Recursos Humanos

Recursos Humanos

Os artigos sobre recursos humanos abordam vários assunto do mundo da administração e gestão, como gestão de carreira, coaching, cursos e concursos, comportamento corporativo, gestão de rh, e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Recursos Humanos!

Escolha do Editor

Trabalho Em Equipe: Fator Da Qualidade

Trabalho Em Equipe: Fator Da Qualidade

O artigo aborda a importância, os benefícios, as características e os passos do trabalho em equipe como fator para a qualidade.

Ler Artigo
Dicas para conseguir uma oportunidade de trabalho

Dicas para conseguir uma oportunidade de trabalho

Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

Ler Artigo
Van Marchetti

Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanos l 14/11/2014 lAcessos: 11
Lucy Cintra

Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanos l 11/11/2014 lAcessos: 16
Portais Imobiliarios

m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanos l 03/11/2014 lAcessos: 15
Palestrante Cícero Ribeiro

A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanos l 01/11/2014

O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanos l 15/10/2014 lAcessos: 50

Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanos l 09/09/2014 lAcessos: 39

Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanos l 25/08/2014 lAcessos: 22
Fred Filho

A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanos l 18/08/2014 lAcessos: 21

Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanos l 18/08/2014 lAcessos: 22
Robinson Vander de Carvalho

: Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanos l 06/08/2014 lAcessos: 47
Adriano Martins Pinheiro

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Por: Adriano Martins Pinheirol Carreira> Recursos Humanos l 04/05/2008 lAcessos: 1,429,451 lComentário: 14
Adriano Martins Pinheiro

O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria que incorre em erros banais e basilares.

Por: Adriano Martins Pinheirol Carreira> Recursos Humanos l 27/05/2008 lAcessos: 284,518 lComentário: 3
Luiz Santos

O artigo aborda a importância, os benefícios, as características e os passos do trabalho em equipe como fator para a qualidade.

Por: Luiz Santosl Carreira> Recursos Humanos l 12/08/2008 lAcessos: 248,974 lComentário: 22

Boa parte das pessoas ainda convive com problemas de relacionamento na organização onde atua, cuja falta de atenção dos gestores pode gerar conflito interno, o que pode inclusive, afetar o resultado da empresa, prejudicar o desempenho da equipe e impactar no clima organizacional.

Por: Ronaldo Cruz da Silval Carreira> Recursos Humanos l 03/10/2008 lAcessos: 154,054 lComentário: 14

Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanos l 27/06/2009 lAcessos: 71,934 lComentário: 8
Lenice Alvim Gomes

No presente artigo é feita uma análise empírica dos fatores motivacionais das pessoas que ocupam cargos de liderança, com base em observações e da própria vivência da autora. O papel do líder na organização é identificar os aspectos que possam motivar os seus liderados, assumindo assim a importante função de Gestor de Pessoas. Mas para motivar, é preciso estar motivado? Entre no meu blog e, se puder, responda ao meu questionário sobre Liderança e Motivação. www.lenicealvimgomes.blogspot.com

Por: Lenice Alvim Gomesl Carreira> Recursos Humanos l 22/04/2009 lAcessos: 55,266 lComentário: 3

Exise uma regra para os problemas, e esta regra pode ser quebrada, pois a regra por sí só já é um problema.

Por: Thiago Curyl Carreira> Recursos Humanos l 09/04/2008 lAcessos: 50,665 lComentário: 1

A idéia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.

Por: Gilberto Wiesell Carreira> Recursos Humanos l 11/03/2008 lAcessos: 49,950 lComentário: 1

O trabalho ou emprego temporário é uma situaçao face ao emprego relativamente recente e que coloca um grande volume de trabalhadores fora do paradigma "tradicional" do "emprego para toda a vida".

Por: António Almeidal Carreira> Recursos Humanos l 18/06/2008 lAcessos: 30,433 lComentário: 2
Rogerio Martins

Há um tema no meio corporativo que sempre rende exaustivas análises, comentários e elucubrações: mudanças! Por mais que se escreva, fale e teorize sobre o tema há quem ainda não consiga lidar de forma positiva com as mudanças.

Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanos l 03/06/2008 lAcessos: 27,897 lComentário: 2
Nelson B. Sousa

Como já mencionei em artigos anteriores, hoje em dia a ferramenta mais usada na busca de uma nova oportunidade de emprego ou recolocação, no caso de quem procura um emprego, é a internet e os sites de CONSULTORIAS DE RH, que na maioria das vezes já eliminam os futuros candidatos à vagas de empregos, sem se quer ter o trabalho de ler e avaliar os currículos que lhes são enviados.

Por: Nelson B. Sousal Carreira> Recursos Humanos l 14/11/2008 lAcessos: 804
Nelson B. Sousa

Instalação de câmeras de segurança em empresa não viola intimidade dos empregados. Em recente decisão, os Desembargadores da 8ª Turma do TRT-RS negaram provimento a recurso do Ministério Público do Trabalho, o qual pretendia a condenação de uma empresa do ramo metalúrgico ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, em virtude da instalação de câmeras de vigilância.

Por: Nelson B. Sousal Carreira> Recursos Humanos l 03/11/2008 lAcessos: 1,343
Nelson B. Sousa

Alguns Gestores (Gerentes ou Chefes),costumam ainda hoje usar um subordinado que não tenha cumprido as metas estabelecidas ou ordens dadas, como exemplo para ou outros. Chamar a atenção de um na frente de outros e dependendo do uso das palavras e da forma como é interpretada por todos poderá vir a ser caracterizado com assédio moral. Isso causa sérios danos e conflitos internos e poderá chegar aos tribunais causando prejuízos financeiros a organização.

Por: Nelson B. Sousal Carreira> Recursos Humanos l 19/11/2008 lAcessos: 10,591
Nelson B. Sousa

Esta resolução do MET serve para alertar todos os trabalhadores e empresas que contratam apenas com a remuneração exclusiva de comissões. Ás vezes é melhor investir em profissionais com vínculo empregatício do que arriscar-se a uma briga judicial que pode vir a ser pedida e causar danos, não só financeiros como morais, pois as empresas ficam sobre o olhar atento da fiscalização do MTE.

Por: Nelson B. Sousal Carreira> Recursos Humanos l 15/11/2008 lAcessos: 830
Nelson B. Sousa

Dano moral: Empresa pagará 50 mil reais por submeter trabalhador a trote humilhante.

Por: Nelson B. Sousal Carreira> Recursos Humanos l 12/12/2008 lAcessos: 683

Durante muito tempo as mulheres dedicaram-se exclusivamente aos cuidados do marido, da casa e dos filhos. Atualmente, o pai perdeu espaço e autoridade na família, mesmo assim, a mulher continua a ser a única responsável pelo serviço doméstico.Trabalhar fora de casa é uma conquista recente, mas ainda é visto com maus olhos pelos familiares e pela sociedade. Agora eles estão tendo que aprender a conviver com as mulheres em todas as áreas da vida, seja em casa, no trabalho e até mesmo na faculdade.

Por: Janire Mellol Carreira> Recursos Humanos l 21/10/2009 lAcessos: 6,211 lComentário: 1

As mulheres são maioria na população e extremamente capazes de competir em condições igualdade com qualquer homem e são tão preparadas quanto eles para assumir qualquer cargo ou posição de destaque dentro de uma organização. No entanto, elas trabalham, muitas vezes, de maneira informal e em posições que exigem menos capacitação e recebem salários muito baixos. Homens e mulheres são tratados de maneira diferenciada, uma realidade que precisa ser mudada.

Por: Janire Mellol Carreira> Recursos Humanos l 26/10/2009 lAcessos: 472

A inserção das mulheres no mercado de trabalho representou uma mudança de sua posição na sociedade promovendo autonomia, reforçando sua consciência sobre seus próprios direitos. Essa mudança trouxe transformações nas áreas social, familiar, de valores e de papeis a elas atribuídos. Contudo, as evoluções conquistadas pelo movimento feminista, a realidade de uma condição de igualdade de oportunidades para as mulheres está longe de ser real.

Por: Janire Mellol Carreira> Recursos Humanos l 21/10/2009 lAcessos: 568 lComentário: 2

Se o povo brasileiro exercer seu dever de cidadania com honradez ética, e sem interesses mesquinhos, mostrará para os políticos e autoridades brasileiros, de que o povo ainda é responsável pela salvação e crescimento deste gigante adormecido. A aquarela brasileira nos traz muitos encantos, mas o rol da política desencantos e desencontros. Uma frase ficou marcada na história: “Brasileiro não verás nenhum país como este, ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Carreira> Recursos Humanos l 05/08/2008 lAcessos: 918
José Luiz de C. C. Branco

Uma contribuição para a prática do profissional de recursos humanos que trabalha na gestão de pessoas em organizações, através da avaliação das 'dimensões existenciais' estruturadas pela abordagem Fenomenológica Existencial.

Por: José Luiz de C. C. Brancol Carreira> Recursos Humanos l 10/11/2009 lAcessos: 1,637
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast