Mas afinal, o que é o MOL?

Publicado em: 08/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 545 |

O QUE É O MOL?

Mol é uma unidade de agregação, assim como a dúzia, a dezena, a milhar...

Assim como:

  • 1 dezena ................................................. 10
  • 1 centena  ............................................... 100
  • 1 milhar ................................................... 1000
  • 1 dúzia .....................................................12
  • 1 mol ........................................................ 6,02.10E23

O QUE É 6,02.10E23?

Este número corresponde a 602 sextilhões.

 

POR QUE UM NÚMERO TÃO GRANDE?

Em Química, usa-se este valor, porque átomos e moléculas são tão pequenos que chegam a ponto de serem invísiveis a nossos olhos.  É necessário um número muito grande para que a quantidade de átomos e/ou moléculas seja significativa.

 

ONDE ESTE VALOR É USADO?

Na contagem de átomos e moléculas.  É impossível colocá-los em uma balança e pesá-los.  Sendo assim, conhecendo a massa molecular de uma substância é possível saber a quantidade em mols que ela possui.  Analogamente falando, se as laranjas tivessem todas o mesmo tamanho, seria possível saber a quantidade de laranjas presente em determinada massa.

 

EXEMPLOS

Se 1 dúzia de laranjas tem massa = 1,5 kg, pela lógica, 2 dúzias de laranjas terão massa = 3,0 kg.

Em outras palavras, se 12 laranjas tem massa = 1,5 kg, 24 laranjas terão massa = 3,0 kg.

Obs: Sabe-se que na prática isso não acontece, porque as laranjas variam em massa e diâmetro.

Esse mesmo raciocínio é usado na Química.  Se 1 mol de moléculas de água tem massa = 18 g, 2 mols de moléculas de água terão 36 g, e assim sucessivamente.

Se 602 sextilhões de moléculas de água tem massa = 18 g, então 1.204 sextilhões (12,04.10E23) de moléculas de água terão massa = 36 g.

Ou seja, é como se contando a quantidade de laranjas ou átomos e/ou moléculas, torna-se possível definir a massa, e, conhecendo a massa, torna-se possível definir a quantidade.

 

ONDE ISSO É USADO?

As indústrias farmacêutica, de fertilizantes, alimentícia, química, entre outras, são exemplos de locais que utilizam a quantidade de átomos/moléculas das substâncias a serem utilizadas na fabricação de seus produtos.  Conhecendo esses valores, é possível definir a ação dos produtos fabricados em organismos e os benefícios esperados.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/quimica-artigos/mas-afinal-o-que-e-o-mol-4564466.html

    Palavras-chave do artigo:

    mol

    ,

    atomos

    ,

    moleculas

    Comentar sobre o artigo

    Estes relatórios de pesquisa têm o propósito de facilitar a compreensão de conceitos relacionados à Química. Para isso é necessário analisar certas situações através de experimentos e cálculos.

    Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Químical 01/07/2009 lAcessos: 13,059 lComentário: 2

    O Grupo 14 da tabela periódica é composto pelos elementos carbono, silício, germânio, estanho e chumbo. O carbono tem fundamental importância para os seres vivos, já que forma, por exemplo, a glicose, sua principal fonte de energia. O silício e o germânio contribuem enormemente para a tecnologia eletrônica. O estanho pode tanto ser usado como revestimento quanto em pastas de dente (fluoreto de estanho). O chumbo está presente em esmaltes vítreos, placas positivas de baterias elétricas.

    Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Químical 01/07/2009 lAcessos: 11,917

    Muitas reações químicas são realizadas com os reagentes dissolvidos em certos solventes, ou seja, em solução. O solvente facilita o contato entre as partículas que irão reagir. A água é um solvente muito importante, que dissolve grande número de outras substâncias. É chamada, então, de solvente universal, e as soluções em que ela é o solvente são chamadas soluções aquosas. Freqüentemente o aquecimento aumenta a solubilidade de uma substância em um dado solvente.

    Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Químical 01/07/2009 lAcessos: 45,016 lComentário: 3
    Hamilton Felix Nobrega

    Os pesticidas, também conhecidos por agrotóxicos, são substâncias que devido as suas propriedades químicas, possuem efeitos letais para determinados seres vivos, inclusive o homem. São utilizadas desde o início da civilização humana. Inicialmente lançou-se mão de compostos a base de elementos químicos como enxofre e arsênio. Posteriormente, extratos vegetais, como o sulfato de nicotina. A utilização dos pesticidas cresceu durante a 2º guerra mundial e não parou mais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Químical 09/05/2014 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Certamente já usou um marcador de tinta permanente. Já se questionou de como é feito este tipo de marcador? Descubra neste artigos várias curiosidades sobre os marcadores.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 11/03/2014 lAcessos: 25
    Taciana da silva santos

    RESUMO: O ensino de Química enfrenta diversos problemas no que se refere a metodologia utilizada para a abordagem de um determinado conteúdo. O uso de jogos didáticos e educacionais é uma ferramenta que vem dando apoio no desenvolvimento de uma metodologia nova e eficaz para o ensino de química. Ouso de um jogo para o ensino de hidrocarbonetos é uma estratégia que foi desenvolvida neste trabalho sinalizando no sentido que o jogo didático é um método eficiente para o processo de aprendizagem.

    Por: Taciana da silva santosl Ciências> Químical 25/02/2014 lAcessos: 85

    Atualmente, a extração do DNA, de células animais ou de determinados vírus, ou a remoção do ácido desoxirribonucleico, faz parte de um processo muito usado para o diagnóstico de algumas bactérias que estariam no sangue de uma pessoa, o qual possa estar doente, ou também identificar quaisquer problemas genéticos que possam acontecer.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 05/02/2014 lAcessos: 18

    Na fase da menopausa ou peri menopausa uma vez que as mulheres experimentam uma série de sintomas. Todos os sintomas da menopausa podem ser uma das fases mais difíceis no campo para a mulher emocionalmente e fisicamente. Uma das maneiras de aliviar estes sintomas podem ser incorporando em roupas PCM microcápsulas e microcápsulas anti odor. Este trabalho tem como objetivo estudar como o PCM microcápsulas agem sobre o corpo de uma mulher passando por menopausa ou peri menopausa.

    Por: VIRGINIA MARQUEZ LINOl Ciências> Químical 18/11/2013 lAcessos: 57

    Este método é bastante específico, e requer uma empresa que sempre venda enzimas de ótima qualidade a fim de que os componentes que serão adquiridos com ela sejam de confiança, fora isso, deve-se sempre buscar uma empresa especializada e com uma atuação confiável.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 18

    Os reagentes para laboratório são componentes usadas de forma química para testes laboratoriais físicos, reação de fundo químico. São substâncias puras, ou seja, as existências de materiais impuros nesses reagentes a serem utilizados demonstram um índice mínimo ou até não existe.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 37
    Sonia Thaís Riedi

    A poluição sonora causa sérios riscos à saúde, que vão desde a perda da audição até altos níveis de estresse.

    Por: Sonia Thaís Riedil Educação> Ciêncial 25/03/2011 lAcessos: 294 lComentário: 1
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos que estão ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintéticos, são resultantes de várias combinações entre átomos e/ou moléculas. Essas combinações acontecem, caso os átomos e/ou as moléculas reajam entre si.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 24/03/2011 lAcessos: 1,122 lComentário: 2
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintetizados, se formam a partir das ligações entre átomos.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 10/03/2011 lAcessos: 870
    Sonia Thaís Riedi

    Os óxidos tem uma parcela de contribuição na poluição do meio ambiente. Eles são causadores de impactos ambientais que prejudicam o solo, a água e o ar atmosférico.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 09/03/2011 lAcessos: 4,634
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast