Transtorno Bipolar

Publicado em: 17/06/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 44,140 |

 TRANSTORNO BIPOLAR

O transtorno bipolar é uma doença psicossomática que pode se apresentar de diversas maneiras. O bipolar na sua sinonímia natural refere-se às coisas, aos objetos que têm dois pólos, aquilo que se passa nas duas regiões polares, ou é relativo ou pertencente a elas. Diz-se, também do fuso que, durante a cariocinese, apresenta dois pólos. Que tem ou que requer o uso de um bipolo. Na eletrônica diz-se de dispositivo cuja operação depende essencialmente de elétrons e buracos como portadores de carga. Na outra variante o transtorno está diretamente ligado à esquizofrenia, transtorno de personalidade, toc (transtorno Obssessivo-compulsivo) hipomania, depressão e a já tão conhecida síndrome do pânico. Esses transtornos causam sofrimentos danosos aos portadores e se faz necessária uma avaliação médica e um tratamento rigoroso. Cariocinese o mesmo que mitose que na citologia vem ser o processo mediante o qual o material genético é duplicado com precisão, gerando dois novos conjuntos de cromossomos iguais ao original; cariocinese. Existe ainda a mitose anastral e citológica que é a mitose sem ásteres nem centríolos e que ocorre nas células vegetais.

O conjunto de microtúbulos que convergem radialmente em direção a um centríolo, chama-se ásteres. A psicose - maníaco – depressiva é o transtorno bipolar do humor caracterizado pela hipomania, a ciclotimia e o transtorno misto do humor. Quando se fala em cura torna-se difícil afirmar, mas existe controle. Os fatores biológicos ligados à genética, problemas psicológicos, genéticos e sociais contribuem para exacerbação da doença. Não podemos deixar de observar se esses transtornos têm algo em comum com a tendência familiar à doença, os fatores biológicos são relativos à neurotransmissores da síndrome. O estresse social e psicológico pode manter ou desencadear a doença. Por isso, devemos ter uma vida tranqüila evitando se possível às preocupações e o desprendimento total das energias para que não tenhamos que amargar um estresse emocional muito assoberbado e uma psicose sem tamanho.

O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante. A depressão do transtorno bipolar é igual à depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

ODr. Rodrigo Marot médico psiquiatra trata a fobia social, a depressão o pânico, o toc e a ansiedade. O Dr. Rodrigo Marot afirma que como característica desta síndrome - o início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade. Como toda doença o transtorno bipolar não fugiria a regra e teria sem dúvidas seus tipos característicos com suas nuanças e procedimentos.

O psiquiatra médico especialista para lidar e tratar essa síndrome é demais importante para o doente e seus familiares. Uma boa conversa, a maneira certa de agir e cuidar do doente são providências que só o profissional pode repassar. Se aceita a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e existem deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas.

O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão. Mesmo com essas observâncias de grande valia para doentes, familiares e estudiosos no assunto o Dr. Rodrigo Marot diz que outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica. Akiskal enumerou seis tipos de distúrbios bipolares que iremos apenas enunciar seus nomes específicos na medicina. A fase maníaca, a fase depressiva, sintomas maníacos, nesses estados o doente alterna momentos de alegria ou irritação agressiva. No outro tipo as idéias fluem com dificuldades, a capacidade física é comprometida, e falta de prazer para tudo. É bom lembrar que os que convivem com pessoas maníacas que elas mal conseguem acabar de expressar uma idéia e já está falando de outra numa lista interminável de novos assuntos.

