É Paixão Ou Amor?

Publicado em: 10/06/2008 |Comentário: 14 | Acessos: 102,521 |

Há muito pouco tempo os cientistas associaram a feniletilamina (um dos mais simples neurotransmissores conhecidos) com a paixão, pois a mesma já havia sido identificada há aproximadamente um século. Esta é uma molécula natural semelhante a anfetamina e suspeita-se que sua produção no cérebro possa ser desencadeada por eventos tão simples nas situações de flerte (trocas de olhares, por exemplo) e nos momentos de toque e carícias com outro ser humano.

Normalmente o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina, e esta substância pode responder, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados em uma contínua estimulação. Dessa maneira, no início do relacionamento, e aqui me refiro a paixão, há sensação que emerge é a de um perfeito bem-estar. O casal sente necessidade de permanecer junto grande parte do tempo, senão, todo tempo, afinal, precisam ficar juntos para se conhecerem, amarem-se. Nesse período, pouco importa a personalidade de cada um, caem as defesas, o raciocínio temporariamente suprimido para muitas análises no que se refere ao outro se torna oblíquo e viesado, hiperdimensionando suas qualidades e subestimando suas falhas. A sensação pode ser de amor à primeira vista. Um outro dado interessante é que a feniletilamina existe em altos níveis no chocolate, o que fez com que alguns cientistas procurassem dar explicações racionais para esclarecer o porquê as pessoas compram chocolates para suas amadas.

As associações primevas entre a feniletilamina com a paixão tiveram início com uma teoria proposta pelos médicos Donald F. Klein e Michael Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque. Há outros neurotransmissores que podem estar envolvidos nos estados relacionados à paixão e seus efeitos. A Dra. Donatella Marazziti, psiquiatra da Universidade de Pisa, acredita que pessoas os apaixonados estejam num quadro semelhante a um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Inegavelmente, a paixão e o Transtorno obsessivo-compulsivo compartilham diversos aspectos comuns. E isto não é meramente uma teoria sem fundamentos: "ambos estados associam-se a baixos níveis cerebrais de serotonina, uma substância química fabricada pelo corpo que nos ajuda a lidar com situações estressantes". Uma segunda descoberta do trabalho da Dra. Marazziti e não menos importante merece ser mencionada: bebidas alcoólicas também diminuem os níveis de serotonina no cérebro, por exemplo, fornecendo a ilusão de que a pessoa do outro lado da danceteria de onde você se encontra é o grande amor da sua vida. Logo, cuidado com as noitadas e os excessos no consumo de álcool, pois, você pode dormir com o príncipe, ou ainda, com a princesa dos contos de fada e acabar acordando com o cavalo, ou ainda, com a própria bruxa.

A antropóloga da Universidade Rutgers e autora do livro “Anatomia do amor”, Helen Fisher, demonstrou que os sintomas provocados pela paixão, como a euforia, a falta de sono, ou ainda, de apetite estão associados a altos níveis de dopamina e norepinefrina, estimulantes naturais do cérebro.

Outros estudos apontam que os seres humanos são biologicamente programados para se sentir apaixonados entre 18 a 30 meses. Em um levantamento que contou com a ajuda de cinco mil pessoas de 37 culturas diferentes, foi descoberto que a paixão possui um "tempo de vida", tempo longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e reproduza. Depois disso, este sentimento evolui para emoções mais brandas, ou ainda, cada componente da díade tem a opção de migrar para um outro relacionamento recomeçando todo o ciclo. Dessa forma, compete ao casal continuar ou não no relacionamento, promovendo-o a um novo estágio, como novos investimentos e novos graus de compromissos. Em caso de permanecerem unidos e voltados um para o outro, se habituarão a manifestações mais brandas de afetividade como o companheirismo e a tolerância. É isso o que concebemos enquanto amor, ao menos, do ponto de vista fisiológico.

Dificilmente, a paixão resiste a mais de dois anos. Pode-se dizer, então, que geralmente estar com o(a) mesmo(a) parceiro(a) por mais de dois anos seja um forte indício do é amor presente cimentando a relação. Tanto a dopamina quanto a feniletilamina estão relacionadas com as endorfinas. E endorfinas viciam. E como todo vício, produz síndrome de abstinência quando somos privados. Todo o sofrimento pelo qual passamos quando levamos um fora do objeto de nossa paixão nada mais é do que síndrome de abstinência.

Entretanto, apesar de todas as pesquisas e descobertas, ainda paira uma sensação de que a evolução, por algum motivo, deu-se no sentido de que surgisse o amor não-associado à procriação, quem advoga esta teoria, fundamentada em muitas de suas pesquisas é a antropóloga Helen Fisher. Calcula-se que isso deva ter acontecido há aproximadamente 10.000 anos e que tenhamos herdado este legado amoroso. Dessa forma, os homens passaram realmente a amar as mulheres, não como mera reprodutoras, e algumas destas passaram a olhar os homens como algo mais além de provedores para o sustente de si mesmas e de suas proles.

Até que se prove o contrário o amor é um aspecto inerente da espécie humana; talvez os animais também sejam capazes de amar, ou pelo menos de se apaixonarem, antropomorficamente falando, mas, não possuam meios para verbalizarem seus afetos. E desde o nascimento, um hormônio secretado pela hipófise e que nas mulheres também estará relacionado à estimulação da lactação e o desencadeamento das contrações uterinas é aquele relacionado com as primeiras formas de apego do ser humano, entre os novos seres viventes e seus cuidadores. Ao longo do tempo estes, transferirão tais vínculos para outros parceiros nos quais investirão seu amor. Assim, novamente reiniciraá todo o processo de produção para novas quantidades do peptídeo oxitocina que regerá, não mais o apego parental, mas, o novo investimento entre parceiros que decididamente permanecerão juntos com laços estáveis de companheirismo. Este hormônio sensivelmente diminuirá os efeitos do estresse do ambiente e também estará relacionado a uma melhoria do sistema imune e conseqüentemente a uma melhor qualidade de vida nos seres humanos que se beneficiarão diretamente e indiretamente do vínculo constituído.

Aparentemente, contrastando-se paixão ao amor, à primeira vista, parece que a paixão leva muitas vantagens devido aos seus arroubos românticos e porque geralmente relacionados o amor aos exemplos cotidianos que conhecemos e que relacionamos a divórcios, separações, infidelidades, dentre outras inúmeras situações. Mas, não nos enganemos. A despeito desses exemplos, eles não se constituem uma amostra representativa da realidade, muitos estudos afirmam que casais que permanecem juntos (por exemplo, em casamentos) estão aparentemente protegidos contra eventos adversos da vida, ou ainda, situações como doença, pobreza, ou a perda de familiares. Acontecimentos esses que provavelmente uma pessoa apaixonada, dada a efemeridade da paixão, provavelmente preferirá não permanecer para dar suporte de qualquer natureza. Neste sentido, os parceiros que se amam acabam atuando como uma equipe em sinergia para o bem em comum. Dessa forma, segundo alguns autores relacionamentos de longo prazo atuam como um recurso social e psicológico que ajudaria as pessoas a resistirem melhor às possíveis perdas e às adversidades.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 19 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/psicoterapia-artigos/e-paixao-ou-amor-444405.html

    Palavras-chave do artigo:

    paixao

    ,

    amor

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo aborda pontos concernentes ao crime passional, no que tange aos componentes que permeiam a seara delituosa e permitem categorizá-lo no intento de analisar o contexto punitivo em decorrência da evolução sóciocultural.

    Por: Danielly Ferlinl Direito> Doutrinal 20/07/2010 lAcessos: 2,944 lComentário: 1

    ...Essa passividade é quando estamos apaixonados e tantas paixões foram meu bom amigo, tantas... ...Na paixão a sua morada é um castelo com uma torre muito alta e única, para lá das nuvens, de onde nada se vê, só o outro. E isso dura pouco tempo, por ser cansativo...O amor é difícil, mas é quem nos faz ver o mundo, tudo, que nos faz respirar, crescer, rir chorar com a mesma comoção que o fizemos quando éramos crianças sem maldade alguma. Só se cresce quando se ama e se é criança a acompanhar e..

    Por: viriato mondeguinol Literatura> Crônicasl 07/07/2014
    Leticia Carrijo

    consigo tirar alguém dos meus pensamentos. Háaaaa, minha respiração está ofegante e estou desconcentrada(o). Um leve suor nas mãos e minhas pernas insistem em tremer só de pensar em seu nome. Quando chego perto, que sensação estranha! Tremo, fico gelada e não dá vontade de ir embora.

    Por: Leticia Carrijol Relacionamentos> Relações Amorosasl 09/10/2013 lAcessos: 47
    Camila Mendes

    Você já se apaixonou de verdade alguma vez? Sabia que tem muitas pessoas que passam suas vidas inteira sem sentir paixão ao menos uma vez, você pode gostar de várias pessoas, amar muitas pessoas ao longo de sua vida, mas paixão.... paixão é um sentimento diferente, um sentimento muito mais forte e incomum.

    Por: Camila Mendesl Relacionamentos> Relações Amorosasl 11/02/2011 lAcessos: 699 lComentário: 1
    Everton Marques de Carvalho

    Qual o maior segredo que um homem é capaz de esconder? Sua riqueza ou sua pobreza? Uma outra família? Sua idade? O número dos sapatos? Muitas são as coisas que um homem é capaz de esconder, manter enclausuradas nas entranhas de sua alma. Mas ele jamais será capaz de esconder uma paixão.

    Por: Everton Marques de Carvalhol Educação> Ciêncial 12/03/2010 lAcessos: 2,191

    Sente que a sua relação perdeu a paixão? Ou que já deseja tanto estar mais tempo com o seu parceiro? O passar do tempo devia fortalecer a relação e a paixão. No entanto, às vezes a vida é tão preenchida que as relações são deixadas para segundo plano, perdendo terreno para a carreira e para os filhos.

    Por: Ana Patriciol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/08/2012 lAcessos: 87
    Mari

    UM APANHADO GERAL DO QUE UMA PAIXÃO PROVOCA OS SINTOMAS DA PAIXÃO *Este é um apanhado feito por mim. *Perde o apetite – emagrece. *Perde o sono – fica a noite inteira conversando, trocando e-mails ou fazendo sexo com o amado e no dia seguinte está novinho em folha. *Chora muito e á toa – chora de soluçar. *Fica fora do ar, sonhador, suspira a toa. *Em segundos passa da euforia á fossa. *O coração bate mais forte, dispara.

    Por: Maril Relacionamentosl 05/01/2010 lAcessos: 3,278 lComentário: 6

    A felicidade imanta o meu ser, entro em êxtase vibracional, no entanto, meu ego se altera para todo mundo ver, o meu corpo se altera meio descomunal. Quando um grande amor amadurece, os tremores constantemente se alternam o corpo não resiste e a rosa não floresce, o íntimo se refina e, os desejos jornadeiam. O imã do amor me aconchega delicioso, o carinho e o afago do meu amor se transformam, a minha amada transborda em carinho astucioso e uma entrega sem pudor nos delicia e ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 08/10/2014

    Colhemos aquilo que semeamos. Amor. Paixão. Desejo. A voz do amor. Cumplicidade.

    Por: Reinaldo Lamenzal Literatura> Poesial 30/06/2009 lAcessos: 234
    Bruno Moraes

    A TPM ou síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) é um distúrbio neuropsicoendócrino que atinge a mulher na fase reprodutiva gerando alterações físicas, psíquicas e sociais, ocorrendo na segunda metade do ciclo menstrual, e desaparecendo nos primeiros dias após a menstruação. A TPM é responsável pelo comprometimento dos relacionamentos e da produtividade da mulher, afetando o ambiente familiar, social, escolar e profissional...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 29/10/2014 lAcessos: 15

    A música como sabemos e já comentamos, é composta por silêncio, letra e melodia, em outras palavras é Real, Simbólico e Imaginário. É nesses três elementos de composição musical a qual quero fazer referencia a topografia dos três registros.

    Por: Samuel Gouveperl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 24/10/2014
    Bruno Moraes

    A síndrome do pânico, denominada pela psiquiatria como transtorno do pânico, é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por ataques súbitos de medo e desespero, um mal-estar intenso que alcança sua intensidade máxima em até 10 minutos. A pessoa tem a clara sensação de que vai morrer, ou que um mal súbito irá acontecer com ela. O pensamento de que existe uma doença perigosa acometendo o seu corpo, geralmente percorre a mente de quem passa por essa enfermidade. Sintomas relacionados são...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 23/10/2014 lAcessos: 20

    O estudo da psicomotricidade é de fundamental importância para se averiguar o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças. Para efeito de estudo, tem-se por referencial teórico-metodológico as reflexões elaboradas por Henri Wallon, dentre outros teóricos ligados ao assunto em questão, cujos trabalhos utilizamos na elaboração e no desenvolvimento do presente artigo.

    Por: Jeniffer Souzal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 07/10/2014

    O tema que se apresenta trata da importância da família na recuperação dos adolescentes que integram a Ong Proreavi. Para uma melhor realização do projeto, foram feitas pesquisas bibliográficas e também em campo. Foi escolhida uma instituição que atende adolescentes de diferenças faixas etárias para que pudéssemos entender melhor através da observação qual a importância que a família exerce na recuperação dos mesmos.

    Por: Angélica Aparecida Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 04/10/2014

    O presente artigo visa apresentar os resultados do trabalho desenvolvido no Colégio Educacional de Itaú de Minas que teve como objetivo compreender os aspectos que envolvem e favorecem a inclusão no âmbito escolar e o trabalho com professores e diretores da escola, discutindo e promovendo ações que contribuem para que a prática inclusiva aconteça no cotidiano escolar de uma forma mais abrangente e significativa.

    Por: Neiliane C. de Ol. Nascimentol Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 03/10/2014
    Bruno Moraes

    O TAG é uma das manifestações dos transtornos de ansiedade que atinge uma parcela significativa da população, os critérios para o diagnóstico deve apresentar: Por um período de pelo menos 6 meses, na maioria dos dias, a pessoa apresenta ansiedade e/ou preocupação excessiva na maioria das suas atividades diárias, com prejuízos significativos...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 01/10/2014 lAcessos: 15
    Bruno Moraes

    O amor obsessivo ou patológico se da quando o desequilíbrio interno da pessoa a leva a dependência de seu parceiro. No amor patológico, a pessoa ama loucamente, freneticamente, sem se importar se o objeto de seu amor tem a menor intenção de corresponder esse sentimento...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 01/10/2014 lAcessos: 17

    Segundo estimativas no mundo toda a violência está entre as principais causas de morte do mundo todo. No entanto, embora os números sejam preocupantes, há uma quantidade de pesquisa incipiente no tocante a violência que é um fenômeno progressivo e que muitas vezes se manifesta no começo do namoro entre os jovens casais que se escolhem para seguir um caminho juntos e desenvolverem um relacionamento afetivo-sexual.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 23/01/2009 lAcessos: 25,241 lComentário: 8

    Este texto revela algumas características do relacionamento denominado namoro e seus desdobramentos para homens e mulheres do Terceiro Milênio

    Por: Thiago de Almeidal Relacionamentos> Relações Amorosasl 23/01/2009 lAcessos: 3,289

    Atualmente, o estresse ocupacional é um problema que ataca profissionais de todas as áreas de atuação, sendo que alguns profissionais podem ser mais afetados que outros, como os bibliotecários. Neste artigo veremos um pouco mais da realidade destes profisisonais e os problemas relacionados ao estresse.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 23/01/2009 lAcessos: 1,829 lComentário: 1

    Embora a violência seja enquadrada como física (e nesse caso incluímos também a violência sexual) e/ou verbal, podemos dizer que ela opera também no espaço do implícito, do não-dito, da negligência e da omissão e que, ficam melhor evidenciados quando tratamos, por exemplo, de pessoas deficientes. Para este segmento da população mecanismos violentos tais como: a segregação e o preconceito, a exclusão social, a estigmatização, a omissão e a negligência podem ser ainda mais prejudiciais.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 23/01/2009 lAcessos: 1,490 lComentário: 1

    Entre todos os tipos de ciúme citados na literatura científica, o ciúme romântico, isto é, aquele que ocorre em relacionamentos amorosos, é um dos que tem despertado maior atenção de psicólogos e leigos. Segundo alguns teóricos, ele seria inerente, isto é, constitutivo da natureza humana de maneira com que todos nós seríamos ciumentos em maior ou em menor grau. Todos sentimos ciúme e não somente as pessoas que amam ou as que estão vinculadas afetivo-sexualmente a algum(a) parceiro(a).

    Por: Thiago de Almeidal Relacionamentos> Relações Amorosasl 23/01/2009 lAcessos: 48,131 lComentário: 5

    O presente trabalho tem como objetivo analisar as variáveis as quais um comportamento ciumento é produzido e mantido ao longo do tempo. Para isso, fez-se uma análise funcional do filme Ciúme: o inferno do amor possessivo, visando descrever as contingências de reforçamento em que a personagem Paul é exposta, baseando-se principalmente, na literatura da Análise do Comportamento. Embora esse tema faça parte de diversos artigos na Psicologia, poucos são da respectiva abordagem.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 23/01/2009 lAcessos: 13,599 lComentário: 4

    Internacionalmente o dia dos namorados é tradicionalmente comemorado como Dia de São Valentim, no dia 14 de fevereiro. No entanto, no Brasil celebramos anualmente no dia 12 de Junho, exatamente na véspera do dia de um outro santo da igreja católica chamado santo Antônio, também conhecido por seus ‘méritos’ enquanto casamenteiro.Mas, quem inventou o dia 12 de junho, dia dos namorados no Brasil, não foram às pessoas apaixonadas. Saiba mais...

    Por: Thiago de Almeidal Educação> Ciêncial 10/06/2008 lAcessos: 2,187

    Quer seja para procurarem um novo amor, quer seja para obterem um melhor posto em seu trabalho, ou ainda, para obterem um encaminhamento para lidar com as diversas situações-problemas do seu cotidiano com uma maior proficuidade, as pessoas mais cedo ou mais tarde, deparam-se com a questão da timidez. Este artigo versa acerca disso.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 1,923

    Comments on this article

    1
    laureana jose 05/11/2011
    o amor em volve cumplicidade, ternura, a tençaõ,è o sentimento mais forte que a paixaõ
    1
    Aparecida 27/08/2011
    Paixão e um sentimento forte uma coisa avassaladora, que a pessoa age sem pensar no que pode acontecer age por impulso, o amor e o contrario calmo com muito cuidade com o outro e pensa muito antes de fazer qualquer coisa, e doce como o mel e auece como a brisa, a paixão e o estupi e o vulcão em erupção.mais muitas pessoas confunde os sentimentos são parecidos no começo mais e diferente, preste atenção nos seus atos e descubrira o que sente.
    0
    Josefina Guttenberg 26/07/2011
    Amor e algo eterno e frustrante mas paxao e passageira, e aventura e gostosa
    0
    gisele 15/07/2011
    paixão é passageira amor é duradouro
    -1
    leonardo 30/06/2011
    eu estou ficando com uma menina da minha escola ,esse é meu primeiro relacionamento ,nós nos conhecemos a exato um mês ,nós fizemos sexo e outras coisas ,ela disse que me ama ,eu disse que amo ela tambem mas eu sei que no começo eu só estavaa apaixonado e ansioso pois eu nunca namorei. eu não consigo ficar longe dela e sou muito ciumento ,isso tem me feito perder o apetite e me excluir das pessoas e da minha familia.eu tenho muito medo de perdela pois o modo como nos conhecemos e ficamos não deixam eu confiar nela ,ela só tem 15 anos e eu 16 ,e sei que nessa idade ela ama todo mundo.eu tenho duvida se ela me ama e ou se esta apaixonada ,e se me ama ,tenho medo de ser apenas mais um amigo.amanha preciso conversar com ela , ela é daquelas pessoas que tem mania de agarrar os outros e ela fica agarrando seus amigos e isso me deixa com ciume.isso me faz sentir que eu sou só mais um.mais todos dizem que ela gosta muito de mim.isso só piora porque eu naum tenho alta confiança em mim. oque eu faço? to sofrendo e to sofrendo mais ainda porque estou sem fome e estou emagrecendo rapido pois sou muito ansiso.tenho vergonha de falar com meus pais.
    0
    helton 30/06/2011
    O homem ama naturalmente a verdade e o bem, e deles só se aperta quando as paixões o arrastam e extraviam.
    2
    fernanda 20/05/2011
    eu nao sei se e amor que eu to sentido ou paixao mais eu sei que eu sinto alguma coisa por ele eu queria saber oque e?
    1
    ilma correa 13/01/2011
    o senhor foi bem claro em dizer paixão e amor.
    paixão para mim é ilusão é sofrimento pois acaba logo.
    e o amor constroi. pois vai de devagar. lembro-me. de um texto
    biblico. o amor é consruido na rocha e a paixão na areia.
    obrigado. dr. THIAGO DE ALMEIDA. Muito bom ler suas motérias.
    meu saudoso comprimentos.
    1
    Aline dos Santos 03/11/2010
    quando alguem ama outra pessoa de verdade, por essa pessoa tem coragem de desafiar o mundo se for preciso claro se a outra pessoa corresponder sem depois se arrepender, mas quando é paixão podem até desafiar no começo mas depois podem até se arrepender mesmo se a outra pessoa corresponder.
    -1
    rodrigo 05/10/2010
    a paixao e passageira!!!!!!! ja o amor e tudo que a boca pode comer.........
    -3
    simpatico 08/09/2010
    Para ele se apaixonar Oração forte para chamar alguém. SIMPATIA INFALÍVEL, PORÉM NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁS... SALVE POMBA-GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADA! Atrás de mim você ... vai vir de rastros, apaixonado e manso. Salve Pomba Gira MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS! Dizendo assim: Conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: QUE ... não coma e não durma, NÃO BEBA, NÃO TRABALHE, NÃO CONSIGA SE DIVERTIR, FIQUE TRISTE, DEPRIMIDO E SÓ PENSANDO EM mim . ... se não estiver ao meu lado. Que seu corpo queime de desejo E TESÃO por mim ... Que seu desejo por mim o deixe cego para outras mulheres. Que nenhum outra consiga fazer com que sinta prazer, somente eu terei esse poder. Que...deixe de vez todas as outras MULHERES QUE TIVER NA RUA, E EM CASA TOME ODIO E RAIVA DELAS E NÃO PROCURE MAIS NENHUMA OUTRA QUE NÃO SEJA EU. Que ele ... me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado. E, que ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS O TEMPO TODO. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE ... IRÁ PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTÁ EM MIM,... IRÁ FICAR LOUCO DE DESEJO, TESÃO E FICARÁ MUITO EXCITADO AO PENSAR EM MIM, NESTE MOMENTO PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE FAÇA ... FICAR LOUCO DE PAIXÃO, DESEJO, TESÃO E MUITO EXCITADO POR MIM ...E FICARA LOUCO DE VONTADE DE ESTAR COMIGO, ME ABRAÇAR, ME BEIJAR E FAZER AMOR LOUCAMENTE COMIGO. E Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos ERÓTICOS comigo fazendo assim com que SE APAIXONE CADA VEZ MAIS POR MIM. PEÇO AJUDA A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, QUE FAÇA ... ME ACHAR LINDA, ME ACHAR GOSTOSA E ACHAR O MEU CORPO LINDO E FICAR LOUCO POR MIM E SENTIR CIUMES DE MIM. Que...sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça ele sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE ME TORNE UMA MULHER MUITO BOA DE CAMA, QUE EU SEJA FOGOSA, ATRAENTE, SEDUTORA, SEXY, ME DE O PODER DE CONQUISTAR A TODOS OS HOMENS QUE EU QUISER E QUE EU LEVE... LOUCURA QUANDO ESTIVERMOS FAZENDO AMOR, QUE ELE GOZE VÁRIAS VEZES E SÓ DE ENCOSTAR EM MIM ELE FIQUE LOUCO DE TANTO DESEJO E MUITO EXCITADO, QUE A GENTE FAÇA AMOR LOUCAMENTE COMO ELE NUNCA FEZ COM NINGUEM, QUE A GENTE SEMPRE CONSIGA # JUNTOS E SEJA UMA EXPLOSÃO DE TANTO AMOR, DESEJO E TESÃO. Agradeço por estar JUNTO DE TODOS OS OUTROS QUE DIVULGUEI trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido, DE TRAZER ...MUITO APAIXONADO, CARINHOSO, FIEL, ROMANTICO E AMAVEL COMIGO. OBRIGADO MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, CONFIO EM TEUS PODERES E QUERO QUE ESTEJA SEMPRE JUNTO DE MIM, ME TORNE UMA MULHER MUITO LINDA, JOVEM, DELICADA, AMADA E QUERIDA POR TODOS, ABRA TODOS OS MEUS CAMINHOS AJUDE-ME A CONSEGUIR TUDO O QUE EU QUERO COM RAPIDÊS E URGÊNCIA. MUITO OBRIGADA POR TUDO SEJA MINHA GUARDIÃ TODO O MOMENTO. Copie e cole um pedido igual a este aqui em 7 altares diferentes e dentro de 7 dias seu pedido será atendido
    1
    Roderick Verden 23/08/2010
    Gostei muito do texto. Na paixão temos mesmo o costume de superestimar a pessoa. No meu caso, me sinto dividido: um lado meu acha a amada maravilhosa; outro lado já desconfia dela... Daí, sofro uma grande guerra na minha mente. Recentemente, fui acometido de uma paixão, e sofri! Tudo terminou, só restando lembranças e... mágoas.
    1
    elcidio 31/05/2010
    o amor ou paixão na verdade o ser humano desconhece a sua nobreza,porque amor é vida é o sustento de um apaixonado,a paixão é a razão da sua saudade desejo de amar,saber amar é uma arte ser feliz é uma benção maravilhosa,amor é diferente da paixão amor cuida zela, sofre o amor é insáciavel enquanto que paixão é atração,desejo é sentir-se atraido por alguem esssa pssao te fazer falta quando não le vês...etc
    -2
    jamaicanaaa 24/02/2010
    kii nem xistee
    -1
    vinicius 07/08/2009
    olha eu acho que amor e eu sentimento muito forte a paixão e muito diferente mas cada um pensa de um jeito:
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast