Culinária - Receitas de Bolo Mais Comuns da Culinária Brasileira

24/05/2010 • Por • 4,306 Acessos

O bolo é um alimento agradável ao paladar e bastante nutritivo. Existe uma infinidade de maneiras de prepará-los, sendo alguns muito consumidos em todo o país. Os mais conhecidos são o bolo de cenoura, o bolo prestígio, o bolo floresta negra, o bolo de fubá e alguns outros.

Veja algumas das receitas de bolo mais comuns no Brasil:

- Bolo de Cenoura

É muito consumido em padarias, no café da manhã e no lanche. Além da cenoura que é seu ingrediente básico, outros ingredientes como a farinha, o óleo de soja, o açúcar, os ovos e o fermento também são utilizados. Como se trata de uma receita de liquidificador seu tempo de preparo é muito rápido e por conter a cenoura é rico em vitamina A o que faz muito bem para saúde.

- Bolo Prestígio

É maravilhoso e normalmente é servido em festas de aniversário, sua massa é aquela básica que leva açúcar, farinha, chocolate, ovos e fermento, a cobertura pode ser feita de chocolate derretido e creme de leite, mas, o charme deste bolo está no recheio que é preparado com leite condensado e coco. Essa junção de saborosos faz deste bolo um sucesso.

bolo-de-banana

- Bolo Floresta Negra

É uma tentação e é perfeito para festa de aniversário de adultos. Este bolo é tipicamente alemão. Leva uma massa básica de pão de ló, mas, seu toque especial está no recheio que é de chantilly e cerejas. O bolo floresta negra pode ser oferecido como requintado presente para um amigo.

- Bolo de Fubá

É um bolo muito simples de ser preparado. Os ingredientes normalmente têm em casa. Para prepará-lo basta bater no liquidificador ovos, açúcar, manteiga, fubá, farinha, leite e depois de batido deve-se juntar o fermento e levando em seguida ao forno para assar.

- Bolo de Milho Verde

É um bolo que requer um pouco mais de trabalho, mas, com certeza vale a pena fazer, pois é muito saboroso. Entre seus ingredientes principais estão o açúcar, a farinha de trigo, o leite e o fermento. Este bolo também pode ser preparado no liquidificador e o milho de espiga pode ser substituído pelo milho em conserva.

- Bolo Formigueiro

é delicioso e é ideal para ser servido como lanche para criançada. Sua massa é a mesma de um bolo básico mais seu toque especial está no chocolate granulado que agregado à massa trás a sensação de que o bolo realmente é um formigueiro.

Outro bolo muito saboroso e simples de ser preparado é o bolo de banana. Como a banana é uma fruta bastante popular em nosso país, a receita deste bolo é muito barata. O bolo de banana pode ser preparado com a farinha de trigo ou a farinha de rosca, além dos ovos, do fermento e de outros ingredientes que também compõem esta receita tradicional.

Para dar uma sofisticada na receita fica muito bom também despejar uma lata de leite condensado por cima da massa já na forma antes de levá-la ao forno.

Isto é o mais encantador dos bolos, pois eles podem ser servidos como um simples acompanhamento de um chá da tarde até uma requintada sobremesa para ocasiões especiais.

 

Perfil do Autor

Beatriz Gonzales

Dona do blog Saúde e Beleza. Adepta de uma alimentação saudável e apaixonada por maquiagem e estética.