Em alguns momentos ela se aborrece para valer, não se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaça, não reconhece qualquer forma de autoridade ou posição superior a sua. Como vemos é um dilema interminável para famílias que tem em seu seio pessoas com essa síndrome, é preciso bastante calma, saber lidar com o doente e leva-la constantemente ao médico psiquiatra para uma avaliação rigorosa, visto que o doente será tratado a base de medicamentos e estes não podem ficar ao alcance das crianças. Esses pacientes são normalmente tratados com lítio conforme expressam os especialistas, mas é preciso muito cuidado, pois o estado obsessivo pode ser o primeiro caminho para o suicídio.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-A AOUVIR E ALOMERCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 246 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/transtorno-bipolar-452561.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    transtorno

    ,

    polaridade

    Comentar sobre o artigo

    Nelson Lopes

    "ATENÇÃO !!! Advertimos ! O Ministério da Saúde errou! Fumar não provoca câncer. O que provoca câncer são determinados comportamentos que adotamos em relação à vida e que facilitam o ataque das substâncias nocivas existentes no cigarro".

    Por: Nelson Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 5,600
    Marcos Paterra

    O surgimento da faculdade mediúnica não depende de lugar, idade, condição social ou sexo. Pode surgir na infância, adolescência ou juventude, na idade madura ou na velhice.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Meditaçãol 05/08/2011 lAcessos: 518

    Atrelada aos vários campos científicos, a psicopedagogia emerge da necessidade de buscar soluções para os problemas de aprendizagem. Este artigo apresenta uma discussão sobre o campo de atuação e a importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Através de um estudo bibliográfico selecionou-se os pontos relevantes para esta discussão. O psicopedagogo precisa incidir suas atenções na dificuldade de aprendizagem, prevenindo-a e/ou resolvendo-a.

    Por: Maria Luiza Ferreira Duquesl Educação> Ciêncial 27/06/2011 lAcessos: 8,095
    Emanuela Silva de Sant'ana

    Este artigo discute a temática do sintoma na criança e sua relação com a dinâmica familiar e quais as implicações na formação da subjetividade do sujeito. E tratando-se de uma discussão em psicanálise, trará um enfoque diferenciado em torno do sintoma e sua construção na criança. Chamando a atenção da escuta analítica para o lugar da família na clínica com crianças.

    Por: Emanuela Silva de Sant'anal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 05/03/2015

    Existe aquele momento em que temos que escolher o que queremos fazer da nossa vida, chega o vestibular e muitas vezes os adolescentes se encontram em um mar de duvidas e opções que sem ajuda de um profissional pode trazer algumas complicações futuras.

    Por: Bruno Souzal Psicologia&Auto-Ajudal 19/02/2015 lAcessos: 18

    Todas as terapias, religiões e meditações são faces da mesma atividade, a Neuroreligação

    Por: Argos Arruda Pintol Psicologia&Auto-Ajudal 21/01/2015

    Freud revolucionou o movimento científico do sec XIX com o seu livro "A interpretação dos Sonhos" que veio criar uma nova ciência: A psicanálise.

    Por: Carlos Silval Psicologia&Auto-Ajudal 19/01/2015 lAcessos: 11

    ANO NOVO, VIDA NOVA! VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DISSO? O que você pretende neste novo ano? O que você vai fazer para alcançar o que você quer? Solte-se dos velhos padrões de pensamentos! Transforme-se. E a cada passo, agradeça pela conquista! E lembre-se!A realização dos seus objetivos trará alegria não só para você, mas também para aqueles que estão a sua volta.

    Por: Eunice Cerejal Psicologia&Auto-Ajudal 07/12/2014 lAcessos: 44
    Tiago

    Um processo transformador envolve a terra e todos seus habitantes ,uma amostra evolutiva do grande potencial para nosso planeta e também para o coletivo.

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 29/11/2014 lAcessos: 34
    José Luís Morado

    Esta serie de mini textos tem como objetivo mostras as "prisões invisíveis" que impedem o aprofundamento do autodescobrimento gerando problemas ou crises em nossas vidas e também impedem um maior desenvolvimento de talentos e habilidades. Filosofias eTradições Espirituais do mundo enfatizam a importância do autoconhecimento, mas na prática poucas pessoas investem nessa jornada. Nesta serie de mini textos pretendo dar uma ideia por que isso acontece.

    Por: José Luís Moradol Psicologia&Auto-Ajudal 25/11/2014
    Tiago

    A verdade mundial que há tanto tempo fora mantida em segredo começara a se desvelar em um momento único brilhante e irradiante a todos olhos que observarem a grande cena de transmutação total a qual nos aguarda que depende somente de nós e você !

    Por: Tiagol Psicologia&Auto-Ajudal 10/11/2014 lAcessos: 28

    Muitas vezes na vida sentimos vontade de desistir, mas por quais motivos? Podemos "culpar" as situações de nossas vidas, quando talvez o problema está dentro de si mesmo.

    Por: Biancal Psicologia&Auto-Ajudal 05/11/2014 lAcessos: 20

    Vivemos momentos de ilusões homéricas, de promessas mirabolantes, de mudanças políticas, de controle fiscal, reforma política, mas parece que a única solução para um país melhor seria a morte da corrupção. O primeiro presidente do PT Luís Inácio Lula da Silva, na campanha da eleição presidenciável, prometeu mundos e fundos, no entanto, as promessas não foram cumpridas, e lá se foram mundos e fundos e nada de proveitoso para o Brasil restou.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 31/03/2015

    Relevarei todos os insultos, todo o mal causado a minha vida... Elevarei o pensamento aos céus pedindo a Deus consolação. Levarei até o altar das ilusões todo o amor perdido sem guarida, eterno e deslumbrando, eu queria ser para alcançar a perfeição. Mas, afinal somos matéria corroída pelo tempo sem ilação perdida.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 31/03/2015

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    O Brasil vem passando por momentos difíceis e apenas algumas investigações foram feitas e com poucas prisões, no entanto os brasileiros almejam descobrir onde estão navegando os peixes grandes, que engolem toda a riqueza brasileira em forma de corrupção. Promessas prometidas em campanhas política são apenas promessas, pois não saem do papel e, em número considerável se transformam em pesadelos assustadores.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 24/03/2015

    Um homem se baseia sempre na experiência do outro para chegar as suas conclusões. O homem jamais chegará a um denominador comum, visto que as inter-relações humanas são grandiosas. O homem ensina a outro homem e esse deixa o seu legado para ser analisado a posteriori. Assim se faz a história da humanidade. Como o homem ainda é um ser imperfeito suas opiniões sobre a complexidade dos mundos e a Divindade não passam de meras especulações.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015

    Conservar a razão no afeto é uma ação que enleva o espírito humano, e pode beneficiá-lo com ações divinas e enobrecedoras, mesmo sendo imperfeito, o ser hominal está à procura da perfeição, enfrentando todas as pedras de tropeços que encontra pela frente. Quantas são dolorosas estas pedras e sua malignidade nos levam a pensamentos destrutivos e inaceitáveis.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 21/03/2015

    A vampiragem é uma palavra desconhecida nos dicionários, no entanto, ela é uma técnica que acompanhada a história dos homens. Desde os tempos mais primórdios a Vampiragem vem sendo usada e a aperfeiçoada pelos maiores pegadores. Aos olhos de um leigo a Vampiragem pode ser simplificada como um mero beijo no pescoço. Mas simplificações como essa só estimulam a regressão cultural da humanidade

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/03/2015

    Comments on this article

    0
    Alaim F.de Brito 11/07/2010
    Oi as pessoas da cidade onde moro sao enguinorates sobre estes tipo de doensa mentais quando surge probremas,com vizinhos,criansas,atendimento medicos com imfermeiros despreparados para lidar,chamao a policia sem motivo aparente,sem agresao fisica ou verbal so por egigir os seu direito como cidadao,pesso ajuda sobre meus direitos eque devo fazer sobre esta situasao ealei quando ligamos para eles os policiais eles nen ven ver oque esata acontesendo me ajuden.Obrigado
    2
    Ronaldo 17/11/2009
    Tenho um filho de 26 anos e acho o seu comportamento um tanto estranho. Antes de ir ao Seminário, até que êle tinha um bom comportamento. Depois de 5 anos e meio que esteve no Seminario, êle voltou pra casa porem diferente, principalmente comigo. Só conversa o necessário, não faz mais brincadeiras, enfim acho que houve um excesso de estudos onde talvez tenha modificado o seu comportamento. O que tenho que fazer?

    Ronaldo
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 05/10/2009
    MINHA ESTIMADA AMIGA EM QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE IRÁS ENCONTRAR O QUE QUERES. VEJA BEM, VOCÊ PARA ABRILHANTAR O SEU TCC EU TE DARIA A SUGESTÃO DE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E UMA COM UM PSIQUIATRA. DE POSSE DESSAS DUAS ENTREVISTAS O SEU TRABALHO IRÁ FICAR COM RESPALDO DE UM TCC.PARA NÃO GASTARES DINHEIRO VÁ ATÉ A SUA CIDADE CORNÉLIO PROCÓPIO E PROCURE NA BIBLIOTECA PÚBLICA OU PEÇA EMPRESTADO A UM MÉDICO OU PSICÓLOGO MENÇÕES SOBRE O ASSUNTO QUE CONSEGUIRÁS. NO ÚLTIMO CASO VOCÊ PODERÁ SE VALER DA INTERNET NO FAMOSO GOOGLE. O SITE MAIS COMPLETO QUE NORMALMENTE QUANDO TENHO DÚVIDAS EU PROCURO É O WIKIPÉDIA, MAS CUIDADO MESMO COM A REFORMA ORTOGRÁFICO OS PORTUGUESES CONTINUAM ESCREVENDO DIFERENTE DO BRASILEIRO. EXEMPLO A PALAVRA QUE NOS ESCREVEMOS FATO LÁ ELES ESCREVEM FACTO. NO MAIS DESEJO-TE SUCESSO E QUE DEUS E JESUS CRISTO ESTEJAM CONTIGO.
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 05/10/2009
    MINHA ESTIMADA AMIGA EM QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE IRÁS ENCONTRAR O QUE QUERES. VEJA BEM, VOCÊ PARA ABRILHANTAR O SEU TCC EU TE DARIA A SUGESTÃO DE UMA ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO E UMA COM UM PSIQUIATRA. DE POSSE DESSAS DUAS ENTREVISTAS O SEU TRABALHO IRÁ FICAR COM RESPALDO DE UM TCC.PARA NÃO GASTARES DINHEIRO VÁ ATÉ A SUA CIDADE CORNÉLIO PROCÓPIO E PROCURE NA BIBLIOTECA PÚBLICA OU PEÇA EMPRESTADO A UM MÉDICO OU PSICÓLOGO MENÇÕES SOBRE O ASSUNTO QUE CONSEGUIRÁS. NO ÚLTIMO CASO VOCÊ PODERÁ SE VALER DA INTERNET NO FAMOSO GOOGLE. O SITE MAIS COMPLETO QUE NORMALMENTE QUANDO TENHO DÚVIDAS EU PROCURO É O WIKIPÉDIA, MAS CUIDADO MESMO COM A REFORMA ORTOGRÁFICO OS PORTUGUESES CONTINUAM ESCREVENDO DIFERENTE DO BRASILEIRO. EXEMPLO A PALAVRA QUE NOS ESCREVEMOS FATO LÁ ELES ESCREVEM FACTO. NO MAIS DESEJO-TE SUCESSO E QUE DEUS E JESUS CRISTO ESTEJAM CONTIGO.
    0
    francilene 05/10/2009
    boa tarde estou no ultimo no de biologia
    e tenho ue fazer meu tcc ja estava quase tudo pronto mas depois qu vi uma eportagem sore o trantorno biolar fiquei apaixonada quero fazer uma revisão bibligrafica sobre o assunto e queri sabe se s odem me ajur com algum mterial
    bjsssssssssssssss
    obrigada
    meu end:rua:fadel jabur 107 ardm primavera cornelio procopio parana
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast