O que é a matéria? O que são átomos e moléculas?

Publicado em: 13/07/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 4,046 |

Neste post vamos estudar assuntos muito importantes para o estudo da electrónica.
matéria, os átomos, as moléculas, os corpos simplescompostos e ainda os principais grupos da tabela periódica, são alguns dos assuntos que serão abordados neste artigo.

MATÉRIA, ÁTOMOS E MOLÉCULAS:

Tudo aquilo que nos rodeia e ocupa um certo espaço tem o nome de matéria.

A parte mais pequena da matéria, que contém as mesmas características da mesma matéria tem o nome de molécula. Mas esta molécula, é possível de ser ainda mais dividida em constituintes mais pequenos os quais têm características bem diferentes da própriamatéria. Estes constituintes recebem o nome de átomos, palavra grega que significa "não divisível".Esta palavra deixou de ser apropriada já que hoje em dia consegue-se dividir os átomos em partículas ainda mais pequenas.

Exemplo: a água é a matéria que é formada por moléculas. As moléculas de água são por sua vez formadas por três átomos. Dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio.


Molécula de água constituída por um átomo de Hidrogénio e dois átomos de Oxigénio

Molécula de água constituída por dois átomos de oxigéno e um átomo de hidrogénio

ESTADO SÓLIDO, ESTADO LÍQUIDO E ESTADO GASOSO DA MATÉRIA:

matéria pode estar em 3 estados. No estado sólidoestado liquidoestado gasoso.

No estado sólido os corpos têm sempre um volume determinado e uma forma determinada, como é o caso de uma pedra ou de uma cadeira.

No estado líquido o volume também é determinável mas a forma é indeterminada, já que pode ter diferentes formas conforme o espaço que ocupar. Exemplo disto é a água ou o leite.

No estado gasoso o seu volume e forma são indeterminados, como por exemplo o gás ou o fumo de uma fábrica.

 

CORPOS SIMPLES E CORPOS COMPOSTOS:

Um corpo diz-se que é um corpo simples, se for formado por um único tipo de átomos. É o caso do ouro no estado puro, que só contém átomos de ouro.

Corpo composto é o nome dado a todos os outros corpos, formados por mais do que um tipo de átomos, como é o caso da água que exemplifiquei anteriormente. É constituído por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio.

 

CONSTITUIÇÃO DO ÁTOMO:

Um átomo é formado por um centro, que é fixo, chamado núcleo. É também formado por uma parte exterior com electrões que giram à sua volta a uma grande velocidade. Estes electrões formam camadas que ficam dispostas ao redor do núcleo, camadas essas que formam a núvem electrónica.

núcleo do átomo é constituído por partículas positivas – os protões e por partículas negativas – osneutrões.

Na figura abaixo temos o exemplo de um átomo de sódio. No centro podemos ver o núcleo com o limite a tracejado, contendo no seu interior os protões de cor azul (cargas positivas), e os neutrões de cor verde (sem carga). Ao redor do núcleo vemos as várias camadas ou nuvens electrónicas (K, L, M) contendo cada uma um determinado número de electrões de cor vermelha (de carga negativa).

Átomo de Sódio

Estas camadas, ou órbitas, são denominadas com letras, começando do interior com a letra K, passando à camada seguinte com a letra L, depois a letra M e assim sucessivamente.

Nas camadas ou órbitas à volta do núcleo, cada uma delas tem um limite máximo de electrões que pode suportar.

Sendo assim, o número máximo de electrões que cada órbita pode suportar é de:

Primeira órbita (K) = até 2 electrões
Segunda órbita (L)= até 8 electrões
Terceira órbita (M) = até 18 electrões (caso não seja a última órbita ou órbita de valência)
Quarta órbita (N) = até 32 electrões (caso não seja a última órbita ou órbita de valência)

Como já disse, os electrões são as partículas que giram à volta do núcleo. Na camada, ou órbita, mais afastada do núcleo, ou seja, na última camada exterior, giram também electrões, que recebem o nome de electrões de valência. Nesta última camada, o limite máximo de electrões de valência é sempre de oito electrões.

 

Átomo de Germânio e Átomo de Silício

Na figura podemos ver dois átomos. À esquerda o átomo de germânio e à direita o átomo de silício. Temos as várias camadas da núvel electrónica dispostas à volta do núcleo.
Dentro do núcleo temos, no caso do germânio, 32 cargas positivas – os protões e no silício 14 protões. Os neutrões não são apresentados por terem carga neutra e serem praticamente irrelevantes. Cada um deles tem o mesmo número de protões e electrões e ambos têm também 4 electrões de valência – electrões da camada exterior.

Em electrónica os electrões com mais importância são os de electrões de valência (os da camada exterior), já que estes são os que têm mais facilidade em se separar de um átomo para se unir a outro.

ELEMENTOS E A TABELA PERIÓDICA:

Todos os corpos são naturalmente constituídos por moléculas e estas constituídas por átomos. Estes átomos, ou elementos, em determinadas quantidades e formas dão origem aos compostos da natureza, desde ao composto mais simples como a água, por exemplo, até a compostos super complexos, como o ser humano.

Afim de organizar os átomos pela sua carga nuclear, a carga do núcleo, que como já vimos é constituída por partículas de carga positiva e de carga neutra, foi criada a tabela periódica que apresento já de seguida:

Tabela Periódica dos Elementos

Tabela periódica dos Elementos


Como podemos verificar os elementos estão, entre outras organizações, organizados pelo seu número atómico ou carga núclear
(número de protões do núcleo) – assinalados na figura com um círculo a amarelo. O H(hidrogénio) tem número atómico = 1,
He (hélio) número atómico = 2,
Li (lítio) número atómico = 3 e assim sucessivamente.

tabela periódica também ordena os elementos pela quantidade de electrões distribuídos nas suas órbitas. Quero dizer com isto que os elementos da primeira linha (as linhas são sempre as horizontais e as colunas as verticais), têm todos só uma nuvem electrónica, os da segunda linha, duas nuvens electrónicas e assim sucessivamente. No que diz respeito às colunas, os da coluna I (vertical) têm todos só um electrão de valência, os da coluna II, dois electrões de valência, os da coluna III, três electrões de valência e assim sucessivamente. Todas estas características são válidas para todos os elementos, excepto para o Hélio (He).

Além de todas estas organizações da tabela periódica, há a salientar também a organização dos elementos pelas suas características de condutibilidade, ou seja, os elementos mais ou menos condutores de electricidade. Sendo assim, e para exemplificar o que foi dito tanto no parágrafo anterior (sobre as nuvens electrónicas e os electrões de valência), tal como para mostrar a organização dos elementos por condutibilidade, mostro a seguir um excerto da tabela periódica:

Tabela Periódica com os electrões e respectivas órbitas

Tabela Periódica com os Electrões e as Órbitas

Verificando os elementos das linhas 1, 2, 3, pode-se dizer que todos os elementos da linha 2 têm duas nuvens electrónicas, os da linha 3 têm três nuvens electrónicas, e assim sucessivamente.Verificando agora as colunas, podemos constatar que os elementos da coluna I, o Lítio e o Sódio por exemplo, têm 1 electrão na última camada electrónica. Os da coluna II, o Berílio e o Magnésio por exemplo, têm dois electrões de valência, e assim sucessivamente.

Podemos ainda classificar os elementos da Tabela Periódica em três grandes grupos (excluíndo o Hidrogénio que tem uma posição especial entre todos os elementos):

Metais – São os elementos das colunas I, II e III. São bons condutores eléctricos como se pode depreender do nome que têm. Como têm poucos electrões de valência, estes cedem facilmente esses poucos electrões.

Não Metais – São os elementos das colunas IV, V e VI. Como o nome sugere, são maus condutores de electricidade por conterem mais do que 4 electrões de valência.

Gases Nobres – São os elementos da coluna VIII.

Além destes três grandes grupos temos ainda os metalóides que são elementos com propriedades entre os metais e os não-metais. Estes elementos estão localizados numa zona fronteiriça mal delimitada. Como exemplo temos elementos muito importantes como o silício, o germânio, o arsénio, etc, elementos muito importantes em electrónica.

Voltando aos protões e electrões, é já do conhecimento que eles mesmo sendo de tamanhos microscópicos, dão bastante solidez aos materiais. A sua atracção e a velocidade inimaginável que os electrões se deslocam, fazem com que estejam em todas as partes ao mesmo tempo, anulando assim o espaço vazio com a sua imensa velocidade. O protão e o electrão, mesmo tendo tamanhos diferentes, atraem-se exactamente com a mesma força.

Dois corpos com a mesma carga repelem-se e dois corpos com cargas opostas atraem-se. Ou seja se tivermos dois protões ou dois electrões, estes vão-se "afastar".

Estado neutro de um átomo é quando este tem o mesmo número de protões e o mesmo número de electrões, ou seja, o mesmo número de cargas positivas e o mesmo número de cargas negativas.

Quando um átomo tem o mesmo número de protões e o mesmo número de electrões diz-se que estáequilibrado e diz-se que está desequilibrado quando isto não se verifica.

Pode-se ainda dizer que, quando um átomo ganha electrões, ou seja, quando ganha partículas negativas, fica lógicamente com mais cargas negativas do que positivas. Podemos então dizer que se trata de um ião negativo por estar carregado negativamente. Quando perde electrões, fica então com mais protões do que electrões, ou seja, fica com mais cargas positivas do que negativas, recebendo o nome de ião positivo. Estes iões tendem a ficar num estado neutro, ou seja, os iões negativos tendem a perder o electrão que está a mais e os iões positivos tendem a captar os electrão que têm em falta.

 

Este e outros artigos em Tecnologia do Globo

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/quimica-artigos/o-que-e-a-materia-o-que-sao-atomos-e-moleculas-2820685.html

    Palavras-chave do artigo:

    materia

    ,

    atomos

    ,

    moleculas

    Comentar sobre o artigo

    Heisenberg, em "Física e Filosofia", propõe uma nova visão da natureza, na qual o materialismo é repensado como um modelo incompleto e paradoxal da realidade.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 18/09/2009 lAcessos: 182
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O ser humano resultou da evolução do universo, foi uma evolução lenta, difícil como a origem da matéria. A mais de quinze milhões de ano o universo impulsionou a vida, um fenômeno encantador, particularmente a vida humana.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 08/04/2013 lAcessos: 17
    Ricardo Miguel

    Neste artigo, daremos continuidade ao estudo da electricidade. Começaremos por saber o que é um ião negativo e o que é um ião positivo. Vamos ainda estudar o que é aelectricidade estática e electricidade dinâmica.

    Por: Ricardo Miguell Educação> Ciêncial 26/08/2011 lAcessos: 182
    Michele de Souza

    Não é sobrenatural na aparição de um espírito, assim como na questão da existência do mesmo em outra dimensão e outra dimensão não significa outro lugar, mas sim o mesmo mas em outra freqüência. A Teoria da Energia Composta, assim como diversas outras teorias, passará pela pesquisa científica para assim tornar-se teoria comprovada ou uma lei. Em definição Teoria é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional.

    Por: Michele de Souzal Ciênciasl 02/12/2010 lAcessos: 324
    Instituto Holos

    Os dois termos - Coaching e Sustentabilidade - estão em evidência nos dias de hoje. O Coaching como um processo de descoberta ou redescoberta da sabedoria e aprimoramento do know-how, e a sustentabilidade como uma tentativa de autopreservação da vida e da humanidade, num planeta cada vez mais escasso de recursos naturais. Podemos unir os dois? Sim, podemos, pois o Coach de Sustentabilidade é a pessoa capaz de ativar a necessidade de pensamentos e atitudes sustentáveis.

    Por: Instituto Holosl Carreira> Gestão de Carreiral 03/04/2012 lAcessos: 40

    A Física Contemporânea Para ser mais didático, vou dividir esta aula em três módulos, porem, os assuntos estão interligados, tento porque compartilham um conteúdo comum, tanto porque ocorrem na mesma época. Primeira Parte - O nascimento de uma nova cosmologia. O Universo em expansão e em larga escala. Segunda Parte - O enigma da matéria e da energia escuras. Terceira Parte - A Mecânica Quântica.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 01/02/2010 lAcessos: 2,589

    Em “A estrutura das revoluções científicas”, o físico teórico de Harvard, e filósofo da ciência, Thomas S.Kuhn, nos adverte que em toda a história da ciência, quando um paradigma deixou de ser suficiente para explicar determinados fenômenos da natureza, fenômenos fundamentais para que pudéssemos compreender a realidade, então, inexoravelmente tal paradigma teve de ser abandonado.

    Por: Vinicius C. da Silval Ciênciasl 04/02/2010 lAcessos: 807 lComentário: 1
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Mas a grande pergunta, como então surgiu à vida, a resposta simples e não mais é absurda, a vida é a continuidade da evolução do universo, o mesmo está num processo contínuo de evolução, visando superar estágios inferiores, todo estágio é a priori inferior em relação à continuidade da evolução. Esse é o preceito básico o qual deve ser entendido.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 10/01/2013 lAcessos: 13

    Estes relatórios de pesquisa têm o propósito de facilitar a compreensão de conceitos relacionados à Química. Para isso é necessário analisar certas situações através de experimentos e cálculos.

    Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Químical 01/07/2009 lAcessos: 13,094 lComentário: 2
    Hamilton Felix Nobrega

    Os pesticidas, também conhecidos por agrotóxicos, são substâncias que devido as suas propriedades químicas, possuem efeitos letais para determinados seres vivos, inclusive o homem. São utilizadas desde o início da civilização humana. Inicialmente lançou-se mão de compostos a base de elementos químicos como enxofre e arsênio. Posteriormente, extratos vegetais, como o sulfato de nicotina. A utilização dos pesticidas cresceu durante a 2º guerra mundial e não parou mais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Químical 09/05/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 28
    Ricardo Miguel

    Certamente já usou um marcador de tinta permanente. Já se questionou de como é feito este tipo de marcador? Descubra neste artigos várias curiosidades sobre os marcadores.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 11/03/2014 lAcessos: 27
    Taciana da silva santos

    RESUMO: O ensino de Química enfrenta diversos problemas no que se refere a metodologia utilizada para a abordagem de um determinado conteúdo. O uso de jogos didáticos e educacionais é uma ferramenta que vem dando apoio no desenvolvimento de uma metodologia nova e eficaz para o ensino de química. Ouso de um jogo para o ensino de hidrocarbonetos é uma estratégia que foi desenvolvida neste trabalho sinalizando no sentido que o jogo didático é um método eficiente para o processo de aprendizagem.

    Por: Taciana da silva santosl Ciências> Químical 25/02/2014 lAcessos: 95

    Atualmente, a extração do DNA, de células animais ou de determinados vírus, ou a remoção do ácido desoxirribonucleico, faz parte de um processo muito usado para o diagnóstico de algumas bactérias que estariam no sangue de uma pessoa, o qual possa estar doente, ou também identificar quaisquer problemas genéticos que possam acontecer.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 05/02/2014 lAcessos: 20

    Na fase da menopausa ou peri menopausa uma vez que as mulheres experimentam uma série de sintomas. Todos os sintomas da menopausa podem ser uma das fases mais difíceis no campo para a mulher emocionalmente e fisicamente. Uma das maneiras de aliviar estes sintomas podem ser incorporando em roupas PCM microcápsulas e microcápsulas anti odor. Este trabalho tem como objetivo estudar como o PCM microcápsulas agem sobre o corpo de uma mulher passando por menopausa ou peri menopausa.

    Por: VIRGINIA MARQUEZ LINOl Ciências> Químical 18/11/2013 lAcessos: 61

    Este método é bastante específico, e requer uma empresa que sempre venda enzimas de ótima qualidade a fim de que os componentes que serão adquiridos com ela sejam de confiança, fora isso, deve-se sempre buscar uma empresa especializada e com uma atuação confiável.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 19

    Os reagentes para laboratório são componentes usadas de forma química para testes laboratoriais físicos, reação de fundo químico. São substâncias puras, ou seja, as existências de materiais impuros nesses reagentes a serem utilizados demonstram um índice mínimo ou até não existe.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 33
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 33
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 28
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 23
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 23

    Comments on this article

    1
    francine 29/05/2011
    porque ocorre o ciclo d'agua?.
    1
    kikas 19/08/2010
    gostei do que encontrei.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast