Os Óxidos e a Poluição Ambiental

Publicado em: 09/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 5,064 |

 

O que são óxidos?

Os óxidos são formados por elementos que se ligam ao átomo de oxigênio.  Esses elementos podem ser metálicos, como é o caso do óxido de cálcio (CaO), mais conhecido como cal virgem, ou ligados a elementos não metálicos que formam gases, sendo um exemplo, o monóxido de carbono (CO), responsável pela poluição ambiental.

 

Quais são os óxidos responsáveis pelo desequilíbrio ambiental?

Monóxido de Carbono - CO: é formado através da queima incompleta de combustíveis derivados do petróleo, como gasolina, querosene, óleo diesel e também através das queimadas nas florestas.  É expelido através dos canos de escape dos veículos automotores, chaminés das fábricas e até da fumaça das queimadas.  Por ser um gás altamente tóxico, se inalado, faz uma ligação estável com a hemoglobina do sangue e produz no organismo sintomas como dores de cabeça, lentidão no raciocínio e na habilidade motora e até mesmo a morte por asfixia.

Dióxido de Carbono - CO2: assim como o monóxido de carbono, dióxido de carbono ou mais conhecido gás carbônico, é formado como resultado da queima dos combustíveis derivados do petróleo.  Não é um gás poluente, mas é o responsável pelo efeito estufa e aquecimento global.  O gás carbônico é absorvido pelas plantas que o transformam em oxigênio, porém o desmatamento crescente, as queimadas e o aumento de veículos automotores nos grandes centros está contribuindo para o aumento do gás carbônico, e como consequência, surgem o efeito estufa e o aquecimento global.

Dióxido de Enxofre - SO2: se forma através da queima do enxofre.  Possui cheiro forte e irritante.  Em contato com o oxigênio do ar, dá origem ao SO3, que se combina com a água e origina a chuva ácida, responsável por danos ao solo e às plantas.  Também está presente na gasolina e demais combustíveis derivados de petróleo, que, ao serem queimados, liberam este gás ao ambiente.

Dióxido de Nitrogênio - NO2: a temperatura muito elevada nos veículos automotores, facilita a ligação entre o oxigênio e o nitrogênio do ar atmosférico e produza o monóxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), causadores da chuva ácida.  O NO2 produzido, reage com o oxigênio do ar e produz o ozônio, gás responsável pela filtração dos raios solares, mas em quantidade exagerada, causa sérios danos à saúde.

Monóxido de Nitrogênio - NO: é um gás altamente tóxico, formado a partir das turbinas dos aviões a jato, funcionamento de fornos industriais e motores de veículos.  Causa sérios riscos à saúde, dentre eles a irritação nas mucosas e o efisema pulmonar.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/quimica-artigos/os-oxidos-e-a-poluicao-ambiental-4377272.html

    Palavras-chave do artigo:

    oxidos

    ,

    poluicao

    ,

    meio ambiente

    Comentar sobre o artigo

    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 05/07/2011 lAcessos: 2,681
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 738

    As pessoas preocupadas com o mau hálito frequentemente recorrem a uma escova de dentes ou uma bala de menta. No futuro, é possível que também procurem um médico. Cientistas estão desenvolvendo "bafômetros" sofisticados que examinam o ar exalado para detectar sinais de câncer, tuberculose, asma e outras doenças.

    Por: Gazeta Saudel Press Releasel 01/08/2011 lAcessos: 22

    Por mais sábias que sejam as palavras de um bêbado, elas serão ridicularizadas por causa do contratempo de quem diz. O mundo está repleto de clichês populares, mas parecem ignomínias os ensinamentos, pois ninguém consegue assimilar. A Terra será um ser vivo? Revolução na ciência: cada vez, nosso planeta é visto como um superorganismo, dotado de corpo, psique e inteligência. Nós fazemos arte dele. Somos o seu sistema nervoso. Essa inserção nós encontramos na capa da revista Planeta do mês de julh

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 01/07/2010 lAcessos: 93
    EVALDO COSTA

    Afinal de contas, o quanto estamos dispostos a pagar para ter saúde?

    Por: EVALDO COSTAl Automóveis> Indústria automotival 16/12/2009 lAcessos: 78

    Este trabalho apresenta de forma geral os tipos de recursos naturais e a maneira pela qual esses recursos são usados e descartados pelo homem no meio ambiente, bem como as formas de poluição e o uso sustentável e as medidas para uma melhor maneira de lidar com os problemas do dia a dia dentre os muitos outros relacionados com essa temática.

    Por: EDSON LUIZ GASPARl Educação> Ciêncial 18/11/2011 lAcessos: 1,197
    pedro paulo

    INTRODUÇÃO Este livro esta voltado aos alunos do ensino médio, vestibulando e concursos, além daqueles que pretendem aprofundar seus conhecimentos com relação ao Meio Ambiente e a Amazônia.

    Por: pedro paulol Educação> Ensino Superiorl 21/11/2011 lAcessos: 233

    O artigo propõem uma reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos e sua direta relação com a sustentabilidade do planeta.

    Por: Diogo Luís Alencasto da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2008 lAcessos: 2,796

    Com o advento do capitalismo, o homem tem intensificando suas ações sobre a natureza, tais ações têm provocado alterações climáticas. O meio urbano contribui de forma satisfatória para essas alterações, é o primeiro a experimentar as consequências desses efeitos, como: as inversões térmicas, chuvas ácidas e a formação das ilhas de calor urbano. A ilha de calor caracteriza-se por apresentar temperaturas anormais em relação às áreas adjacentes, domo de ar quente que se concentra no centro das cida

    Por: leandro dos santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2010 lAcessos: 559
    Hamilton Felix Nobrega

    Os pesticidas, também conhecidos por agrotóxicos, são substâncias que devido as suas propriedades químicas, possuem efeitos letais para determinados seres vivos, inclusive o homem. São utilizadas desde o início da civilização humana. Inicialmente lançou-se mão de compostos a base de elementos químicos como enxofre e arsênio. Posteriormente, extratos vegetais, como o sulfato de nicotina. A utilização dos pesticidas cresceu durante a 2º guerra mundial e não parou mais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Químical 09/05/2014 lAcessos: 64
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Certamente já usou um marcador de tinta permanente. Já se questionou de como é feito este tipo de marcador? Descubra neste artigos várias curiosidades sobre os marcadores.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 11/03/2014 lAcessos: 32
    Taciana da silva santos

    RESUMO: O ensino de Química enfrenta diversos problemas no que se refere a metodologia utilizada para a abordagem de um determinado conteúdo. O uso de jogos didáticos e educacionais é uma ferramenta que vem dando apoio no desenvolvimento de uma metodologia nova e eficaz para o ensino de química. Ouso de um jogo para o ensino de hidrocarbonetos é uma estratégia que foi desenvolvida neste trabalho sinalizando no sentido que o jogo didático é um método eficiente para o processo de aprendizagem.

    Por: Taciana da silva santosl Ciências> Químical 25/02/2014 lAcessos: 124

    Atualmente, a extração do DNA, de células animais ou de determinados vírus, ou a remoção do ácido desoxirribonucleico, faz parte de um processo muito usado para o diagnóstico de algumas bactérias que estariam no sangue de uma pessoa, o qual possa estar doente, ou também identificar quaisquer problemas genéticos que possam acontecer.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 05/02/2014 lAcessos: 24

    Na fase da menopausa ou peri menopausa uma vez que as mulheres experimentam uma série de sintomas. Todos os sintomas da menopausa podem ser uma das fases mais difíceis no campo para a mulher emocionalmente e fisicamente. Uma das maneiras de aliviar estes sintomas podem ser incorporando em roupas PCM microcápsulas e microcápsulas anti odor. Este trabalho tem como objetivo estudar como o PCM microcápsulas agem sobre o corpo de uma mulher passando por menopausa ou peri menopausa.

    Por: VIRGINIA MARQUEZ LINOl Ciências> Químical 18/11/2013 lAcessos: 68

    Este método é bastante específico, e requer uma empresa que sempre venda enzimas de ótima qualidade a fim de que os componentes que serão adquiridos com ela sejam de confiança, fora isso, deve-se sempre buscar uma empresa especializada e com uma atuação confiável.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 22

    Os reagentes para laboratório são componentes usadas de forma química para testes laboratoriais físicos, reação de fundo químico. São substâncias puras, ou seja, as existências de materiais impuros nesses reagentes a serem utilizados demonstram um índice mínimo ou até não existe.

    Por: Octavio27l Ciências> Químical 12/11/2013 lAcessos: 54
    Sonia Thaís Riedi

    Muitas são as dúvidas de estudantes do Ensino Médio sobre o que significa o MOL

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 08/04/2011 lAcessos: 552
    Sonia Thaís Riedi

    A poluição sonora causa sérios riscos à saúde, que vão desde a perda da audição até altos níveis de estresse.

    Por: Sonia Thaís Riedil Educação> Ciêncial 25/03/2011 lAcessos: 297 lComentário: 1
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos que estão ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintéticos, são resultantes de várias combinações entre átomos e/ou moléculas. Essas combinações acontecem, caso os átomos e/ou as moléculas reajam entre si.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 24/03/2011 lAcessos: 1,156 lComentário: 2
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintetizados, se formam a partir das ligações entre átomos.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 10/03/2011 lAcessos: 923
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast