de papel diferente.

    Por: Sam Pual Psicologia&Auto-Ajudal 08/06/2014 lAcessos: 17

    este artigo é uma reflexão sobre as falacias que defendem que a educação é a salvação do pais, e o papel da importância do professor neste processo de transformação.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educação> Ensino Superiorl 10/10/2013 lAcessos: 155

    neste artigo quero provocar as mentes pensantes da sociedade sobre uma nova modalidade de escravisaçao das mulheres brasileiras que se alastra silenciosamente em nossas cidades.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educaçãol 23/01/2011 lAcessos: 199 lComentário: 1

    uma reflexao sintetica sobre como levar a filosofia para crianças e jovens sem tornar isto uma atividade massacrante ou sem sentido para elas.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educaçãol 18/01/2011 lAcessos: 589

    Neste artigo será abordado a problematica para a sociedade quando o discurso de verdade passou a ser produzido pelas academias , o que fez surgir o fenometo da apartaçao intelectual.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educação> Ensino Superiorl 13/06/2010 lAcessos: 222

    uma reflexao sobre a pratica dos metodos de lipman nas escolas brasileira , e sua validade como instrumento de reflexao filosofica

    Por: euzebio ribeiro da costal Educaçãol 26/03/2009 lAcessos: 1,407 lComentário: 1

    neste trabalho sera feita umaanalise deste filme,sobre a optica do pensamento freudiano,e da filosofia de hobbes.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educaçãol 26/02/2009 lAcessos: 4,172

    neste trabalho sera feita algumas analisessobre o pensamentopolitico e ideologico presente na pedagogia de Paulo Freire, analisar alguns de seus equivocos de pensamento que cega muitos apaixonados por seu pensamento.

    Por: euzebio ribeiro da costal Educaçãol 26/02/2009 lAcessos: 1,249

    neste trabalho sera feitoalgumas reflexoes sobre como a formaçao da identidade pessoal sofreu mudanças radicais na sociedade espetacular .

    Por: euzebio ribeiro da costal Relacionamentosl 26/02/2009 lAcessos: 2,289 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast