Como fazer gelados em casa

Publicado em: 13/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 78 |

Como fazer gelados caseiros? Que utensílios são necessários para confeccionar um gelado em sua casa? Vamos ensinar a fazer gelado de manga, gelado de chocolate, gelado de morango e gelado de limão.

Com o início do verão e a chegada dos dias mais quentes, não há nada melhor do que saborear um gelado bem fresco e delicioso! E como sabemos, os gelados têm tudo para agradar a toda a gente: desde miúdos a graúdos. Além disso, se forem consumidos com calma e moderação não fazem mal nenhum, pelo contrário, até trazem um pouco de frescura e alegria ao nosso dia a dia.

Apesar de haver uma grande diversidade de gelados à venda um pouco por todo o lado, existe sempre outra opção: fazer os seus gelados em casa. A ideia é simplesmente utilizar produtos frescos e de qualidade para conseguir gelados mais saudáveis e igualmente (ou até mais) saborosos. Além disso, esta pode ser uma oportunidade para pedir a ajuda das crianças e juntar a família na cozinha para preparar belíssimas sobremesas geladas que todos adoram.

Gelados ou sorvetes?

Gelados e sorvetes são diferentes na sua composição, textura e claro, sabor. Regra geral, os gelados são feitos com natas ou leite e podem também levar ovos, enquanto que os sorvetes são feitos à base de água. O resultado é por isso bem diferente: os gelados são mais cremosos enquanto que os sorvetes se assemelham a gelo com sabor a fruta. Tenha também em consideração que devido às natas os gelados tendem a ser mais calóricos do que os sorvetes ­apesar de haver gelados light.

Que utensílios são precisos?

Existem no mercado algumas máquinas próprias para fazer gelados, no entanto não é totalmente necessário estar a investir neste tipo de equipamento tão específico. Claro que estas máquinas são bastante práticas e facilitam a tarefa, mas a verdade é que é bem possível fazer os seus gelados em casa com os utensílios normais de cozinha.

Exemplo de um gelado caseiro

Que sabores escolher?

Tudo depende do gosto de cada um: gelado de morango, limão, baunilha, chocolate, café... A escolha é vasta! A verdade é que os gelados de fruta costumam ser uma opção mais saudável, mas o gelado de chocolate é também bastante tentador e o preferido de muitas pessoas. Seguem algumas receitas fáceis para pôr em prática e começar assim a fazer os seus próprios gelados em casa.

Gelado de morango

Ingredientes:

  • 300 gr de morangos;
  • 1 colher de sobremesa de sumo de limão;
  • 125gr de açúcar;
  • 150 cl de natas frescas;
  • 50 cl de leite.

Modo de preparação:

Comece por lavar bem os morangos e esmagá­los numa taça até fazer um puré. Acrescente­lhe primeiro o sumo de limão e o açúcar, mexendo bem para ficar consistente; depois misture também com as natas e o leite. Coloque o recipiente no congelador e retire­o cerca de uma hora depois, misturando o preparado com a ajuda de uma batedeira. Repita o último passo as
vezes que achar necessárias para obter um gelado bem cremoso.

Gelado de manga

Ingredientes:

  • 2 pacotes de natas frescas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 iogurtes naturais açucarados;
  • polpa de manga (quantidade a gosto para ficar mais ou menos intenso).

Modo de preparação:

Bata as natas num recipiente próprio e junte depois o leite condensado, os iogurtes e também a polpa de manga. Envolva bem, misturando todos os ingredientes de forma homogénea e por fim coloque no congelador até ficar com uma textura bem consistente.

Gelado de chocolate caseiro

Gelado de chocolate

Ingredientes:

  • 200 ml de natas;
  • 200 ml de leite;
  • 100 gr de açúcar;
  • 200 gr de chocolate negro em tablete (partido em bocados pequenos);
  • 2 gemas.

Modo de preparação:

Coloque as natas, o leite e o açúcar ao lume; retire depois de levantar fervura e junte logo de seguida o chocolate e as gemas. Misture bem e guarde o preparado no congelador. De 2 em 2 horas, retire o gelado e misture com a ajuda de uma batedeira ou simplesmente com um garfo para eliminar os cristais de gelo e conseguir a textura desejada. Pode repetir as vezes que achar necessário.

Sorvete de limão

Ingredientes:

  • 2 dl de água;
  • 250 gr de açúcar;
  • 2 colheres de chá de sumo de limão;
  • 1 clara de ovo.

Modo de preparação:

Coloque a água e o açúcar ao lume até ferver, junte o sumo de limão e retire. Depois de arrefecer, guarde o preparado no congelador durante mais ou menos 2 horas ou até apresentar uma textura consistente. Retire cerca de uma hora antes de servir e envolva com a clara batida em castelo. Por fim, leve de novo ao congelador por mais uns minutos e estará pronto a servir.Comece por experimentar estas receitas e veja quais os sabores que gosta mais.

Tire partidos dos gelados caseiros nesta estação: são uma opção diferente, muito agradável e refrescante para os dias de maior calor!

E o leitor, costuma fazer gelados em casa? Tem outras receitas que queira partilhar?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/receitas-artigos/como-fazer-gelados-em-casa-6051555.html

    Palavras-chave do artigo:

    gelado de chocolate

    ,

    gelado de morango

    ,

    gelado de manga

    Comentar sobre o artigo

    Irismar Martins

    Abaixo segue uma lista de alimentos afrosisiácos que aumentam o Apetite Sexual e combatem a impotência.

    Por: Irismar Martinsl Relacionamentos> Sexualidadel 20/03/2011 lAcessos: 347

    Com certeza o Strudel de Maçã é o sabor mais conhecido dessa maravilhosa receita de massa folhada. Mas existem diversas outras variações de sabores, como Banana, Chocolate, Frango e até salgados como Frango com Catupiry e Palmito.

    Por: Brunol Culinária> Receitasl 26/03/2014

    Para essa e outras receitas para melhorar a sua saúde, acompanhe o Meu corpo em forma. Para essa e outras receitas para melhorar a sua saúde, acompanhe o Meu corpo em forma. Para essa e outras receitas para melhorar a sua saúde, acompanhe o Meu corpo em forma.

    Por: Isabela Cunha Vieiral Culinária> Receitasl 09/03/2014
    Eneli Pereira

    Oi meninas, nosso post de hoje será muito gostoso, vamos falar sobre como fazer brigadeiro. É difícil quem resiste a esse super doce não é mesmo, a maioria das pessoas normalmente só come esse doce em festinhas infantis, mas ele faz o maior sucesso com todas as idades desde crianças até aos mais velhinhos.

    Por: Eneli Pereiral Culinária> Receitasl 04/03/2014

    O frango ao curry, um clássico da cozinha indiana, é um prato ligeiramente picante, com sabor e aroma fortes e deliciosos. Quer inovar no jantar de hoje? Aqui vai uma ótima dica.

    Por: Estherl Culinária> Receitasl 04/03/2014

    Se você já é acostumado em malhar bastante e consome com certa frequência o ovo cru, o teste do gosto já não faz muita diferença para você, mas existem muitas pessoas que precisam consumir o alimento (não necessariamente cru) para desenvolver um rendimento muscular melhor, mas é quase que impossível, pois o gosto forte do ovo, ninguém merece.

    Por: Isabela Cunha Vieiral Culinária> Receitasl 02/03/2014

    A quinua é livre de glúten, ou seja, pessoas com intolerância às proteínas presentes no glúten finalmente podem saborear pães, tortas e bolos feitos com farinha de quinua! O sabor do pão feito de quinua não é muito diferente daquele preparado com trigo, só a consistência é que muda um pouco.

    Por: Isabela Cunha Vieiral Culinária> Receitasl 24/02/2014

    O Açaí é fonte em minerais como ferro, combatendo a anemia em crianças, em fase de crescimento, em gestantes, que necessitam de minerais, e em convalescentes, para se fortalecerem. O cálcio, presente em sua composição, desenvolve e conserva os ossos e dentes, combatendo a osteoporose.

    Por: Isabela Cunha Vieiral Culinária> Receitasl 08/02/2014 lAcessos: 13

    Que o mamão é excelente para o intestino, todos nós sabemos, mas você sabe os outros benefícios que o mamão pode trazer para a sua saúde? O Globo Dieta vai citar suas propriedades aqui agora e depois iremos disponibilizar uma receita maravilhosa para você utilizar no seu café da manhã. A receita, além de ser bastante saborosa, trará energia e saciedade mais rapidamente.

    Por: Isabela Cunha Vieiral Culinária> Receitasl 03/02/2014 lAcessos: 11
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 14/03/2014
    Ricardo Miguel

    O mecanismo que limpa os vidros dos automóveis pode ter os dias contados! Conheça este novo dispositivo, em estudo pela McLaren, que pretende eliminar as escovas limpa pára-brisas.

    Por: Ricardo Miguell Automóveis> Indústria automotival 13/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça todas as vantagens e benefícios de uma alimentação baseada em vegetais e alimentos crus. Conheça tudo aquilo que podem fazer de bom para o seu corpo.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 12/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast