Como fazer gelados em casa

13/07/2012 • Por • 128 Acessos

Como fazer gelados caseiros? Que utensílios são necessários para confeccionar um gelado em sua casa? Vamos ensinar a fazer gelado de manga, gelado de chocolate, gelado de morango e gelado de limão.

Com o início do verão e a chegada dos dias mais quentes, não há nada melhor do que saborear um gelado bem fresco e delicioso! E como sabemos, os gelados têm tudo para agradar a toda a gente: desde miúdos a graúdos. Além disso, se forem consumidos com calma e moderação não fazem mal nenhum, pelo contrário, até trazem um pouco de frescura e alegria ao nosso dia a dia.

Apesar de haver uma grande diversidade de gelados à venda um pouco por todo o lado, existe sempre outra opção: fazer os seus gelados em casa. A ideia é simplesmente utilizar produtos frescos e de qualidade para conseguir gelados mais saudáveis e igualmente (ou até mais) saborosos. Além disso, esta pode ser uma oportunidade para pedir a ajuda das crianças e juntar a família na cozinha para preparar belíssimas sobremesas geladas que todos adoram.

Gelados ou sorvetes?

Gelados e sorvetes são diferentes na sua composição, textura e claro, sabor. Regra geral, os gelados são feitos com natas ou leite e podem também levar ovos, enquanto que os sorvetes são feitos à base de água. O resultado é por isso bem diferente: os gelados são mais cremosos enquanto que os sorvetes se assemelham a gelo com sabor a fruta. Tenha também em consideração que devido às natas os gelados tendem a ser mais calóricos do que os sorvetes ­apesar de haver gelados light.

Que utensílios são precisos?

Existem no mercado algumas máquinas próprias para fazer gelados, no entanto não é totalmente necessário estar a investir neste tipo de equipamento tão específico. Claro que estas máquinas são bastante práticas e facilitam a tarefa, mas a verdade é que é bem possível fazer os seus gelados em casa com os utensílios normais de cozinha.

Exemplo de um gelado caseiro

Que sabores escolher?

Tudo depende do gosto de cada um: gelado de morango, limão, baunilha, chocolate, café... A escolha é vasta! A verdade é que os gelados de fruta costumam ser uma opção mais saudável, mas o gelado de chocolate é também bastante tentador e o preferido de muitas pessoas. Seguem algumas receitas fáceis para pôr em prática e começar assim a fazer os seus próprios gelados em casa.

Gelado de morango

Ingredientes:

  • 300 gr de morangos;
  • 1 colher de sobremesa de sumo de limão;
  • 125gr de açúcar;
  • 150 cl de natas frescas;
  • 50 cl de leite.

Modo de preparação:

Comece por lavar bem os morangos e esmagá­los numa taça até fazer um puré. Acrescente­lhe primeiro o sumo de limão e o açúcar, mexendo bem para ficar consistente; depois misture também com as natas e o leite. Coloque o recipiente no congelador e retire­o cerca de uma hora depois, misturando o preparado com a ajuda de uma batedeira. Repita o último passo as
vezes que achar necessárias para obter um gelado bem cremoso.

Gelado de manga

Ingredientes:

  • 2 pacotes de natas frescas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 iogurtes naturais açucarados;
  • polpa de manga (quantidade a gosto para ficar mais ou menos intenso).

Modo de preparação:

Bata as natas num recipiente próprio e junte depois o leite condensado, os iogurtes e também a polpa de manga. Envolva bem, misturando todos os ingredientes de forma homogénea e por fim coloque no congelador até ficar com uma textura bem consistente.

Gelado de chocolate caseiro

Gelado de chocolate

Ingredientes:

  • 200 ml de natas;
  • 200 ml de leite;
  • 100 gr de açúcar;
  • 200 gr de chocolate negro em tablete (partido em bocados pequenos);
  • 2 gemas.

Modo de preparação:

Coloque as natas, o leite e o açúcar ao lume; retire depois de levantar fervura e junte logo de seguida o chocolate e as gemas. Misture bem e guarde o preparado no congelador. De 2 em 2 horas, retire o gelado e misture com a ajuda de uma batedeira ou simplesmente com um garfo para eliminar os cristais de gelo e conseguir a textura desejada. Pode repetir as vezes que achar necessário.

Sorvete de limão

Ingredientes:

  • 2 dl de água;
  • 250 gr de açúcar;
  • 2 colheres de chá de sumo de limão;
  • 1 clara de ovo.

Modo de preparação:

Coloque a água e o açúcar ao lume até ferver, junte o sumo de limão e retire. Depois de arrefecer, guarde o preparado no congelador durante mais ou menos 2 horas ou até apresentar uma textura consistente. Retire cerca de uma hora antes de servir e envolva com a clara batida em castelo. Por fim, leve de novo ao congelador por mais uns minutos e estará pronto a servir.Comece por experimentar estas receitas e veja quais os sabores que gosta mais.

Tire partidos dos gelados caseiros nesta estação: são uma opção diferente, muito agradável e refrescante para os dias de maior calor!

E o leitor, costuma fazer gelados em casa? Tem outras receitas que queira partilhar?

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me contactar, basta entrar num dos meus sites e procurar por "contacto" ou deixar mensagem neste site. Tenho dois websites, o www.dicascaseiras.com e o www.tecnologiadoglobo.com, nos quais gosto de partilhar aquilo que sei e tenho aprendido, de uma forma didáctica e simples, com informação de qualidade.