Dicas para a apresentação de um prato

20/06/2012 • Por • 140 Acessos

A culinária é uma arte que proporciona beleza e prazer. Hoje em dia é cada vez mais comum estar preocupado com a apresentação de uma boa comida, a maneira com que ela é exposta diz muito sobre o que ela é, portanto se você adora cozinhar e quer impressionar com os pratos comece a se preocupar com sua apresentação.

Nós comemos com os olhos e é super importante que a comida atraia o convidado antes mesmo de ser levada á boca. Opte por criações mais bonitas e maneiras irreverentes de se servir aquela delícia que você preparou. Portanto, fique atento a algumas dicas que podem te ajudar com sua próxima refeição.

tumblr_lblj3yTw5y1qe2g64o1_500_large.jpg

O prato precisa ter clareza, o convidado precisa identificar logo de cara o que o prato quer dizer. Tome cuidado com a decoração no prato, nem sempre a melhor saída é adicionar elementos. A limpeza é outro ponto importantíssimo de um prato, seja na apresentação ou no preparo, atente-se às questões de higiene, isso é crucial para que tudo saia bem. A mesa é um elemento influenciador, o ideal é que o prato tenha uma ligação com a decoração da mesa, por exemplo, se você irá servir uma massa acompanhada de vinho, opte por uma decoração mais sofisticada, talheres mais requintados, vela, guardanapos de pano etc. Uma outra boa dica é colocar a comida em recipientes adequados e bem apresentáveis e se você gosta de colocá-los na mesa, o sousplat, um descanso de panelas bem bonito e que serve perfeitamente para descanso de qualquer outro recipiente, é ideal.

E agora que você já sabe como proceder com sua nova refeição, abuse de charme e sabor no seu prato, e prepare-se para os elogios.