Docinhos de Festa - Receitas e tipos de Diversos Doces para Festas

03/08/2010 • Por • 3,190 Acessos

Uma festa completa exige atenção em todos os detalhes, inclusive no que diz respeito ao que se serve aos convidados. E para que a festa tenha o mais completo paladar, desde os salgadinhos e aperitivos até os docinhos finais, tudo deve ser preparado e escolhido com carinho e dedicação.

Os docinhos de festa costumam ser a parte mais esperada pelos convidados, principalmente nas festas infantis. É comum que as crianças procurem pelos brigadeiros, beijinhos e balas de coco antes mesmo da hora de cortar o bolo, tamanha sua adoração por estas deliciosas guloseimas.

Nas festas juninas os doces a base de amendoim como a paçoca, beijo-quente e pé-de-moleque são muito tradicionais. Também são doces de festa junina o arroz doce e a canjica. São doces de fácil preparo que não exigem muitos ingredientes, apenas um pouco de dedicação. As receitas destes doces de festa juninas foram passadas através das gerações pelas mais tradicionais doceiras das famílias e aos poucos conquistaram até outros campos da culinária.

As festas de casamento também costumam apresentar alguns tipos de doces tradicionais, além do bolo são servidos docinhos de massas finas, decorados, mouses de sabores suaves como o de limão e de maracujá e ainda o bem-casado, que nunca pode faltar numa comemoração de casamento. Este docinho que combina um biscoitinho leve com recheio de doce de leite coberto com chocolate traz consigo a superstição de dar boa sorte aos noivos que o presenteiam aos convidados.

As crianças exigem que nas festas infantis o principal seja sempre os docinhos, os quais elas comem dezenas. Quanto mais variados os tipos e cores, mais bonita a mesa e mais chamativa também. São tradicionais para estas festinhas: brigadeiro, beijinho, maria-mole, cajuzinho, olho de sogra, bala de goma, bombons, trufas, balas de coco, cocada, gelatinas e bomba de chocolate.

Tradicionais ou decorados, os doces são talvez a parte mais esperada por todos os convidados de uma festa e quando bem escolhidos e preparados fecham com chave de ouro sua comemoração. Invista nessa ideia pesquisando nos principais buffets, casas de festas e docerias, inclusive incrementando com receitas caseiras. Sua festa será um sucesso e doces serão os momentos do começo ao fim.

Perfil do Autor

Liz Gusmão

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.