Preparando um cardápio saudável

12/10/2010 • Por • 784 Acessos

Para ter uma alimentação saudável é preciso elaborar um bom cardápio alimentar, preparando seu cardápio com variedades de alimentos e na medida certa para suas necessidades e é como preparar um cardápio saudável que vamos ensinar hoje.

Uma dica, a variedade dos alimentos é muito importante, pois os grupos alimentares garantirão todos os nutrientes e proteínas que o ser humano precisa, além disso, vale lembrar que os alimentos de preferência precisam ser da região e da época, pois são mais baratos e com mais disponibilidade.

A qualidade é um elemento principal na elaboração de um cardápio alimentar saudável, e para manter uma boa alimentação ela precisa ser equilibrada, balanceada e conforme as necessidades da pessoa. Por isso é importante que os cinco grupos alimentares estejam presentes na dieta do indivíduo.

Grupos alimentares importantes na dieta:

* Carboidratos, estão presentes nos cereais, nas massas, nos pães e em outros alimentos e é preciso que estejam presentes no café, no almoço, e no jantar.

* Carnes, ovos e leguminosas, (feijões, lentilha, ervilha, soja), devem estar presentes em apenas uma refeição diária (uma porção diária).

* óleos e açucares precisam ser usados com moderação.

* As frutas podem ser usadas e consumidas como suco, mas é importante tomar cuidado com a quantidade de açúcar utilizada no preparo do suco.

* Verduras e legumes podem ser utilizadas no almoço e no jantar (almoçar com um preto de salada é uma ótima opção, pois evita que a pessoa "abuse" na quantidade de alimento).

Esses são os principais grupos alimentares que devem estar a mesa do cidadão brasileiro e que são essenciais a boa alimentação e saúde do indivíduo. Então, elabore já um cardápio saudável a sua dieta e seja mais saudável.

 

Perfil do Autor

Christiano França Lima

Christiano é blogger desde 2008 e gosta de escrever sobre diversos assuntos, tais como Como preparar um cardápio saudável, Empreendimentos...