Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional

06/01/2009 • Por • 12,765 Acessos

Até algum tempo ouvia-se falar de Q.I, testes mostravam como era importante que um indivíduo demonstrasse toda sua capacidade e inteligência, entretanto, com estudos realizados, foi provado que não é o bastante que uma pessoa tenha conhecimento vasto em uma ou várias áreas, mas que, além disso, saiba lidar com conflitos e resolver problemas das mais diversas ordens. Surge então um novo conceito, o conceito de inteligência emocional.


Mas afinal, no que consiste tal habilidade?


É um conjunto de competências. Elas têm cinco componentes principais:



  • Autopercepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

  • Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.

  • Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

  • Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.

  • Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe. 


Desenvolvendo a Inteligência Emocional


Um programa para desenvolver a inteligência emocional de uma pessoa, precisa cumprir as seguintes etapas:



  • Relacionar as principais competências comportamentais desta pessoa em relação ao seu contexto, pessoal e profissional.

  • Fazer uma avaliação destes comportamentos, comparando o grau atual destas competências, com o grau desejável naquele contexto.

  • Executar um treinamento, em relação aos comportamentos pouco desenvolvidos, com ações práticas.

  • Controlar os resultados até conseguir atingir as metas pretendidas.


Depois de saber quais os pontos fortes e as limitações, a pessoa deve ser orientada a desenvolver as competências comportamentais que mais estão prejudicando seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Habilidades como empatia, flexibilidade, espírito de liderança, poder de persuasão, motivação, comunicação e relacionamento interpessoal, entre outras, devem fazer parte do programa de desenvolvimento de sua Inteligência Emocional.


É preciso que a pessoa faça uma planilha com as competências que precisa desenvolver e aproveite todas as situações de sua vida pessoal e profissional para praticá-las.


Treinando...


Desenvolver a inteligência emocional é como andar de bicicleta, é preciso praticar até tornar estas competências algo natural em sua vida. Se alguém tem dificuldade de falar em público, e esta competência é fundamental para o desenvolvimento de sua carreira, então será preciso praticar esta atividade até tornar-se espontânea.


Segundo pesquisas, o cérebro emocional aprende através de experiências repetidas. Portanto, depois de identificar seus pontos fracos, é preciso centrar forças neles até desenvolvê-los. É necessário enxergar as oportunidades do dia a dia para praticar suas competências em desenvolvimento.


Quem precisa desenvolver a Inteligência Emocional


Todas as pessoas se beneficiarão ao desenvolver sua Inteligência Emocional. Estudantes conseguirão melhor aproveitamento na escola. Jovens terão melhores condições de conseguir seu primeiro emprego, e construir uma carreira de sucesso desde o início. Profissionais terão melhores oportunidades de crescimento e condições de assumir cargos de chefia. Chefes terão melhores condições de liderar suas equipes. Enfim, a Inteligência Emocional poderá ser a diferença entre uma trajetória bem sucedida, com uma vida cheia de realizações, ou uma carreira medíocre.


Baseado nos estudos atuais é possível afirmar que a Inteligência Emocional tem maior impacto na realização pessoal, profissional e na felicidade de uma pessoa, do que o QI, quociente de inteligência. Por isto é tão importante aprendermos a desenvolver nosso quociente emocional, ou QE.


Mais artigos no www.profissionalizando.com e aprenda inglês gratuitamente no www.inglescurso.net





Perfil do Autor

Milena Queiróz Gonçalves

Fluente em Inglês, Graduada em Letras/Inglês, pós graduada em tradução simultanea,professora de Inglês, tradutora, autora da coleção...