O princípio do prazer e a fase moderna

Publicado em: 11/01/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 35 |

Em meados de 1920 Freud esteve em contato com as mais diversas experiências em torno das pulsões de vida e de morte. Estas que transitam livremente pelo inconsciente, também por ele descoberto, sendo o objetivo principal: aliviar as tensões segundo o princípio do prazer. (FREUD,1976).

O princípio do prazer é a forma que a mente atua em evitar o desprazer e a dor, porém, não deixa de ser uma armadilha, pois nunca estaremos livres dessas duas vertentes... Embora, boa parte das pessoas entrem em um processo de fuga, ocorrendo assim, a repressão das emoções.

Quando se entra em processo de fuga, se torna necessário "apegar-se" em algo ou "alguém", e na maioria das vezes, tornando superficial a forma de encarar a vida e as pessoas. Poderemos compreender que essa camada de superficialidade, muito se deve ao conceito de inverdades que o processo de fuga causa. E assim, acabamos por nos esconder do que faz mal, mesmo que muitos danos causados por esse processo possam ser irreversíveis.

Esses danos podem ir desde o uso excessivo de álcool, tabaco, uso de drogas e antidepressivos. Ou mesmo a perda de valores e responsabilidades que anteriormente faziam-se presentes na rotina, como: o trabalho, convívio com a família e amigos. Assim como, relacionamentos "vazios" na área afetiva por não saciar a "fome" de si mesmo, de se encarar e resolver os próprios conflitos.

Nessa fase atual, é comum relacionar-se com várias pessoas ao mesmo tempo, o que inconscientemente nos deparamos mais uma vez com esse "vazio" interno, que por mais parceiros que sejam encontrados, raramente alguém vai suprir o que se necessita. Mesmo por que, em tal condição não é possível atingir maior profundidade emocional com o outro, apenas causando mais feridas e sofrimentos que de certa forma, seriam desnecessários.

Em casos abusivos, poderemos encontrar pessoas que fazem o uso de boa parte das "drogas" citadas, acompanhados dos relacionamentos superficiais e "vazios", conseqüentemente perdendo o senso de realidade, inclusive chegando ao óbito ou acarretando transtornos psicológicos tão repercutidos em nossa sociedade atual.Bem como as fobias, compulsões,depressões, ansiedades, entre outros.

 Assim, inicia-se novos conflitos à partir dos desprazeres da vida, porém , a melhor forma de evitar esse quadro não é reprimindo conteúdos, mas sim encarando as situações de frente, encontrando uma maneira mais sadia de extravasá-las, como a terapia, onde é possível recuperar o foco e o bem estar.

Além do acompanhamento psicoterapêutico, é fundamental para o processo e em alguns casos, o acompanhamento psiquiátrico para que seja possível ter sucesso no tratamento.

           O essencial, é que nos momentos difíceis possamos ter o equilíbrio emocional de nos resguardar para aquele momento de dor, o chamado "luto" e quando tudo estiver sendo digerido, será possível recomeçar, mas de uma maneira não destrutiva. Canalizando todo o processo de dor como forma de experiência e também de maturidade, onde servirá como uma ponte para os momentos alegres e verdadeiros.

BIBLIOGRAFIA

FREUD, S. (1933 1932). Novas Conferências Introdutórias Sobre a Psicanálise.Imago, Ed. Standard Brasileira, RJ, 1976, vol. XXII.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/o-principio-do-prazer-e-a-fase-moderna-6401166.html

    Palavras-chave do artigo:

    prazer

    ,

    fase moderna

    Comentar sobre o artigo

    Profª Bia Senday

    A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatural 13/03/2010 lAcessos: 8,048 lComentário: 4

    Com o surgimento de novas formas de sofrimento no mundo moderno, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos se ocupam cada vez mais em tentar entender, em suas atividades clínicas, a origem desse sentimento. Hoje, busca-se soluções mágicas para a cura da dor, que causa incômodo e mal-estar na sociedade considerada normal.

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 4,782 lComentário: 2
    Rogério Ferreira Leite

    Este trabalho contém as premissas básicas para que o educador atinja plenamente o objetivo de proporcionar aos seus alunos uma formação adequada às exigências do século XXI.(PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Educação> Ciêncial 15/07/2010 lAcessos: 12,844
    Gilberto G. Barros

    O que é o stress? para que serve? Como evitá-lo?

    Por: Gilberto G. Barrosl Psicologia&Auto-Ajudal 14/06/2009 lAcessos: 753

    "Por que é que nós acreditamos que as pessoas não mantém relações sexuais quando elas chegam à meia-idade? Eu acho que o quanto mais velho a gente é, melhor é o sexo." diz a atriz americana e mãe de quatro filhos Jerry Hall. A revista britânica "Helth Plus" prova em sua pesquisa com 2.000 mulheres que, na maioria dos casos, a vida sexual feminina melhora aos 40. Será mesmo?

    Por: Ariane de Melol Relacionamentos> Sexualidadel 04/10/2010 lAcessos: 257

    Nos dias de hoje. percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas.

    Por: edilma de moura de oliveiral Educação> Educação Infantill 04/02/2013 lAcessos: 161

    Em muitas pesquisas realizadas, a maioria dos seus participantes revela que a intimidade com outros seres humanos é, isoladamente, o aspecto mais gratificante da vida. E qual é o prognóstico do mecanismo de casamento que a despeito dos seus inúmeros modelos, percursos e de, por vezes, estar desacreditado, freqüentemente esteve relacionado ao amor, ao menos para a sociedade ocidental? Será que o amor e os estados a ele relacionados, como a paixão, por exemplo, sempre foram tão valorizados?

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 28,956 lComentário: 1
    Rosilene Coimbra Costa Pinto

    É notória a crise pela qual a educação vem passando nos dias atuais: professores descontentes, alunos desmotivados, pais preocupados. No entanto, acredita-se que para uma possível melhora deste quadro se faz necessário, além da formação contínua dos professores, a introdução da ludicidade como subsídio no processo de construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor, desenvolvendo nos educandos o prazer ao construir o próprio aprendizado de forma mais atraente e estimuladora.

    Por: Rosilene Coimbra Costa Pintol Educação> Educação Infantill 02/03/2012 lAcessos: 4,256
    Ana Maricélia de Oliveira

    O presente trabalho se constitui no estudo do tema O poder da Literatura Infantil na formação de leitores mirins. Teve como fundamentação teórica vários autores como: Alves, Villardi, Zilberman e outros. O mesmo tem como objetivo fundamental apresentar a importância que as obras literárias infantis tem na vida dos futuros leitores. Assim como, mostrar a função que a escola e o educador desempenham, enquanto peças fundamentais na formação de crianças leitoras.

    Por: Ana Maricélia de Oliveiral Educaçãol 02/04/2013 lAcessos: 208
    Cléber Gomes de Oliveira

    O presente artigo busca refletir sobre a importância da Compreensão Empática, ou empatia, na relação entre professor e aluno, a nosso ver, de extrema importância em todo o processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar o papel da empatia, enquanto um instrumento de facilitação da aprendizagem, na valorização desta relação, visto favorecer a vinculação afetiva, aumentando a sensação de segurança e a motivação para o conhecimento.

    Por: Cléber Gomes de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 15/09/2014
    Tiago

    Nesta empreitada de Nova Era o surgimento de Luz e passagens de energias cósmicas eis que o desconhecido se revela , tudo se conhece e o novo se espreita a nossa frente e mensagens de quão podemos utilizar mais do que nossos 5 sentidos vêm naturalmente.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/09/2014
    Tiago

    Habilidades nos dada para um propósito maior de trazer a criatividade, a positividade e nos unir em atividades para o bem

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 12/09/2014
    Tiago

    Dê um tempo para seu ser, ame a ti mesmo procurando encontrar tuas habilidades que te façam bem e o permitam ser uma pessoa melhor que emita luz para todos os que rodeiam.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/09/2014
    Tiago

    O mundo atual passa por um grande processo de transformação interior ,em variadas esferas da sociedade,ou seja, a grande maioria está sendo afetada contudo há os que aproveitam este momento estridente e único, quanto os que nem imaginam o que ocorre a sua volta...

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 08/09/2014 lAcessos: 12

    Discussão pessoal sobre a felicidade. A felicidade é uma das naturezas básicas do homem, é essência. Se está dentro de cada um, porque não somos inteiramente felizes?

    Por: Conselheirol Psicologia&Auto-Ajudal 19/07/2014 lAcessos: 15
    Sam Pua

    QUEM TESTAR PRIMEIRO POSTA OS RESULTADOS Efeito Você pede a alguém para que escreva 3 memórias , cada uma em um pedaço de papel diferente.

    Por: Sam Pual Psicologia&Auto-Ajudal 08/06/2014 lAcessos: 20
    Moisés Felix de Oliveira

    O presente trabalho tenta mostrar que a Psicologia Transpessoal vai além da consciência usual transcendendo a visão da psique dada pela Psicanálise, Behaviorismo e o Humanismo, mostrando que o Ser tem uma consciência em potencial que vai além das visões anteriores, pois uma grande gama de fenômenos experimentado e que vão além dos sentidos.

    Por: Moisés Felix de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 28/05/2014
    Carolina Cristina Careta

    Metaforicamente, poderemos considerar que hoje a sociedade é alvo da inteligência sem cérebro! E a isso se deve, que seres "pensantes", responsáveis por toda a evolução científica e tecnológica, começando por Santos Dumont atingindo até Mark Zuckerberg, estão em minoria...

    Por: Carolina Cristina Caretal Psicologia&Auto-Ajudal 31/01/2013 lAcessos: 52
    Carolina Cristina Careta

    Ao longo dos anos percebemos que a sociedade vem se modificando, principalmente diante dos aspectos entre o masculino e o feminino, ou seja, a luta frequente entre homens e mulheres.

    Por: Carolina Cristina Caretal Relacionamentos> Relações Amorosasl 21/01/2013 lAcessos: 57
    Carolina Cristina Careta

    A aprendizagem faz-se presente ao longo da vida de todo ser humano: nascemos com instintos de sobrevivência e nos transformamos a medida em que somos "criados": pela família, a escola e mesmo a sociedade de forma geral.

    Por: Carolina Cristina Caretal Psicologia&Auto-Ajudal 11/01/2013 lAcessos: 48
    Carolina Cristina Careta

    ...Se a prática sexual fosse terapêutica positiva para acabar com os desequilíbrios e as neuroses da humanidade, então o mundo atual deveria ser extremamente saudável, pois nunca o erotismo e as satisfações sexuais gozaram de tanto prestígio como atualmente!...

    Por: Carolina Cristina Caretal Psicologia&Auto-Ajudal 15/01/2010 lAcessos: 297
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast