Agressividade

Publicado em: 18/12/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 50 |

Por definição, dentro de um parâmetro psicológico, a pessoa agressiva é aquela que reage a todo acontecimento, como se fosse uma prova, contenda ou disputa na sua leitura mental. A competição passa a reinar na alma da pessoa; e se fizermos um levantamento da história do indivíduo, descobriremos que desde cedo o mesmo se esforçou em demasia para não vivenciar a experiência da exclusão.

A agressividade se alia constantemente com outros sentimentos negativos, o principal deles é a inveja, devido à possibilidade da descarga da frustração e raiva. A inveja cria uma constante necessidade de fuga da situação dolorosa de se comparar e se sentir inferiorizado, partindo-se para o ataque. A agressividade é consequência de uma política não apenas econômica do nosso sistema, mas dirigida a esconder todos os sentimentos ou emoções negativas do tipo: cobiça, ódio, avareza e a inveja.

Todos os seres humanos (e inclusive os animais) trazem consigo um impulso agressivo. Nas sociedades ocidentais, bastante competitivas, a agressividade costuma ser aceita e estimulada quando esta vale como sinônimo de iniciativa, ambição, decisão ou coragem.

Duas características do transtorno de personalidade borderline ou transtorno de personalidade limítrofe:

O Tipo Impulsivo se traduz por instabilidade emocional e falta de controle de impulsos. Os acessos de violência ou comportamento ameaçador são comuns, particularmente em resposta a críticas de outros.

O Tipo Borderline também está sujeito a exuberantes manifestações de instabilidade afetiva, oscilando bruscamente entre emoções como o amor e ódio, entre a indiferença ou apatia e o entusiasmo exagerado, alegria efusiva e tristeza profunda. Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline se esforçam freneticamente para evitarem um abandono, seja um abandono real ou imaginado. O Borderline vive exigindo apoio, afeto e amor continuadamente. Sem isso, aflora o temor à solidão ou a incapacidade de ficar só, em presença de si mesmo.

A vida conjugal com essas pessoas pode ser muito problemática, pois, ao mesmo tempo em que se apegam ao outro e se confessam dependentes e carentes desse outro, de repente, são capazes de maltratá-lo cruelmente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicoterapia-artigos/agressividade-6362432.html

    Palavras-chave do artigo:

    agressividade

    Comentar sobre o artigo

    Profº Raul Cuore

    A violência e agressividade na juventude sempre existiram, mais atualmente estão tomando proporções incontroláveis. Existe uma necessidade urgente de retomar os valores morais e éticos que estão se tornando esquecidos pela juventude ou às vezes, tratados como obsoletos e fora da realidade. Este trabalho tem como objeto mostrar um pouco desta realidade que aflige a sociedade como um todo.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 5,500 lComentário: 2
    Idalina Gonçalves Fernandes

    Hoje a violência atinge milhares de pessoas, crianças, adolescentes, mulheres, não importa a raça e ou a situação sócio econômica. É praticada por qualquer pessoa, prejudicando a integridade física, moral e psicológica e chegando atentar contra a vida de outrem.

    Por: Idalina Gonçalves Fernandesl Educaçãol 22/06/2013 lAcessos: 53
    Elisângela Bresciani

    Reflexão sobre a questão comportamental infantil, em busca de compreensão da fronteira entre falta de limite e patologia.

    Por: Elisângela Brescianil Educaçãol 28/12/2009 lAcessos: 763

    Vivemos nos comparando e quando nos sentimos menos do que os outros, segundo algum item, imediatamente nos sentimos humilhados. A humilhação é a dor derivada de nos sentirmos por baixo, perdedores no jogo exibicionista. Fugimos da humilhação porque é uma das maiores dores que podemos sentir. Estamos expostos ao risco deste sofrimento porque vivemos numa sociedade que estimula de forma desmedida todas as formas de competição e todo o tipo de sucesso qu

    Por: maria de fatima jacintol Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/11/2010 lAcessos: 491

    Com taxas normais de serotonina no organismo, a pessoa atinge a saciedade mais facilmente, conseguindo desta forma controlar a ingestão de açúcares e demais alimentos calóricos.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/09/2008 lAcessos: 23,435 lComentário: 4

    A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. A agressividade é um tipo de comportamento normal que se manifesta nos primeiros anos de vida. Na infância, a agressividade é uma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. Na fase adulta, a agressividade se manifesta ainda como reação a fatos que aparentemente induzem o indivíduo à disputa e ainda a sentimentos. A agressividade é uma qualidade natural, humana ou animal, que tem a função de defesa diante dos perigos enfrentados e dos ataques recebidos. Agressividade e medo são emoções fundamentais na sustentação de processos decisórios. A agressividade é uma forma de nos protegermos, de dar limites, em família ou no trabalho. A ação está na agressividade, e a reação na violência.

    Por: Wagner Paulonl Relacionamentos> Relações Amorosasl 26/10/2009 lAcessos: 3,365

    RESUMO: O objetivo deste artigo é destacar que A primeira aprendizagem social da criança ocorre em casa. Pressupõe-se geralmente que em suas primeiras experiências com a família sobre todo às relações estabelecidas com a mãe sejam antecedentes decisivos de suas relações sociais posteriores, incessíveis seu comportamento na escola.

    Por: welda Medrado Santosl Educaçãol 14/11/2010 lAcessos: 672

    Incompetência e agressividade são sinônimos de insegurança. Líderes devem agir com equilíbrio, criatividade de empatia. Sua equipe não deve ser o alvo de sua insegurança pois serão os responsáveis pela execução das tarefas, trabalhando para o fim da crise. Seja empático.

    Por: Eduardo Varelal Negócios> Atendimento ao Clientel 25/10/2009 lAcessos: 367 lComentário: 1

    Todos nós já ouvimos dizer que a TV contribui para comportamentos antissociais? Esta é uma afirmação antiga, que começa a tomar forma com a recente divulgação de pesquisas, sobretudo envolvendo crianças.

    Por: ebdbrasil.coml Educação> Educação Infantill 14/03/2013 lAcessos: 74

    A violência de abuso sexual intrafamiliar aponta como autores pessoas que são de extrema confiança da criança e do adolescente, sendo estes padrastos, pais, irmãos, tios, e até mesmo mães. Assim existe na criança uma situação conflituosa de amor e ódio, e é extremamente relevante o acompanhamento psicológico que em muitas vezes, é necessário acontecer por toda vida. A referida pesquisa é de caráter bibliográfico com referências que contribuem para a construção deste estudo e de abordagem quantit

    Por: ELIZETE RIBEIRO SALESl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 24/03/2015
    Emanuela Silva de Sant'ana

    As doenças mentais sempre provocaram no homem o desejo de estudos e pesquisas que o levassem a um possível entendimento sobre os fenômenos psíquicos. Pode-se dizer que compreender o adoecimento mental sugere uma forma de tentar evitá-lo, de tornar-se vítima dele. A partir desta ótica encontram-se na contemporaneidade.

    Por: Emanuela Silva de Sant'anal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 05/03/2015
    Emanuela Silva de Sant'ana

    Este artigo discute a temática do sintoma na criança e sua relação com a dinâmica familiar e quais as implicações na formação da subjetividade do sujeito. E tratando-se de uma discussão em psicanálise, trará um enfoque diferenciado em torno do sintoma e sua construção na criança. Chamando a atenção da escuta analítica para o lugar da família na clínica com crianças.

    Por: Emanuela Silva de Sant'anal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 05/03/2015
    Emanuela Silva de Sant'ana

    Este trabalho visa apresentar uma revisão bibliografica sobre a problemática das afetações e dos fenômenos de ansiedade e depressão na adolescência no cenário social exposto na contemporaneidade. Serão abordados o pensamento de teóricos que muito têm se preocupado com com as discussões a cerca do tema nos dias de hoje.

    Por: Emanuela Silva de Sant'anal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 05/03/2015

    O presente artigo baseia-se na experiência pessoal de Psicoterapia realizada por uma Psicóloga na qual descreve seus diálogos internos e as transformações que vão ocorrendo em sua vida ao longo da terapia. Com uma narrativa autobiográfica, o texto visa explicitar caminhos possíveis de crescimento e amadurecimento pessoal através da processo psicoterápico de um modo lúdico e único.

    Por: Monika Mastrantoniol Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 21/02/2015 lAcessos: 18
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho de Psicobiologia em que o Autor analisa e expõe os graves conflitos psicossomáticos derivados do comportamento Sado-Masoquista presente na maioria das famílias atuais.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/01/2015 lAcessos: 14
    Psicologa Maris V. Botari

    O artigo trata sobre algumas variáveis que dificultam a expresão de sentimentos, emoções e atitudes, levando os indivíduos a apresentarem dificuldades de relacionamento social, afetivo e familiar

    Por: Psicologa Maris V. Botaril Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/01/2015 lAcessos: 14
    Psicologa Maris V. Botari

    Este artigo trata sobre a diferenciação entre sentimentos e emoções, levando-nos a refletir sobre a singularidade dos mesmos.

    Por: Psicologa Maris V. Botaril Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/01/2015 lAcessos: 18

    As preocupações com a limpeza das fachadas dos edifícios devem ser constantes, principalmente por dar a primeira impressão ao condomínio. Além da manutenção periódica, com procedimentos como pintura e rejuntamento, as fachadas necessitam de uma lavagem por meio de especializadas empresas de limpeza. O ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza de fachadas. Encontre especializadas empresas de limpeza em Salvador.

    Por: natalia87l Casa & Jardim> Móveisl 11/03/2013 lAcessos: 31

    A cada nova estação, novos aparelhos são elaborados para novos métodos para tratamentos de estética. Conheça aparelhos (novas máquinas para procedimentos já conhecidos) e alguns dos recentes tratamentos. Infravermelho e endermologia; Alimentação e exercícios auxiliam; Aparelhos multifuncionais; Preenchimento com ácido hialurônico (para os menores e mais moderados graus da celulite); Ultrassom e Radiofrequência; e Lipoayslim.

    Por: natalia87l Beleza> Cirurgia Plástical 11/03/2013 lAcessos: 51

    Nada como receber os amigos em casa para uma festinha casual de fim de semana ou para um happy hour. Porém, planejar e organizar um pequeno encontro não é tarefa tão fácil assim. Elaboramos dicas de como ajudar você a receber seus amigos em casa. O cardápio deve ser prático e rápido. Contratar um buffet em casa para sua festa também é uma ótima opção para aproveitar a reunião.

    Por: natalia87l Relacionamentos> Amizadel 11/03/2013 lAcessos: 30

    Uma das principais preocupações na organização de qualquer festa de casamento é o buffet de casamento e a decoração. Da clássico, tradicional à festa mais colorida, despojada e moderna, esses dois itens planejamento devem estar alinhados no planejamento. Aliado ao bom gosto da decoração, o casamento será, certamente, surpreendente (encontre também buffet em Bauru para casamento).

    Por: natalia87l Press Releasel 08/03/2013 lAcessos: 14

    Na hora da limpeza da cozinha, é necessário um pouco mais de cuidados do que simplesmente lavar a louça ou cuidar da forma que os alimentos são guardados. Selecionamos algumas dicas de limpeza de casa para facilitar a tarefa da limpeza na cozinha.

    Por: natalia87l Casa & Jardim> Móveisl 06/03/2013 lAcessos: 43

    Gerado a partir da sigla DDT (Dicloro Difenil Tricloretano), poderoso inseticida, a dedetização se popularizou na aplicação doméstica como "dedetizar". Devido a sua alta propriedade residual o composto foi proibido em diversos países, em virtude de danificar o ambiente e prejudicar a saúde de humanos e animais. Hoje a técnica é realizada por empresas especializadas com técnicas de aplicação como pulverização, atomização, polvilhamento e aplicação de gel.

    Por: natalia87l Casa & Jardim> Móveisl 28/02/2013 lAcessos: 53

    Os carpetes trazem mais vantagens e benefícios quando comparados com outros pisos, além de ser prático, elegante e versátil. Algumas vantagens são: Segurança e conforto; Isolamento acústico (ruído); Isolamento térmico; Limpeza; Camuflagem; Diversos tipos de aplicação; Flexibilidade; Econômico; e Durabilidade.

    Por: natalia87l Casa & Jardim> Móveisl 21/02/2013 lAcessos: 37

    A Otoplastia é o método cirúrgico utilizado corrigir o tamanho e a posição das orelhas. Este tipo de cirurgia normalmente é procurado pelos pacientes que possuem as chamadas "orelhas em abano", característica física que pode vir a diminuir a autoestima de uma pessoa, principalmente adolescentes em idade escolar. Essa particularidade é hereditária e se caracteriza pelo ângulo maior do que o normal entre a orelha e o crânio. A cirurgia modela a cartilagem auricular, diminuindo-a, caso necessário.

    Por: natalia87l Beleza> Cirurgia Plástical 14/02/2013 lAcessos: 40
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast