Transtorno Bipolar

Publicado em: 17/06/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 44,111 |

 TRANSTORNO BIPOLAR

O transtorno bipolar é uma doença psicossomática que pode se apresentar de diversas maneiras. O bipolar na sua sinonímia natural refere-se às coisas, aos objetos que têm dois pólos, aquilo que se passa nas duas regiões polares, ou é relativo ou pertencente a elas. Diz-se, também do fuso que, durante a cariocinese, apresenta dois pólos. Que tem ou que requer o uso de um bipolo. Na eletrônica diz-se de dispositivo cuja operação depende essencialmente de elétrons e buracos como portadores de carga. Na outra variante o transtorno está diretamente ligado à esquizofrenia, transtorno de personalidade, toc (transtorno Obssessivo-compulsivo) hipomania, depressão e a já tão conhecida síndrome do pânico. Esses transtornos causam sofrimentos danosos aos portadores e se faz necessária uma avaliação médica e um tratamento rigoroso. Cariocinese o mesmo que mitose que na citologia vem ser o processo mediante o qual o material genético é duplicado com precisão, gerando dois novos conjuntos de cromossomos iguais ao original; cariocinese. Existe ainda a mitose anastral e citológica que é a mitose sem ásteres nem centríolos e que ocorre nas células vegetais.

O conjunto de microtúbulos que convergem radialmente em direção a um centríolo, chama-se ásteres. A psicose - maníaco – depressiva é o transtorno bipolar do humor caracterizado pela hipomania, a ciclotimia e o transtorno misto do humor. Quando se fala em cura torna-se difícil afirmar, mas existe controle. Os fatores biológicos ligados à genética, problemas psicológicos, genéticos e sociais contribuem para exacerbação da doença. Não podemos deixar de observar se esses transtornos têm algo em comum com a tendência familiar à doença, os fatores biológicos são relativos à neurotransmissores da síndrome. O estresse social e psicológico pode manter ou desencadear a doença. Por isso, devemos ter uma vida tranqüila evitando se possível às preocupações e o desprendimento total das energias para que não tenhamos que amargar um estresse emocional muito assoberbado e uma psicose sem tamanho.

O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante. A depressão do transtorno bipolar é igual à depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

ODr. Rodrigo Marot médico psiquiatra trata a fobia social, a depressão o pânico, o toc e a ansiedade. O Dr. Rodrigo Marot afirma que como característica desta síndrome - o início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade. Como toda doença o transtorno bipolar não fugiria a regra e teria sem dúvidas seus tipos característicos com suas nuanças e procedimentos.

O psiquiatra médico especialista para lidar e tratar essa síndrome é demais importante para o doente e seus familiares. Uma boa conversa, a maneira certa de agir e cuidar do doente são providências que só o profissional pode repassar. Se aceita a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e existem deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas.

O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão. Mesmo com essas observâncias de grande valia para doentes, familiares e estudiosos no assunto o Dr. Rodrigo Marot diz que outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica. Akiskal enumerou seis tipos de distúrbios bipolares que iremos apenas enunciar seus nomes específicos na medicina. A fase maníaca, a fase depressiva, sintomas maníacos, nesses estados o doente alterna momentos de alegria ou irritação agressiva. No outro tipo as idéias fluem com dificuldades, a capacidade física é comprometida, e falta de prazer para tudo. É bom lembrar que os que convivem com pessoas maníacas que elas mal conseguem acabar de expressar uma idéia e já está falando de outra numa lista interminável de novos assuntos.

Em alguns momentos ela se aborrece para valer, não se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaça, não reconhece qualquer forma de autoridade ou posição superior a sua. Como vemos é um dilema interminável para famílias que tem em seu seio pessoas com essa síndrome, é preciso bastante calma, saber lidar com o doente e leva-la constantemente ao médico psiquiatra para uma avaliação rigorosa, visto que o doente será tratado a base de medicamentos e estes não podem ficar ao alcance das crianças. Esses pacientes são normalmente tratados com lítio conforme expressam os especialistas, mas é preciso muito cuidado, pois o estado obsessivo pode ser o primeiro caminho para o suicídio.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-A AOUVIR E ALOMERCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 246 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/transtorno-bipolar-452561.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    transtorno

    ,

    polaridade

    Comentar sobre o artigo

    Nelson Lopes

    "ATENÇÃO !!! Advertimos ! O Ministério da Saúde errou! Fumar não provoca câncer. O que provoca câncer são determinados comportamentos que adotamos em relação à vida e que facilitam o ataque das substâncias nocivas existentes no cigarro".

    Por: Nelson Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 5,392
    Marcos Paterra

    O surgimento da faculdade mediúnica não depende de lugar, idade, condição social ou sexo. Pode surgir na infância, adolescência ou juventude, na idade madura ou na velhice.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Meditaçãol 05/08/2011 lAcessos: 500

    Atrelada aos vários campos científicos, a psicopedagogia emerge da necessidade de buscar soluções para os problemas de aprendizagem. Este artigo apresenta uma discussão sobre o campo de atuação e a importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Através de um estudo bibliográfico selecionou-se os pontos relevantes para esta discussão. O psicopedagogo precisa incidir suas atenções na dificuldade de aprendizagem, prevenindo-a e/ou resolvendo-a.

    Por: Maria Luiza Ferreira Duquesl Educação> Ciêncial 27/06/2011 lAcessos: 7,453
    Tiago

    A verdade mundial que há tanto tempo fora mantida em segredo começara a se desvelar em um momento único brilhante e irradiante a todos olhos que observarem a grande cena de transmutação total a qual nos aguarda que depende somente de nós e você !

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/11/2014

    Muitas vezes na vida sentimos vontade de desistir, mas por quais motivos? Podemos "culpar" as situações de nossas vidas, quando talvez o problema está dentro de si mesmo.

    Por: Biancal Psicologia&Auto-Ajudal 05/11/2014
    Tiago

    As virtudes do homem são imensamente poderosas e criativas ,as possibilidades são muitas, a intervenção do homem sobre os meios que o contornam são reais e exigem apenas de sua capacidade de reflexão e prática

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 29/10/2014
    Tiago

    O mergulho interior é o caminho para a descoberta a que todos necessitamos e batalhamos em desvendar, a essência e parte desta descoberta surge quando a pessoa se dá conta que as respostas se encontram nela mesma, ou seja dentro de você!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 18/10/2014
    Tiago

    Aprenda a transformar e manifestar seus poderes únicos sobre qualquer área de sua vida, envie luz e amor para qualquer local do mundo,intensifique a alegria e a felicidade de viver, proporcione a diversão e tranquilidade a si mesmo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 15/10/2014 lAcessos: 11

    A ansiedade é um sentimento caracterizado de desconforto ou tensão decorrido da antecipação de perigo, de algo desconhecido. Um estado de humor desconfortável, gerando inquietação e apreensão interna em relação ao futuro. Quando muito exacerbada, causa prejuízo na vida do indivíduo e desenvolve o Transtorno de ansiedade Generalizada, que é uma ansiedade crônica, que geralmente leva o paciente a sofrer com exagero estado de ansiedade durante muito tempo. Objetivo principal foi pesquisar se o Tra

    Por: ELIZETE RIBEIRO SALESl Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014 lAcessos: 26
    Tiago

    Chega de falsos conceitos, aproveite a vida e realize seus sonhos como sempre almejou ,agora é o momento entregue-se ao seu poder de criação!

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 14/10/2014
    Tiago

    Há reservado o momento em que os caminhos se liberarão e cada um e acordo com suas consciência escolhera qual melhor seguirá.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 11/10/2014 lAcessos: 32

    Certa vez me inspirei e escrevi: No véu da esperança vem à lembrança dos sonhos renhidos, dos dilemas esquecidos que nos fazem sofrer. Da guarda constante, do futuro brilhante que pretendo ter, em constante delírio vi o rastilho de fé e esperanças, das belas lembranças veio a minha mente, um busto exuberante, estonteante, que me apaixonei só em pensar.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 14/11/2014

    Os caibros do meu coração são válvulas que filtram e impulsionam o líquido precioso da minha vida. Os amores perfeitos são como dois corações batendo como um só. As horas felizes que passei contigo estão gravadas no meu cérebro, e alimentadas por um coração forte, portentoso, e repleto de amor.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 14/11/2014

    preocupação assaz denegridora, eles querem exterminar as Forças Armadas Brasileiras (FFAA) que tem prestado relevantes serviços à nação brasileira. Um amigo de associação escreve ao jornal O Povo e fala sobre intervenção militar em termos interrogativos. E faz uma pergunta quiçá interessante: O que dirão os mortos? Vejam a sua afirmação: "Tremo nas bases ao ver algumas manifestações e opiniões até mesmo de pessoas que sabem história e viveram os períodos mais tristes da ditadura militar" (…).

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/11/2014

    Uma data comemorativa tem primordial importância fundamental para qualquer profissional, devido a comemorações e festividades, os profissionais de comunicação, seus familiares, amigos e apreciadores desta classe laboriosa já estavam certos que a data foi uma homenagem merecida a um ícone da radiodifusão brasileira, Roquete Pinto no dia do seu aniversário. A história do dia do radialista é rica em detalhes, visto que teve início no ano de 1943, no Governo de Getúlio Vargas. O presidente da...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 07/11/2014

    Na política, quando as ações são empregadas na forma de politicagem, metamorfoseia-se em trambicagem, que é o ato de praticar trambique, e atitudes indecorosas praticadas por trambiqueiros, visto que representam facetas não recomendáveis a um cidadão representante do povo. Além de ser um ato de enganar e praticar ilícito, podemos também sinonimizar como desonestidade,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 04/11/2014

    Afigurando os alicerces psicológicos com ambiência, sem amesquinhar os desejos e as interações sedimentadas no bem, no bem-estar e no desenvolvimento mitológico, nós seres humanos devemos albergar o amor ao próximo como ensinou o grande Mestre Jesus, o Cristo. Não devemos nos levar pelos excessos para não sofrermos atos anatomopatológicos e com saúde e sem anomalias, possamos alcançar o sucesso. Diante da bondade de Deus, o nosso Espírito engrandece com Jesus, discriminado pelos fariseus.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 29/10/2014

    Uma das palavras mais badaladas nesse período eleitoral foi democracia. Passaram um pano na politicagem, esqueceram os desmandos, as falcatruas, o mensalão, o valerioduto, o propinoduto e o petrolão. Acusaram a "Revista Veja" de ter denunciado antecipadamente os escândalos da Petrobras, afirmando os aficionados de Dilma e Lula e sua quadrilha de que a mídia imprensa agiu de má fé

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014

    Numa decisão política, a ética, as boas propostas deveriam ser o ponto alto da democracia, mas nos parece que todos os candidatos a cargos eletivos trocaram a política pela politicagem. A dúvida para alguns é real na hora da votação, mas vá a urna dizer qual o Brasil que você deseja. É bom frisar que os próximos quatro anos dependem do seu e dos nossos votos. É seu, é nosso direito querermos um país melhor mais democrático, onde haja disciplina, hierarquia e amor à pátria.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/10/2014

    Comments on this article

    0
    Alaim F.de Brito 11/07/2010
    Oi as pessoas da cidade onde moro sao enguinorates sobre estes tipo de doensa mentais quando surge probremas,com vizinhos,criansas,atendimento medicos com imfermeiros despreparados para lidar,chamao a policia sem motivo aparente,sem agresao fisica ou verbal so por egigir os seu direito como cidadao,pesso ajuda sobre meus direitos eque devo fazer sobre esta situasao ealei quando ligamos para eles os policiais eles nen ven ver oque esata acontesendo me ajuden.Obrigado
    2
    Ronaldo 17/11/2009
    Tenho um filho de 26 anos e acho o seu comportamento um tanto estranho. Antes de ir ao Seminário, até que êle tinha um bom comportamento. Depois de 5 anos e meio que esteve no Seminario, êle voltou pra casa porem diferente, principalmente comigo. Só conversa o necessário, não faz mais brincadeiras, enfim acho que houve um excesso de estudos onde talvez tenha modificado o seu comportamento. O que tenho que fazer?

    Ronaldo
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 05/10/2009
    MINHA ESTIMADA AMIGA EM QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE IRÁS ENCONTRAR O QUE QUERES. VEJA BEM, VOCÊ PARA ABRILHANTAR O SEU TCC EU TE DARIA A SUGESTÃO DE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E UMA COM UM PSIQUIATRA. DE POSSE DESSAS DUAS ENTREVISTAS O SEU TRABALHO IRÁ FICAR COM RESPALDO DE UM TCC.PARA NÃO GASTARES DINHEIRO VÁ ATÉ A SUA CIDADE CORNÉLIO PROCÓPIO E PROCURE NA BIBLIOTECA PÚBLICA OU PEÇA EMPRESTADO A UM MÉDICO OU PSICÓLOGO MENÇÕES SOBRE O ASSUNTO QUE CONSEGUIRÁS. NO ÚLTIMO CASO VOCÊ PODERÁ SE VALER DA INTERNET NO FAMOSO GOOGLE. O SITE MAIS COMPLETO QUE NORMALMENTE QUANDO TENHO DÚVIDAS EU PROCURO É O WIKIPÉDIA, MAS CUIDADO MESMO COM A REFORMA ORTOGRÁFICO OS PORTUGUESES CONTINUAM ESCREVENDO DIFERENTE DO BRASILEIRO. EXEMPLO A PALAVRA QUE NOS ESCREVEMOS FATO LÁ ELES ESCREVEM FACTO. NO MAIS DESEJO-TE SUCESSO E QUE DEUS E JESUS CRISTO ESTEJAM CONTIGO.
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 05/10/2009
    MINHA ESTIMADA AMIGA EM QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE IRÁS ENCONTRAR O QUE QUERES. VEJA BEM, VOCÊ PARA ABRILHANTAR O SEU TCC EU TE DARIA A SUGESTÃO DE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E UMA COM UM PSIQUIATRA. DE POSSE DESSAS DUAS ENTREVISTAS O SEU TRABALHO IRÁ FICAR COM RESPALDO DE UM TCC.PARA NÃO GASTARES DINHEIRO VÁ ATÉ A SUA CIDADE CORNÉLIO PROCÓPIO E PROCURE NA BIBLIOTECA PÚBLICA OU PEÇA EMPRESTADO A UM MÉDICO OU PSICÓLOGO MENÇÕES SOBRE O ASSUNTO QUE CONSEGUIRÁS. NO ÚLTIMO CASO VOCÊ PODERÁ SE VALER DA INTERNET NO FAMOSO GOOGLE. O SITE MAIS COMPLETO QUE NORMALMENTE QUANDO TENHO DÚVIDAS EU PROCURO É O WIKIPÉDIA, MAS CUIDADO MESMO COM A REFORMA ORTOGRÁFICO OS PORTUGUESES CONTINUAM ESCREVENDO DIFERENTE DO BRASILEIRO. EXEMPLO A PALAVRA QUE NOS ESCREVEMOS FATO LÁ ELES ESCREVEM FACTO. NO MAIS DESEJO-TE SUCESSO E QUE DEUS E JESUS CRISTO ESTEJAM CONTIGO.
    0
    francilene 05/10/2009
    boa tarde estou no ultimo no de biologia
    e tenho ue fazer meu tcc ja estava quase tudo pronto mas depois qu vi uma eportagem sore o trantorno biolar fiquei apaixonada quero fazer uma revisão bibligrafica sobre o assunto e queri sabe se s odem me ajur com algum mterial
    bjsssssssssssssss
    obrigada
    meu end:rua:fadel jabur 107 ardm primavera cornelio procopio parana
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast