Os Óxidos e a Poluição Ambiental

Publicado em: 09/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 5,367 |

 

O que são óxidos?

Os óxidos são formados por elementos que se ligam ao átomo de oxigênio.  Esses elementos podem ser metálicos, como é o caso do óxido de cálcio (CaO), mais conhecido como cal virgem, ou ligados a elementos não metálicos que formam gases, sendo um exemplo, o monóxido de carbono (CO), responsável pela poluição ambiental.

 

Quais são os óxidos responsáveis pelo desequilíbrio ambiental?

Monóxido de Carbono - CO: é formado através da queima incompleta de combustíveis derivados do petróleo, como gasolina, querosene, óleo diesel e também através das queimadas nas florestas.  É expelido através dos canos de escape dos veículos automotores, chaminés das fábricas e até da fumaça das queimadas.  Por ser um gás altamente tóxico, se inalado, faz uma ligação estável com a hemoglobina do sangue e produz no organismo sintomas como dores de cabeça, lentidão no raciocínio e na habilidade motora e até mesmo a morte por asfixia.

Dióxido de Carbono - CO2: assim como o monóxido de carbono, dióxido de carbono ou mais conhecido gás carbônico, é formado como resultado da queima dos combustíveis derivados do petróleo.  Não é um gás poluente, mas é o responsável pelo efeito estufa e aquecimento global.  O gás carbônico é absorvido pelas plantas que o transformam em oxigênio, porém o desmatamento crescente, as queimadas e o aumento de veículos automotores nos grandes centros está contribuindo para o aumento do gás carbônico, e como consequência, surgem o efeito estufa e o aquecimento global.

Dióxido de Enxofre - SO2: se forma através da queima do enxofre.  Possui cheiro forte e irritante.  Em contato com o oxigênio do ar, dá origem ao SO3, que se combina com a água e origina a chuva ácida, responsável por danos ao solo e às plantas.  Também está presente na gasolina e demais combustíveis derivados de petróleo, que, ao serem queimados, liberam este gás ao ambiente.

Dióxido de Nitrogênio - NO2: a temperatura muito elevada nos veículos automotores, facilita a ligação entre o oxigênio e o nitrogênio do ar atmosférico e produza o monóxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), causadores da chuva ácida.  O NO2 produzido, reage com o oxigênio do ar e produz o ozônio, gás responsável pela filtração dos raios solares, mas em quantidade exagerada, causa sérios danos à saúde.

Monóxido de Nitrogênio - NO: é um gás altamente tóxico, formado a partir das turbinas dos aviões a jato, funcionamento de fornos industriais e motores de veículos.  Causa sérios riscos à saúde, dentre eles a irritação nas mucosas e o efisema pulmonar.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/quimica-artigos/os-oxidos-e-a-poluicao-ambiental-4377272.html

    Palavras-chave do artigo:

    oxidos

    ,

    poluicao

    ,

    meio ambiente

    Comentar sobre o artigo

    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 05/07/2011 lAcessos: 2,801
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 749

    O uso desordenado do solo associado à falta de consciência ambiental nas áreas urbanas são principais responsáveis por fazer chegar aos corpos hídricos resíduos e detritos que caracterizam a poluição difusa, sua origem é bastante diversificada podendo vir dos desgaste de componentes de veículos nas estradas, lixo em calçadas e eventos de precipitações podem elevar as consequências de metais tóxicos no corpo d 'água receptor até elevados níveis.

    Por: Murilo Frota do Valel Educação> Ensino Superiorl 24/11/2014

    As pessoas preocupadas com o mau hálito frequentemente recorrem a uma escova de dentes ou uma bala de menta. No futuro, é possível que também procurem um médico. Cientistas estão desenvolvendo "bafômetros" sofisticados que examinam o ar exalado para detectar sinais de câncer, tuberculose, asma e outras doenças.

    Por: Gazeta Saudel Press Releasel 01/08/2011 lAcessos: 25

    Por mais sábias que sejam as palavras de um bêbado, elas serão ridicularizadas por causa do contratempo de quem diz. O mundo está repleto de clichês populares, mas parecem ignomínias os ensinamentos, pois ninguém consegue assimilar. A Terra será um ser vivo? Revolução na ciência: cada vez, nosso planeta é visto como um superorganismo, dotado de corpo, psique e inteligência. Nós fazemos arte dele. Somos o seu sistema nervoso. Essa inserção nós encontramos na capa da revista Planeta do mês de julh

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 01/07/2010 lAcessos: 93
    EVALDO COSTA

    Afinal de contas, o quanto estamos dispostos a pagar para ter saúde?

    Por: EVALDO COSTAl Automóveis> Indústria automotival 16/12/2009 lAcessos: 82

    Este trabalho apresenta de forma geral os tipos de recursos naturais e a maneira pela qual esses recursos são usados e descartados pelo homem no meio ambiente, bem como as formas de poluição e o uso sustentável e as medidas para uma melhor maneira de lidar com os problemas do dia a dia dentre os muitos outros relacionados com essa temática.

    Por: EDSON LUIZ GASPARl Educação> Ciêncial 18/11/2011 lAcessos: 1,251
    pedro paulo

    INTRODUÇÃO Este livro esta voltado aos alunos do ensino médio, vestibulando e concursos, além daqueles que pretendem aprofundar seus conhecimentos com relação ao Meio Ambiente e a Amazônia.

    Por: pedro paulol Educação> Ensino Superiorl 21/11/2011 lAcessos: 239

    O artigo propõem uma reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos e sua direta relação com a sustentabilidade do planeta.

    Por: Diogo Luís Alencasto da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2008 lAcessos: 2,800
    Jonatas Da Silva Ferreira

    O trabalho é uma alternativa para obtenção do volume da esfera, sem o uso da função integral definida, tida com aprendizado difícil. o processo é intuitivo.

    Por: Jonatas Da Silva Ferreiral Ciências> Químical 23/11/2014 lAcessos: 15
    Jonatas Da Silva Ferreira

    A união da relatividade com a mecânica quântica pode ser dada com a hipótese do neutrino ser mais veloz que a luz. Isso ira requerer novos planos de mecânicas quânticas, alem da que conhecemos.

    Por: Jonatas Da Silva Ferreiral Ciências> Químical 22/11/2014 lAcessos: 15

    Carateristicas, conjuntos de componentes, conjunto de atividades necessárias à adequada execução da camada de acabamento e etapas da execucao do revestimento ceramico.

    Por: Julierme Brian Caneppelel Ciências> Químical 16/11/2014 lAcessos: 13

    Artigo que trata sobre a classificação, conceito e destinacao dos resíduos sólidos.

    Por: Julierme Brian Caneppelel Ciências> Químical 09/11/2014 lAcessos: 21
    Hamilton Felix Nobrega

    Os pesticidas, também conhecidos por agrotóxicos, são substâncias que devido as suas propriedades químicas, possuem efeitos letais para determinados seres vivos, inclusive o homem. São utilizadas desde o início da civilização humana. Inicialmente lançou-se mão de compostos a base de elementos químicos como enxofre e arsênio. Posteriormente, extratos vegetais, como o sulfato de nicotina. A utilização dos pesticidas cresceu durante a 2º guerra mundial e não parou mais.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Químical 09/05/2014 lAcessos: 78
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Certamente já usou um marcador de tinta permanente. Já se questionou de como é feito este tipo de marcador? Descubra neste artigos várias curiosidades sobre os marcadores.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 11/03/2014 lAcessos: 42
    Taciana da silva santos

    RESUMO: O ensino de Química enfrenta diversos problemas no que se refere a metodologia utilizada para a abordagem de um determinado conteúdo. O uso de jogos didáticos e educacionais é uma ferramenta que vem dando apoio no desenvolvimento de uma metodologia nova e eficaz para o ensino de química. Ouso de um jogo para o ensino de hidrocarbonetos é uma estratégia que foi desenvolvida neste trabalho sinalizando no sentido que o jogo didático é um método eficiente para o processo de aprendizagem.

    Por: Taciana da silva santosl Ciências> Químical 25/02/2014 lAcessos: 142
    Sonia Thaís Riedi

    Muitas são as dúvidas de estudantes do Ensino Médio sobre o que significa o MOL

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 08/04/2011 lAcessos: 564
    Sonia Thaís Riedi

    A poluição sonora causa sérios riscos à saúde, que vão desde a perda da audição até altos níveis de estresse.

    Por: Sonia Thaís Riedil Educação> Ciêncial 25/03/2011 lAcessos: 302 lComentário: 1
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos que estão ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintéticos, são resultantes de várias combinações entre átomos e/ou moléculas. Essas combinações acontecem, caso os átomos e/ou as moléculas reajam entre si.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 24/03/2011 lAcessos: 1,178 lComentário: 2
    Sonia Thaís Riedi

    Todos os produtos ao nosso redor, sejam eles naturais ou sintetizados, se formam a partir das ligações entre átomos.

    Por: Sonia Thaís Riedil Ciências> Químical 10/03/2011 lAcessos: 949
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast